Uso de GPS em vôos de companhias aéreas
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Como sou militar da Aeronáutica, já tive a oportunidade de usar tanto meu Etrex Vista como o meu GPS bluetooth junto com meu PDA... Os pilotos da FAB nunca me chamaram a atenção !
A melhor experiência foi com o PDA+GPS Bluetooth + Software NavGps Basic.
Muito bom mesmo esse software... ele tem um mapa das Américas, com uma boa base de aeroportos. Dava pra saber exatamente o nível de vôo, velocidade em nós, distância, tempo pra o aeroporto e acompanhar a aproximação do piloto em relação a pista de pouso... bacana mesmo !
Agora, em companhias comerciais, eu duvido muito que eles permitam... eles enchem o saco até com câmera fotográfica!
Grande abração a todos...
A melhor experiência foi com o PDA+GPS Bluetooth + Software NavGps Basic.
Muito bom mesmo esse software... ele tem um mapa das Américas, com uma boa base de aeroportos. Dava pra saber exatamente o nível de vôo, velocidade em nós, distância, tempo pra o aeroporto e acompanhar a aproximação do piloto em relação a pista de pouso... bacana mesmo !
Agora, em companhias comerciais, eu duvido muito que eles permitam... eles enchem o saco até com câmera fotográfica!
Grande abração a todos...
Socket Bluetooth GPS
Garmin Etrex Vista
PDA - Qteq 2020i
Garmin Etrex Vista
PDA - Qteq 2020i
já tentei várias vezes usar e nunca consegui (TAM, GOL, Webjet e BRA).
Sempre pergunto aos comissários que me informam ser proibÃÂdo conforme normas do DAC. Insisto em perguntar ao comandante e eles sempre voltam com a resposta que não.
Hoje já enchi o saco e não pergunto mais (e não uso, claro!).
Sempre pergunto aos comissários que me informam ser proibÃÂdo conforme normas do DAC. Insisto em perguntar ao comandante e eles sempre voltam com a resposta que não.
Hoje já enchi o saco e não pergunto mais (e não uso, claro!).
Só para constar, viajei de GOL 4 vezes nas últimas duas semanas, em duas aeronaves diferentes, e em ambas o manual proibia explicitamente o uso de "receptores GPS" (entre outras coisas) em qualquer fase do vôo.
Nem tentei pedir autorização ...
Nem tentei pedir autorização ...
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
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- Paulo Mauricio
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De um modo geral o pessoal de aviação costuma pecar por excesso em assuntos ligados àsegurança. será mesmo perigoso usar um receptor de GPS a bordo de um avião? Mas a própria aeronave não possui em receptor de GPS? Se o receptor de GPS é um receptor, qual o perigo? Ele só recebe.
A coisa é mais complicada do que parece. É interessante o artigo "É seguro usar um receptor de GPS em um aviação comercial?" (leia em http://gpsinformation.net/airgps/gpsrfi.htm). Para quem não quer ler todo o artigo, posso adiantar algumas coisas: Apesar de ser um receptor, um GPS envolve o uso de sinais na faixa de RF que podem, com muita imaginação, causar alguma interferência externa. Um laptop, entretanto, que pode emitir sinais piores, é permitido...
O problema depende de ONDE o GPS seria utilizado. O que é seguro na poltrona 12H pode ser perigoso na 33A, dependendo dos equipamentos de navegação instalados na fuselagem. Além disto, é muito mais fácil para os pilotos dizerem não do que checarem onde o passageiro está sentado.
A Boeing oficialmente declara que não existe nenhuma evidência de que o uso de dispositivos eletrônicos portáteis (ela generaliza, chama todos aparelhos portáteis de PED - Portable Electronic Devices, colocando no mesmo saco barbeadores, celulares, mp3 players, GPS..., mesmo classificando-os como transmissores de RF intencionais como walk-talkies, celulares e os não intencionais como o nosso GPS) tenham sido associados a alguma anomalia em aeronaves. Leia mais em http://gpsinformation.net/airgps/interfere4.pdf.
