Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

Mensagem
Autor
nqnnospam

Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#1 Mensagem por nqnnospam »

Testado somente nos modelos nuvi 2x5, 2x5w, 550, 750, 755, 765T, 1490

Retirado do GPSPassion.

Bom, todos já sabem que muitos modelos da linha Nuvi possuem uma função que permite registrar o caminho percorrido (triplog ou registro de viagem). Essa função é afetada pelo "Lock On Road" no modo de navegação, fazendo com que o registro fique sempre sobre a via do mapa mais próxima da posição atual. Também não como mudar a frequência com que pontos são adicionados ao registro. Tudo isso faz com que o triplog desses modelos Nuvi não se adequem à confecção de mapas.

Contudo isso agora mudou, porque um usuário do fórum GPSPassion (veja a mensagem original no link do começo da mensagem) descobriu uma função escondida em vários modelos da linha Nuvi. Nessa nova função descoberta, a frequência de registro é de um ponto por segundo, e o Lock On Road não afeta o registro, permitindo o uso do mesmo com o modo de navegação ativado.

O mais interessante é que não se faz necessária nenhuma modificação de firmware para acessar a função.

Ela é acessada através da página da função "Where I am" (acho que em Português se chama "Onde estou"), logo só funciona nos modelos que têm essa função (nuvi 2x5, 2x5w, 550, 760, 755).

1- Procedimento nuvis 2x5, 2x5w, 550, 760, 755, 765T:

Com o GPS em Inglês

Entrar no "Where I am" e clicar em (seguindo a sequência abaixo):

1- Na palavra "Nearest" em "Nearest Intersection"
2- Na palavra "Nearest" em "Nearest Address"
3- Na palavra "Address" em "Nearest Address"
4- Na palavra "Intersection" em "Nearest Intersection"

Com o GPS em Português

Entrar na "Onde Estou" e clicar em (seguindo a sequência abaixo):

1- Na palavra "Cruz." em "Cruz. mais próximo"
2- Na palavra "End." em "End. mais próximo"
3- Na palavra "próximo" em "End. mais próximo"
4- Na palavra "próximo" em "Cruz. mais próximo"

2- Procedimento para o Nuvi 1490
LJeronymo escreveu:No Nuvi 1490 para acessar o tracklog:
1- No mapa, tecle em "velocidade"
2- Na nova tela, aperte e mantenha por alguns segundos o centro do velocimetro.
3- Aparecerá a tela "Diagnostics Page" (em inglês)
4- Selecione "Diagnostic Logging"
5- Na tela "Engineering Mode: Logging Control" selecione "Start Recording"
6- Em "Select Data to Log", selecione a caixa "GPX" e tecle "Start".
7- Retornará automaticamente para o mapa, com um botão "Stop" no topo da tela, com um cronômetro ao seu lado direito.
8- Clicando em "Stop" volta-se a tela "Engineering Mode: Logging Control". A função "Start Recording" inicia nova gravação de log.
9- Os logs são armazenados em Garmin Nuvi/.system/logs/GPX com o nome do arquivo iniciando com a data e a extensão GPX.
3- Screenshots

Screenshot do Nuvi 205 (agradecimentos ao Peppo):

Imagem

Se a sequência funcionar, aparece tela de controle do tracklog (Nuvi 205, tks Peppo):

Imagem

Se não funcionar, é necessário sair do Where I am/Onde Estou e começar novamente. Um efeito colateral sem consequências graves é que a função de screenshot é ativada.

4- Observações:

a- Com a função ativada, o Nuvi irá gravar um arquivo por dia, na memória interna, numa pasta "logs" dentro da pasta "Garmin". Os arquivos .bin terão que ser copiados para o computador e convertidos com o programa gratuito Nutrack.

b- Parece que o Start Recording só estará disponível se o Navegador já tiver se "localizado".

c- Para desativar, em alguns modelos é preciso sair da função, seguir o procedimento para acessá-la novamente (lembrar que é preciso sair da tela Onde Estou). Aí vai aparecer "Stop Recording" onde antes aparecia "Start Recording". Em outros modelos, como o Nuvi 750, aparece um botão STOP na página de mapas.

d- Em alguns modelos o ícone da função screenshot aparece na tela (ver mensagem do Peppo) para indicar que a função está ativa. Em outros aparece um botão STOP na página de mapas.

Agora alguns comentários a respeito da questão Inglês x Português.

A mensagem original está em Inglês, e a linguagem "mãe" dos modelos Nuvi's é o Inglês. Por isso, eu sugiro que, para ativar a função, o Nuvi seja passado para Inglês. Depois que a função for ativada, aí pode-se voltar o idioma para o Português.

Isso porque as instruções dizem para clicar nas palavras que aparecem na tela da função Where I am/Onde Estou, numa certa sequência. Por exemplo, a primeira instrução manda clicar no Nearest em Nearest Intersection. Em Inglês Nearest é a primeira palavra em Nearest Intersection, mas em Português a primeira palavra é Interseção porque a tradução de Nearest Intersection é Intersecção mais Próxima.

Como o que importa é a posição na tela (confirmado pelo Peppo), então é melhor mesmo passar para Inglês, porque no modo Português até a posição do texto na tela muda.

Por fim, volto a repetir: Só tenho um Nuvi 360, sem essa função Where I am, logo não tenho como colocar screenshots, não tenho como testar, nem passar as traduções exatas para Português, nem dizer se o navegador precisa mesmo estar em Inglês ou não.

Se algum caridoso usuário de algum modelo das séries 2x5, 2x5w, 550, 760, 755, quiser fazer a caridade de testar e colocar screenshots das telas, todos ficarão muito agradecidos.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Peppo

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#2 Mensagem por Peppo »

No Garmin Nuvi 205 sw 5.00 originário da Itália funcionou.
O que importa è a posição na tela, então precisa clicar desta forma:

Imagem

Imagem

Imagem
Aqui clicai Start Recording

O que não estou entendendo agora è como desativar esta função.
Entrando novamente aparece são a possibilidade de clicar Start Playback
e aparece a tela com os logs gravados:
Imagem

clicando o log aparece esta tela:
Imagem
e clicando Play mostra o mapa com a possibilidade de percorrer o caminho gravado
com os botões: Start <5s >5s Quit
(nesta tela, mesmo aparecendo a câmera do screenshot, não grava a imagem)

P.S.: Não estou vendo como mudar a freqüência com que os pontos são gravados.

Abraços,
Peppo

Garmin nuvi 205 (IT) SW 5.00

nqnnospam

#3 Mensagem por nqnnospam »

Peppo, a frequência é sempre de um ponto por segundo, o que é ideal para levantamentos com finalidade de mapeamento.

Para desativar, segundo o fórum GPSPassion, é preciso sair da função, seguir o procedimento para acessá-la novamente (lembrar que é preciso sair da tela Onde Estou). Aí vai aparecer "Stop Recording" onde antes aparecia "Start Recording".

[]'s Sérgio Barroso

Wallace
Contato:

#4 Mensagem por Wallace »

No Nuvi 5000 aparentemente não funciona.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Peppo

#5 Mensagem por Peppo »

Bom, agora conseguimos gravar um tracklog com frequência de 1s.
Então foi experimentar na rua.
Voltei por casa, liguei o GPS ao computador, foi na pasta Garmin/Logs da memória do GPS e encontrei ai varias pastas identificadas claramente com aaaammdd_hhmmss, ex. 20090409_182532
Abro uma destas pastas e, :shock: EITA!!, encontro as imagens de screenshot que na minha mensagem anterior dizia que não estavam sendo gravadas. Estão aqui e não na pasta scrn onde foi procurar.
Então aproveito por deixar aqui o screenshot:

No entanto que grava (è noite… mas com o maximo zoom da por ver o botão e o tempo de gravação)
Imagem

E o screenshot que permite simular depois o caminho gravado:
Imagem

Mas logo fico decepcionado. Cadê o log? Estão arquivos .bin, não .gpx!!!
Então vamos farejando na internet por ver que está acontecendo…
Logo encontro a dica no site GPSPassion indicado da nqnnospam neste tópico. Obrigado Sergio.
È preciso baixar um programa, nutrak, que faz a conversão de .bin por .gpx
Aqui tive mais dificuldade porque caia em site de nutricionistas :lol: , mas enfim encontrei aqui a versão 016a. Não sei se è a mais recente.

http://www.anpo.republika.pl/download.html

O programa não precisa de instalação.
Descompactar e rodar direto wNutrak.exe
Aparece uma janela que pede a pasta onde estão os arquivos .bin (Input) e a pasta onde queremos botar os arquivos .gpx convertidos (Output)
Clicar Convert e pronto.

Depois e so abrir no Mapsource
Imagem

E este è o log de 1s
Imagem

Só è uma pena que não tinha ativado a “Fora Estrada” então não sei se o trecho que não tem rua è confiável por ser passado no TrackMaker por ser aproveitado. Vou conferir.

Abraços,
Peppo

nqnnospam

#6 Mensagem por nqnnospam »

Pela imagem do Mapsource o tracklog parece ok, isto é, não foi afetado pelo Lock on Road.

Estranho estar em formato .bin, porque lá no GPSPassion eles dizem claramente que grava em .gpx.

[]'s Sérgio Barroso

Peppo

#7 Mensagem por Peppo »

Sim, confirmo. O track não è afetado das ruas. Tem alguns pequenos deslocamentos que indicam isso, ainda mais evidentes no TrackMaker.

Confirmo também que ele cria arquivos .bin: gps.bin, traffic.bin e nav.bin
Evidentemente porque deixei marcados na hora de iniciar a gravação.
Nutrak converte somente o gps.bin, ignora os outros mesmo eles ter um conteúdo, pelo menos pelo tamanho.

Abraços,
Peppo

FelipeX

#8 Mensagem por FelipeX »

dá pra mandar tracklogs para o nuvi e visualizá-lo como se faz num gps?

Wallace
Contato:

#9 Mensagem por Wallace »

Confirmando tudo que o Peppo falou e fez, pois fiz o mesmo com o meu Nuvi 255W comprado nos EUA.
Uma das grandes vantagens para mim é não desativar o opção de salvar tela quando desliga.
Fora é claro gravar o track real.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Peppo

#10 Mensagem por Peppo »

Peppo escreveu: Evidentemente porque deixei marcados na hora de iniciar a gravação.
Isso è errado. Me confundi, me desculpem.
O nuvi mostra esta janela quando quero re percorrer o caminho e ele mostra marcáveis as opções dos arquivos que foram gravados: gps, traffic, nav e XM
Não sei o conteúdo dos arquivos nav e traffic (as comunicações FM? Que o meu Garmin não tem...). XM no meu Garmin não fica mercável. Pode ser que è ele que indica a presença o não do arquivo gpx

Abraços,
Peppo

Bluz

#11 Mensagem por Bluz »

Uma outra forma de entrar no onde estou é clicando no icone do carro, já no mapa, depois é só fazer a sequência de posição na tela....

Bruno Luz

cpandora

#12 Mensagem por cpandora »

Galera, uma ajuda. A funcao de gravar tracks nos Nuvi depende sempre da conversao com o Nutrak? Os Nuvi que têm essa funcao sao so esses aih em cima ou aqueles que estao no site da Garmin (acho que sao novos pois nunca antes havia visto comentario aqui no forum) como os 1200, 1300 etc... tambem fazem. Valeu. Abraço. FELIPPO MONTENEGRO

Urubu_RJ

#13 Mensagem por Urubu_RJ »

Caramba que legal!!!

o meu 205w tem a função triplog que nas configurações você pode ocultar(uso oculto) ou mostrar, e quando você coloca mostrar ele te dá todo o caminho percorrido. Pode ser apagado esse triplog indo em meus dados>limpar triplog.

Eu vou na hora do almoço levar o gps e testar esse log que ele marca conforme esse tópico e vejo se dá para ver no próprio gps mandando ele mostrar o triplog.

Para mostrar/ocultar o TRIPLOG eu fui em configurações>mapas>TRIPLOG >>> aí tem as opções para marcar.

Mais tarde eu coloco o resultado.

abraços

Felipe
________________________________________________________________________________

Urubu_RJ

#14 Mensagem por Urubu_RJ »

A marcação do percurso seguindo os passos desse tópico no 205 fica igual a marcação azulzinha do triplog do próprio gps.

vou ver depois se a exportação para gpx também é a mesma coisa.

abraços

Felipe
________________________________________________________________________________

strelow

#15 Mensagem por strelow »

Por acaso com esta funcionalidade seria possivel criar uma rota na qual me orientasse pelas ruas que tenho neste track . Tipo o navegador me condizuria exatamente pelas rua baseadas neste arquivo ?

Atual Garmin nüvi 3590LMT -TTS ok, TMC ok, Bluethooth para Celular dual Chip nao funciona direito.
Roubado Nuvi 1490T - TTS ok, TMC na mesma
Vendi Nuvi 255WT - Procurando Info de como ativar TMC,TTS.

Urubu_RJ

#16 Mensagem por Urubu_RJ »

Boa tarde,

No 205w a diferença que eu vi nas marcações dos caminhos percorridos é que na função de TRIPLOG do gps ele vai salvando no mesmo arquivo e fica uma coisa só. Existe uma diferença de cores dos caminhos percorridos.

E a função oferecida nesse tópico, o log é gravado em pastas individuais conforme você inicia e para de gravar. Essa gravação é mostrada em azul.

Cada vez que é dado o STOP na gravação ela é interrompida e na próxima gravação a pasta é diferenciada automaticamente.

A forma que aparecem esses logs quando eu jogo no Google Earth é a mesma .

abraços

Felipe

Wallace
Contato:

#17 Mensagem por Wallace »

Tem certeza?
Pois aqui com essa nova função ele grava o caminho real.
E sem ela grava sobre a via mais proxima.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

FelipeX

#18 Mensagem por FelipeX »

Urubu_RJ escreveu:Boa tarde,

A forma que aparecem esses logs quando eu jogo no Google Earth é a mesma .
há diferença na definição (quantidade de pontos gravados), no google earth é capaz que não seja possível perceber, compare ambas no trackmaker por exemplo, pode ser também por causa do trajeto, a diferença é muito nítida se houver muitas curvas

outra vantagem é que no triplog (current.pgx) há limite de 10.000 pontos, com a nova função o limite é espaço na memória interna do nuvi

leomleite

#19 Mensagem por leomleite »

Prezados

uma duvida:

quando eu aciono start ficara gravando sempre?

Como eu faço pra gravar apenas o trajeto de um ponto A para um ponto B?

sds

betojwmf

#20 Mensagem por betojwmf »

tenho deixado habilitado, apenas desligo a quando chego no destino e quando ligo novamente é feito um novo registro do percurso. Mas também está na tela a tecla stop, pode parar de registrar, mas não sei se nesse momento estará desabilitando o modo de registro, depois farei o teste.

Garmin Nuvi750

leomleite

#21 Mensagem por leomleite »

Porque quando damos start aparece um icone com uma maquina fotografica no canto superior direito? para que serve?

nqnnospam

#22 Mensagem por nqnnospam »

Isto está explicado na primeira mensagem.

[]'s Sérgio Barroso

nqnnospam

#23 Mensagem por nqnnospam »

leomleite escreveu:Prezados

uma duvida:

quando eu aciono start ficara gravando sempre?

Como eu faço pra gravar apenas o trajeto de um ponto A para um ponto B?

sds
Isso está explicado na primeira mensagem. Por favor leia a primeira mensagem.

[]'s Sérgio Barroso

leomleite

#24 Mensagem por leomleite »

desculpe mas nao esta

nqnnospam

#25 Mensagem por nqnnospam »

Desculpe, mas está.

Desculpe também, mas é impressionante ter que repetir o que está escrito algumas mensagens acima só porque a pessoa tem preguiça de ler as coisas.
nqnnospam escreveu: c- Para desativar, segundo o fórum GPSPassion, é preciso sair da função, seguir o procedimento para acessá-la novamente (lembrar que é preciso sair da tela Onde Estou). Aí vai aparecer "Stop Recording" onde antes aparecia "Start Recording".

[]'s Sérgio Barroso

betojwmf

#26 Mensagem por betojwmf »

Quanto a informação de conversão do arquivo .BIN para .GPX, eu estava trabalhando com o TrackMaker e na guia GPS=>interface Garmin baixei as trilhas do meu Nuvi 750 e o programa fez a conversão direto dos arquivos, porém otimizou as trilhas alterando o intervalo e consequentemente a precisão das informações.

Garmin Nuvi750

FelipeX

#27 Mensagem por FelipeX »

Será que não foram importados os dados do current.gpx? (os tracks aparecem com o nome ACTIVE LOG: DD MMM AAA HH:MM?)

No meu 760 se importo os dados através da interface garmim do trackmaker aparecem os tracklogs gravados no current.gpx (active log), ao converter os arquivos .bin para .gpx vejo outro traçado, o real, sem o lock on roads

nqnnospam

#28 Mensagem por nqnnospam »

Realmente, o Trackmaker não lê os arquivos .bin. A única forma de ler os arquivos .bin é com o Nutrack.

