Padrões das Trilhas no TrackMaker e outros

Mensagem
Autor
Simeão Dias Gomes
Localização: Jaguarão e Pelotas S31° 46' 09.3" W52° 20' 27.1" - RS
Contato:

Padrões das Trilhas no TrackMaker e outros

#1 Mensagem por Simeão Dias Gomes »

Quando fui convidade pelo Paulo Casaretto Filho a fim de colaborar na construção do legenda-00000001.gtm, não imaginei que iriam aparecer muitos aspectos a serem estudados.
As duas trilhas usadas nas rodovias principais no TrackMaker São em linhas duplas (azul ou vermelho), as quais São mostradas como style = Striped no Global Mapper (GM9). Note que, para a cor preta, teremos 0 nos valores RGB.
Alguns tipos possuem correspondência no TrackMaker e no GM9. O tipo Residential Road usado nos tutoriais do GM9 é Tracklog estilo Solid com largura 1 e Cores RGB 128 a¢â‚¬â€œ 128 a¢â‚¬â€œ 0, ou seja, a mesma da trilha 4x4.
Recomendo o tutorial TUTORIAL GPS Mapas GARMIN by Iogrea.pdf (em espanhol) que é melhor que aquele dos vídeos do GM.
não gosto muito de tutoriais em videos (necessitam de computadores). Em formato de texto poderão ser impressos e levados em viagem para serem lidos.
Em anexo, o arquivo .doc do Word (a fim de facilitar contribuições), além de mostrar como usar o Global Mapper. Basta instalar esse programa, mesmo em sua Versão Demo, clicar com o botão direito do mouse no arquivo .gtm e selecionar o Abrir com... usando o GM9. O arquivo .gtm está incompleto, principalmente quanto aos tipos de áreas.
Meu primeiro contato com o GM9 foi ao tentar Georreferenciar mapas impressos e imagens dos satélites. Além disso, é exelente para visualizar diferentes tipos de arquivos.
Simeão
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Wallace
Contato:

Re: Padrões das Trilhas no TrackMaker e outros

#2 Mensagem por Wallace »

não vi detalhes ainda mas parece que fico bom.
Só não entendi o que este tal de Global Mapper tem a ver com o Padrão!

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Simeão Dias Gomes
Contato:

#3 Mensagem por Simeão Dias Gomes »

Trata-se apena de uma maneira de poder saber mais sobre as cores e formatos das trilhas que usamos. Ao passamos do português para o inglês (exige fechar e abrir o Trackmaker), já poderemos ver os nomes das trilhas e os equivalentes nos dois idiomas.
Quando se usa ou programas, seja apenas para fins de pesquisa, geralmente só teremos eles nas versões em inglês ou espanhol. É aí que fui entender o que era "residencial road", que era citado nos tutoriais do GlobalMapper.
Usei esse programa para pegar imagens de mapas escaneados ou de fotografias aéreas de propriedades rurais e tentar georreferenciá-las a fim de criar mapas de fundos para esses levantamentos.
Trabalhei mais de 25 anos em topografia e usei muito o AutoCad para desenhar as poligonais levantadas com Teodolito e trenas. Agora tenho o GPS e o GlobalMapper me permite acessar as aerofotos de bancos de dados da internet ou diretamente dos satélites. É mais um recurso.
Minhas necessidades não São apenas de criar mapas para o grupo. Algumas vezes procuei criar mapas para regiões onde não existe nada.
Agora consegui mapas de todo o Uruguais e da Argentina - Versão 5.01 do grupo MAPEAR, que São excelentes e usam o Mapsource. Mas não tem mapas de fundo para o Trackmaker.

Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.

Simeão Dias Gomes
Contato:

#4 Mensagem por Simeão Dias Gomes »

Agora entendi o que é o "quote da mensagem imediatamente acima".

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GPS TrackMaker”