Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

Mensagem
Autor
carnevale
Mensagens: 19
Registrado em: 11 Mar 2013, 11:50

Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#1 Mensagem por carnevale »

Comprei um gps garmin nuvi 50 na Europa com os mapas, já instalados, da Europa. Como faço para mantê-los no gps e acrescentar papas do Brasil e America do Sul. Ele não veio com cartão. É possível? Sou verde no assunto de GPS.

Obrigado
Carnevale



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#2 Mensagem por jpgon »

carnevale,
Boa tarde.

Leia este pequeno tutorial para ajudá-lo a resolver a maioria de suas dúvidas.
Neste link: http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=438&t=48102

Se ainda persistirem novas dúvidas, poste por aqui e procuraremos ajudá-lo, limitado aos nossos conhecimentos.
Abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

carnevale
Mensagens: 19
Registrado em: 11 Mar 2013, 11:50

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#3 Mensagem por carnevale »

jpgon

Fui para o link, muito bom e bem esclarecedor, mas sem muita prática fiz algumas operações ontem no GPS para atualizá-lo no site da garmin seguindo algumas orientações da web, a saber:

1) antes de atualizar e sem cartão de SD:

- conectei o GPS ao PC e vi todos as pastas;
- No PC fiz a operação de visualização de pastas oculta que vc ensina;
- vi todas, inclusive a .sistem;
- selecionei todas as pastas e copiei para o PC e um pendrive;
- Voltei o PC para a condição de ver pastas ocultas;
- entrei no site da garmin com o GPS conectado ao PC e o GPS foi reconhecido;

2) atualizando o GPS e sem cartão SD
- Segui os passos do site, baixei o programa de atualização Garmin express, que gerencia todas as etapas de atualização de softwere e de mapas e foram feitos os dowloard de atualização;
- desconectei o GPS no modo seguro e reconectei ao PC;
- O programa Garmin express que está no PC novamente reconheceu o GPS e informou que todas as atualizações foram feitas com sucesso.
- desconectei o GPS no modo seguro e liguei-o. Aparentemente tudo normal, mas como não estou na europa não pude fazer o teste prático.

Agora, o que tenho:

1) tenho as pastas originais inicias do GPS copiasdas para o PC e pendrive. (se não fiz nada de errado), e
2) tenho um GPS nuvi 50 com mapas da Europa e softwere originais atualizados, conforme programa da Garmin (Express);
3) não tenho cartão SD.

Pergunto:

- O que ainda pode ser feito ou mais nada pode ser feito com o nuvi 50, digo, ferrou tudo? Se for possível, compro um cartão e tento fazer o descreve o site indicado por vc?

- Será que devo comprar um GPS para cá (Brasil e AL) e deixar o que já fiz no outro? Exemplo um garmin nuvi 3460lt ou 3560lt ou outro (custo/benefício)? Lembrando que quero mobilidade lá na Europa e cá brasil e Al.

Grande abraço
Carnevale



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#4 Mensagem por jpgon »

Carnevale,
Boa noite.

O mais lógico é voce comprar um cartão de memória micro SDHC de 4 ou 8 GB, class4.
Procure um de boa fonte (fornecedor) marca Sandisk ou Kingston. Cuidado com falsificações, pois neste seguimento existem muito produto pirateado (falso). Ele já vem formatado em FAT32 (formatação usado pelo GPS)
Crie na raiz do cartão de memória 2 pastas:
Map
Poi
Faça o download do mapa do Projeto Tracksource
Pequeno Tutorial para download de Mapas do Projeto Tracksource:

Entre neste site: http://www.tracksource.org.br/

Clicar na opção: Downloads de Mapas:
http://www.tracksource.org.br/index.php ... mapas.html

depois em Cartão SD: http://www.tracksource.org.br/desenv/in ... php?lid=33

Leia as anotações na página e siga a orientação.
Marque o quadrinho informando que aceita as condições e siga em frente.
http://www.tracksource.org.br/desenv/instaladores.php

Faça download do mapa TRC Brasil em http://ftp.pucpr.br/pub/tracksource/gmapsupp_v1210.zip

Descompacte em seu PC o arquivo baixado gmapsupp_v1302.zip e terá um arquivo de nome gmapsupp.img

Renomeie esse arquivo gmapsupp.img para TRCxx_ .img

Carregue esse arquivo TRCxx_ .img na pasta Map do cartão.