[]'s Sérgio Barroso

betojwmf

#29 Mensagem por betojwmf »

Isso mesmo. Verifiquei o dito arquivo current.gpx e também confirmei, ou seja, o GPS grava os dois arquivos, LOG + current.gpx.

Garmin Nuvi750

cpandora

#30 Mensagem por cpandora »

Eu não tentei ativar a funcao no meu Nuvi pois para gravar track uso o 76, mas vai uma pergunta soh por curiosidade. Nao seria mais pratico copiar o arquivo (.bin) e transforma-lo em Por exemplo .gpx usando o GPS-BABEL????? pergunto isso pois acho o babel muito pratico e facil de usar e jah um antigo conhecido da galera aqui do portal. Abraco. FELIPPO MONTENEGRO

ajceara

#31 Mensagem por ajceara »

olá a todos, tenho um gps garmin nuvi 255.
Estive abrindo a tela como indicado neste tópico a função do "start recording" através do ícone "onde estou" e clikei sobre a função "start recording" para acionar e começou a gravar, aparecendo uma câmera na tela, e com a função stop, apertei em stop e claro parou, mas a câmera permaneceu na tela, só sai quando desliga o gps. Não entendi direito para que serve esta função e como usar, o que aprendi até agora foi chegar até a função como indica aqui neste tópico, e preciso da colaboração dos participantes deste forum, para quem já tem conhecimento nesta função, por favor coloque aqui um tutorial ensinando como usar e demostrando para qual finalidade serve, aguardo a contribuição de todos, para que assim possamos utilizar nosso gps com todas as funções que eles oferecem.

nqnnospam

#32 Mensagem por nqnnospam »

[]'s Sérgio Barroso

ajceara

#33 Mensagem por ajceara »

Lí estes tópicos que vc citou mas eles não explicaram o que é tracklog, e para que serve, e como eu usar.
Tenho um nuvi modelo 255, que veio com esta função e estou querendo saber como usa, e para que serve. Tipo se posso deixar gravando para fazer um caminho e utilizá-lo para voltar? ou qual é mesmo a sua utilidade?

nqnnospam

#34 Mensagem por nqnnospam »

O que é tracklog o tópico explica, mas realmente não explica para que serve.

O tracklog pode ter muitas utilidades.

Com ele é possível visualizar na tela do aparelho um caminho já percorrido, e assim evitar passar por aquele caminho novamente.

Os modelos de receptores voltados para uso em trilha (linhas GPSMap, eTrex, Colorado e Oregon, basicamente), possuem um recurso chamado tracback, que permite usar o tracklog como rota. O tracback ajuda a fazer o caminho de volta.

Outra utilidade é para fazer mapas. O tracklog pode ser transferido para programas de edição de mapas (Trackmaker, Autocad, ArcGIS etc.), e ser usado como referência para se desenhar estradas, ruas etc, ou então para georeferenciar imagens aéreas.

[]'s Sérgio Barroso

ajceara

#35 Mensagem por ajceara »

agora e lhe pergunto, como relatei antes, tenho o nuvi 255, e tem esta função do "start recording" através do ícone "onde estou" que foi citado em um tópico que esta funcção corresponde ao tracklog, pois na memória do gps quando aciona a função start recording cria-se uma pasta chamda logs, diante desta informação pergunto se este gps tem a função de tracklog? e como eu faço para gravar o caminho que eu vou percorrer e usar este trejeto para voltar? e como usar as outras utilidades que oferece esta função, conforme foi citado acima.

nqnnospam

#36 Mensagem por nqnnospam »

Não entendi. Se você mesmo disse que acessou a função de tracklog no seu Nuvi, então ele tem a função. Você está perguntando se ou afirmando que o seu Nuvi tem a função de tracklog?

Para registrar o caminho é só acionar Start e para parar de registrar acionar Stop, como explicado na primeira mensagem.

Seu Nuvi não tem tracback, logo não tem como usar o tracklog para voltar pelo caminho percorrido.

Como explicado na mensagem do Peppo, existe uma função playback, mas não sei se é a mesma coisa (não tenho esse modelo de Nuvi para testar).

[]'s Sérgio Barroso

Wallace
Contato:

#37 Mensagem por Wallace »

O Playback é só para visualizar o que fez com o GPS, tipo reproduzir uma gravação da tela do aparelho.
Mesmo a função de gravação do track não serve muito onde já tem mapa pois ele vai querer gravar sobre a via mais proxima do mapa em uso.
Mas são coisas uteis para achar e reportar erro em mapas como os do grupo.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

ajceara

#38 Mensagem por ajceara »

E esse caminho que registra quando eu cliko em start recording, como dito por você "Para registrar o caminho é só acionar Start e para parar de registrar acionar Stop". Para que serve esse caminho registrado que fica dentro da pasta logs, o que eu posso fazer com esse caminho que ele registra e guarda dentro desta pasta?

nqnnospam

#39 Mensagem por nqnnospam »

nqnnospam escreveu: O tracklog pode ter muitas utilidades.

Com ele é possível visualizar na tela do aparelho um caminho já percorrido, e assim evitar passar por aquele caminho novamente.

Os modelos de receptores voltados para uso em trilha (linhas GPSMap, eTrex, Colorado e Oregon, basicamente), possuem um recurso chamado tracback, que permite usar o tracklog como rota. O tracback ajuda a fazer o caminho de volta.

Outra utilidade é para fazer mapas. O tracklog pode ser transferido para programas de edição de mapas (Trackmaker, Autocad, ArcGIS etc.), e ser usado como referência para se desenhar estradas, ruas etc, ou então para georeferenciar imagens aéreas.

[]'s Sérgio Barroso

ajceara

#40 Mensagem por ajceara »

ele serve tipo para eu colocar na função pedestre e medir uma sítio, e colocar em um programa (que vc me indica) e ser demonstrado todo a área que o sítio possue?

ele serve para eu gravar com o registro do caminho, ativar para voltar por aquele caminho registrado? caso tenha essa função como faço isso no nuvi 255?

Espero sua paciência comigo, sou um pouco leigo, mas com muita vontade em aprender.

Obrigado por está me acompanhando.

nqnnospam

#41 Mensagem por nqnnospam »

Sim, GPSTrackMaker (http://www.gpstm.com.br).

Seu Nuvi não tem tracback, logo não tem como usar o tracklog para voltar pelo caminho percorrido.

[]'s Sérgio Barroso

ajceara

#42 Mensagem por ajceara »

como você afirmou que ele serve com esta função de start recording, tipo para eu percorrer toda a área de um sítio para medir a área do mesmo, mas como eu me procedo para pegar o arquivo que é gerado na pasta log, que fica na memória do gps, e colocar no programa GPSTrackMaker e ver toda a área medida ou o trajeto realizado, com todas a mediçoes e detalhes?

Por favor nqnnospam traça um tutorial como eu uso esta pasta log criado no gps no programa citado, para eu ver a área percorrida e caminho traçado, com a distância e a área que forma o sítio, e se possível como eu usar também este arquivo gerado para fazer meus mapas.

Espero essa sua aula, obrigado.

nqnnospam

#43 Mensagem por nqnnospam »

Eu sei que você precisa do programa Nutrack para extrair o tracklog do arquivo .bin, mas não sei detalhes. Como eu disse, não tenho esse modelo de Nuvi (o que eu tenho não tem essa função de tracklog).

Talvez algum colega proprietário desse modelo possa escrever um tutorial.

[]'s Sérgio Barroso

Wallace
Contato:

#44 Mensagem por Wallace »

ajceara esta peguntado o que já tem resposta no proprio topico.
Que tal ler com atenção o topico desde o inicio.
Uma pesquisar no forum antes de qualquer pergunta também é sempre recomendado.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

ajceara

#45 Mensagem por ajceara »

ah! ok, estive lendo direitinho na mensagem do Peppo logo no início deste tópico e ele explicou que baixa o programa executávek nutrak, que faz a conversão de .bin por .gpx, o .bin que é gravado quando ativa a função star recording, que fica na pasta log da memória do gps, e após converter abre o programa mapsource e selecional a rota que está gravada, legal.
Agora eu quero saber o que eu posso fazer com estas rotas gravadas pela função tracklog, tipo se eu posso fazer a medição de um terreno para saber quantos metros quadrados tem uma área ou quantos hectares possui, ou é apenas para criar rotas e mapas para ser roteável e velas no programa mapsource?

bnosk8

#46 Mensagem por bnosk8 »

É possível usar esta função para comparar rotas? Como qual caminho é mais rápido e curto, por exemplo.

Ou existe outra forma mais simples de fazer isto?

NitrousVTS

#47 Mensagem por NitrousVTS »

Meu nuvi 265w ja gravava o caminho percorrido, mas creio q a frequência nao era de 1 ponto por segundo...(ficava uma linha azul por onde eu passava)

Fiiz os procedimentos e funcionou.. amanhã eu testo...
Para desativar nao precisa refazer todo o procedimento... aparece um ícone "stop" na tela...

Garmin Nuvi 265w !

wilbathke

#48 Mensagem por wilbathke »

Fiz no 760 e funcionou também.

wilbathke

#49 Mensagem por wilbathke »

Fiquei com uma dúvida:

O que seria e para que serve as funções "Lock On Road" e Fora de estrada e como configuro estas?

Wallace
Contato:

#50 Mensagem por Wallace »

"Lock On Road" obriga o aparelho a usar as vias do mapa (se existir via proxima) assim não fica no meio de uma quadra.
Mas não deve usar desta função para levantamento como para criar ou acertar os mapas.
Fora de estrada não usa dos mapas para roteamento, vai em um linha reta.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

wilbathke

#51 Mensagem por wilbathke »

obrigado

wilbathke

#52 Mensagem por wilbathke »

nqnnospam escreveu:Um efeito colateral sem consequências graves é que a função de screenshot é ativada.

Outra dúvida:
* Onde consigo visualizar os screenshots?

grato

Wallace
Contato:

#53 Mensagem por Wallace »

No computador.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

wilbathke

#54 Mensagem por wilbathke »

Mensagem editada para evitar contendas.
Editado pela última vez por wilbathke em 05 Ago 2009, 18:32, em um total de 1 vez.

Elio Barreto

#55 Mensagem por Elio Barreto »

Olá pessoal,
O meu gps é o nuvi 760 e consegui fazer a gravação pelo tracklog, baixei o programa nutrak mas não estou sabendo em qual pasta colocar(output) os arquivos convertidos para visualizar a rota. Alguém poderia me ajudar?
obg

Wallace
Contato:

#56 Mensagem por Wallace »

wilbathke escreveu:Até que ja tinha percebido suas respostas ridiculas em outros topicos, se achando o ultimo cavaleiro do rei Arthur com este nick...

Fazer o que, pessoas do teu tipo existem em todos os lugares...
Meu nome é Wallace e o respeito faz parte das regras do forum.
A resposta é a correta para sua resposta.
Se voce não soube perguntar a culpa é sua.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

J.Ferraz

#57 Mensagem por J.Ferraz »

Confirmo que funciona também no Nuvi 200... Testei no meu Nuvi 200 atualizado normalmente pelo site Garmin para SW 5.0
[]s

wilbathke

#58 Mensagem por wilbathke »

Mensagem editada para evitar contendas.
Editado pela última vez por wilbathke em 05 Ago 2009, 18:31, em um total de 1 vez.

Wallace
Contato:

#59 Mensagem por Wallace »

Voce chuta que alguem é obrigado a saber o que sabe ou não.
Voce chuta que alguem adivinha o que pergunta de forma mal formulada.

Eu entendi que eventualmente voce queria ver as telas salvas no proprio aparelho e lhe informei corretamente que tem que ser no computador.

Qualquer interpretação (errada) é sua.
Assim como a devida falta de educação.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

bill2008

#60 Mensagem por bill2008 »

Tenho um Nuvi 855. Consigo passar a "pista"(track - a linha azul) para o mapsource sem problemas.

Se crio uma pista no mapsource não consigo passar para o garmin. Rota pode sem problemas.

Se um amigo me passa uma pista(track), ou eu crio uma no mapsource, como fazer para passar para o 855?

obrigado

Danniel

#61 Mensagem por Danniel »

Posso estar falando besteira, mas se não me engano isso não é possível nos Nuvi.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

aratton

#62 Mensagem por aratton »

Prezados tenho um nuv 205, ativei a funçao secreta,tudo pareceu funcionar certinho exceto que dentro da past logs nao é criado o arquivo gps.bin e tbm nao consigo ligar a funçao start playback ( ele aparece mas nao da para clicar) ja passei o nuv para ingles ja tentei restaurar e nada oq sera que esta havendo??

wilbathke

#63 Mensagem por wilbathke »

Wallace escreveu: Qualquer interpretação (errada) é sua.
Assim como a devida falta de educação.
Peço perdão por toda e qualquer confusão causada, bem como por qualquer um de meus posts que tenha te ofendido.

abraço

Wilbathke

fenix

#64 Mensagem por fenix »

ajceara escreveu:ah! ok, estive lendo direitinho na mensagem do Peppo logo no início deste tópico e ele explicou que baixa o programa executávek nutrak, que faz a conversão de .bin por .gpx, o .bin que é gravado quando ativa a função star recording, que fica na pasta log da memória do gps, e após converter abre o programa mapsource e selecional a rota que está gravada, legal.
Agora eu quero saber o que eu posso fazer com estas rotas gravadas pela função tracklog, tipo se eu posso fazer a medição de um terreno para saber quantos metros quadrados tem uma área ou quantos hectares possui, ou é apenas para criar rotas e mapas para ser roteável e velas no programa mapsource?
bom vamos la antes de vc fazer a medicao do caminho que vc percorreu bem como marcar os pontos de interesse
vc tem que saber primeiro como anda a precisao do equipamento naqueles locais
va na tela onde mostra os radares e la vai mostrar o nivel de precisao tipo 1, 2, 5, 10 20 30 40 metros
c tiver superior a 10 metros ta muito ruim
procure uma recepcao melhor
o meu costuma marcar com uma diferenca de 5 metros quando nao tem morro

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#65 Mensagem por Alex Rodrigues »

Muito bom o comando! Funcionou perfeito no 760...
Abs,
Alex

fenix

#66 Mensagem por fenix »

parte dos meu arquivos estao indo parar na pasta debug
recorto e coloco na pasta logs e fica tudo bem
uso o Nutrack normalmente
porem gostaria de que eles ja focem gravados direto na logs
fica duas pastas
uma
20090817_173122 com o arquivo gps.bin na pasta debug
e outra pasta
20090817_173122 com os arquivos nav.bin e traffig.bin na pasta log
junto as duas pastas no logs e funciona legal tanto no Nutrack como na funcao playback
mas ja vi que os amigos aqui ja vao tudo para a pasta logs
entao a pergunta como desativar o debug?
pelo webupdater ja mandei reinstalar tudo mas esta chateacao continua

nqnnospam

#67 Mensagem por nqnnospam »

aratton escreveu:Prezados tenho um nuv 205, ativei a funçao secreta,tudo pareceu funcionar certinho exceto que dentro da past logs nao é criado o arquivo gps.bin e tbm nao consigo ligar a funçao start playback ( ele aparece mas nao da para clicar) ja passei o nuv para ingles ja tentei restaurar e nada oq sera que esta havendo??
O GPS "se localizou"?

[]'s Sérgio Barroso

fenix

#68 Mensagem por fenix »

seu problema e igual ao meu parte dos arquivos deve estar na pasta debug
recorta e cola na pasta logs que rola
so nao recorta o arquivo garminerror.xml que ele tem que ficar ai

edgarszi

#69 Mensagem por edgarszi »

Olá Pessoal!

Testei no nuvi 760 v.4.7, e funcionou super bem.
Usei o wNutrak para converter para o formato gpx. Entretanto, só tenho as informaçõe de lat., long., e tempo. Haveria alguma maneira de se recuperar também os dados de altitude, se é que o GPS grava esta informação?

Grato,
Edgar.

hpept

#70 Mensagem por hpept »

Acabei de testar o procedimento no meu novo 255W e tudo funcionou certinho. Consegui carregar o percurso no mapsource, e fiquei impressionado com as possibilidades que isto oferece. Muito bom.
Obrigado a todos que contribuiram para descobrir este recurso.

Schmidt
Contato:

#71 Mensagem por Schmidt »

edgarszi escreveu:Olá Pessoal!

Testei no nuvi 760 v.4.7, e funcionou super bem.
Usei o wNutrak para converter para o formato gpx. Entretanto, só tenho as informaçõe de lat., long., e tempo. Haveria alguma maneira de se recuperar também os dados de altitude, se é que o GPS grava esta informação?

Grato,
Edgar.
Também to querendo saber como... acho que os arquivos de log têm as informações da altituda, acredito que o wNutrak que não converte elas para o arquivo gpx.

nüvi 780 - Oregon 450

fenix

#72 Mensagem por fenix »

se pudessemos ter isso nas maos teriamos mapas com curvas de nivel

edgarszi

#73 Mensagem por edgarszi »

Olá Pessoal!