E finalmente existe uma lista de empresas aéreas que deixam e que não deixam usar o GPS a bordo: http://gpsinformation.net/airgps/airgps.htm.
Se eu fosse você, logo ao entrar na aeronave, peça para que a comissária que está dando as boas-vindas leve o seu GPS até a cabine de comando, dizendo a localização da poltrona irá sentar, para que o comandante veja o seu aparelho e decida se pode liga-lo ou não.
A coisa é mais complicada do que parece. É interessante o artigo "É seguro usar um receptor de GPS em um aviação comercial?" (leia em http://gpsinformation.net/airgps/gpsrfi.htm). Para quem não quer ler todo o artigo, posso adiantar algumas coisas: Apesar de ser um receptor, um GPS envolve o uso de sinais na faixa de RF que podem, com muita imaginação, causar alguma interferência externa. Um laptop, entretanto, que pode emitir sinais piores, é permitido...
O problema depende de ONDE o GPS seria utilizado. O que é seguro na poltrona 12H pode ser perigoso na 33A, dependendo dos equipamentos de navegação instalados na fuselagem. Além disto, é muito mais fácil para os pilotos dizerem não do que checarem onde o passageiro está sentado.
A Boeing oficialmente declara que não existe nenhuma evidência de que o uso de dispositivos eletrônicos portáteis (ela generaliza, chama todos aparelhos portáteis de PED - Portable Electronic Devices, colocando no mesmo saco barbeadores, celulares, mp3 players, GPS..., mesmo classificando-os como transmissores de RF intencionais como walk-talkies, celulares e os não intencionais como o nosso GPS) tenham sido associados a alguma anomalia em aeronaves. Leia mais em http://gpsinformation.net/airgps/interfere4.pdf.
E finalmente existe uma lista de empresas aéreas que deixam e que não deixam usar o GPS a bordo: http://gpsinformation.net/airgps/airgps.htm.
Se eu fosse você, logo ao entrar na aeronave, peça para que a comissária que está dando as boas-vindas leve o seu GPS até a cabine de comando, dizendo a localização da poltrona irá sentar, para que o comandante veja o seu aparelho e decida se pode liga-lo ou não.
GPSmap 60CSX / Nüvi 255W
Fala que sem o seu GPS não consegue achar a sua poltrona, especialmente quando voltar do banheiro
E aproveita e já pede autorização para marcar o waypoint do banheiro...
E aproveita e já pede autorização para marcar o waypoint do banheiro...
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
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- Paulo Mauricio
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Pois é... lembra-se daquele B-737 que fez um pouso de emergência em Marabá? Garcez, o piloto daquele vôo, estava voando rumo 210 quando deveria estar no rumo 021. Um GPSsezinho qualquer seria o suficiente - talvez - para re-colocar a aeronave no rumo. (Disse "talvez" porque mais tarde as investigações mostraram que a arrogância do Garcez impediria que qualquer "mortal" pudesse mostrar-lhe que estava errado).OMEGAred escreveu:vai que o piloto dorme e sai do rumo... vc está só conferindo
GPSmap 60CSX / Nüvi 255W
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Sim, mas isso faz muito tempo e naquela época não haviam receptores portáteis de GPS.
Por coincidência, eu tenho no meu site muitos materiais sobre acidentes aéreos, http://www.bsbnet.com/alex.
Sobre este acidente em especial, do Garcez:
http://www.bsbnet.com/alex/modules.php? ... =rg254.zip
Abraços,
Alex Rodrigues
Coordenador
Por coincidência, eu tenho no meu site muitos materiais sobre acidentes aéreos, http://www.bsbnet.com/alex.
