Exportando tracks com valores de tempo e velocidade
Exportando tracks com valores de tempo e velocidade
Senhores,
Durante a navegação o GPS informa velocidade, tempo decorrido, distãncia e gráfico de altitude. Porém, quando exporta o GPX para o RoadTrip (Macintosh) ou qualquer software para Windows, o arquivo contém apenas os dados de elevação e distâncias.
Existe alguma forma do GPX ser exportado com os dados de velocidade e tempo decorrido também? Não sei, por exemplo com algum firmware modificado ou algum plugin de terceiros.
Obrigado
Durante a navegação o GPS informa velocidade, tempo decorrido, distãncia e gráfico de altitude. Porém, quando exporta o GPX para o RoadTrip (Macintosh) ou qualquer software para Windows, o arquivo contém apenas os dados de elevação e distâncias.
Existe alguma forma do GPX ser exportado com os dados de velocidade e tempo decorrido também? Não sei, por exemplo com algum firmware modificado ou algum plugin de terceiros.
Obrigado
Re: Exportando tracks com valores de tempo e velocidade
No meu 60 CSx quando envio os dados para o trackmaker sempre com os dados de tempo e velocidade.
Assim como o GPX que meus nuvis salvam.
Editado pela última vez por Wallace em 27 Jan 2009, 10:13, em um total de 1 vez.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Na verdade a velocidade é calculada a partir do tempo e da distância pelo software que carrega o arquivo gpx, ela não vem no arquivo gpx.
Na certa os softwares que você usa não calculam velocidade. O Mapsource e o GPSTrackMaker fazem esse cálculo.
Na certa os softwares que você usa não calculam velocidade. O Mapsource e o GPSTrackMaker fazem esse cálculo.
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
Isso depende do dispositivo. Os arquivos GPX possuem tags que contém o tempo decorrido em cada ponto que a partir desse pode-se obter a velocidade. Também, em outros casos, velocidades também são reportadas.nqnnospam escreveu:Na verdade a velocidade é calculada a partir do tempo e da distância pelo software que carrega o arquivo gpx, ela não vem no arquivo gpx.
O Mapsource e o TrackMaker não farão cálculo algum se não tiver nenhum medidor ou ponto de tempo, como início e fim e meu dispositivo reporta apenas o início.
E você não obtém como retorno dados estatísticos do seu percurso, certo?Wallace escreveu:No meu 60 CSx quando envio os dados para o trackmaker sem com os dados de tempo e velocidade.
Meu post original teve erro de digitação que corrigi.dovomu escreveu:E você não obtém como retorno dados estatísticos do seu percurso, certo?Wallace escreveu:No meu 60 CSx quando envio os dados para o trackmaker sem com os dados de tempo e velocidade.
Tenho sim os dados de tempo e velocidade em todos os casos.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Certamente que depende do dispositivo, mas como estamos numa seção do fórum dedicada à linha Garmin 60, fica subentendido que o dispositivo é o 60Cx ou 60CSx (únicos que geram GPX). Se o seu dispositivo não é algum desses, então você deveria ter informado isso.dovomu escreveu: Isso depende do dispositivo. Os arquivos GPX possuem tags que contém o tempo decorrido em cada ponto que a partir desse pode-se obter a velocidade. Também, em outros casos, velocidades também são reportadas.
O Mapsource e o TrackMaker não farão cálculo algum se não tiver nenhum medidor ou ponto de tempo, como início e fim e meu dispositivo reporta apenas o início.
Assim sendo, quando importo o gpx gerado pelo meu 60CSx no Mapsource ou no GPSTrackMaker, as velocidades aparecem automaticamente, sem que eu tenha que fazer nenhuma operação adicional com os dados, pois o GPX gerado pelo 60CSx possui informações de tempo e distância.
[]'s Sérgio Barroso
Vocês conseguem esses dados se gravarem (pressionar o botão gravar) o trecho do trajeto (tracklog)? Pergunto isso pq a própria Garmin diz que é impossível, exceto na série Forerunner. O único teste que não fiz foi deixar o tracklog ligado direto sem salvar.