Com baixa precisão, já existe um modelo topográfico de todo o mundo, de uso de domínio público.
Vejam no site:
http://www.landcover.org/data/srtm/

A resolução horizontal é de 90m, e 1m vertical, embora a precisão do vertical, pelo que percebi, está na casa dos 10m.
Utilizo esses dados num projeto de modelamento topográfico do Brasil. O resultado é muito bom. Inclusive, adicionamos a essa topografia
trajetos levantados com GPS diferencial, com correção por acelerômetros/giroscópios e o encaixe da via na topografia é quase perfeito.

Eu queria, com os dados altimétricos, justamente checar esse encaixe dos trajetos que percorri. Não chequei com maior cuidado, mas ao que parece, lendo o código fonte do wNutrack, que o GPS realmente não grava estas informações. Mas não estou certo disso, preciso ver com calma.

LucLin

#74 Mensagem por LucLin »

FelipeX escreveu:Será que não foram importados os dados do current.gpx? (os tracks aparecem com o nome ACTIVE LOG: DD MMM AAA HH:MM?)

No meu 760 se importo os dados através da interface garmim do trackmaker aparecem os tracklogs gravados no current.gpx (active log), ao converter os arquivos .bin para .gpx vejo outro traçado, o real, sem o lock on roads

Caros forenses,

esta função "lock on roads" é do aparelho GPS ou do software TrackMaker?

Obrigado.

Danniel

#75 Mensagem por Danniel »

Função do aparelho.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture

Carareto

#76 Mensagem por Carareto »

Pessoal,

boa tarde,

Acompanhei esse tópico até certo ponto, quando consegui colocar a função (agradecimentos ao Rodrigo, que dispos o firm para a minha versão).

Hoje, buscando mais dados para o 205 dum amigo, vi um monte de discussões inúteis.
Se todo o tópico fosse lido com paciência, sem querer ligar o aparelho e já ir fuçando, com certeza não teria tanta discussão.

Num outro forum, existe a citação, como faço a do Wallace, apenas como exemplo.
As vezes a resposta é de uma pergunta, mas tem outra entre elas, que pode confundir a interpretação.

O pessoal daqui é fera.

Solicito a gentileza de quem tem dúvidas que tenha um pouco de paciência, porque apesar de serem feras no assunto, os aparelhos deles podem ser diferentes daqueles que tem dúvidas.
Portanto, a única maneira de saber se o procedimento funciona é testando ou buscando informações em outros forums. O que as feras fazem é procurar informação para tentar ajudar ao que têm dúvidas. Gesto louvável e sem fins lucrativos.

Agradeço a todos, pois aprendi muito e consegui colocar funções extras que meu Nuvi 200W não tinha.

Para desativar o Lock On road, eu uso a função FORA DA ESTRADA.

Abraços
carlos

Wallace escreveu:"Lock On Road" obriga o aparelho a usar as vias do mapa (se existir via proxima) assim não fica no meio de uma quadra.
Mas não deve usar desta função para levantamento como para criar ou acertar os mapas.
Fora de estrada não usa dos mapas para roteamento, vai em um linha reta.

Carareto

#77 Mensagem por Carareto »

Ola Fenix,

eu tenho um Nuvi 200W. Você sabe onde está a tela de radaras para ver o nivel de precisão nesse aparelho?

abraço
carlos

[quote="fenix
bom vamos la antes de vc fazer a medicao do caminho que vc percorreu bem como marcar os pontos de interesse
va na tela onde mostra os radares e la vai mostrar o nivel de precisao tipo 1, 2, 5, 10 20 30 40 metros
o meu costuma marcar com uma diferenca de 5 metros quando nao tem morro[/quote]

matbrandt

#78 Mensagem por matbrandt »

Infelizmente essa função não existe no meu obsoleto Nuvi 660W.

Meu Garmin GPS 5 ainda continua em funcionamento paralelo com o Nuvi.

luidy23

#79 Mensagem por luidy23 »

galera eu tenho um 250w sera que tem essa função ja procurei e não achei, desses rodoviarios qual outro modelo e legal pra gravar ? tipo eu ando em muita estrada que não tem no mapa e gostaria de gravar essas rotas e atalhos tem algum modelo que faz isso que seja parecido com esse que tenho ? tem como abrir os pontos que eu gravei em outro mapa qual software e melhor para isso ?

[]s Luis

LucLin

#80 Mensagem por LucLin »

LucLin escreveu:
FelipeX escreveu:Será que não foram importados os dados do current.gpx? (os tracks aparecem com o nome ACTIVE LOG: DD MMM AAA HH:MM?)

Caros forenses,

esta função "lock on roads" é do aparelho GPS ou do software TrackMaker?

Obrigado.
Danniel escreveu:Função do aparelho.

Não encontro esta função no nuvi 760. Este modelo tem o Lock on Roads?

Danniel

#81 Mensagem por Danniel »

Alguns Nuvi tem o lock on road permanentemente ativado quando navegando em uma rota.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture

fenix

#82 Mensagem por fenix »

Carareto escreveu:Ola Fenix,

eu tenho um Nuvi 200W. Você sabe onde está a tela de radaras para ver o nivel de precisão nesse aparelho?

abraço
carlos

[quote="fenix
o meu costuma marcar com uma diferenca de 5 metros quando nao tem morro
[/quote]

pressione o ganho da antena (barrinhas verdes) por 20 segundos vai aparecer os satelites que vc esta usando como referencia e em baixo a precisao de seu aparelho naquele momento

rneres

#83 Mensagem por rneres »

Galera, alguém testou a nova função no nuvi série 6? Pra começo de estória, meu 670 nem a função "where I am" tem...

Piqueno_21

#84 Mensagem por Piqueno_21 »

Olá pessoal, boa noite.

Tenho um nuvi 760 e consegui fazer a gravação da trilha, baixei o programa nutrak, converti os arquivos gerados pela gravação mas não estou sabendo em qual pasta colocar(output) os arquivos convertidos para visualizar a rota.
Alguém poderia me ajudar?
Obg.

Obs: Não sei se estou falando besteira, mais gostaria da ajuda de todos se possivel.

Grato desde Já.

nqnnospam

#85 Mensagem por nqnnospam »

No computador a pasta pode ser qualquer uma. Os arquivos .gpx gerados (que você chama de rotas mas na verdade são tracklogs) pelo Nutrack poderão ser abertos no Mapsource, no Trackmaker, GPSBabel, ou em outros programas.

No GPS não há como visualizar os tracklogs.

[]'s Sérgio Barroso

Piqueno_21

#86 Mensagem por Piqueno_21 »

Amigo, nqnnospam

Ok,
No computador a pasta pode ser qualquer uma. Os arquivos .gpx gerados , mais gostaria de saber no GPS em que local poderia colocar o arquivo para poder visualizar os Tracklogs na tela do GPS.

Outra coisa, então eu posso gravar a trilha ou os tracklogs, mais não posso visualizar as mesmas no GPS?

Tem alguma maneira de fazer com que eu veja os tracklogs no GPS? ou teria que primeiro traçar tudo no Mapsource para depois jogar dentro do GPS?

Danniel

#87 Mensagem por Danniel »

Acho que só os modelos que gravam tracklog nativamente (sem ser pela função secreta) tem como er um track na tela do aparelho.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture

nqnnospam

#88 Mensagem por nqnnospam »

Piqueno_21 escreveu:
Outra coisa, então eu posso gravar a trilha ou os tracklogs, mais não posso visualizar as mesmas no GPS?

Tem alguma maneira de fazer com que eu veja os tracklogs no GPS? ou teria que primeiro traçar tudo no Mapsource para depois jogar dentro do GPS?

O tracklog gerado por essa função não pode ser visto no GPS diretamente. Só o triplog pode ser visualizado.

A única coisa que se pode fazer é o playback citado pelo Thundercel, mas é uma função bem limitada.

[]'s Sérgio Barroso

MACBH
Contato:

#89 Mensagem por MACBH »

no meu garmin funcionou sim, as funções, logo mais testo pra ver, se não ativar saia do menu e entre novamente, comigo foi assim ;)

fredao1983

#90 Mensagem por fredao1983 »

Olá ! Estou aqui em campos do Jordão com um nuvi 205 e um arquivinho .gpx com o tracklog pra ir até monte verde.

O esquema secreto funciona, já testei algumas vezes, mas só consigo o playback nos arquivos que eu gravei. Já tentei transferir o .gpx com o mapsource e colocar ele em várias pastas e nada de aparecer a opção de seguir.

Então pensei... O jeito de seguir esse tracklog era conseguir convertê-lo para .bin e criar uma pasta pra ele junto com os logs gravados no próprio nuvi205. Alguém sabe como fazer isso ? Ou já conseguiu uma outra forma de usar o 205 pra seguir um tracklog ?

Obrigado !

Abraço,
Fred

dreh

#91 Mensagem por dreh »

Alguem pode me ajudar no 255w?
Consegui ativar o RECORD, porém depois que dou STOP, não aparece opção de PLAYBACK.
E colocando os .bin no computador, ao tentar converter em .gpx dá erro!

Garmin Nuvi 255w

rafamarino

#92 Mensagem por rafamarino »

Olá, fiz o teste com nuvi 550, gravando algumas trilhas no Jalapão, não precisa passar para o inglês, e o que importa é a sequência dos toques (sentido horário começando na esquerda subindo até endereços, depois para direita e para baixo), obs não precisda estar escrito cruzamento.
Abraço.

alfredo bacellar

#93 Mensagem por alfredo bacellar »

Boa noite! Comprei a três dias um garmin nuvi 5000, é a primeira vez que faço uso de um GPS. Tenho acompanhado o fórum, e dado conta do básico (Já instalei e estou usando os mapas do projeto), em epecial discussão nesse fórum a respeito da função tracklog- descoberta da nova função dos nuvis. Fiquei empolgado, num primeiro momento “pareceu que era o que eu estava procurando”. Mas...como foi colocado aí no fórum: o meu gps não tem essa função. Função esta, adequada para traçar não apenas trajetos como também para converte-los em mapas! Com o meu nuvi é possível fazer trajetos e adicionar pontos de interesse nesse trajeto e, depois percorre-los. E, pelo que compreendi há um limite quanto ao armazenamento desses trajetos que são restrições do modelo?! Diferentemente daquelas rotas que traço no MapSource e as gravo no memória DS: recarregar e usar. Após acompanhar o debate – nova função nos nuvis – tentei de todas maneiras se havia uma outra possibilidade! É a primeira decepção com o meu aparelho pois, essa utilidade era uma das mais interessante! Também tinha expectativas quanto a traçar medições aproximadas de terrenos e coisas desse tipo! Para ver se de farto eu compreendi a discussão: ao fazer o tracklog com o meu gps adiciono pontos de interesse e, depois é possível percorre-los. Mas... como é que o aparelho consegue, depois, percorrer a mesma rota? Sendo que esta não estava mapeada?! Onde ele guarda os outros pontos?!

Atenciosamente,
Se encontrares a hora eu procuro o lugar!

"Se encontrares a hora eu procuro o lugar"

fuka

#94 Mensagem por fuka »

Tem como habilitar o tracklog em mais modelos com um firmware modificado, estou elaborando um tutorial que depois posto os modelos suportados sao:
Nuvi 2x0s with HWIDs 0660 & 0834,
Taiwan Nuvi 2x0Ws with HWID 0780 (New)
Nuvi 2x0Ws with HWIDs 0737 & 0835
Nuvi 2x5s with HWID 0851 (New)
Nuvi 2x5Ws with HWID 0827 (New)
Taiwan Nuvi 7x0s with HWID 0836 (New)
Nuvi 7x0s with HWID 0754 (New).
Nuvi 7x5s with HWID 0870 (New).

brunovergara

#95 Mensagem por brunovergara »

Oi pessoal...
Muito boa a discussão e muito esclarecedora.....
A minha dúvida ,eu acho que é parecida com a do fredao1983 ... Seguinte:
Primeiro: o meu GPS é um NUVI 205w
Quando eu entro no Mapsource e coloco o comando receber de dispositivo, ele abre uma porção de tracks com o nome ACTIVE LOG: 05 Fev 2010 17:54 por exemplo , que são as rotas que eu fiz no meu GPS e que ficam gravadas automaticamente nele ( mesmo sem ativar a função tracklog).
A minha dúvida: baixei na net uma track que eu gostaria de fazer na extensão gpx.Sei que o meu aparelho não aceita receber rotas. Quando eu a abro no tracksourse ela aparece direitinho no programa misturada com as tracks que já estavam lá ( as ACTIVE LOG: 05 Fev 2010 17:54).
Será que tem como eu fazer com que o meu gps reconheça essa track que eu baixei como uma das active log e assim fazer com que essa nova track seja tranferida para o meu GPS? Porque dessa maneira eu faria a trilha somente me baseando na marcação azul que aparece quando eu ativo a função de visualizar as rotas realizadas.
Tentei renomear a track para Current.gpx e substituir a que está na memória do aparelho mas não deu........
Alguém sabe o que eu posso fazer?
Obrigado

Alessandro Correa

#96 Mensagem por Alessandro Correa »

Caros, já vi que varias pessoas perguntaram e responderam o assunto que perguntarei mas não consegui ver uma resposta definitiva... Seguinte, tenho um monte de tracklogs gravados do meu GPSMAP. A pergunta é se é possível tranferir esses tracklogs e seus respectivos waypoints (uma trilha de carro na Serra da Bocaina por exemplo) para o nuvi 780 e visuálizá-los na telinha. Se não for possível, alguém conhece algum nuvi que seja possível? Ou algum outro GPS autoroteável que aceite?

Abraço a todos da lista!!!

Alessandro Correa

takut

#97 Mensagem por takut »

Boa noite,
dica muito boa, função excelente.
agora eu queria mapear a minha (pequena) cidade e para facilitar queria saber se tem um modo para exportar junto com os tracklog os pontos que por referencia venho marcando no longo da gravação (ex: banco, praça etc etc)

agradeço

Danniel

#98 Mensagem por Danniel »

Estes vc baixa com o próprio mapsource.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture

nqnnospam

#99 Mensagem por nqnnospam »

Alessandro Correa escreveu:Caros, já vi que varias pessoas perguntaram e responderam o assunto que perguntarei mas não consegui ver uma resposta definitiva... Seguinte, tenho um monte de tracklogs gravados do meu GPSMAP. A pergunta é se é possível tranferir esses tracklogs e seus respectivos waypoints (uma trilha de carro na Serra da Bocaina por exemplo) para o nuvi 780 e visuálizá-los na telinha. Se não for possível, alguém conhece algum nuvi que seja possível? Ou algum outro GPS autoroteável que aceite?

Abraço a todos da lista!!!

Alessandro Correa

GPSMap 60CSx, GPSMap 76CSx, GPSMap 276C, Oregons, Colorados, Dakotas, eTrexs Hx etc.

[]'s Sérgio Barroso

leoburgel

#100 Mensagem por leoburgel »

Será que alguem conseguiu ativar essa função no Nuvi 260W ? Eu segui todos os passos e deram certo, só não aparece o arquivo gps.bin nas pastas de Log. Alguem teria alguma idéia do que está acontecendo ?

Léo Burgel Filho
Paranavaí - PR

leoburgel

#101 Mensagem por leoburgel »

Obrigado pela ajuda. Acho que a pasta Debug foi a unica que não vasculhei.

Léo Burgel Filho
Paranavaí - PR

koruja2010

#102 Mensagem por koruja2010 »

Olá, tenho um nuvi 855 e após testes rápidos não consegui ativar tal função.
Alguem saberia dizer se existe alguma maneira de gravar uma trilha e transferi-la pra o computador pra usa-la posteriormente?
O meu interesse maior é por trilhas off-road, pois na cidade é fácil.
Obrigado.

koruja2010

#103 Mensagem por koruja2010 »

Ok. obrigado, vou continuar pesquisando e tentando.

Peppo

#104 Mensagem por Peppo »

O nuvi 1200 também parece não ter.
Alguém descobriu?

Abraços,
Peppo

Ricardo PR

#105 Mensagem por Ricardo PR »

Testei no nuvi 765t e funcionou corretamente, minha duvida é se posso transformar o tracklog gravado e já convertido pelo nutrak em .gpx em uma rota e transferir para o GPS novamente, para usar em outra ocasião?

Não sei se falei bobagem, sou novo no forum e inesperiente no uso do GPS.

Agradeço a paciencia do pessoal experiente!

Diba

#106 Mensagem por Diba »

Tenho o 255W, e na pasta Log estão as pastas contendo apenas os arquivos nav.bin e traffic.bin. O Fênix informou que encontrou outro arquivo (gps.bin) na pasta Debug, esta pasta não existe no meu 255. A questão é: Não foi gerado o arquivo gps.bin no meu Garmin e o Nutrak não converte o nav.bin e nem o traffic.bin. já tentei importando a pasta gerado no Log e importando um arquivo de cada vês, mas não ocorre a conversão. Já até criei a pasta Debug no Garmin e nada! Onde estou errando?

bechuetijunior

#107 Mensagem por bechuetijunior »

Pessoal, este é meu primeiro GPS. Um Nuvi 750. Posso aplicar o passo-a-passo descrito no início do forum nele? Pelo que entendi (sou leigo) converto, e após abro através do Mapsource e envio de volta para o GPS. É isso. Ou tem outra maneira de carregar no GPS uma trilha gravada com o procedimento acima?