Sobre este acidente em especial, do Garcez:
http://www.bsbnet.com/alex/modules.php? ... =rg254.zip
Abraços,
Alex Rodrigues
Coordenador
Me parece que o problema no fundo é exatamente este, se por um descuido o avião sair da rota, a tribulação prefere que nenhum passageiro fique sabendo. Ou pode ocorrer uma turbulência perfeitamente segura em que o avião "cai" vários metros, alguem com um GPS poderia perceber e entrar em pánico. Seria isso?Paulo Mauricio escreveu:Pois é... lembra-se daquele B-737 que fez um pouso de emergência em Marabá? Garcez, o piloto daquele vôo, estava voando rumo 210 quando deveria estar no rumo 021. Um GPSsezinho qualquer seria o suficiente - talvez - para re-colocar a aeronave no rumo. (Disse "talvez" porque mais tarde as investigações mostraram que a arrogância do Garcez impediria que qualquer "mortal" pudesse mostrar-lhe que estava errado).OMEGAred escreveu:vai que o piloto dorme e sai do rumo... vc está só conferindo
Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa
E quem vai usar um GPS só para entrar em pânico primeiro?Valadao escreveu:
Me parece que o problema no fundo é exatamente este, se por um descuido o avião sair da rota, a tribulação prefere que nenhum passageiro fique sabendo. Ou pode ocorrer uma turbulência perfeitamente segura em que o avião "cai" vários metros, alguem com um GPS poderia perceber e entrar em pánico. Seria isso?
já usei meu Etrex em vôos da Gol sem problemas... debaixo da manga... caso alguem tenha visto, ninguem reclamou
Rino 520HCx - entrou água
Oregon 300 - v3.30
Oregon 300 - v3.30
Conheco um pessoal que trabalha na área e o principal motivo é que se precisa testes de compatibilidade eletromagnética (EMC). Se algum equipamento fosse permitido deve se homologar esse tipo de testes. E para diminuir os custos eles simplesmente proibem. A Lufthansa esta para mudar isso, pois pretendem vender servicos de celular no aviao.OMEGAred escreveu:E quem vai usar um GPS só para entrar em pânico primeiro? :)Valadao escreveu:
Me parece que o problema no fundo é exatamente este, se por um descuido o avião sair da rota, a tribulação prefere que nenhum passageiro fique sabendo. Ou pode ocorrer uma turbulência perfeitamente segura em que o avião "cai" vários metros, alguem com um GPS poderia perceber e entrar em pánico. Seria isso?
já usei meu Etrex em vôos da Gol sem problemas... debaixo da manga... caso alguem tenha visto, ninguem reclamou 8)
Para a industria aeroespacial precisa-se estes testes para ver se nao há alguma interferência. Para muitos pode parecer que isso nao é nada, mas o simples ligar e desligar aparelhos pode gerar um pulso eletromagnético indesejado.
Agora os fatores polÃÂticos tb existem, como o fato discutido pelo valadao.
Abraco.
Amigo,Bueneker escreveu:Conheco um pessoal que trabalha na área e o principal motivo é que se precisa testes de compatibilidade eletromagnética (EMC). Se algum equipamento fosse permitido deve se homologar esse tipo de testes. E para diminuir os custos eles simplesmente proibem. A Lufthansa esta para mudar isso, pois pretendem vender servicos de celular no aviao.OMEGAred escreveu:E quem vai usar um GPS só para entrar em pânico primeiro?Valadao escreveu:
Me parece que o problema no fundo é exatamente este, se por um descuido o avião sair da rota, a tribulação prefere que nenhum passageiro fique sabendo. Ou pode ocorrer uma turbulência perfeitamente segura em que o avião "cai" vários metros, alguem com um GPS poderia perceber e entrar em pánico. Seria isso?
já usei meu Etrex em vôos da Gol sem problemas... debaixo da manga... caso alguem tenha visto, ninguem reclamou
Para a industria aeroespacial precisa-se estes testes para ver se nao há alguma interferência. Para muitos pode parecer que isso nao é nada, mas o simples ligar e desligar aparelhos pode gerar um pulso eletromagnético indesejado.