Pronto!
Para selecionar o mapa TRC no seu equipamento GPS, navegue por:

Ferramentas / Configurações / Mapa / Info mapa

Marque somente um mapa de um mesmo pais para navegação

Os outros dois mapas disponibilizados no Brasil são: Autoguia versão 3.17 e o City navigator South America NT 2013.40
Estes dois mapas são comerciais, com direitos autorais.
O Autoguia estava em uma ótima promoção no final do ano 2012 e início deste ano. Tem atualizações mensais. E na compra voce terá atualizações do mapa gratuitas durante um ano.
O CNSA NT 2013.40 já é mais caro e terá que adquirir a versão nova a cada 3 meses.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

carnevale
Mensagens: 19
Registrado em: 11 Mar 2013, 11:50

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#5 Mensagem por carnevale »

JPGON, boa noite, (antes de tudo, muito obrigado pela essêncial ajuda)

não tive tempo de postar antes. Vamos Lá.

- fiz o que vc orientou: (antes li e reli várias vezes os tópicos vc fez referência na primeira e na segunda mensagen)

1) Comprei cartão SDHC 8 GB da Sandisk e criei as duas pastas Map e Poi, fiz o download do mapa do Projeto Tracksource para o PC, descompactei o arquivo (foi difícil. Só aparecia extrai. Mas conseguir), renomeie e copiei para o cartão SDHC.

2) Coloquei o cartão no GPS, liguei e esperei um pouco. Fui para Ferramentas (não encontrei no meu modelo) / Configurações / Mapa / Info mapa e desmarquei o mapa da Europa (era preciso? ou podia ficar também marcado o mapa da Europa?)

3) fui para a rua e conguir ver o mapa do Brasil, porém não tinha alertas de radares e pontos de interesse (está faltando algo que não fiz? será que tinha que baixar algo para a pasta Poi?

Pergunto:

1) Marco também o mapa da Europa? interfere? ou deixo só para marcar quando for para lá?

2) Como coloco os alerta para o mapa TRC Brasil ou outro?

3) Quais os site desses dois outros mapas que vc falou: Autoguia versão 3.17 e o City navigator South America NT 2013.40
Estes dois mapas são comerciais, com direitos autorais.
O Autoguia estava em uma ótima promoção no final do ano 2012 e início deste ano. Tem atualizações mensais. E na compra voce terá atualizações do mapa gratuitas durante um ano.
O CNSA NT 2013.40 já é mais caro e terá que adquirir a versão nova a cada 3 meses. Pois queria também a America do sul!, se valer a pena!

4) Caso venha a adquirir um deles (queria sua opinião sobre eles), como vou fazer para colocá-lo no cartão (que pasta, com que extensão?) e os alertas para eles como adquirir e colocá-los no cartão?

5) Daqui para frente, sempre devo retirar o cartão SDHC (TRC Brasil ou outro) do GPS para conectar ao PC para busca de atualizão dos programas e maps originais da Europa? As atualizações do TRC Brasil ou outro devem ser feita ou baixadas no PC e depois renomeadas e transferidas para o cartão SDHC? ou seja, o mesmo procedimento que fiz na primeira vez do TRC brasil? Aquele mapa e alertas desatualizado no PC e no SDHC podem ser retirados (apagados) ou servem para algo?

Parecem perguntas simples, mas para mim é de tamanha grandeza

Um grande abraço

carnevale



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#6 Mensagem por jpgon »