Wearver

#108 Mensagem por Wearver »

Funciona no 260W... mas não aparece Play depois de gravar. Mas, isso não é o mais importante né...

andrens70

#109 Mensagem por andrens70 »

Amigos, preciso de ajuda. :(

Consegui ativar a função no meu Nuvi 205, o tracklog está lá gravado em formato .bin, porém, não consegui converter ele para gpx e não sei o que estou fazendo de errado :?:

Abri o Nutrack, coloquei lá para ele selecionar arquivo tpo .bin, a paste de origem onde está o arquivo e mandei converter, mas ele dá uma mensagem de "0 arquivos convertidos" :?

Peppo

#110 Mensagem por Peppo »

só pode converter os arquivos gpx.bin que encontra nas pasta debug ou log a secunda do modelo ou da versão do firmware.
Espero que o problema seja isso...

Abraços,
Peppo

gtekes

#111 Mensagem por gtekes »

Alguem consiga fazer funcionar nos Nüvi 1nnn, Meu é o 1490 e não consigo fazer funcionar até agora.

Abraços
Gerhard

Gustavo Polo

#112 Mensagem por Gustavo Polo »

gtekes escreveu:Alguem consiga fazer funcionar nos Nüvi 1nnn, Meu é o 1490 e não consigo fazer funcionar até agora.

Abraços
Gerhard
No meu 1390 tem a função escondida, mas ainda não testei.
Testei ontem e gravou, pois acesso o playback no gps, mas quando fui olhar no computador não apareceu a pasta log e nem tem essa pasta debug, porém tem uma pasta chamada GPX será essa? ou eu tenho que criar a pasta log?

Dispositivo de Navegação Pessoal Garmin Nuvi 1390

LJeronymo

#113 Mensagem por LJeronymo »

No Nuvi 1490 para acessar o tracklog:
1) No mapa, tecle em "velocidade"
2) Na nova tela, aperte e mantenha por alguns segundos o centro do velocimetro.
3) Aparecerá a tela "Diagnostics Page" (em inglês)
4) Selecione "Diagnostic Logging"
5) Na tela "Engineering Mode: Logging Control" selecione "Start Recording"
6) Em "Select Data to Log", selecione a caixa "GPX" e tecle "Start".
7) Retornará automaticamente para o mapa, com um botão "Stop" no topo da tela, com um cronômetro ao seu lado direito.
8) Clicando em "Stop" volta-se a tela "Engineering Mode: Logging Control". A função "Start Recording" inicia nova gravação de log.
9) Os logs são armazenados em Garmin Nuvi/.system/logs/GPX com o nome do arquivo iniciando com a data e a extensão GPX.

carlos.73

#114 Mensagem por carlos.73 »

Caros,
é primeira vez que estou postando. Venho acompanhando este tópico a algum tempo, pois tenho interesse em gravar em utilizar tracklogs de colegas.
Tenho um nuvi 1300, e a dica de gravar tracklogs do nuvi 1490, funcionou no meu. O arquivo .gpx foi armazenado na pasta garmin nuvi/gpx/ com nome position.gpx.
É o meu primeiro gps, não sei se entendi bem, mas pelos comentários do fórum, não é possível visualizar arquivos .gpx na tela do gps?
No nuvi 1300, as rotas são armazenadas em garmin nuvi/gpx/current.gpx. Desculpem a pergunta, deve ser muito básica, mas o .gpx é somente arquivo de saída?

abraço
Carlos

msampaio3

#115 Mensagem por msampaio3 »

Diba escreveu:Tenho o 255W, e na pasta Log estão as pastas contendo apenas os arquivos nav.bin e traffic.bin. O Fênix informou que encontrou outro arquivo (gps.bin) na pasta Debug, esta pasta não existe no meu 255. A questão é: Não foi gerado o arquivo gps.bin no meu Garmin e o Nutrak não converte o nav.bin e nem o traffic.bin. já tentei importando a pasta gerado no Log e importando um arquivo de cada vês, mas não ocorre a conversão. Já até criei a pasta Debug no Garmin e nada!
Encontro exatamente a mesma dificuldade. Tentei os mesmos procedimentos, andei por todos os fóruns e não consigo matar a charada. Onde estará o problema? Sugestões?

nqnnospam

#116 Mensagem por nqnnospam »

Desculpem pela pergunta, mas a função está realmente ativada?

Na tela de mapa deve aparecer alguma indicação da ativação da função. Em muitos modelos aparece aparece um botão "STOP" com a indicação de tempo ao lado. Em outros aparece o ícone de screenshot. Mas, em todos eles, antes da função ser ativada aparece a tela com os botões "Start Recording" e "Stop recording".

Notar também que a função só funciona com o sinal GPS "travado".

[]'s Sérgio Barroso

dfazevedo

#117 Mensagem por dfazevedo »

Interessante.

Utilizo o Nuvi 750 e abro normalmente os tracks direto no MapSource, e para passar para Trackmaker somente o salvo com extensão .gpx
Agora não sei se é um atributo do aparelho ou da nova versão do MapSource.

Abraço,

Diogo Azevedo
Desenvolvedor Municipal
Campos dos Goytacazes-RJ / Rio das Ostras-RJ

Garmin Nüvi 750
Projeto TrackSource

nqnnospam

#118 Mensagem por nqnnospam »

Caro Diogo, Também tenho um 750.

Isso que você lê com o Mapsource é o triplog do aparelho, e não o tracklog gerado pela função de registro escondida.

São duas funções diferentes. O intervalo de registro do triplog é maior, e, além disso, o triplog é afetado pelo Lock On Road. Por isso o triplog não é adequado para mapeamento.

O aparelho pode mostrar o triplog na tela. Já o tracklog da função escondida não aparece na tela.

Veja a primeira mensagem do tópico.

O único jeito de acessar o tracklog escondido é usando o programa nutrak. O Mapsource não consegue fazer esse acesso.

[]'s Sérgio Barroso

dfazevedo

#119 Mensagem por dfazevedo »

Beleza Sérgio.

Esse Nutrak é de fácil manuseio ?
Ele exclui os arquivos registrados após acessar ?
Não consegui acessar os arquivos pelo Nutrak, creio que seja a pasta errada que estou escolhendo.
Tu que tem o Nuvi 750, é necessário ativar o tracklog ?

Abraço,

Diogo Azevedo
Desenvolvedor Municipal

Garmin Nüvi 750
Projeto TrackSource

nqnnospam

#120 Mensagem por nqnnospam »

1) Sim, é só escolher a pasta
2) Não
3) Procure pelo arquivo gps.bin
4) Não. Você tem que acessar a função escondida e clicar em Start (veja a primeira mensagem).

[]'s Sérgio Barroso

dfazevedo

#121 Mensagem por dfazevedo »

Sérgio, me diz uma coisa. Essa opção aparece somente uma vez?
Cara eu só consegui fazer aparecer uma vez só e nem sei como.
Acesso "Onde estou?" e aparece os dados, porém não está aparecendo mais a opção de start.
Tem mais algum detalhe a ser feito?

Abraço,

Diogo Azevedo
Desenvolvedor Municipal

Garmin Nüvi 750
Projeto TrackSource

nqnnospam

#122 Mensagem por nqnnospam »

A função aparece sempre que é acessada. Notar que a função só funciona se o GPS tiver captado sinais de satélites suficientes para determinar sua posição.

[]'s Sérgio Barroso

george bittencourt

#123 Mensagem por george bittencourt »

Vcs sabem se o modelo 285wt também se inclue nesta descoberta? O Procedimento para o tracklog seria o mesmo para ele?
Obrigado.

dfazevedo

#124 Mensagem por dfazevedo »

nqnnospam escreveu:A função aparece sempre que é acessada. Notar que a função só funciona se o GPS tiver captado sinais de satélites suficientes para determinar sua posição.
Sim, o GPS busca informação sobre a posição, porém não aparece a opção start.
Ele fica até pronto para navegar. Estranho não ?

Abraço,

Diogo Azevedo
Desenvolvedor Municipal

Garmin Nüvi 750
Projeto TrackSource

villas

#125 Mensagem por villas »

Diba escreveu:Tenho o 255W, e na pasta Log estão as pastas contendo apenas os arquivos nav.bin e traffic.bin. O Fênix informou que encontrou outro arquivo (gps.bin) na pasta Debug, esta pasta não existe no meu 255. A questão é: Não foi gerado o arquivo gps.bin no meu Garmin e o Nutrak não converte o nav.bin e nem o traffic.bin. já tentei importando a pasta gerado no Log e importando um arquivo de cada vês, mas não ocorre a conversão. Já até criei a pasta Debug no Garmin e nada! Onde estou errando?
msampaio3 escreveu:Encontro exatamente a mesma dificuldade. Tentei os mesmos procedimentos, andei por todos os fóruns e não consigo matar a charada. Onde estará o problema? Sugestões?
Agora somos 3 que tem o mesmo problema. Mesmo aparelho e eu ativei tudo como mencionado, apareceu a tecla STOP normal e também aparece uma bola tipo um botão com um icone de camera fotográfica que tira screenshots da tela.

O arquibo gps.bin mesmo que é bom, nada. Viajei hoje gravando e não aparece o dito cujo, apenas o nav.bin e o traffic.bin. Todos os nav.bin que gravou tem 1KB porém os traffic.bin tem um pouco mais até 820KB de tamanho.

tirei um screenshot das pastas:
pastas255w.jpg
Alguém com o mesmo problema poderia nos dar uma ajudinha por favor ???
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Eduardo
villasweb.com
DM TRC SP >Valinhos/Vinhedo/Louveira/Itupeva/Sumaré/Nova Odessa/Santa Barbara D'Oeste/Americana/Itatiba/Campinas<
Valinhos SP - [-22.973283,-43.191093]

Alex POA
Contato:

#126 Mensagem por Alex POA »

Sinceramente, não vale a pena esquentar a cabeça para poder acessar esta função oculta dos Nuvi. No meu Nuvi 205w funciona e já consegui gravar e converter os tracklogs de 1 em 1 segundo, mas o resultado não é satisfatório! Quando necessário recomendo utilizar a função "offroad" que da um resultado com precisão muito superior! Fica a dica...

Alexandro Corrêa - Eldorado do Sul-RS / Torres-RS / Passo-de-Torres-SC
NUNCA INSTALE OS MAPAS NA MEMÓRIA INTERNA DO SEU NUVI! UTILIZE SEMPRE O CARTÃO DE MEMÓRIA!

villas

#127 Mensagem por villas »

Aléx eu estou tentando gravar os tracks para fins de validação de mapas e traçagem de ruas via trackmaker pois minha cidade está muito incompleta no TRC Brasil. Esta funcionalidade do offroad é mais precisa mesmo para este fim ?
Alex POA escreveu:Sinceramente, não vale a pena esquentar a cabeça para poder acessar esta função oculta dos Nuvi. No meu Nuvi 205w funciona e já consegui gravar e converter os tracklogs de 1 em 1 segundo, mas o resultado não é satisfatório! Quando necessário recomendo utilizar a função "offroad" que da um resultado com precisão muito superior! Fica a dica...

Eduardo
villasweb.com
DM TRC SP >Valinhos/Vinhedo/Louveira/Itupeva/Sumaré/Nova Odessa/Santa Barbara D'Oeste/Americana/Itatiba/Campinas<

Alex POA
Contato:

#128 Mensagem por Alex POA »

Villas, testei esta função exatamente para traçar rotas da minha cidade e comparando o resultado que obtive com o método offroad, este último foi muito melhor! Recomendo utilizar o Offroad que não vai ter problemas com seus mapas!
villas escreveu:Aléx eu estou tentando gravar os tracks para fins de validação de mapas e traçagem de ruas via trackmaker pois minha cidade está muito incompleta no TRC Brasil. Esta funcionalidade do offroad é mais precisa mesmo para este fim ?

NUNCA INSTALE OS MAPAS NA MEMÓRIA INTERNA DO SEU NUVI! UTILIZE SEMPRE O CARTÃO DE MEMÓRIA!

villas

#129 Mensagem por villas »

Alex POA escreveu:Villas, testei esta função exatamente para traçar rotas da minha cidade e comparando o resultado que obtive com o método offroad, este último foi muito melhor! Recomendo utilizar o Offroad que não vai ter problemas com seus mapas!
villas escreveu:Aléx eu estou tentando gravar os tracks para fins de validação de mapas e traçagem de ruas via trackmaker pois minha cidade está muito incompleta no TRC Brasil. Esta funcionalidade do offroad é mais precisa mesmo para este fim ?
De qualquer maneira, testei em off-road e mesmo assim não grava o gps.bin ... fiquei encasquetado com isso agora ... seria problema com firmware ou algo assim ? Será que nos updates, a Garmin removeu esta função ?? Seria interessante perguntar isso a própria Garmin?

Eduardo
villasweb.com

Alex POA
Contato:

#130 Mensagem por Alex POA »

No modo offroad, você deve pegar o tracklog na pasta "GPX", arquivo chamado "current.gpx". Este você consegue abrir direto no GPS TrackMaker.

villas

#131 Mensagem por villas »

Alex POA escreveu:No modo offroad, você deve pegar o tracklog na pasta "GPX", arquivo chamado "current.gpx". Este você consegue abrir direto no GPS TrackMaker.
Amigo fiz um teste aqui porem apareceram uma linhas bem finas que não batem com as ruas. Tem que acessar o arquivo current.gpx de alguma forma peculiar?

Agradeço a ajuda

Eduardo
villasweb.com

Simmonds
Contato:

#132 Mensagem por Simmonds »

Alex Poa.
Quando voce marca a opção FORA da ESTRADA voce consegue comandar um roteamento de um ponto qualquer para um outro e no trajeto o GPS vai dizendo onde voce deve virar a direita ou esquerda ?

Ou ele simplesmente traça uma linha reta para o destino.

Abraços

Imagem
Imagem

nqnnospam

#133 Mensagem por nqnnospam »

Srs,

Com relação ao modo Off-Road:

No modo OFF-ROAD o triplog (registro de viagem) de fato é registrado com o Lock On Road desligado, mas a resolução temporal de gravação é automática, e não de 1s. Isso significa que trechos "curvos" serão gravados com menor fidelidade.

Para acessar o triplog (não importa se ele foi registrado no modo Off-Road ou não), pode-se usar também o Mapsource. É preciso conectar o Nuvi ao PC e no Mapsource acionar "Transferência->Receber do Dispositivo" (com a opção "Pistas" acionada).

Este procedimento funciona nos modelos GPSMap 60CSx, Nuvi 750, 765T e no MobileXT.

Nos Nuvi o registro do caminho percorrido é chamado de "Registro de viagem" (Triplog). No 60CSx é chamado de "Tracklog".

Com relação ao 255 não gerar o gps.bin:

De fato, isso é muito estranho. Já fiz várias buscas por soluções no Google, e não encontrei nada. Lamento muito não poder ajudar mais. A única sugestão que posso dar é tentar buscar o gps.bin em todas as pastas do Nuvi, usando a ferramenta de busca de arquivos do Windows, mas imagino que todos já devem ter feito isso.

[]'s Sérgio Barroso

Simmonds
Contato:

#134 Mensagem por Simmonds »

Tambem achei estranho o fato do 255 ter todas as sequencias de gravar e não aparecer o arquivo GPS.BIN

Será que alguem que tenha ou ja teve o 255 poderia dar o testemunho para ver se existe outra possibilidade ?

Imagem
Imagem

phninke

#135 Mensagem por phninke »

Procure por um arquivo chamado GarminDevice.xml. Se não me engano está na pasta Garmin. Abra-o no bloco de notas ou windows explorer.
Procure pela linha onde refere-se ao Part Number. Algo do tipo: :<PartNumber>006-B0834-00</PartNumber>

Se o Part number for: 006-B1091-00 então acho que você tem um problema ainda sem solução.

As pessoas que comentaram não encontrar o gps.bin após fazer o procedimento, todos tinham um Nuvi 255w com esse Part Number.

Também já procurei em diversos foruns e não achei nenhum firmware específico deste modelo que permita a gravação do tracklog.

Paulo Henrique

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna)

villas

#136 Mensagem por villas »

phninke escreveu:Procure por um arquivo chamado GarminDevice.xml. Se não me engano está na pasta Garmin. Abra-o no bloco de notas ou windows explorer.
Procure pela linha onde refere-se ao Part Number. Algo do tipo: :<PartNumber>006-B0834-00</PartNumber>

Se o Part number for: 006-B1091-00 então acho que você tem um problema ainda sem solução.

As pessoas que comentaram não encontrar o gps.bin após fazer o procedimento, todos tinham um Nuvi 255w com esse Part Number.

Também já procurei em diversos foruns e não achei nenhum firmware específico deste modelo que permita a gravação do tracklog.

<PartNumber>006-B1091-00</PartNumber> :cry: na verdade não vi ainda um usuário com o 255W ou não W que diga que funciona.

