Formato dos tracks no MapEdit

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Forster

Formato dos tracks no MapEdit

#1 Mensagem por Forster »

Pessoal,

Ao brincar com o MapEdit para incluir as restrições, me deparei com algumas situações não documentadas nos manuais do grupo, e por isso gostaria da ajuda de voces.

A primeira situação foi que, ao abrir o .mp gerado a partir do .txt com o conversor, várias vias perderam sua formatação quanto à mão, além de verificar algumas inconsistencias quanto ao RC gerado automaticamente pelo conversor. Seguem algumas imagens ilustrando o desenho do GTM, e a respectiva imagem no MapEdit

Exemplo1-GTM.jpg: a rodovia SP101 no mapa de Hortolandia: formatação como rodovia principal azul, Z=2, MU=-1
Exemplo1 - GTM.jpg
Exemplo-1a-MP.jpg: a mesma via, só que ao ser convertida para MP, perdeu os dados de mão unica, sentido e está aparecendo como residencial street ou unpaved road.
Exemplo 1a - MP.jpg
Exemplo-1b-MP.jpg: Apesar de estar aparecendo como unpaved road na tela de roteamento, esta caraterizada como "major highway", e Também sem o checkbox de sentido da via selecionado.
Exemplo 1b - MP.jpg
Na imagem Exemplo-1a-MP, pode-se Também notar que existem duas vias no canto superior esquerdo.. Detalhadas em Exemplo-2. São duas pistas de uma avenida. No GTM, pode-se notar que ambas estão formatadas corretamente (Rua Pavimentada Principal - Label: R Santana<MU=1><Z=1>", mas no MP, uma ficou de um jeito, e outra de outra: uma com um tipo definido (não sei se é o correto) e mão correta. A outra, perdeu tudo.
Exemplo 2a-MP.jpg
Exemplo 2b-MP.jpg
Minha dúvida neste momento não se refere ao porque da perda de formatação, mas sim, como arrumar isso de forma correta para que o processo de compilação seja feito corretamente.

Existe uma tabela na wiki do projeto com Road Class mas os números não batem com os números do MapEdit. Exemplo: Rampa ou Acesso<S=&H09><Z=1>, tipo 3; enquanto no MapEdit, ele coloca com Major Highway/Ramp, tipo 4. Outra tabela existente é a de velocidades na página do CGPSMAPPER. Pode se usar aquela tabela para corrigir o MP?

Se os mais experientes tiverem mais dicas sobre esse processo, agradeço a ajuda. Falar pra largar o MapEdit e ver pq a planilha não esta funcionando legal no meu micro Também vale. :-)

Abraços,
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

nqnnospam

Re: Formato dos tracks no MapEdit

#2 Mensagem por nqnnospam »

Foster,

Três pontos diferentes:

1) A mão (sentido) da via:

Veja no Mapedit qual o RoadID da SP101 que perdeu a mão. Na sua figura aparece só parte dele, 38. Vamos supor que seja realmente 38.

Abra o .mp num editor de texto. Procure por "RoadID=38" (substitua 38 pelo RoadID correto). Deve haver uma linha mais abaixo (antes do [END]) começando com RouteParam=. O que aparece nessa linha?

Pergunto porque notei que você está usando "MU=-1". Eu nunca uso assim (e acho que ninguém mais usa). não sei se o Mapedit reconhece o parâmetro de sentido com valor -1 (deveria). Se ele estiver na linha RouteParam, então é erro do Mapedit. Se ele não estiver, é erro do Conversor.

2) A Classe (TAG RC):

Isto pode ser um bug no Conversor. Observe que você não precisa usar a tag <RC>. O Conversor ajusta os valores automaticamente utilizando uma tabela pré-definida. Isto foi implementado assim para simplificar a vida do desenvolvedor. A não ser em casos especiais, recomenda-se não usar as TAGs <RC=> e <VEL=>, e deixar o Conversor ajustar os valores automaticamente. Mas é claro que a tag deveria funcionar. Vou fazer uns testes aqui.

3) Sobre a discrepância entre classes.

