Vale a pena vários gigas de memória?

Mensagem
Autor
Agolink

Re: Vale a pena vários gigas de memória?

#21 Mensagem por Agolink »

Paulo, não entendi bem onde vc quer chegar quando diz:
paulo_bonfim escreveu:Assim depende mais do usuário conhecer o GPS, suas caprtoacidades e limitações.
Assim em termos de confiabilidade no binômio usuário-GPS; é melhor um Sergio Barroso com um Etrex "Amarelinho" do que um Agolink com um 60CSx.
Mas está certo, pois a experiência conta muito para esse campo de conhecimento. Tomara que um dia eu consiga utilizar completamente as funcionalidades de um Garmin MAP 5012 ou mesmo de um Etrex amarelinho. Se os dados ali captados tiverem qualidade parecida com os que são tratados por qualquer um dos gestores do projeto Tracksource já estarei muito satisfeito.

Interessante na escolha de um GPS e seus acessórios é saber antes de comprar quais são suas necessidades e em que ele será usado. Assim, qualquer característica como tamanho, memória, funcionalidades, etc, deve ser considerada. Mesmo sendo novato e não tendo ampla experiência com GPS creio que para minhas atividades fiz uma boa escolha. E minha dúvida em relação a quantidade de memória foi devidamente resolvida.

Bichi

#22 Mensagem por Bichi »

rodrigodemarque escreveu:Um cartão maior pode ser interessante se você fizer a fusão dos mapas...por exemplo:
City Navigator Brazil v4 NT + TRR-SP (5.08) + TRU-SP(5.08) + Bluechart Americas 2008 (litoral de PR, SP e RJ) fico com 201 MB... sobrando espaço no SD de 2GB do meu 60CSx...

Eu tenho no meu 276 com 512 parte dos USA e da Europa.
No Zumo com 8Gb tenho todo o City navigator NT 2009 + o CN Europe + os TM + o Bluechart.

Precisa ter tudo no GPS? não mas é muito bom não ter que ficar trocando de mapas constantemente pois eu viajo muito.

guse

#23 Mensagem por guse »

Bichi,

você coloca tudo de uma vez com o mapsource? Pois eu tentei colocar o Bluechart e o City Navigator separadamente e um sobrescreve o outro por ter o mesmo nome. Tentei renomear com nomes indicados por um amigo do forum mas não deu certo para o Colorado 300. Tenho dois cartões SD de 1 gb cada mas realmente é um saco ficar trocando de cartão. Seria ótimo se o programa do Garmin reconhecesse pastas com mapas diferentes.

Wallace
Contato:

#24 Mensagem por Wallace »

Que eu saiba tem que enviar tudo de uma vez, algo alias que é muito comentado e informado sempre.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Bichi

#25 Mensagem por Bichi »

guse escreveu:Bichi,

você coloca tudo de uma vez com o mapsource? Pois eu tentei colocar o Bluechart e o City Navigator separadamente e um sobrescreve o outro por ter o mesmo nome. Tentei renomear com nomes indicados por um amigo do forum mas não deu certo para o Colorado 300. Tenho dois cartões SD de 1 gb cada mas realmente é um saco ficar trocando de cartão. Seria ótimo se o programa do Garmin reconhecesse pastas com mapas diferentes.
O Wallace está certo e é o que deveria fazer mas acho(acho mesmo, não tenho certeza) que ele demora muito en leer tudo do GPS. Eu criei um diretório para cada mapset e quando preciso trocar escrevo acima do gpsupp.img do diretório Garmin com o do mapset que quero usar. Eu faço isto no computador, com um cartão grande as velocidades de transferência são maiores.

O Etrex eu não conheço mais no Zumo pode ter um Mapset principal e um adicional no Zumo e outro adicional no SD, ou seja pode ter três simultâneos. Existe mais um arquivo .img que pode botar mas não tenho certeza se só pode botar POI ou se são mapas mesmo.

paulo_bonfim

#26 Mensagem por paulo_bonfim »

Com o programa gmaptool vc pode unir também mapas que não tem versão para Mapsource. Aliás, vc pode unir quantos conjuntos de mapas quiser.
E no próprio GPS vc habilita ou desabilita o(s) mapa(s) que vai(ão) ser usado(s).
Efeitos colaterais são roteamentos malucos, demora no processamento de rotas, demora na atualização das informações no visor, entre outras coisas

Vi0linha

#27 Mensagem por Vi0linha »

rodrigodemarque e paulo_bonfim,

eu tenho visto vários relatos de roteamentos malucos por conta da união de vários mapas, mesmo com apenas um ativado. Não tem mesmo como escapar disto?