carnevale,
boa noite.
Vamos por assunto:
1) O mapa da Europa pode ficar desmarcado, e quando for para a Europa novamente voce o marca para uso por lá.
2) Quanto aos Poi de Alerta/proximidade (alertas sobre radares móveis, radares fixos, policia, lombadas, etc... será necessário baixar de alguma fonte.
Procure por G P S I n f o (forum) (obs. retire os espaços entre os caracteres), faça seu registro por lá, e depois de aprovado pelo Administrador/Moderadores voce terá acesso a seção de downloads.
São disponibilizados 2 grupos de 6 arquivos.
Um grupo está configurado somente com aviso sonoro de voz, e o outro grupo tem bip e voz.
Escolha aqueles que melhor lhe servirão e faça os downloads para o seu computador.
Eles já estão prontos para uso, devidamente compilados, e tem extensão .gpi.
Deverão ser colocados na pasta Poi do cartão de memória.
Eles funcionarão com qualquer dos 3 mapas (TRC; City Navigator; ou Autoguia.
Estes arquivos são tratados para uso exclusivo em GPS Garmin.
3) Voce poderá adquirir o Autoguia na última versão em uma loja autorizada Autoguia: GPS Aventura; Brasil GPS; Livrarias Saraiva; etc ou diretamente do site neste link: https://www.autoguiagps.com.br/default.aspx
3.1) Para o mapa disponibilizado pela Garmin, veja neste link: https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID ... UTHAMERICA
Recomendo que tenha os 3 mapas, pois não existem mapas perfeitos e totalmente atualizados com a realidade de rodovias e arruamentos nas cidades.
Um é melhor que o outro em situações diversas. Eu pessoamente uso o TRC para navegar nas rodovias, mas uso o Autoguia e ou City Navigator para localizar endereços e navegar nas grandes cidades.
4) Voce poderá conseguir estes mapas de modo incorreto, pesquisando na internet. Mas cuidado, pois existem muita coisa falsificada.
Os mapas suplementares, após terem sido baixados para o seu computador, gerarão arquivos de nome gmapsupp.img
Deverão ser renomeados para facilitar a identificaçao dos mesmos para voce, mantendo o formato .img.
Exemplo: para o mapa Autoguia voce poderá identificá-lo como Autoguia317.img
Depois copie o arquivo para a pasta Map do cartao de memória.
O mesmo poderá ser feito para o mapa da Garmin (City Navigator): poderá usar neste o nome CNSA201340.img
5) Nao é necessário retirar o cartão de memória do GPS para fazer as atualizações de garantia do mapa Europeu.
Eu adoto, com o GPS desligado, retirar o cartão de memória para fazer as atualizações no mesmo com ele instalado no meu notebook, ou em um adaptador para cartões, usando a porta USB do desktop (PC).
O processo é mais rápido e seguro. Depois de remover mapas velhos e instalar os novos, eu faço testes dos mesmos usando o BaseCamp (software disponibilizado gratuitamente pela Garmin para instalação no computador.).
Se os mapas estiverem perfeitos e navegáveis no BaseCamp, eu removo o cartão de modo seguro, e instalo no GPS (obseve que o GPS deverá estar desligado).
OBS>:Quando estiver fazendo atualizações (updates) do sofware (SO do GPS) disponibilizados pela Garmin, observe que o GPS deverá estar com a carga da bateria completa. Motivo: o cabo USB neste momento só transmitirá dados, interropendo o fornecimento de energia.
O TRC (Tracksource) disponibiliza atualização do mapa mensalmente. Remova o velho do cartão de memoria antes de instalar o novo.
O mesmo para os arquivos de Poi instalados na pasta Poi do cartão
O Autoguia disponibiliza atualizações mensais do mapa.
A Garmin disponibiliza atualização trimestral (4 por ano).
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

carnevale
Mensagens: 19
Registrado em: 11 Mar 2013, 11:50

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#7 Mensagem por carnevale »

jpgon, estive doente e não respodi antes.

Fiz o que vc orientou com relação aos Poi. Foram baixados e colocados no cartão. Sai com GPS e tudo ok.

Dúvida:
- não sei se é o arquivo baixado ou meu GPS, mas ele não diz o nome da rua que irei entrar. Diz apenas: Vire a direita a tantos metros...
- Ele não indica o limite de velocidade da via. Na europa, havia indicação deste. Será que é o nosso mapas e/ou Poi ou o equipamento?

Quanto há novos mapas Autoguia e mapa Garmin. Comprei o Autoguia, mas para o download não ocorreu o que vc indicou.

- O site do Autoguia no download (pluguin da Garmin/aotoguia) exigia a conecção do aparelho GPS ou um cartão SD. Ele queria o ID do GPS ou do Cartão SD.

Fiquei atrapalhado. Coloquei o cartão SD no PC e indiquei o ID do GPS. O download começou automaticamente, registrando o ID digitado, e criou automaticamente dentro do cartão um pasta Garmin com arquivos (gmapsupp.gma, gmapsupp.unl e gmapsupp.img) e uma subpasta com Map com os arquivos (4Rodas.unl e 4Rodas.gpi).