Eduardo
villasweb.com

phninke

#137 Mensagem por phninke »

Villas,

Acho que você foi o "sorteado"..rs

Vou reproduzir abaixo um e.mail trocado com um usuário de 02 Nuvi 255W, mas com outro Part Number.

==================================
Tenho 2 Nuvis 255W, AMERICANOS, ambos com:

<PartNumber>006-B0827-00</PartNumber> .

Ambos com o Firmware atualizados, 6.60 e com os arquivos e mapas identicos.

Porém,
Um, grava os 3 arquivos (nav.bin, traffic.bin e gps.bin) na pasta "LOG" dentro da pasta "Garmin", o outro grava 2 destes arquivos ( nav.bin, traffic.bin) nesta pasta e o "gps.bin" na pasta: "debug", na pasta raiz do gps. Não seria este 2º caso, a situação deste usuário?

Este "Part Number" dele está me parecendo o Europeu. Verifique se este 255W fala o nome de ruas.
Ouvir comentários que o europeu, como o 250, entre outros, não tem esta função oculta de ativar a gravação. Mas como voçe afirmou que já conseguiu localizar os arquivos "nav e Traffic" pode não ser o caso.
============================

Ou seja: até agora esse problema limita-se aos Nuvi 255W com o part number 006-B1091-00.

Paulo Henrique

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna)

villas

#138 Mensagem por villas »

O meu eu comprei na Best Buy de Orlando FL USA então presumo ser o americano e trocando de "moça", ela fala o nome das ruas.

Com relação as pastas, não tem a pasta debug no I:/ apenas as pastas Garmin e Report. Já rodei todo o GPS e não existe nenhum arquivo gps.bin (meu PC mostra odo tipo de arquivo mesmo os do sistema e ocultos).

O meu 255W tem a função oculta e é isso que estou achando esquisito. Postei as telas até no forum da Garmin

http://forums.garmin.com/showthread.php?p=45255

Imagem
Imagem
phninke escreveu:Villas,

Acho que você foi o "sorteado"..rs

Vou reproduzir abaixo um e.mail trocado com um usuário de 02 Nuvi 255W, mas com outro Part Number.

==================================
Tenho 2 Nuvis 255W, AMERICANOS, ambos com:

<PartNumber>006-B0827-00</PartNumber> .

Ambos com o Firmware atualizados, 6.60 e com os arquivos e mapas identicos.

Porém,
Um, grava os 3 arquivos (nav.bin, traffic.bin e gps.bin) na pasta "LOG" dentro da pasta "Garmin", o outro grava 2 destes arquivos ( nav.bin, traffic.bin) nesta pasta e o "gps.bin" na pasta: "debug", na pasta raiz do gps. Não seria este 2º caso, a situação deste usuário?

Este "Part Number" dele está me parecendo o Europeu. Verifique se este 255W fala o nome de ruas.
Ouvir comentários que o europeu, como o 250, entre outros, não tem esta função oculta de ativar a gravação. Mas como voçe afirmou que já conseguiu localizar os arquivos "nav e Traffic" pode não ser o caso.
============================

Ou seja: até agora esse problema limita-se aos Nuvi 255W com o part number 006-B1091-00.
Editado pela última vez por villas em 03 Jul 2010, 12:53, em um total de 1 vez.

Eduardo
villasweb.com

Simmonds
Contato:

#139 Mensagem por Simmonds »

Essa Inconsistencia no comportamento poderia ser a falta do SD ? Será que com o SD no aparelho ele não gravaria direto no SD,? Talvez fosse o caso de colocar qualquer SD mesmo de capacidade baixa para efetuar os testes. do jeito que a coisa está , qualçquer tentativa não vai piorar mais do que ja está.

Imagem
Imagem

villas

#140 Mensagem por villas »

Paulo teste executado SEM sucesso !!! Nada foi gravado no cartão.
Simmonds escreveu:Essa Inconsistencia no comportamento poderia ser a falta do SD ? Será que com o SD no aparelho ele não gravaria direto no SD,? Talvez fosse o caso de colocar qualquer SD mesmo de capacidade baixa para efetuar os testes. do jeito que a coisa está , qualçquer tentativa não vai piorar mais do que ja está.

Eduardo
villasweb.com

marciocerquinho

#141 Mensagem por marciocerquinho »

Ola pessoal
Vou reportar o mesmo problema. Tenho um NUVI205W que tem a função de Traklog escondida porem não consigo converter com o Nutrack.
No diretório raiz não tem a pasta debug.
O partnumber é <PartNumber>006-B0827-00</PartNumber>
E após ativar o tracklog não tem, o arquivo gps.bin.

Algum já conseguiu a resposta?

Muito obrigado a todos
Marcio Cerquinho

gcpeixoto

#142 Mensagem por gcpeixoto »

marciocerquinho,
Com este partnumber: <PartNumber>006-B0827-00</PartNumber>
Com certesa a função é ativada. Reveja o tutorial e veja se realmente voce ativou a função.
O Arquivo gps.bim pode estar na pasta "debug", na raiz ou na pasta "Log", dentra da garmin.
O problema é com o parnumber:006-B1091-00

marciocerquinho

#143 Mensagem por marciocerquinho »

Obrigado pela atenção GCPeixoto.
Mais infelizmente eu não estou conseguindo encontra o arquivo gps.bin. Eu consigo ativar o log o que posso observar pelo diretório de log onde aparecem as pastas com a data, e dentro os arquivos, porem sem o gps.bin. E no raiz do GPS também não tem a pasta debug. Pelo que observei está tudo certo porem o gps.bin não quer aparecer.. ontem fiz uma atualização do Firmware da Garmin (pela site da garmin) porem continuou o problema.

Simmonds
Contato:

#144 Mensagem por Simmonds »

Existe um porém ai nessa história,
O GPS.BIN só é criado se voce andar com o GPS com a função ativada, se só estiver a função ativada e parado dentro de casa, ele não cria o arquivo.
Como ? Porque ? Eu não sei responder.

Mas todas a vezes que usei dentro de casa ele não criou o GPS.BIN

Imagem
Imagem

Wellington Braz

#145 Mensagem por Wellington Braz »

Amigos tenho um Nuvi 750 e nao consigo gravar as rotas off road, alguem pode me dizer um passo a passo

marciocerquinho

#146 Mensagem por marciocerquinho »

Ola Simmonds
Eu andei com o GPS com a função ativada. Ele criou os dosi arquivos, mais não o GPS.bin Eu vou fazer um teste agora quando voltar apra casa. Eu criei a pasta Debug na raiz do GPS, pois não existia. Vamos verificar se é por não ter a pasta que ele não está criando o arquivo GPS.BIN

marciocerquinho

#147 Mensagem por marciocerquinho »

Ola pessoal.
Não tem jeito. Não grava o arquivo GPS.BIN nem criando a pasat Debug por conta própria. So aparecem os log´s na pasta LOG com os arquivos nav.bin e traffic.bin, nada do GPS.bin. Estou desconfiando que a Garmin desabilitou a função em algum update de firmware.
Alguma dica??????????????

Simmonds
Contato:

#148 Mensagem por Simmonds »

TEXTO CENSURADO
Editado pela última vez por Simmonds em 07 Jul 2010, 13:44, em um total de 1 vez.

Imagem
Imagem

marciocerquinho

#149 Mensagem por marciocerquinho »

Paulo.
O seu comentário foi bastante infeliz.. Mais tudo bem.. Internet tem destas coisas.. Para sua informação eu não comprei o GPS, eu ganhei. Também para sua informação eu utilizo sim o GPS (um NUVI 205W) para navegação já que não trabalho com levantamento topográfico. A para finalizar eu gotaria de utilizar a função de tracklog com maior precisão para auxiliar o projeto Tracksource, de maneira que eu possa fazer o levantamento do mapa da minha cidade que não tem no projeto.
Se este forum não é para discutir informações técnicas, e observações de GPS, me avise que eu mudo de forum.
Espero que você não leve a mal minha resposta.

Simmonds
Contato:

#150 Mensagem por Simmonds »

Vejo que apesar de eu ter pedido para não levar como ofensa, assim mesmo voce levou, peço desculpas, retiro a minha idéia.
Abraços

Imagem
Imagem

Wellington Braz

#151 Mensagem por Wellington Braz »

Gravei normalmente o arquivo conforme descrito no meu nuvi 750, minha pergunta é : eu posso passar esse arquivo para o mapsource e importar ele depois para o GPS como rota, ai fica possivel navegar nessa rota ?

Alex POA
Contato:

#152 Mensagem por Alex POA »

A principio pode fazer sim, sem problemas... o Nuvi 750 pode armazenar até 10 rotas.

Wellington Braz

#153 Mensagem por Wellington Braz »

Alex POA escreveu:A principio pode fazer sim, sem problemas... o Nuvi 750 pode armazenar até 10 rotas.
Caro amigo Alex, eu comprei meu GPS com a esperança de poder fazer trilha de jipe com ele ou seja quero marca o caminho percorrido e depois voltar pelo mesmo sem a presença de um guia, mais o que meu GPS marca é apenas o caminho percorrido, eu faço o seguinte, coloco ele FORA DE ESTRADA e depois coloco para MARCA CAMINHO até ai tudo bem, mais depois eu nao consigo navegar por esse caminho no meu GPS, agora que conseguir gravar o caminho atravez desses passos do tracklog, quando abro no Mapsource, ele fica em PISTAS, como faço para colocar em em Rotas, pq ai fica facil transferir para o meu 750.

Alex POA
Contato:

#154 Mensagem por Alex POA »

Como o meu GPS não possui o recurso de rotas, eu nunca fiz isso, mas vou dar uma olhada no MapSource que com certeza tem como fazer. Retorno assim que tiver mais informações.

BITTOCA

#155 Mensagem por BITTOCA »

salve a todos,
bom tenho um nuvi 260w aconpanhei o tópico consegui gravar track, achei o arquivo .bin baixei o nutrack
converti para .gpx, abri no map source beleza. eu falei legal. kkk só que agora eu envio para o nuvi ela não
aparece no mapa do gps. e de nada adianta eu gravar e não poder acessar. acho que falta pouco alguns dos
senhores podem ajudar neste caso.

claudiocesar

#156 Mensagem por claudiocesar »

Tenho um 785t e estou com essa mesma dificuldade....... não consigo ver os arquivos .gpx que gravei e reenviei paraq o gps.....
BITTOCA escreveu:salve a todos,
bom tenho um nuvi 260w aconpanhei o tópico consegui gravar track, achei o arquivo .bin baixei o nutrack
converti para .gpx, abri no map source beleza. eu falei legal. kkk só que agora eu envio para o nuvi ela não
aparece no mapa do gps. e de nada adianta eu gravar e não poder acessar. acho que falta pouco alguns dos
senhores podem ajudar neste caso.

CA2REIS

#157 Mensagem por CA2REIS »

Olá a todos. Instalei os mapas no meu Garmin 265 WT. Tudo funciona muito bem. Como posso incluir os avisos de radares, lombadas e velocidade máxima? Tem alguma coisa a ver com o POI? Onde posso baixar tais dados? No Tracksource? E depois? Como instalá-lo no GPS? Obrigado pessoal.

Antonio Seixas

#158 Mensagem por Antonio Seixas »

nqnnospam,

Se eu entendi direito, nüvi 1490 faz isto automaticamente, você somente precisa ir em ferramentas/definições/mapas/registro de viagem mostrar/mostrar.

Ao final da trilha da trilha só clicar em cima do carro que ele grava o tracklog, pista. Até aí tudo bem.

O problema é deixar isto roteável no mapsource, se eu voltar para o navegador da zebra, ele não insere legal, o navegador interpreta com uns traços altos separados, dá até para navegar mais ou menos com a ajuda de um note.

Pergunta - Como posso inserir uma trilha, pista que o navegador gravou, levá-la para o Mapsource e retorná-la numa boa, roteável pelo navegador como uma rota criada no Mapsource? Para mim esse é o x da questão. Alguém saberia informar?

Utilizo o TRC Brasil atualizado do projeto www.tracksource.org.br .

cuge

#159 Mensagem por cuge »

antonio,
uma ideia seria vc enviar o tracklog para o desenvolvedor da regiao gravada, aih ele vai inserir o teu tracklog nos mapas do TRC, tornando assim aquele caminho roteavel.
logico, isso se nao for particular e vc quiser compartilhar.

outra ideia eh utilizar o basecamp, com ele vc consegue criar uma rota a partir de uma trilha, salva e depois abre a rota com o mapsource.

abraço.

O fórum é excelente, porem um membro é uma ferida do fórum, estou me retirando...

Andre8883

#160 Mensagem por Andre8883 »

Consegui fazer o tracklog no Nuvi 780. Maravilha!!! Funcionou direitinho. Os log's ficam salvos na pasta "Log" na memória interna do GPS, converti os arquivos com o Nutrak e abri no Mapsource. Nota 10!!! Valeu a dica.

masv9

#161 Mensagem por masv9 »

Antes de mais nada, parabéns aos foristas pelo ótimo nível de informações.
Solicito as seguintes informações:
1) se alguém já sabe de uma solução para a questão do Nûvi 255W que não grava o arquivo do tracklog (arquivo gps.bin)?
2) caso negativo, se é possível contribuir para o projeto Tracksource no desenvolvimento de mapas com a dica dada pelo Alex POA (usar o triplog gravado no modo "off-road" e que está no arquivo current.gpx)? Ou, conforme dito pelo nqnnospam, o triplog asssim gerado seria impreciso e não serviria para a função?
3) como criar e contribuir com pontos de interesse (POI) para o Tracksource com o 255W nuvi?

Grato a todos pela atenção.

Simmonds
Contato:

#162 Mensagem por Simmonds »

MASV9

Considerando o Tópico desde o Inicio na pagina 1, o NUVI 255 não apresenta o problema de não gravar o traclog na Pasta LOG.

Sugiro que voce pesquise essa questão, pois todos os meus conhecidos aqui em Salvador conseguiram fazer funcionar esta função Oculta.

Imagem
Imagem

masv9

#163 Mensagem por masv9 »

Simmonds:
Como já relatado anteriormente pelo Villas, msapaio3 e Diba, e confirmado por mim, o Nuvi 255W, embora tenha a função oculta de gravar o tracklog, misteriosamente não gera o arquivo gps.bin, impossibilitando a conversão com o Nutrak, etc, etc, etc. O phninke, pelo que entendi, confirmou o problema.

Assim, continuo indagando: 1) se alguém já sabe de uma solução para a questão do Nûvi 255W que não grava o arquivo do tracklog gps.bin?
2) caso negativo, se é possível contribuir para o projeto Tracksource no desenvolvimento de mapas com a dica dada pelo Alex POA (usar o triplog gravado no modo "off-road" e que está no arquivo current.gpx)? Ou, conforme dito pelo nqnnospam, o triplog asssim gerado seria impreciso e não serviria para a função?
3) como criar e contribuir com pontos de interesse (POI) para o Tracksource com o 255W nuvi?

Simmonds
Contato:

#164 Mensagem por Simmonds »

Ok, lamento sobre o fato de não registrar o arquivo BIN

Criar POIs com ele , penso ser do mesmo jeito que nos outros, presisone o carrinho na tela e ai vem a pergunta sobre guardar o local, aceite e siga os passos seguintes até que ele volte para o mapa

Imagem
Imagem

villas

#165 Mensagem por villas »

Amigo veja o serial number do seu 255W ... se for igual ao meu, não vai gravar o gps.bin. Nem a Garmin respondeu no próprio forum lixo dela. Lá nos EUA a Garmin manda mas não tá nem ai pra nós aqui na selva.

Os que não gravam : <PartNumber>006-B1091-00</PartNumber>

Se for este o teu caso, ele só aciona a funçao e grava no arquivo "current.gpx" que abre numa boa nos aplicativos mas parece que tem que grafar em modo fora de estrada entende?

O track gravado não vai ser de 1 em 1 segundo.

Abraço

masv9 escreveu:Simmonds:
Como já relatado anteriormente pelo Villas, msapaio3 e Diba, e confirmado por mim, o Nuvi 255W, embora tenha a função oculta de gravar o tracklog, misteriosamente não gera o arquivo gps.bin, impossibilitando a conversão com o Nutrak, etc, etc, etc. O phninke, pelo que entendi, confirmou o problema.

Assim, continuo indagando: 1) se alguém já sabe de uma solução para a questão do Nûvi 255W que não grava o arquivo do tracklog gps.bin?