Resolvi perguntar no fórum do 60 pq pouca gente utiliza o HCx e pq sei que os recursos e características são os mesmos.
Eis a primeira resposta que recebi da Garmin.
Dear ,
Thank you for contacting Garmin International. Unfortunately the eTrex and similar series does not record the information you are looking for as saved data. Sorry for the inconvenience this may cause. If you are looking for a unit with one of these features you may want to look at out fitness line as they record all this information. If you have any other questions or concerns let me know.
Obrigado mais uma vez
With Best Regards,
D
Resolvi perguntar no fórum do 60 pq pouca gente utiliza o HCx e pq sei que os recursos e características são os mesmos.
Eis a primeira resposta que recebi da Garmin.
Dear ,
Thank you for contacting Garmin International. Unfortunately the eTrex and similar series does not record the information you are looking for as saved data. Sorry for the inconvenience this may cause. If you are looking for a unit with one of these features you may want to look at out fitness line as they record all this information. If you have any other questions or concerns let me know.
Obrigado mais uma vez
With Best Regards,
D
É desanimador quando se sonega informação ao pedir ajuda.
Eu sempre falo:
Quem adimite algo tem 50% de possibilidade de erro; quem sonega informação tem 50% da informação que precisa.
A matematica não resulta em 100%, mas da decepção de quem tentou ajudar é de 100%.
Eu sempre falo:
Quem adimite algo tem 50% de possibilidade de erro; quem sonega informação tem 50% da informação que precisa.
A matematica não resulta em 100%, mas da decepção de quem tentou ajudar é de 100%.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Bom, a série eTrex HCx (Qual HCx? Vista, Legend, ?) também grava o GPX, com as informações de tempo.dovomu escreveu:Vocês conseguem esses dados se gravarem (pressionar o botão gravar) o trecho do trajeto (tracklog)? Pergunto isso pq a própria Garmin diz que é impossível, exceto na série Forerunner. O único teste que não fiz foi deixar o tracklog ligado direto sem salvar.
O GPX é gerado diretamente no cartão SD, toda vez que o registro de caminho (tracklog) estiver ligado, e a opção "Log to datacard" (ou algo assim), estiver ligada. Não sei onde acessar essas funções na série eTrex, porque não tenho esse modelo.
Na seção de Reviews, no review do 60CSx há imagens e informações em detalhes explicando tudo isso.
Agora que você explicou direito o que está fazendo, vejo que está fazendo confusão. Por favor, leia:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=10&t=1491
Não sei que pergunta você fez. Se você perguntou "O modelo eTrex XXXX HCx grava velocidade no GPX?", a resposta deles está correta, porque não grava mesmo. É gravado o tempo e a distância, e a velocidade média no trecho é calculada via software a partir desses dados.dovomu escreveu: Dear ,
[]'s Sérgio Barroso
O e-mail enviado foi:
Hi, I bought an Etrex Vista HCx and I would like to know how can I export the track data with time between points and speed. During my trails i can see the average speed, current speed, track time, etc but after I save the track and upload the GPS data to RoadTrip, MapSource or similar software I cannot see these kind of data, only elevation and distances. I've opened the source code of the GPX file and i didnt see the missing data. What could I do? Firmware update, third part software or what? Remembering of course that my device is similar to 60 and 76 series and their system are almost the same.
Não fez diferença alguma eu omitir informação sobre meu dispositivo. A intenção não foi ocultar nada, uma vez que os dispositivos possuem o mesmo Sistema Operacional e funcionamento, mudando apenas o chip de recepção.
E eu já descobri o que ocorre. Quando você salva o tracklog (pressionando o botão salvar e selecionando um nome), os dados de tempo não são gravados. A única forma de obter tais dados é fazer o download do tracklog original pelo computador e para segmentar o tracklog (por causa de diferentes trilhas num mesmo percurso), basta desativar e logo em seguida ativar o tracklog.
Abaixo está a sequência de imagens da tela em inglês e português:

Abaixo, desativando o tracklog faz com que o trajeto seja segmentado:

Ou seja, o problema todo foi gerado pq quando salvamos com um nome o trajeto, ele perde automaticamente os dados de tempo. Informação esta que nem a Garmin passou.