Não saiu como vc indicou, ou seja:

Os mapas suplementares, após terem sido baixados para o seu computador, gerarão arquivos de nome gmapsupp.img
Deverão ser renomeados para facilitar a identificaçao dos mesmos para voce, mantendo o formato .img.
Exemplo: para o mapa Autoguia voce poderá identificá-lo como Autoguia317.img
Depois copie o arquivo para a pasta Map do cartao de memória.
O mesmo poderá ser feito para o mapa da Garmin (City Navigator): poderá usar neste o nome CNSA201340.img


Não coloquei o cartão no GPS para não trazer prejuízos. Como Proceder? Também não copiei os arquivos dessa pasta garmin do SD para o PC! Também não fiz a aquisição do mapa da Garmin por não saber como será no próximo download!

Peço orientações. Parei e não sei o que fazer com todos esses arquivos, como renomeá-los, se é para renomear, e como será a atualização pelo site da Autoguia?

Peço ajuda. forte abraço.

carnevale



carnevale
Mensagens: 19
Registrado em: 11 Mar 2013, 11:50

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#8 Mensagem por carnevale »

jpgon,

Outra coisa. Baixei o Basecamp e não sei como usá-lo.

carnevale



carnevale
Mensagens: 19
Registrado em: 11 Mar 2013, 11:50

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#9 Mensagem por carnevale »

Jpgon,

um outro detalhe importante. Apesar do download do Autoguia ter criado essa pasta Garmin com arquivos e subpasta Pio, ele não mexeu nas pastas criadas anteriormente sob sua orientação Map e Poi e nem nos arquivos colocados nelas, ou seja, o mapa renomeado TRC e os Poi's de alerta e etc.

Abraço
carnevale

OBS: se vc quiser posso indicar CEL tim ou claro para dialogarmos.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#10 Mensagem por jpgon »

Carnevale,
Boa tarde.

Como o Autoguia é um mapa suplementar, o procedimento inicial adotado pela Autoguia é criar a pasta Garmin no cartão de memória, e dentro desta pasta gravar o mapa com o nome de gmapsupp.img.
Os arquivos gmapsupp.gma e gmapsupp.unl são os autenticadores do mapa Autoguia. Devem ser mantidos dentro da pasta Garmin do cartão de memória, pois sem eles, o mapa será bloqueado.
Está tudo correto quanto ao seu procedimento e o adotado pela MultiSpectral (gestora do mapa Autoguia).
E creio que foi criado tambem dentro da pasta Garmin do carão de memória a pasta Poi e dentro dela um arquivo com extensão .gpi (são Poi de informações de localidades tais como Bancos, Restaurantes, Teatros, etc... etc...)
Voce seguiu a orientação de colocar o cartao de memória no seu computador, proceder com a colocação das informações solicitadas pelo site da Autoguia, e informar a ID do seu GPS.
Como informado anteriormente, na pasta Map voce poderá gravar quantos mapas quiser, mas cada um deverá ser renomeado para um nome identificador para o usuário, mantendo o formato do arquivo de imagem e extensão .img.
Na pasta Poi, na raiz do cartão de memória deverão ser gravados os Poi de Alerta/Proximidade (radares fixos; radares móveis, policia, lombadas, etc...)
Agora é retirar o cartão de memória do computador, usando o modo seguro, e com o GPS desligado inserir o cartão de memória no slot do equipamento.
Se o GPS lhe perguntar se quer gravar novos dados detectados no cartão, para a memória interna, responda NÃO.
Os únicos arquivos que disparam este aviso no GPS são os arquivos de Poi.. Mantenha-os no cartão, pois o SO do GPS vai buscar as informações do cartão e funcionam perfeitamente.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

carnevale
Mensagens: 19
Registrado em: 11 Mar 2013, 11:50

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#11 Mensagem por carnevale »

Jpgon, :

agradeço seu contato! Vamos devagar. Está tudo confuso em minha cabeça! Desculpe, mas sou novo no assunto!