Eduardo
villasweb.com

hpercy

#166 Mensagem por hpercy »

A princípio tentei no meu 205 e so tinha 2 arquivos la, o nav.bin e o traffic.bin, fiquei frustrado, mas olhando atentamente, na pasta raiz tem a pasta debug e mandando buscar nela, havia la o bendito do gps.bin, então, como A + B, copiei o bendito pra pasta de log e rodei o programa pra converter. Funcionou redondamente.

villas

#167 Mensagem por villas »

hpercy escreveu:A princípio tentei no meu 205 e so tinha 2 arquivos la, o nav.bin e o traffic.bin, fiquei frustrado, mas olhando atentamente, na pasta raiz tem a pasta debug e mandando buscar nela, havia la o bendito do gps.bin, então, como A + B, copiei o bendito pra pasta de log e rodei o programa pra converter. Funcionou redondamente.
No 255W não tem a pasta debug e nem adianta criar uma. Não rola. A única opção para o meu modelo é o current.gpx

Eduardo
villasweb.com

Simmonds
Contato:

#168 Mensagem por Simmonds »

Tem que informar para ele em que pasta ele vai verificar o numero <PartNumber>006-B1091-00</PartNumber>

Imagem
Imagem

villas

#169 Mensagem por villas »

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... 08#p113608

Simmonds escreveu:Tem que informar para ele em que pasta ele vai verificar o numero <PartNumber>006-B1091-00</PartNumber>

Eduardo
villasweb.com

nqnnospam

#170 Mensagem por nqnnospam »

Antonio Seixas escreveu:nqnnospam,

Se eu entendi direito, nüvi 1490 faz isto automaticamente, você somente precisa ir em ferramentas/definições/mapas/registro de viagem mostrar/mostrar.

Ao final da trilha da trilha só clicar em cima do carro que ele grava o tracklog, pista. Até aí tudo bem.

O problema é deixar isto roteável no mapsource, se eu voltar para o navegador da zebra, ele não insere legal, o navegador interpreta com uns traços altos separados, dá até para navegar mais ou menos com a ajuda de um note.

Pergunta - Como posso inserir uma trilha, pista que o navegador gravou, levá-la para o Mapsource e retorná-la numa boa, roteável pelo navegador como uma rota criada no Mapsource? Para mim esse é o x da questão. Alguém saberia informar?

Utilizo o TRC Brasil atualizado do projeto http://www.tracksource.org.br .

Caro Antônio, como explicado no tópico inicial:
Bom, todos já sabem que muitos modelos da linha Nuvi possuem uma função que permite registrar o caminho percorrido (triplog ou registro de viagem). Essa função é afetada pelo "Lock On Road" no modo de navegação, fazendo com que o registro fique sempre sobre a via do mapa mais próxima da posição atual. Também não como mudar a frequência com que pontos são adicionados ao registro. Tudo isso faz com que o triplog desses modelos Nuvi não se adequem à confecção de mapas.

Contudo isso agora mudou, porque um usuário do fórum GPSPassion (veja a mensagem original no link do começo da mensagem) descobriu uma função escondida em vários modelos da linha Nuvi. Nessa nova função descoberta, a frequência de registro é de um ponto por segundo, e o Lock On Road não afeta o registro, permitindo o uso do mesmo com o modo de navegação ativado.
Essa função que você mencionou é a normal, o triplog, e, como explicado acima, ela é afetada pelo Lock On Road, e a frequência de registro é muito baixa.

Sobre voltar a trilha para o Nuvi e usá-la como rota, infelizmente não há como fazê-lo, pois os modelos da linha Nuvi não possuem este tipo de recurso. O máximo que se pode fazer, somente em alguns poucos modelos da linha Nuvi (750, 765T, etc), e navegar no modo Off-Road, e mesmo assim com recursos de navegação muito limitados. Os modelos Nuvi são voltados para navegação automática, em regiões com mapeamento roteável.

Este tipo de recurso está disponível somente nos modelos das linhas GPSMap, eTrex, Colorado, Oregon e Dakota.

[]'s Sérgio Barroso

masv9

#171 Mensagem por masv9 »

Inicialmente, obrigado pela atenção que me foi dispensada pelos foristas com suas respostas.
Contudo, uma dúvida ainda me aflige: gostaria de contribuir para o projeto Tracksource enviando dados para a confecção de mapas de minha cidade. Como já dito, meu 255W não grava o arquivo gps.bin com a "função oculta dos nuvi" (já testei e o part number realmente confere com o daquele que não grava o arquivo).
Assim, indago: o percurso que irei gravar (com a "função oculta" ou com a opção "lock on the road" desativada que acabarão por gravar o triplog no arquivo current.gpx) terá utilidade para a confecção de mapas do Tracksource?
Sei que a gravação é imprecisa, pois não se dá de 1s em 1s, mas é a única possível no caso do meu GPS. Se alguma diferença fizer, informo que a grande maioria das ruas de minha cidade são retas, formando o desenho de uma grade.
Se possível a algum desenvolvedor responder (ou mesmo quem não for desenvolvedor, mas já tenha colaborado para o projeto Tracksource com um 255W como o meu), ficaria muito grato.

The_Legend

#172 Mensagem por The_Legend »

Alguém sabe dizer se os 255w ainda estão com esse problema de não gravar o tracklog? Estou para comprar um GPS novo, na Amazon a diferença entre ele e o 265wt é de uns U$ 22. O bluetooth para mim não é essencial, e o FM traffic não funciona mesmo aqui no Brasil, então se o problema dos 255w tiver sido resolvido (os novos estarem vindo com outro part number, sei lá), fico com ele mesmo.

The_Legend

#173 Mensagem por The_Legend »

The_Legend escreveu:Alguém sabe dizer se os 255w ainda estão com esse problema de não gravar o tracklog? Estou para comprar um GPS novo, na Amazon a diferença entre ele e o 265wt é de uns U$ 22. O bluetooth para mim não é essencial, e o FM traffic não funciona mesmo aqui no Brasil, então se o problema dos 255w tiver sido resolvido (os novos estarem vindo com outro part number, sei lá), fico com ele mesmo.
Ninguém sabe me responder não? :(

nqnnospam

#174 Mensagem por nqnnospam »

masv9 escreveu:Inicialmente, obrigado pela atenção que me foi dispensada pelos foristas com suas respostas.
Contudo, uma dúvida ainda me aflige: gostaria de contribuir para o projeto Tracksource enviando dados para a confecção de mapas de minha cidade. Como já dito, meu 255W não grava o arquivo gps.bin com a "função oculta dos nuvi" (já testei e o part number realmente confere com o daquele que não grava o arquivo).
Assim, indago: o percurso que irei gravar (com a "função oculta" ou com a opção "lock on the road" desativada que acabarão por gravar o triplog no arquivo current.gpx) terá utilidade para a confecção de mapas do Tracksource?
Sei que a gravação é imprecisa, pois não se dá de 1s em 1s, mas é a única possível no caso do meu GPS. Se alguma diferença fizer, informo que a grande maioria das ruas de minha cidade são retas, formando o desenho de uma grade.
Se possível a algum desenvolvedor responder (ou mesmo quem não for desenvolvedor, mas já tenha colaborado para o projeto Tracksource com um 255W como o meu), ficaria muito grato.

Caro masv9, sim em último caso você pode usar o modo Off-Road, com a navegação desligada. Em trechos muito sinuosos, você vai ter que rodar em baixa velocidade, para que o Nuvi colete mais pontos.

Também ajuda passar várias vezes pelo mesmo lugar.

[]'s Sérgio Barroso

villas

#175 Mensagem por villas »

The_Legend escreveu:
The_Legend escreveu:Alguém sabe dizer se os 255w ainda estão com esse problema de não gravar o tracklog? Estou para comprar um GPS novo, na Amazon a diferença entre ele e o 265wt é de uns U$ 22. O bluetooth para mim não é essencial, e o FM traffic não funciona mesmo aqui no Brasil, então se o problema dos 255w tiver sido resolvido (os novos estarem vindo com outro part number, sei lá), fico com ele mesmo.
Se puder escolher outro, escolha pois eu fui sorteado e o meu grava mas não de 1 em 1 segundo, então nas curvas e se passr de 40km por hora fica complicado.

O problema é que uma série não grava de 1 em 1 segundo e isso é mportante. Comprando pela amazon você não vai ter acesso a isto.

Eduardo
villasweb.com

Simmonds
Contato:

#176 Mensagem por Simmonds »

A solução para quem não consegue gravar de 1 em 1 segundo

http://cgi.ebay.com/Royaltek-RBT-2300-B ... c6596#shId

Grava Tracks de 1 em 1 segundo apesar da especificação técnica não confirmar.
Mas eu já confirmei e sem antena Externa chega muito proximo do 60 Csx.

Imagem
Imagem

cuge

#177 Mensagem por cuge »

compra um oregon :twisted:

O fórum é excelente, porem um membro é uma ferida do fórum, estou me retirando...

Simmonds
Contato:

#178 Mensagem por Simmonds »

Oregom custa caro, a ideia não é gastar dinheiro dessa forma, eles ja tem um GPS, só desejam gravar tracks de boa qualidade. essa opção oferecida acima custa em média R$70,00 a R$100,00

Imagem
Imagem

cuge

#179 Mensagem por cuge »

cuge escreveu:compra um oregon :twisted:
quem tem dinheiro!

Julio Caesar

#180 Mensagem por Julio Caesar »

Eu também fui sorteado com um 205w série B1091, aquele que não grava...

The_Legend

#181 Mensagem por The_Legend »

villas escreveu:
The_Legend escreveu:
Se puder escolher outro, escolha pois eu fui sorteado e o meu grava mas não de 1 em 1 segundo, então nas curvas e se passr de 40km por hora fica complicado.

O problema é que uma série não grava de 1 em 1 segundo e isso é mportante. Comprando pela amazon você não vai ter acesso a isto.
Com o 265wt estarei seguro, então?

Me tirem outra dúvida, com esse tracklog, é possível fazer medição de áreas no próprio GPS? Em caso negativo, existe algum software (gratuito) que faça esse cálculo?

mabroglia

#182 Mensagem por mabroglia »

Sei que não é assunto da discussão mas quanto a precisão das trilhas para confecção dos mapas, tém uma solução que é tirar a trilha média através dessa ferramenta:

http://sites.google.com/site/marcelonery/trackaverage

Abraços

Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

villas

#183 Mensagem por villas »

Resumindo para os nuvi 255W:

Existem 3 comportamentos de aparelhos diferentes para este modêlo:

1) Grava o arquivo gps.bin na pasta Logs de 1 em 1 segundo.
2) Grava o arquivo gps.bin na pasta Debug de 1 em 1 segundo.
3) Não grava o arquivo gps.bin de jeito nenhum.

No caso 3 (que infelizmente é o meu):

- Não adiantou criar a pasta Deug
- A função está presente para ser habilitada porém só o botão Start e no mapa o Stop.
- Os tracks são gravados em intervalos aleatórios, ou seja, se não for de bike ou a pé, sai uma porcaria nas curvas.
- A solução é pegar um arquivo de nome Current.gpx que vai ter o que gravou, bem como os recentes roteamentos (tudo junto no mesmo arquivo porém datado e com cores diferentes)

Fico pensando se a diferença é no hardware ou seria o software instalado ....

É isso ai people.

Eduardo
villasweb.com

Guilherme_CGM

#184 Mensagem por Guilherme_CGM »

Boa tarde, sou novato no assunto de GPS, utilizo um Nuvi 760, eu conssegui transformar o GPS.BIN em .GPX, mas e como eu posso fazer para enviar este trajeto de volta para o dipositivo GPS e consseguir visualizar a linhazinha azul de marcação do trajeto, pois o normal é que a marcação da linha azul vai sendo apagada quando passa dos 10.000 pontos, mas eu gostaria de passar um trajeto para um colega que tenha o mesmo nuvi 760, mas eu agri o GPX no MapSource e enviei e nao aparece a marcação no GPS !

villas

#185 Mensagem por villas »

Da moderação:
Favor não citar a mensagem imediatamente acima, pois atrapalha a leitura e o mecanismo de busca do site

Acho que tem uma pequena confusão ai Guilherme. Só converta o gps.bin pra .gpx para usá-lo no GTM Trackmaker. Se não vai traçar mapas, é só "baixar" a track coletada para o seu PC via Mapsource, gravá-la e enviar para o seu amigo. Ele vai abrir com o mesmo MapSource e mandar para o Nuvi dele. Sacou?

Não precisa converter nada nem buscar o .bin

Eduardo
villasweb.com

Julio Caesar

#186 Mensagem por Julio Caesar »

Só para complementar o tópico, para quem tem interesse em contribuir com novos POIs e novas rotas, vale a pena assistir a esta vídeo-aula:
www.youtube.com/watch?v=HKhLL1pQaJ4

gilton88

#187 Mensagem por gilton88 »

bechuetijunior escreveu:Pessoal, este é meu primeiro GPS. Um Nuvi 750. Posso aplicar o passo-a-passo descrito no início do forum nele? Pelo que entendi (sou leigo) converto, e após abro através do Mapsource e envio de volta para o GPS. É isso. Ou tem outra maneira de carregar no GPS uma trilha gravada com o procedimento acima?

Pode sim, também tenho um Nüvi 750 e com ele funcionou perfeitamente.

elicezar

#188 Mensagem por elicezar »

Pessoal, parece que os gps da serie 1xxx tambem tem essa função de gravar os tracks.
essa informação pode ser vista neste link.:
http://www.gpspassion.com/forumsen/topi ... ichpage=48

as instruções sao:
1. Na tela do mapa, clique na Velocidade
2. Abrirá o "Computador de Bordo", com um velocimetro grande, aperte e mantenha precionado o centro deste Velocimetro.
3. Aparecerá o "Diagnostic Logging"
4. Selecione o "Diagnostic Logging"
5. Ne tela "Engineering Mode: Logging Control" selecione "Start Recording"
6. Pronto já esta gravando, o Botão "Stop" irá aparecer no alto do mapa.

o arquivo de log gravado vai para a pasta oculta .System

Gostaria que alguem que possui gps desta serie, e em especial o 1300 que confirmasse esta informação, pois semana que vem vou comprar um gps e ate agora ja estava convencido de pegar um 265wt por causa desta função. Uma vez confirmando isto no 1300, vou optar pelo 1300.

Ficaria muito grato caso alguem confirme isto.

valmirjp

#189 Mensagem por valmirjp »

Boa noite Elicezar,

Tenho um 1300 e realmente tem esta função, grava na pasta .System\Logs\gpx ou na pasta .System\Logs\bin de acordo com a extensão de arquivo que vc configurar. Recentemente passei pelas ruas de Curumim (capão da Canoa) RS com a função ativa e gravou direitinho.

sds

Valmir Paniz - Caxias do Sul - RS
Nuvi 1300 - 4.30 -sw 5.80 - Mapas TRC RS/SC

MACBH
Contato:

#190 Mensagem por MACBH »

nqnnospam escreveu:Testado somente nos modelos nuvi 2x5, 2x5w, 550, 750, 755, 765T, 1490

Retirado do GPSPassion.

O mais interessante é que não se faz necessária nenhuma modificação de firmware para acessar a função.

Ela é acessada através da página da função "Where I am" (acho que em Português se chama "Onde estou"), logo só funciona nos modelos que têm essa função (nuvi 2x5, 2x5w, 550, 760, 755).

1- Procedimento nuvis 2x5, 2x5w, 550, 760, 755, 765T:

Com o GPS em Inglês

Entrar no "Where I am" e clicar em (seguindo a sequência abaixo):

1- Na palavra "Nearest" em "Nearest Intersection"
2- Na palavra "Nearest" em "Nearest Address"
3- Na palavra "Address" em "Nearest Address"
4- Na palavra "Intersection" em "Nearest Intersection"

Com o GPS em Português

Entrar na "Onde Estou" e clicar em (seguindo a sequência abaixo):

1- Na palavra "Cruz." em "Cruz. mais próximo"
2- Na palavra "End." em "End. mais próximo"
3- Na palavra "próximo" em "End. mais próximo"
4- Na palavra "próximo" em "Cruz. mais próximo"

testei no meu nuvi205 e funcionou perfeitamente, porém após atualizar o software a função tem sua ordem invertida.... ou seja a sequência acima passa a ser 4-3-2-1 após atualizar o software com o webupdater da própria garmin.

elicezar

#191 Mensagem por elicezar »

valmirjp escreveu:Boa noite Elicezar,

Tenho um 1300 e realmente tem esta função, grava na pasta .System\Logs\gpx ou na pasta .System\Logs\bin de acordo com a extensão de arquivo que vc configurar. Recentemente passei pelas ruas de Curumim (capão da Canoa) RS com a função ativa e gravou direitinho.

sds
Adquiri semana passada o 1300 e estou muito contente!

Grato pela confirmação de que era possível gravar os tracks. ;D

Gostei muito tambem de um arquivo current.gpx que grava por tudo onde passei... =p

Ps.: Na minha opiniao, algum moderador tinha que mudar o post inicial e incluir la tambem os modelos da series 1xxx.

gabrielksa

#192 Mensagem por gabrielksa »

Alguém sabe dizer se isso funciona no Nuvi260?

mhfernandes

#193 Mensagem por mhfernandes »

Caros amigos, tenho um NUVI 205W, habilitei a função de gravação 1 / 1 seg. mas não aparece o arquivo gps.bin em nem uma pasta da memoria interna do aparelho, o nobre amigo Villas havia dito nesse post que existem 3 tipos de GPSs, os que gravam o arquivo ma pasta Logs, os que gravam na pasta Debug e os que não gravam, acho que o meu é do tipo que não grava o gps.bin, mas observei que o arquivo (traffic.bin) na pasta Logs, depois que habilitei a função de gravação possui 867 kb após eu fazer uma pequena viagem logando a estrada, então pensei....Será que esse track de 1 / 1 seg. não seria esse arquivo nesse tipo de GPS?