Agora os fatores polÃÂticos tb existem, como o fato discutido pelo valadao.
Abraco.
agora me ocorreu uma dúvida.
Os sistemas dos aviões não contam com uma blindagem eficiente não??
Afinal eles contam com tantos cuidados e redundancias, como poderiam se permitir uma fragilidade tão grande?
Nenhuma proibição poderia garantir em 100% a não utilização de equipamentos, como já foi demonstrado neste tópico.
Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa
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Finalmente perto de casa
Fala,Valadao escreveu: Amigo,
agora me ocorreu uma dúvida.
Os sistemas dos aviões não contam com uma blindagem eficiente não??
Afinal eles contam com tantos cuidados e redundancias, como poderiam se permitir uma fragilidade tão grande?
Nenhuma proibição poderia garantir em 100% a não utilização de equipamentos, como já foi demonstrado neste tópico.
A blidagem é eficiente, mas parece que só uma homologação especÃÂfica não foi feita. Qualquer técnico da área poderia dizer que isso não é problema, só que os testes especÃÂficos não foram feitos(na teoria). Para a industria aeroespacial precisa ser tudo nos conformes e normas, senão não voa.
até hoje não era viável, mas o celular parece que vai possibilitar isso.
Quase tudo passa por um indÃÂce de confiabilidade e nada é 100%. Como já tiveram muitos acidentes de aviões e a maioria não foi pelo uso de equipamentos "domésticos", se fosse podes ter certeza que a história seria diferente.
já trouxe uma placa mãe na mala(antes do 11/set) e pediram para abrir a mala para ver o que era.
Os próprios aparelhos domésticos já tem(ou deveriam) um certo controle e normas relacionadas ao assunto EMC.
Com certeza eles não podem controlar tudo, por isso até das redundâncias.
Agora eu não subestimo os problemas com a EMC e não uso equipamento eletrônico no avião.
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- Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
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É mais ou menos com o que acontece com os medicamentos. O custo para se comprovar que um medicamento não faz mal para as gestantes, é muito alto. É muito mais econômico e simples colocar na bula que não deve ser usado por gestantes. É mais ou menos isso.
Usar gps aqui no Brasil pode no máximo levar uma puta brunca. Nos USA, vai preso e ficará por muito tempo, se ele tiver sorte
Usar gps aqui no Brasil pode no máximo levar uma puta brunca. Nos USA, vai preso e ficará por muito tempo, se ele tiver sorte
Mudando um pouco o "problema" no uso do gps em avião, percebi um em tracklogs e na recepção de sinal.
Usando o Etrex em vôos é preciso deixar a antena dele bem próxima e direcionada àjanela para pegar satélites suficientes e, em vários trechos do trajeto, o sinal é insuficiente. Passando por nuvens carregadas e chuva a falta de sinal no vôo é garantida.
Mas usando um MAP60Cx percebi que em uma certa faixa de altitude ele não pega nenhum sinal, gerando uma trilha do vôo com 3 pedaços, decolagem, pouso e a parte em que o avião está além dessa altitude. Acontecendo com tempo limpo e 2 aviões diferentes.
Ainda não comparei a altimetria dos vôos.
Usando o Etrex em vôos é preciso deixar a antena dele bem próxima e direcionada àjanela para pegar satélites suficientes e, em vários trechos do trajeto, o sinal é insuficiente. Passando por nuvens carregadas e chuva a falta de sinal no vôo é garantida.
Mas usando um MAP60Cx percebi que em uma certa faixa de altitude ele não pega nenhum sinal, gerando uma trilha do vôo com 3 pedaços, decolagem, pouso e a parte em que o avião está além dessa altitude. Acontecendo com tempo limpo e 2 aviões diferentes.
Ainda não comparei a altimetria dos vôos.
Rino 520HCx - entrou água
Oregon 300 - v3.30
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