O QUE TENHO NO CARTÃO SD:

- AS PASTAS QUE VC ME PEDIU PARA CRIAR: Map (com o TRC renomeado) e Poi (com os alertas que baixei anteriormente, e

- Uma nova pasta Garmin com os arquivos (gmapsupp.gma, gmapsupp.unl e gmapsupp.img) e mais uma subpasta Poi com os arquivos dentro dela (4Rodas.unl e 4Rodas.gpi)


DESCULPE MINHA IGNORÂNCIA, MAS O QUE FAÇO AGORA? SE POSSÍVEL DETALHE:

- cOMO VOU FAZER? COPIO OU REMOVO DO CARTÃO SD PARO O PC A PASTA GARMIN CRIADA PELO AUTOGUIA E FAÇO O QUE? RENOMEIO O QUE? E O QUE ENVIO PARA O CARTÃO SD? lá FICARÃO AS TRÊS PASTAS: GARMIN (NOVA) E AS ANTERIORES (MAP - TRC E POI - ALERTAS ANTERIORES)?

pEÇO ORIENTAÇÕES!

CARNEVALE

CARNEVALE



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#12 Mensagem por jpgon »

Carnevale,
vc tem o cartão de memoria Micro SDHC (tamanho compatível com o slot do GPS) instalado no seu computador.
Vc precisará remover este cartão de memória que usou para gravar o mapa que baixou do Autoguia, e instalar este mesmo cartão no GPS.
Foi isso que entendi de sua mensagem.
Fiquei atrapalhado. Coloquei o cartão SD no PC e indiquei o ID do GPS. O download começou automaticamente, registrando o ID digitado, e criou automaticamente dentro do cartão um pasta Garmin com arquivos (gmapsupp.gma, gmapsupp.unl e gmapsupp.img) e uma subpasta com Map com os arquivos (4Rodas.unl e 4Rodas.gpi).
Basta portanto retirar o cartão do PC e colocá-lo no GPS.

Para fazer isso, execute a retirada do cartao do PC de modo seguro (aquele indicado pelo Windows).
Para instalar o cartão no GPS, verifique se o GPS está desligado. Só após estar desligado, inserir o cartão no slot (bainha) do GPS, obdecendo o lado correto dos contatos (linhas douradas metálicas).

Feito isso, ligar o GPS.
Ele vai inicializar, e emitirá uma mensagem na tela informando que existem novos arquivos e se os que gravados na memória interna.
Responda NÃO. Os arquivos de Poi devem ser mantidos no cartão de memória, pois são atualizados em curtos espaços de tempo, e quando são copiados para a memória interna obrigará voce a entrar na memória interna para deletá-los antes de inserir novos.
Isso é perigoso, pois inadivertidamente ou imprudentemente poderá deletar arquivos importantes, causando travamento do GPS.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

carnevale
Mensagens: 19
Registrado em: 11 Mar 2013, 11:50

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#13 Mensagem por carnevale »

Jpgon,
´
no SD ficou assim:

1) Garmin: (autoguia)
. gmapsupp.img
. gmapsupp.gma
. gmapsupp.unl

Poi:
. 4Rodas.unl
. 4Rodas.gpi

2) Map:
. TRC13_02.img (baixado anteriormente)
3) Poi:
. _alerta_bip_lombada_v13.03.11.gpi (baixados anteriormente)
. e mais cinco desses

O que deverá ficar no cartão e como? veja que agora tem 2 (duas) pastas Poi: uma dentro(subpata) da pasta Garmin (autoguia) e outra como pasta raiz com os alertas anteriores)

O QUE DEVERÁ SAIR OU SER RENOMEADO? COPIO ESTA PASTA GARMIN PARA O MEU PC? E COMO SERA A ATUALIZAÇÃO DESSES NOVOS MAPSA E POI DA AUTOGUIA?

aBRAÇOS
cARNEVALE



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#14 Mensagem por jpgon »

Carnevale,
boa noite.

Pode deixar todos estes, pois estão todos corretos.
Daqui 30 dias aproximadamente, deverá sair atualização do Autoguia.
Elas serão baixadas para a pasta Garmin do cartão de memória, tal qual ocorreu desta primeira vez, e automaticamente os arquivos substituirão os arquivos lá existentes.