Se alguém souber como converter esse arquivo para GPX estaria resolvendo o prob. de gravação dos aparelhos PartNumber 1091

Simmonds
Contato:

#194 Mensagem por Simmonds »

Alguem ja pensou em renomear o arquivo Traffig.bin para GPS.BIN ?

Imagem
Imagem

mhfernandes

#195 Mensagem por mhfernandes »

Paulo...Ja alterei o nome para para gps.bin e nada aconteceu...Acho que a função dele é so a navegação mesmo!

mhfernandes

#196 Mensagem por mhfernandes »

Hoje fiz uma descoberta, eu havia renomeado o arquivo traffic.bin para gps.bin afim de converter para GPX por achar que o tamanho dele era considerável, mas não surtiu efeito, então, hoje fiz uma viagem e habilitei a função 1 / 1 seg, quando fui reparar que a função Start Playback estava disponível, coisa que não tinha acontecido ate então, cliquei e abiu uma PG com 2 arquivos, ai cliquei em um deles e pereceu uma tela com umas opções de hora, minuto e segundo...etc. vou tentar add a foto da tela para que possam ver.

As fotos que antes eram gravadas na pasta LOGS agora estão na SCRN.

Bob Xyz

#197 Mensagem por Bob Xyz »

Galera,
sou novo aqui...
Queria uma dica de qual GPS indicam para iniciante com pouca grana...
Gosto de fazer trilha tambem.

Grato

Bob

Simmonds
Contato:

#198 Mensagem por Simmonds »

Tai uma coisa difícil de resolver.

Fazer Trilhas - Iniciante - Pouca grana -

Para fazer trilhas a Pé , aconselhável GPSMap 60 Csx, 60 Cx, 62, 76Cs, 76, Etrex, Oregon,

Trilhas de Bike , os mesmos acima e mais os Edge 800 e 500. o 500 não usa Mapa

Todos acima estão na faixa de 700,00 a 1500,00 ou mais , não sei exatamente

Os Mais Baratos, Series NUVI 2XXw estão na faixa de 200,00 a 400,00 mas não são aconselháveis para trilhas

Imagem
Imagem

Bob Xyz

#199 Mensagem por Bob Xyz »

Simmonds...

Quero dizer trilha de jeep...
Andei olhando o nuvi 205W, 255WT, 265W e 1250T todos na faixa de $100,00...
Qual acha melhor, ou eque voce compraria?

Outra coisa que significa as letras W e T?

Simmonds
Contato:

#200 Mensagem por Simmonds »

Conheço muitos que usam o GPSMap 276c, tela grande Robusto mas precisa de uma memoria Data Card especial de pelo menos 256MB para colocar o Brasil todo.

O valor é Salgado. entre 1.000,00 e 1.700,00 dependendo da memória

Os Nuvis eu não saberia lhe dizer se aguenta o tranco de trilhas de Jeep, vamos aguardar mais algume se pronunciar,

Particularmente eu não compraria os da Serie NUVI, teriam pouca vida util nesse batente

Imagem
Imagem

Simmonds
Contato:

#201 Mensagem por Simmonds »

em tempo.

Não sei o que significa as letras W e T

Imagem
Imagem

Bob Xyz

#202 Mensagem por Bob Xyz »

W refere-se ao tamanho e formado da tela
T refere ao Traffic updates

andrejacare

#203 Mensagem por andrejacare »

Bom dia pessoal,

Estou confirmando que funciona também no 3790 utilizando o mesmo método do 1490 e que, pelo menos neste modelo, o "Start Recording" funciona mesmo que o GPS não esteja "localizado".

nilson cruz

#204 Mensagem por nilson cruz »

Li todas as 7 paginas desse topico, meu 205w não grava o Gps.bin. Mas qual modelo seja da serie nuvi ou outra que venha com essa função por padrão? gostaria de comprar? mas qual teria?

mhfernandes

#205 Mensagem por mhfernandes »

Caros amigos, adquiri um NUVI 1390, a função de gravação escondida nesse aparelho é muito simples, e ele não precisa de nem um prog para transformar o arquivo GPS.BIN em GPX, pois ja grava o track nessa extensão.

Segue umas fotos para que possam ver:

OBS: As fotos estão na ordem invertida, o certo é da ultima para primeira!

hcmiranda

#206 Mensagem por hcmiranda »

Pessoal, estou querendo comprar um GPS e preciso dessa função tracklog. Alguem saberia me dizer se os modelos 1200, 2200, 1310 e 1340 possui essa função, e dentre os que possui, quais as vantagens de cada um?

Outra coisa, os aparelhos comprados no exterior tem alguma opção de alteração de idioma? ou é possível atualizá-lo de alguma forma?

Entendo o básico do básico de gps automotivo, então se alguem ainda puder me informar algum site com um manual de operação eu agradeço.
Obrigado.
Henrique

hcmiranda

#207 Mensagem por hcmiranda »

Em complementação, além desses aparelhos citados, também tem o 1245 e 1410.
Obrigado

djancv

#208 Mensagem por djancv »

Olá,

Já utilizei várias vezes esta função, inclusive para mapear alguns lugares no meu 255w.
Contudo fui usar hj e ela SUMIU!!!
Alguem sabe se quando atualiza o software esta função desabilita?
Agradeço desde já a ajuda!

Vanderleyrocha

#209 Mensagem por Vanderleyrocha »

Testei no meu Nuvi 295w e não funcionou. Alguém sabe se é possivel fazer esse procedimento nesse modelo?

Apontador T500
Garmin Nüvi 1100
Desenvolvedor Tracksource - Acre

Batedor

#210 Mensagem por Batedor »

No 1490T continua funcionando, mesmo após atualização...

jasgrafica

#211 Mensagem por jasgrafica »

hcmiranda escreveu:Pessoal, estou querendo comprar um GPS e preciso dessa função tracklog. Alguem saberia me dizer se os modelos 1200, 2200, 1310 e 1340 possui essa função, e dentre os que possui, quais as vantagens de cada um?

Outra coisa, os aparelhos comprados no exterior tem alguma opção de alteração de idioma? ou é possível atualizá-lo de alguma forma?

Entendo o básico do básico de gps automotivo, então se alguem ainda puder me informar algum site com um manual de operação eu agradeço.
Obrigado.
Henrique
Dentre as opçoes, ficaria com o 1410.
Tem capacidade de gravar ate 10 tracklogs.
Alteraçao de idiomas, versao do sotware, etc > registre o aparelho e faça pela garmin.com

Quando quiser usar o mapa do tracksource, TRC-Brasil, descarregue a versao para SD card
e grave na pasta /Garmin do SDcard do aparelho.
Lembre de deixar ativo só um mapa de cada vez.

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

mhfernandes

#212 Mensagem por mhfernandes »

O meu é um 1390 e grava os tracks de 1 em 1 seg. ja em GPX, não precisa converter, e com a ajuda de acleite fiz uma modificação para gravar esse arquivo direto no cartão SD, assim não ocupa espaço na memória interna!

kabello

#213 Mensagem por kabello »

mhfernandes escreveu:O meu é um 1390 e grava os tracks de 1 em 1 seg. ja em GPX, não precisa converter, e com a ajuda de acleite fiz uma modificação para gravar esse arquivo direto no cartão SD, assim não ocupa espaço na memória interna!
Olá, como configurar para gravar diretamente no SD?

J SANTOS

#214 Mensagem por J SANTOS »

Tenho um Nuvi 1300 e gostaria de usar essa função, porém não conseguir configurar, alguem pode ajudar?

mhfernandes

#215 Mensagem por mhfernandes »

kabello, tem de modificar o firmware do aparelho, não é uma coisa muito simples, requer um pouco de cuidado, se vc errar pode danificar seu aparelho, tente entrar em contato com o Acleite que ele te explica o passo a passo de como proceder, vc pode encontrar ele nesse site, o Portal GPS, mande uma mens para fazer contato direto.
Editado pela última vez por mhfernandes em 28 Abr 2011, 18:07, em um total de 1 vez.

mhfernandes

#216 Mensagem por mhfernandes »

J SANTOS, na tala mapa clique no indicador de velocidade, depois clique no velocímetro e segure-o por uns 10 segundos que deve abrir a tela para vc habilitar a gravação de 1 em 1 seg.

No meu 1390 é assim que funciona.

jasgrafica

#217 Mensagem por jasgrafica »

J SANTOS,
Num comparativo da garmin.com(.br) entre os modelos 1300 e 1310, diz que esse último é capaz de gravar até 10 tracklogs.
O procedimento é o explicado pelo fernandes, acima.
Como o seu modelo é o 1300, subtende-se no comparativo que ele não é capaz de gravar tracklogs.
Por via das dúvidas, consulte este topico desde a primeira página, pois certamente já há resposta para isso.
Boa leitura.

Garmin Nuvi 3760

sildeman

#218 Mensagem por sildeman »

elicezar escreveu:Pessoal, parece que os gps da serie 1xxx tambem tem essa função de gravar os tracks.

as instruções sao:
2. Abrirá o "Computador de Bordo", com um velocimetro grande, aperte e mantenha precionado o centro deste Velocimetro.

Gostaria que alguem que possui gps desta serie, e em especial o 1300 que confirmasse esta informação, pois semana que vem vou comprar um gps e ate agora ja estava convencido de pegar um 265wt por causa desta função. Uma vez confirmando isto no 1300, vou optar pelo 1300.

Apenas para confirmar que para o nuvi 1350 o procedimento funciona.

pu2tki
Contato:

#219 Mensagem por pu2tki »

mhfernandes escreveu:kabello, tem de modificar o firmware do aparelho, não é uma coisa muito simples, requer um pouco de cuidado, se vc errar pode danificar seu aparelho, tente entrar em contato com o Acleite que ele te explica o passo a passo de como proceder, vc pode encontrar ele nesse site, o Portal GPS, mande uma mens para fazer contato direto.
Aqui no Portal GPS meu nick é pu2tki. Se procurar por Acleite não irá me achar...
Pra gravar direto no SD precisa de um firmware modificado. Eu fiz um especialmente para o mhfernandes.

Alexandre C. Leite (acleite)
nüvi 205 / 255W / 40 / 1490T - eTrex Legend

Espartacus

#220 Mensagem por Espartacus »

Salve salve.

Pessoal, como faço isso no 3760T? Obrigado.

A propósito, se houver outros truques e dicas, por favor, informem.

Abraços.

Grato.

Espartacus.

Peppo

#221 Mensagem por Peppo »

Antes de todo peço desculpa para ter deixado de freqüentar este fórum, mas exigências de trabalho não me permitem mais dedicar tempo com continuidade.
Procurei assuntos relacionados ao tracklog que resolvessem o problema que estou encontrando, sem sucesso, então decidi de continuar nesse tópico.
O navegador è um Nuvi205 S1 V5 1GB com firmware 6.00
Depois de bastante tempo tentei gravar novos tracklog, mas estou tendo um problema.
Ele grava os arquivos nav.bin e trafic.bin na pasta Logs/aaaammdd_hhmmss mas quando tento converter-los com nutrack dá erro.
Na verdade acho que os arquivos foram criado mas não contem nada, em quanto as propriedades dizem que o tamanho è de 20byte.
Alguém tem idéia como resolver isso?

Peppo

Abraços,
Peppo

pu2tki
Contato:

#222 Mensagem por pu2tki »

Os 205 gravam os logs na pasta Debug. (e não na pasta Logs)
Estes 2 arquivos que você está tentando usar não são o mesmo tracklog deste tópico. Experimenta olha na pasta Debug/data do log
Outra coisa importante a se fazer é atualizar seu GPS pois está com uma versão de firmware bem antiga e portanto, sujeita a alguns bugs. (Já estamos na versão 7.20 atualmente)
[]'s

jairoinacio

#223 Mensagem por jairoinacio »

Senhores,
Sou novato nessa função, tenho um Nuvi 255W e ele tem a opção para gravação.
A pergunta é.
Meu pai mora em uma vila chamada São José do Itavó, municipio de Itaipulandia - PR. A Vila no atual mapa mostra somente a rua principal e eu gostaria de mapear toda a vila.
Com essa função gravando, eu consigo montar o mapa?

jasgrafica

#224 Mensagem por jasgrafica »

Jairoinacio,

A princípio, sim. Entretanto você pode mandar o resultado da gravação[ões] como colaboração para o Desenvolvedor da área, pois ele terá condições de
formatar os dados e incluir numa proxima versão do mapa Brasil.
Verifique no site do tracksource como fazer. Lá tem todas as dicas de como fazer e como enviar.
Valeu.

J. Alberto

Garmin Nuvi 3760

Cmagalha

#225 Mensagem por Cmagalha »

Não consigo identificar essa sequencia de telas no meu 255W americano.

Há alguma variação ?

Grato

mhfernandes

#226 Mensagem por mhfernandes »

Cmagalha, os NUVIs da serie 2XX são diferentes dos 13XX, volte a mens anteriores que tem explicações de como habilitar a função de gravação.

xande4548

#227 Mensagem por xande4548 »

o meu nuvi 1200 consegui habilitar essa função gravou normalmente, em minhas opções de pastas esta em exibir arquivos ocultos mais não consigo visualizar esta" pasta log "" nem a pasta "sistem "aparece alguem sabe me disser onde foi parar esse arquivo gravado?????

garmin nuvi 1490t
garmin nuvi 3597 lmt
aquarius 5.0 igo8
milestone 3.0 sigic navigator
tom tom xl335 navcore 9.465 , 900_4602

jpgon

#228 Mensagem por jpgon »

Xande 4548
Qual o sistema operacional do seu computador?
Win7 ou Win XP.
Caso seja o Win7, abra o Windows Explorer, clique na aba "Organizar", depois em "Opções de Pastas", em seguida clique na aba "Modo de Exibição", navegue para baixo e localize a linha "Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional"; desmarque esta opção.
Pronto.;
A partir daí voce verá os arquivos ocultos do GPS, quando conectar o mesmo ao seu computador.
Observe que alguns "Anti Virus" quando estiverem ativados, informam a existencia de virus quando visualizam o "Autorum" do GPS.
É recomendável voce desativar o AntiVirus quando estiver executando o "Backup" do GPS (passo dos mais importantes).
Reforçando uma observação: faça o backup do GPS para seu computador. Crie uma pasta para isso (nome que vc escolher) e copie todos os arquivos do gps para ela.
abs

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

xande4548

#229 Mensagem por xande4548 »

waleu mesmo!!! agora sim obrigado pela dica!!!

garmin nuvi 1490t
garmin nuvi 3597 lmt
aquarius 5.0 igo8
milestone 3.0 sigic navigator
tom tom xl335 navcore 9.465 , 900_4602

acms0019

#230 Mensagem por acms0019 »

NO 750 APARECEU A TELA PARA GRAVAR O TRAJETO....FALTA SO FAZER O TESTE

lulakehl

#231 Mensagem por lulakehl »

Primeiramente um abraço a todos.
Comprei um Nüvi 1450 e ele tem o mesmo procedimento do 1490.
Quero ver funcionar, fazer um log junto com o meu Etrex Vista.
Quando fizer e der certo, posto aqui.
Obrigado pela dica.
Bom fim de semana a todos.

RickJF

#232 Mensagem por RickJF »

Estou querendo atualizar o firmware de meu Nuvi 765t que está na versão 2.90 ainda, mas tenho receio que após a atualização a função de gravação do tracklog deixe de funcionar.
Alguém tem o firmware do 765t atualizado na última versão e poderia confirmar se a função continua funcionando sem problemas?
Obrigado,

marcielw

#233 Mensagem por marcielw »

O procedimento para o Nüvi 1350 é o mesno do 1490.

Zope

#234 Mensagem por Zope »

Se é uma função "secreta", como diz o autor desse tópico, não se pode especular que a Garmin poderia puxar esses dados de volta, no momento da atualização automática, para fins sei lá quais? Isso seria quebra de privacidade.

MarceloMGPS

#235 Mensagem por MarceloMGPS »

Pessoal, parece que os gps da serie 1xxx tambem tem essa função de gravar os tracks.

as instruções sao:

Não tenho como testar a gravação agora, mas todas as telas aparecem no nüvi 1300 (inclusive as opções bin, gpx, nav routs, traffic, ecoroute...

Marcelo
Garmin nüvi 1300

jpgon

#236 Mensagem por jpgon »

MarceloMGPS,
boa noite.
É isso mesmo.
Ele grava o percurso realizado, e vc poderá exportá-lo para o MapSource, se assim o desejar.
abs

Julio
PR

rogerplisk
Contato:

#237 Mensagem por rogerplisk »

olá a todos, gostaria de adicionar a informação que os passos listados na 1a mensagem do fórum que o procedimento (2) para
o Garmin Núvi 1490 também funcionou no meu Garmin Nüvi 1300 !

att,
Rogério Plisk

www.rogerplisk.com

shalalau

#238 Mensagem por shalalau »

Tracklog no Garmin 3790T
Olá a todos testei no 3790T e funcionou perfeitamente, é só seguir os passos já descritos neste forum anteriormente:
as instruções sao:
5. Marque a função GPX
6. No canto superior esquerdo da tela selecione o menu e selecione "Start Recording"
7. Pronto já esta gravando, o Botão "Stop" irá aparecer no alto do mapa.