A solução é ter mais de um cartão? Solução péssima aliás.

Digo ouvi relatos porque não uso o gps da garmin para circular na cidade, prefiro o destinator 6 com mapa da 4 rodas no meu qtek 9100 conectado com meu gps bt.

Qtek9100 [com destinator 6+mapas 4rodas Brasil] + GPS BT & Garmin 60CSx

Wallace
Contato:

#28 Mensagem por Wallace »

Os mapas do projeto TrackSource certamente tem alguns problemas de roteamento entre os mapas, mas basta localizar o problema e informar que é normalmente rapidamente acertado.
Ontem mesmo relatei um problema de roteamento na Raposo Tavares na passagem do mapa de SP Centro para Osasco que já deve ter sido corrigido e deve sair na proxima compilação (se é que já não teve compilação hoje :D ) do TRU
E ontem também fiz uns acertos que me passaram no mapa de SP zona Sul e muitas outras melhorias no mapa que devo estar enviando hoje (pois ainda falta incluir umas restrições de manobra) para compilação do TRU.
Acho que isso é um grande diferencial dos mapas do projeto que nenhum outro mapa tem condições de acompanhar.
E ai quantos mais utilizarem os mapas do grupo e reportarem erros mais rapido vamos ter mapas melhores.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Vi0linha

#29 Mensagem por Vi0linha »

Wallace escreveu:Os mapas do projeto TrackSource certamente tem alguns problemas de roteamento entre os mapas, mas basta localizar o problema e informar que é normalmente rapidamente acertado.
Ontem mesmo relatei um problema de roteamento na Raposo Tavares na passagem do mapa de SP Centro para Osasco que já deve ter sido corrigido e deve sair na proxima compilação (se é que já não teve compilação hoje :D ) do TRU
E ontem também fiz uns acertos que me passaram no mapa de SP zona Sul e muitas outras melhorias no mapa que devo estar enviando hoje (pois ainda falta incluir umas restrições de manobra) para compilação do TRU.
Acho que isso é um grande diferencial dos mapas do projeto que nenhum outro mapa tem condições de acompanhar.
E ai quantos mais utilizarem os mapas do grupo e reportarem erros mais rapido vamos ter mapas melhores.
Wallace,

então, no carro eu uso o destinator 6 em qtek9100 conectado a um GPS BT, não me acostumo com os bips, não tem jeito, comando de voz é outra vida, significa jamais olhar para tela do GPS.

Na verdade eu comprei o 60CSx mais para viagem mesmo, para conseguir gravar a trilha feita e para fazer georeferenciamento das fotos. Pois nestes casos a bateria do qtek vai em poucas horas, fora o medo de deixá-lo cair. E eu raramente me perco, mesmo em lugares estranhos, eu tenho um senso de direção absurdo, mesmo em estradas de terra eu consigo lembrar por onde eu vim [eu faço trackback de cabeça! :lol: ].

Wallace
Contato:

#30 Mensagem por Wallace »

Bem os bips é do modelo que tem ou usou, pois a Garmin tem modelos com comando de voz, assim como tem modelos que gravam tracks.
Assim como tem com ambos como meu 276C ou um Nuvi 750.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Vi0linha

#31 Mensagem por Vi0linha »

Wallace escreveu:Bem os bips é do modelo que tem ou usou, pois a Garmin tem modelos com comando de voz, assim como tem modelos que gravam tracks.
Assim como tem com ambos como meu 276C ou um Nuvi 750.
Sim, eu sei que a garmin tem modelos automotivos, mas não me interessavam, porque eu já tenho meu ppcpe com o destinator 6 que conectado a um GPS BT funciona perfeitamente. Comprei o garmin 60CSx porque queria algo para poder usar em movimento, com maior duração de bateria e maior resistência. Enfim, depois de muito estudar e pesquisar vi que não conseguiria ter um único GPS. Esta certeza ficou clara ao perceber que não consigo me localizar por bips, que prefiro os comandos de voz.

Está em meus planos trocar meu celular por um já com GPS embutido, mas isto não invalida a compra do 60CSx, as funções são diferentes.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MapSource”