A tabela de classes recomendada no manual é resultado dos testes feitos na fase de desenvolvimento do TRR. A recomendação do Mapedit foi, provavelmente, obtida de forma diferente. O que importa é o valor do parâmetro classe. O melhor é usar 3, como recomenda o manual do Projeto.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Forster

#3 Mensagem por Forster »

Sergio, obrigado pela resposta. Seguem meus comentários:
nqnnospam escreveu:Foster,

Três pontos diferentes:

1) A mão (sentido) da via:

Veja no Mapedit qual o RoadID da SP101 que perdeu a mão. Na sua figura aparece só parte dele, 38. Vamos supor que seja realmente 38.

Abra o .mp num editor de texto. Procure por "RoadID=38" (substitua 38 pelo RoadID correto). Deve haver uma linha mais abaixo (antes do [END]) começando com RouteParam=. O que aparece nessa linha?

Pergunto porque notei que você está usando "MU=-1". Eu nunca uso assim (e acho que ninguém mais usa). não sei se o Mapedit reconhece o parâmetro de sentido com valor -1 (deveria). Se ele estiver na linha RouteParam, então é erro do Mapedit. Se ele não estiver, é erro do Conversor.
RouteParam=6,3,-1,0,0,0,0,0,0,0,0,0

Pode ser erro do MapEdit entao.. Fiz a seguinte verificação: procurei outras vias de mão unica que estivessem com MU=1, e estas não perderam a formatação, nem o sentido da via, enquanto as que verifiquei que perderam a formatação, estavam com MU=-1. Vou fazer uma verificação mais completa e testar trocar o MU=-1 por MU=1 invertendo o sentido do track. Depois te falo o que deu.
nqnnospam escreveu:2) A Classe (TAG RC):

Isto pode ser um bug no Conversor. Observe que você não precisa usar a tag <RC>. O Conversor ajusta os valores automaticamente utilizando uma tabela pré-definida. Isto foi implementado assim para simplificar a vida do desenvolvedor. A não ser em casos especiais, recomenda-se não usar as TAGs <RC=> e <VEL=>, e deixar o Conversor ajustar os valores automaticamente. Mas é claro que a tag deveria funcionar. Vou fazer uns testes aqui.

3) Sobre a discrepância entre classes.

A tabela de classes recomendada no manual é resultado dos testes feitos na fase de desenvolvimento do TRR. A recomendação do Mapedit foi, provavelmente, obtida de forma diferente. O que importa é o valor do parâmetro classe. O melhor é usar 3, como recomenda o manual do Projeto.
Na verdade eu nao uso RC.. no exemplo que mandei a imagem acabou indo com o RC pois eu estava testando-o pra ver se ajudava. Estou achando que, na verdade, este problema inteiro de perda de formatação deve ter a ver com o MU=-1, inclusive o ponto 3 citado por voce, pois como disse acima, os tracks com MU=1 que verifiquei estão corretos.

Mais uma vez, pelo jeito matou a pau.

Abraços, e obrigado.

PS: sugestão de chato: remove por favor o MU=-1 do manual entao quando puder :lol:

Forster

#4 Mensagem por Forster »

Sérgio,

Só pra fechar o assunto. Ontem alterei o sentido do track de todas as vias que estavam com MU=-1, e obviamente troquei de MU=-1 para MU=1. Como previsto, quando gerei o MP e abri no MapEdit, tudo estava correto: todas as vias com formatação correta e indicação de mão correta.

Estarei acertando as retrições de manobra e enviando à compilação.

Abraços, e obrigado pela ajuda.

nqnnospam

#5 Mensagem por nqnnospam »

Forster escreveu:
PS: sugestão de chato: remove por favor o MU=-1 do manual entao quando puder :lol:
Mais fácil avisar o desenvolvedor do Mapedit para corrigir o problema. Se você explicar direitinho, ele corrige o problema. Sempre respondeu os meus emails.

O "-1" aparece na documentação do cgpsmapper, logo deveria ser aceito pelo Mapedit...

[]'s Sérgio Barroso

nqnnospam

#6 Mensagem por nqnnospam »

Forster escreveu:Sérgio,

Só pra fechar o assunto. Ontem alterei o sentido do track de todas as vias que estavam com MU=-1, e obviamente troquei de MU=-1 para MU=1. Como previsto, quando gerei o MP e abri no MapEdit, tudo estava correto: todas as vias com formatação correta e indicação de mão correta.

Estarei acertando as retrições de manobra e enviando à compilação.

Abraços, e obrigado pela ajuda.
Eu é que agradeço. Agora não preciso mais fazer os testes ... 8) :twisted:

[]'s Sérgio Barroso

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”