Amanhã (18 de março) deverá sair uma nova versão do mapa do Tracksource.
Esta nova versão deverá ser instalada na pasta Map, com o arquivo renomeado, conforme orientação anterior sobre como baixar os mapas do Tracksource.
Todos os meses, e ou semanalmente, são lançadas atualizações de Poi de Alerta/Proximidade (radares, lombadas, policia, etc...).
Voce vai baixar inicialmente estes arquivos para o seu computador, apagar os arquivos antigos da pasta Poi do cartão de memória e copiar os novos para a mesma pasta.
Obs.: Não alterar os arquivos que estão na sub-pasta Poi dentro da pasta Garmin do cartão de memória.
Já lhe expliquei que os Poi do Autoguia são diferentes dos Poi de Alerta/Proximidade.
Por este motivo não causarão conflitos.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

carnevale
Mensagens: 19
Registrado em: 11 Mar 2013, 11:50

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#15 Mensagem por carnevale »

jpgon

desculpe a redundância. Faço agora:

Não renomeio nada agora, ou seja, dentro do cartão ficam os arquivos e pasta como foram baixados, inclusive, o gmapsupp.img. Coloco o cartão assim mesmo no gps?

Pronto, não haverá conflito com os arquivos originais da Europa? Entendi certo a operação?

abraços
carnevale



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#16 Mensagem por jpgon »

Carnevale,
Boa noite.
Está correto. Não haverá conflito com o mapa Europeu.
Mas voce terá que selecionar somente um mapa do mesmo pais para estar ativado.
Terá que escolher entre o Autoguia e ou Tracksource.
Teste um de cada vez, e veja qual atende melhor as suas necessidades de navegação.
Eu, pessoalmente, tenho preferencia pelo Tracksource para navegação nas rodovias, entre cidades e estados.
Na cidade (zona urbana), dependendo do município, poderá optar pelo Autoguia, principalmente nas grandes cidades, pois terá melhor informação sobre numeraçao das casas, edifícios, etc...
O tracksource está melhorando estas informações, através dos desenvolvedores municipais (DMs), mas ainda falta muito.
Se voce mora em um grande centro urbano, o Autoguia funcionará melhor quanto a estas informações.
Mas lembrando (preonasmo) de manter somente um mapa ativo de um mesmo país, ou localidade.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

carnevale
Mensagens: 19
Registrado em: 11 Mar 2013, 11:50

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#17 Mensagem por carnevale »

jpgon, boa noite! (desculpe toda confusão)

Moro em Recife, mas circulo entre estados e cidades

Fiz como orientado:

- coloquei o cartão no GPS deligado e selecionei um mapa do brasil de cada vez;

- vi que existem diferença na apresentação dos mapa, digo, na quantidade de vias apresentadas, inclusive na robustez das linhas que representam as vias. O Autoguia apresenta, pelo menos neste instante - dentro da cidade -, um maior número de vias. Inicialmente gostei do foi apresentado pelo mapa Autoguia, mas o TRC-Brasil é muito bom. (andei com ele na estrada - entre cidades - com boas indicações).

- Só achei estranho não ter que renomear o gmapsupp.img da Autoguia para o que vc indicou Autoguia317.img

Quando puder responder, tire ainda algumas dúvidas:

- Se eu quiser comprar, no futuro - viagens pela América do Sul -, o mapa da Garmin (City Navigator) ele será baixado também diretamente para o cartão SD (haverá exigência do ID do GPS) e serão criadas novas pastas dentro do cartão SD e não haverá confusão com aquele arquivo gmapsupp.img da Autoguia. Pensei até em renomeá-lo, digo, o arquivo gmapsupp.img da Autoguia para o que vc indicou Autoguia317.img. Não o fiz porque vc disse para deixar como está.

- Não há conflito desse arquivo gmapsupp.img da Autoguia com o gmapsupp.img do MApa da Europa? Não necessitaria renomear o o gmapsupp.img da Autoguia para o que vc indicou Autoguia317.img?

- Quanto a indicação de limites de velocidades na tela (junto à indicação de velocidade) das vias e dos nomes das ruas (voz), pergunta já feita, não aparecem por quê? Problemas dos nossos mapas e alertas ou do meu GPS nuvi 50?

Amanhã sairei para fazer um teste de campo mais completo.

