Gostaria de compartilhar uma dica que descobri "fuçando" as funções do meu Nuvi 255W. Como este modelo não permite configurar rotas customizadas, ficando amarrado as opções nativas (menor tempo, menor distância, off road e less fuel).
No meu caso, sempre prefiro tomar as estradas principais e, de preferência, que permitem trafegar em velocidades maiores. Ok, fácil! É só pedir pro nuvi rotear em "menor tempo" e pronto. Infelizmente não. Um exemplo clássico aqui no Rio: indo da Barra a Niteroi pela Linha Amarela, o nuvi sempre faz o roteamento saindo na Av. Brasil ao invés de seguir mais um pouco e pegar a Linha Vermelha (meu caminho preferido). Esta rota é traçada independente do mapa (CNNT BR 2010, TRC-Brasil, TRU-RJ).
Foi então que resolvi usar o roteamento usando "menor gasto de combustível". Para que ele funcione do jeito que eu quero, isto é, sempre que possível pegando as vias expressas, é preciso criar o perfil do veículo, onde basicamente é necessário entrar com o consumo na cidade e consumo na estrada. Usei valores não reais, porém bem diferentes, de maneira que o consumo na estrada seja muitas vezes menor que o consumo na cidade (cidade = 20 litos / 100 km; estrada 1 litro / 100 km).
Agora, meu nuvi faz o roteamento pela Linha Vermelha quando vai a Niterói!

Espero que seja útil pra alguém. Pra mim foi!

Abraços,
André