O único problema é que não estou sabendo como desativar, pois toda vez que religo o GPS ele entra automaticamente no tracklog e começa a gravar.
Se alguém puder ajudar agradeço.

jpgon

#239 Mensagem por jpgon »

Shalalau,
boa tarde
É muito simples a remoção dos registros.
Vc clica em "Ferramentas"; "Os meus dados"; e depois localiza "Limpar Registro de Viagem".
Pronto. Está resolvido.
Abs
Editado pela última vez por jpgon em 14 Jul 2012, 18:17, em um total de 1 vez.

Julio
PR

japedron

#240 Mensagem por japedron »

Prezados!!
Nesta função "tracklog p/ nüvis" poderei gravar trilhas e postar em "contribuições" no "Tracksource", a exemplo do que realizo atuaslmente com meu 60CSx??. Outra pergunta, o procedimento descrito p/ 1490, também é válido p/ o 1450??

Abraços
Pedron

villas

#241 Mensagem por villas »

Código: Selecionar todos

Não consigo identificar essa sequencia de telas no meu 255W americano.

Há alguma variação ?

Grato
Nem precisa. Abra a pasta GPX no aparelho e lá vai ter um arquivo: Current.gpx. Está tudo neste arquivo sem precisar acionar a função de gravação porém o 255W não grava de 1 em 1 segundo.

Abraço;

Eduardo
villasweb.com

Dairton

#242 Mensagem por Dairton »

Tenho um Nuvi 1250.
Parece que o chato, no meu caso, é ter que esperar pressionando o velocímetro, até mudar de tela.
Mas, os benefícios são maiores que este trabalho, que é enorme, quando se está com pressa, né?

Alguém tem alguma dica, pra pular essa espera?

Também tenho um Nuvi 200. E, no caso deste segundo, não há necessidade de esperar, é só "clicar" em cima do velocímetro e soltar, que ele já muda de tela.

Dairton Solano Mondini
Navegantes - SC
Desenvolvedor meia-boca de umas 15 cidades (SC e RS).
Socando o pau, pra ficar tudo legal!
Nuvi 200 + TrackSource

alexandre.romano

#243 Mensagem por alexandre.romano »

Tenho um Nuvi 650, alguém sabe se é possível utilizar esta função? Até o momento não consegui.

cotozulu
Contato:

#244 Mensagem por cotozulu »

nao sei se to fazendo algo errado mas o nutrak ta retornando uma mensagem de erro

0 files converted
Wrong header format.

alguem sabe de algo parecido?

Cotonete.
Cascavel-Pr.
Desenvolvedor Municipal do Oeste e Sudoeste - PR.

Garmin 60CSx
Garmin76S MAP
NUVI 750W
SAMSUNG OMNIA LITE + GMXT .

Batedor

#245 Mensagem por Batedor »

Alexandre.romano, você já leu o 1º post deste tópico?

A princípio, acho que no seu modelo não dá...

Abs.

alexandre.romano

#246 Mensagem por alexandre.romano »

Sim, eu li o tópico inteiro antes de perguntar. Todavia, o Nuvi 650 não está arrolado entre os testados na informação do primeiro post. Além disso, outros não arrolados foram mencionados posteriormente. Apenas queria saber se algum usuário mais experiente havia encontrado uma solução para este modelo específico.

De qualquer forma, obrigado.

ToninhoFWi

#247 Mensagem por ToninhoFWi »

Olá pessoal.

Testei no nuvi 3460LT e é o mesmo procedimento que no Nuvi 1490.

Toninho.

Mafei

#248 Mensagem por Mafei »

Bom dia galera..
Sou um dos novatos por aqui e ando fuçando para encontrar aperfeiçoamentos para meu nuvi 1200.
Segui os passos para "Procedimento para o Nuvi 1490" e o processo é o mesmo para o nuvi 1200..Funcionou.
Espero que esta informação ajude alguem.
Abraços a todos.

Wagner.Castro

#249 Mensagem por Wagner.Castro »

Tenho um nüvi 1300 e o procedimento do velocímetro funcionou perfeitamente.

cbstudio

#250 Mensagem por cbstudio »

Boa noite
não é uma resposta e sim, que descobri que 3460 é completo-depois que libera o -
Pessoal!
para que vocês possam visualizar a pasta .System na série 34xx é necessario além do procedimento já descrito aqui no windows de configurar o sistema operaiona, fazer o seguinte:
1- Acessar o ajuste de volume através do icone primcipal no GPS
2- Na tela que apareçe para ajuste do volume segurar no canto superior direito por alguns segundos.
3- Abriu uma tela de Diagnostic page, acessar nesta tela MPT Settings e selecionar Mass Storage ou Mass Storage Single Session

Até mais
Créditos para Bthenr-Botucatu- Forum gps
voce pode importa exporta tudo pelo tracksource-ate a rota que é feita no mesmo
funciona
um abraço
carlos blanco-cbstudio

Batedor

#251 Mensagem por Batedor »

cbstudio,
"...voce pode importa exporta tudo pelo tracksource-ate a rota que é feita no mesmo
funciona..."
Será que você não quis dizer "Mapsource"???

Abs.

marcialmongelosarce

#252 Mensagem por marcialmongelosarce »

Pro Nuvi 1350 deu certo o
Procedimento para o Nuvi 1490 colocado no inicio do topico

wilsonhauki

#253 Mensagem por wilsonhauki »

Funciona no 2415, utilizando procedimento igual ao 1490...

Tomtom XL
Nuvi 2415

rudimezacasa

#254 Mensagem por rudimezacasa »

Boa tarde tenho o Garmin Nuvi 1490 Fiz o procedimento ele gravou o trajeto percorrido, agora como faço para mim incluir esse trajeto no meu mapa ?? que tenho instalado no GPS ???

jpgon

#255 Mensagem por jpgon »

rudimezacasa,
Boa tarde.

Voce acionou o seu navegador GPS nüvi 1490 para gravar os tracklogs.
Ele o fez.
Esta informações estão disponíveis na memoria interna do equipamento, dentro de uma pasta.
Agora é necessário voce ter o programa Mapsource ou BaseCamp instalados no seu computador para, ao conectar o seu GPS com o computador com o cabo USB, aguardar que o programa reconheça o GPS, e acionar para transferencia dos dados coletado pelo GPS para o seu computador. Estes dados podem ser transferidos conforme desejo do usuário: somente pontos, ou rotas e pontos.
O programa salva estas informações e ficam disponíveis para sua análise.
Posteriormente, ao ligar novamente o GPS já desconectado do computador, voce poderá limpar estes dados.
Com isso o usuário terá oportunidade de gravar novas rotas, e transferí-las via programa para o computador.
Quando necessário, o usuário poderá utilizar-se destas informações gravadas para repetir o mesmo caminho, gravando e enviando para o GPS em forma de rotas planejadas.

Julio
PR

mram29

#256 Mensagem por mram29 »

Pessoal,
Vou fazer uma trilha a pé no parque que trabalho e pretendo gravá-la no meu 1410.
A dúvida é a seguinte: vai funcionar no modo pedestre?
Valeu.

Perdido Na Estrada

#257 Mensagem por Perdido Na Estrada »

Como ativo essa função no Garmin Nüvi 2415LT? Li este tópico desde o princípio, baixei as instruções ilustradas do GPSPassion (até configurei meu GPS em Inglês), mas não tive sucesso. Continuo gravando tracklogs como faço há meses: usando a ativação a partir do velocímetro. Aliás, neste tópico a única citação ao 2415, que percebi, menciona apenas a gravação a partir do velocímetro.

Garmin Nüvi 2415LT

jpgon

#258 Mensagem por jpgon »

Perdido na Estrada,
boa noite.

Nos navegadores GPS Garmin nüvi de sua série 24XX, verifique este procedimento que é feito nos navegadores nüvi 1490
2- Procedimento para o Nuvi 1490
LJeronymo escreveu:
No Nuvi 1490 para acessar o tracklog:
1- No mapa, tecle em "velocidade"
2- Na nova tela, aperte e mantenha por alguns segundos o centro do velocimetro.
3- Aparecerá a tela "Diagnostics Page" (em inglês)
4- Selecione "Diagnostic Logging"
5- Na tela "Engineering Mode: Logging Control" selecione "Start Recording"
6- Em "Select Data to Log", selecione a caixa "GPX" e tecle "Start".
7- Retornará automaticamente para o mapa, com um botão "Stop" no topo da tela, com um cronômetro ao seu lado direito.
8- Clicando em "Stop" volta-se a tela "Engineering Mode: Logging Control". A função "Start Recording" inicia nova gravação de log.
9- Os logs são armazenados em Garmin Nuvi/.system/logs/GPX com o nome do arquivo iniciando com a data e a extensão GPX.
Não tenho comigo um navegador desta série do seu, mas pode verificar se este procedimento funciona.
Após tê-lo feito, verique na tela , com o mapa visível, se aparece na parte superior, mais ou menos no centro, um ícone com a palavra "stop"

Julio
PR

Perdido Na Estrada

#259 Mensagem por Perdido Na Estrada »

Salve, jpgon!

O esquema do 1490 é o mesmo que eu uso no 2415. Um DM me indicou este tópico e eu achei que um mesmo GPS pudesse gravar das 2 formas: com a ativação a partir do velocímetro (a qual eu sempre fiz) e com a ativação a partir do "onde estou?", a qual parece ser mais precisa, pois acontece de 1 em 1 segundo.

Na tela do 2415 o botão "stop" aparece à esquerda do usuário e o cronômetro logo abaixo dele.

Apesar da minha falta de habilidade, sempre tento enviar mapas Trackmaker fiéis para o Desenvolvedor conseguir trabalhar. O que me incomoda é que quando manuseio os tracklogs no Trackmaker, percebo que alguns ficam deslocados em relação às vias que representam e se faz necessário arrastá-los até o lugar correto. Quando há referências, basta encaixar as extremidades das trilhas nas vias que elas ligam. O grande problema é quando se trata de uma via isolada (por exemplo uma rua transversal que você encontra depois de percorrer uns 2 km de uma via principal), já que sem uma referência fica muito difícil saber se o GPS gravou a trilha no local correto ou se é necessário arrastar o tracklog pra um dos lados. Isso sem falar nas trilhas que ficam mais curtas do que o espaço que lhes compete no mapa.

Independente de ser possível ou não gravar de outra forma e independente da qualidade dos tracklogs, o jeito é continuar contribuindo com o Projeto Tracksource.

Obrigado pela atenção!

Garmin Nüvi 2415LT

Perdido Na Estrada

#260 Mensagem por Perdido Na Estrada »

O título deste tópico é Nova Função de Tracklog Descoberta nos Nüvis, assim, entendo que já havia uma função conhecida, que grava arquivos.gpx e que esta tratada no tópico, que grava arquivos.bin, é novidade.

Assim pergunto: aqueles que ativaram a gravação pelo onde estou? em seus GPS's conseguem ativar também a gravação de tracklogs pelo velocímetro no computador de bordo?

Quando ativo a gravação (mesmo esquema do 1490) só tenho a opção de gravar arquivos.gpx, as outras opções estão bloqueadas. Tentei marcar arquivos.bin, mas então o GPS pede uma senha para que eu possa desbloqueá-lo (unlock Debud ID). Se eu tivesse a senha e o desbloqueasse, conseguiria ativar a função tracklog tratada neste tópico?

Valeu!

Garmin Nüvi 2415LT

pu2tki
Contato:

#261 Mensagem por pu2tki »

Só por curiosidade, quantos números cabe no campo para digitar?
E porque você quer gravar em formato binário (.bin), se em gpx já ta pronto para usar na maioria dos softwares

Perdido Na Estrada

#262 Mensagem por Perdido Na Estrada »

Salve, pu2tki. Só posteriormente percebi que ao selecionar BIN, faz-se necessário selecionar uma opção na coluna Binary Log Types. Assim deixa de ser necessário desbloquear o GPS.

Eu havia entendido que existia outro meio de o mesmo GPS gravar trilhas que as deixasse mais fiéis às vias que representam (gravação de 1s em 1s), mas pelo visto eu estava errado. 4 dias atrás até tentei gravar um arquivo.bin, mas não consegui convertê-lo com o NUTRAK. Deixei de lado, não faz sentido.

Há tracklogs que ficam deslocados em relação às vias no Trackmaker e é preciso arrastá-los para o local correto. Porém há casos em que por falta de referência fica muito difícil saber a posição correta da via. Apesar do deslocamento, continuo enviando as trilhas gpx para o DM na expectativa de que, ajudado por alguma imagem aérea, ele consiga fazer o acerto. Quando sair a nova compilação do Tracksource irei a campo experimentar as modificações.

Valeu a atenção!

Garmin Nüvi 2415LT

Joao Aniceto_2

#263 Mensagem por Joao Aniceto_2 »

Tenho um nuvi 1490T com software atualizado Versão 6.20 e não estou conseguindo ativar esta função, que já usei inúmeras vezes em versões anteriores. Alguém está conseguindo ativar esta função com a versão 6.20?

Patrickguto

#264 Mensagem por Patrickguto »

Boa tarde, galera!

Tenho um garmin "nuvi 2415", e estou tendo problemas para me conectar ao mapsource.

Aparece a seguinte mensagem: nenhum aparelho encontrado, talvez seja necessario definir a opção de interface do deu GPS para garmin ou host.

Já mexi no aparelho todo e não encontrei essa opção.

Alguém poderia me ajudar?

jpgon

#265 Mensagem por jpgon »

Patrickguto,
Boa tarde.

Os mais recentes Nuvis (ano 2012) começando com o 30; 40; 50; 1XXX e incluindo as séries 2XXX: 34XX; 37XX contem uma pasta oculta .System.
Os arquivos mais importantes sobre os nüvi novos estão nessa pasta chamada .System.
Esta é uma pasta oculta, e para que você tenha condições de visualizar a mesma será necessário configurar o sistema operacional de seu computador para que a mesma seja visível.

• No PC crie uma pasta para alojar o backup (p.ex. /Backup Nuvi).
• No Windows (ref.Win 7), Iniciar/Painel de Controle, escolha
• Opções de Pasta.
• Orelha 'Modo de Exibição' > Desmarcar a opção “Ocultar arquivos protegidos do sistema” > e na mesma página é necessário marcar a opção 'Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas'.
Verificar se a opção na linha “Ocultar as extensões dos arquivos conhecidos”está desmarcada. Se estiver marcada, desmarque.
• Clique sobre Aplicar a todas as pastas e de OK.
• Plugar o GPS pela porta USB.
• Aguarde que o sistema operacional identifique o GPS, e leia os drives, pastas e arquivos existentes no equipamento, tal qual é feito com um Pendrive.
• Vão aparecer os drives do GPS e do cartão Micro SDHC que está alojado nele, cada um com sua identificação por uma letra.

Patrick, para o seu caso específico, talvez seja necessário fazer este procedimento:
Caso mesmo assim, você não consiga visualizar pelo Windows Explorer a pasta .System , será necessário mais um procedimento (em alguns nüvi série 2012; 2013 e mais recentes):

Como definir nos modelos de nüvi ano 2012; 2013 e mais recentes (dispositivos MTP) para se comportarem como drive USB (Mass Storage)
Provavelmente você deve ter notado um ícone no seu PC na cor amarelo, em vez do branco habitual, em sua tela quando o GPS nüvi está conectado na porta USB do seu PC: isso acontece porque o nüvi está no modo MTP e a pasta .System não está disponível também.
Então, como configurá-lo para o modo de armazenamento?
a) Desconecte a unidade do computador usando o modo seguro.
b) Ligue o GPS e quando ele estiver na tela principal de inicialização operacional, pressione o ícone de volume.
c) Na tela de controle de volume, pressione e segure o canto superior direito do ecrã durante dez a vinte segundos (não há ícone lá, basta pressionar e segurar bem no canto superior direito).
d) A pagina " "Diagnostics" " vai aparecer.
e) Vá para baixo e escolha "Configurações" MTP (MTP Auto Detect)
Ele provavelmente vai dizer "Auto MTP Detectar".
f) Você quer e vai mudar isso para "Mass Storage",
g) e em seguida pressione Salvar.
h) Volte à página inicial de abertura do funcionamento do GPS.
Desligue a unidade nüvi (Power Off).
Nota: A configuração de modo de armazenamento em massa permite que os programas da Garmin possam se comunicar com a unidade nüvi através do computador.

i) O programa MapSource agora deve ser capaz de comunicar com a unidade nüvi.

Caso não consiga com esta configuração, baixe o programa BaseCamp e instale em seu computador e utilize-o. É gratuito. Localize no site da Garmin.com.

Julio
PR

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”