Muito obrigado e boa noite

carnevale



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#18 Mensagem por jpgon »

Carnevale,
Boa noite.
Acredito que haverá conflito de mapas, quando voce comprar o mapa City Navigator South America NT.
Ele procurará a pasta Garmin do cartão de memória, onde está instalado o mapa Autoguia, e deverá sobrepor o arquivo gmapsupp.img.
Vamos ter que estudar esta situação, e descobrir o melhor caminho, a melhor solução.
Vou estudar com alguns colegas mais experientes no assunto, e verificar se poderemos renomear o Autoguia e colocá-lo na pasta Map, junto com os arquivos autenticadores, pois no seu caso existe a garantia de atualizações gratuitas deste mapa durante os proximos 12 meses.
Verificar se haverá necessidade de um outro cartão para o mapas City Navigator South America, pois no caso de aquisição, ele tambem terá os arquivos autenticadores da originalidade. Os arquivos gmapsupp.unl e gmapsupp.gma do South America (CNSA NT 2013.40).
Em Abril deverá ser lançado nova versão do City Navigator (deverá ser a versão 2014.10).


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

carnevale
Mensagens: 19
Registrado em: 11 Mar 2013, 11:50

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#19 Mensagem por carnevale »

jpgon, boa noite!

Agradeço pela resposta desse tópico e ficarei no aguardo de suas orientações quanto ao Mapa da Garmin.

No entanto, se puder e quando puder, peço comentar os outros tópicos e mais:

- sobre indicação de limite de velocidade na tela e indicação de vias por voz;

- se terei que sempre que ligar o aparelho GPS escolher a opção de NÃO gravar os novos dados encontrados no cartão SD PARA O GPS. TODA VEZ QUE LIGO ELE PERGUNTA. TENHO MEDO DE, POR ACASO, BATER EM SIM. AÍ VAI FERRAR TUDO!

- ORIENTAÇÃO DE COMO USAR O "BaseCamp" para testar os mapas baixados, como indicou que fazia. E para que ele serve? só para isso?

- como posso contribuir (sugestões de correção dos mapas - como se faz a sugestão?) com o TRC-Brasil?

OBSERVAÇÃO: SE ESSAS PERGUNTAS DEVEM SER FEITA EM OUTRO LOCAL, PEÇO ORIENTAR-ME!

Muito obrigado por tudo.

Um grande abraço

carnevale



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Acrescentar novos mapa ao garmin nuvi 50

#20 Mensagem por jpgon »

carnevale,
boa tarde.
- se terei que sempre que ligar o aparelho GPS escolher a opção de NÃO gravar os novos dados encontrados no cartão SD PARA O GPS. TODA VEZ QUE LIGO ELE PERGUNTA. TENHO MEDO DE, POR ACASO, BATER EM SIM. AÍ VAI FERRAR TUDO!
Alguns aparelhos aparece somente uma vez, e disponibiliza as opções de repetir a mensagem ou não mostrá-la mais.
No meu Garmin nüvi 1300 ele pergunta sempre, e respondo NÃO. Como lhe expliquei, é mais seguro manusear o cartão de memória, do que precisar acessar a memória interna e apagar os arquivos que foram transferidos para lá. Mas se ocorrer isso uma vez, por pressa, descuido, basta fazer o procedimento de remover na proxima atualização, prestando sempre muita atenção em só deletar os arquivos constantes da pasta Poi da memória interna.
- ORIENTAÇÃO DE COMO USAR O "BaseCamp" para testar os mapas baixados, como indicou que fazia. E para que ele serve? só para isso?
Tutorial sobre como usar o BaseCamp e orientações por vídeo

http://www.landlousa.com/2012/09/baseca ... tilizacao/
https://skydrive.live.com/?cid=9ae3df5d ... 32A9%21168
http://www.youtube.com/watch?v=6af85GiK ... e=youtu.be
http://www.youtube.com/watch?v=clb11l913TA
http://www.youtube.com/watch?v=a9zwKZMZiPc
http://www.youtube.com/watch?v=Bx5XAbHi ... =endscreen
http://www.youtube.com/watch?v=_ZTVHKuvJ98
http://www.youtube.com/watch?v=f7zGP0BuTqA
http://www.youtube.com/watch?v=vnn0Uamy73Y
http://www.youtube.com/watch?v=797dbfr6xGM (em combinado com Gogle Maps)
- como posso contribuir (sugestões de correção dos mapas - como se faz a sugestão?) com o TRC-Brasil?
Entre neste link do projeto tracksource, e leia os tópicos de como poderá contribuir.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... ource.html

abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”