Obrigado pessoal. Só preciso entender a última tela que sempre fica em 12%, independente do trajeto ter 15 metros e 10 segundos ou 4Km e uma hora.
Abraços
Hi, I bought an Etrex Vista HCx and I would like to know how can I export the track data with time between points and speed. During my trails i can see the average speed, current speed, track time, etc but after I save the track and upload the GPS data to RoadTrip, MapSource or similar software I cannot see these kind of data, only elevation and distances. I've opened the source code of the GPX file and i didnt see the missing data. What could I do? Firmware update, third part software or what? Remembering of course that my device is similar to 60 and 76 series and their system are almost the same.
Não fez diferença alguma eu omitir informação sobre meu dispositivo. A intenção não foi ocultar nada, uma vez que os dispositivos possuem o mesmo Sistema Operacional e funcionamento, mudando apenas o chip de recepção.
E eu já descobri o que ocorre. Quando você salva o tracklog (pressionando o botão salvar e selecionando um nome), os dados de tempo não são gravados. A única forma de obter tais dados é fazer o download do tracklog original pelo computador e para segmentar o tracklog (por causa de diferentes trilhas num mesmo percurso), basta desativar e logo em seguida ativar o tracklog.
Abaixo está a sequência de imagens da tela em inglês e português:

Abaixo, desativando o tracklog faz com que o trajeto seja segmentado:

Ou seja, o problema todo foi gerado pq quando salvamos com um nome o trajeto, ele perde automaticamente os dados de tempo. Informação esta que nem a Garmin passou.
Obrigado pessoal. Só preciso entender a última tela que sempre fica em 12%, independente do trajeto ter 15 metros e 10 segundos ou 4Km e uma hora.
Abraços
Conforme explicado na seção de "Perguntas Frequentes", no tópico:dovomu escreveu:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=10&t=1491
Porque isso é o espaço ocupado no cartão de memória por todos os dados lá armazenados (mapas e tracklogs), e não só o ocupado pelo tracklog. Como os mapas em geral ocupam muito mais espaço (dezenas ou centenas de megabytes), seria preciso um registro de tracklog muito grande para impactar no medidor.Obrigado pessoal. Só preciso entender a última tela que sempre fica em 12%, independente do trajeto ter 15 metros e 10 segundos ou 4Km e uma hora.
[]'s Sérgio Barroso
Assim que mandei o post anterior percebi isso. Você conhece os critérios que o gps usa para criar novos arquivos nessa última página? preciso muito poder ter controle total na segmentação dos logs e documentação ainda não encontrei. Obrigado novamente
Conforme explicado no review do 60CSx, é um arquivo por dia, e não há como controlar isso. Mas se você desabilitar o tracklog, ele também para de registrar no cartão.
[]'s Sérgio Barroso
Não expliquei bem (por não saber o que explicar). Há como controlar sim e é fácil, mas irritante.
Já tinha notado que era um tracklog por dia. Basta alternar o tracklog entre On e Off. A cada alternãncia de Off para On, na hora que você fizer o upload para o computador, será possível obter a velocidade de cada trecho que você escolheu, pois cada trecho vai aparecer segmentado. Mas ainda não decifrei tudo, não tive tempo.
Abraçø
Já tinha notado que era um tracklog por dia. Basta alternar o tracklog entre On e Off. A cada alternãncia de Off para On, na hora que você fizer o upload para o computador, será possível obter a velocidade de cada trecho que você escolheu, pois cada trecho vai aparecer segmentado. Mas ainda não decifrei tudo, não tive tempo.
Abraçø
eu costumo apos salvar o track log, definir nome, cor de linha e demais dados, eu uso o clear, entao o percentual de memoria volta para 0%
Assim consigo ter um controle melhor dos meus track logs, sempre que os baixo para meu PC, consigo ver velocidade, tempo, altimetria, etc...
Assim consigo ter um controle melhor dos meus track logs, sempre que os baixo para meu PC, consigo ver velocidade, tempo, altimetria, etc...