Garmin StreetPilots séries 300, 500, Nuvi, Airis, Delphi ...

Espaço para fazermos avaliações técnicas sobre modelos de GPS.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Garmin StreetPilots séries 300, 500, Nuvi, Airis, Delphi ...

#1 Mensagem por nqnnospam »

(Review baseado nas informações dos manuais, já que eu não tenho estes modelos. Se algum usuário quiser comentar ou corrigir algo, por favor fique à vontade).


Todos estes modelos enquadram-se na categoria de "Assistente de navegação pessoal" (PNA ou PND), porque a eles faltam muitos recursos que estão presentes em aparelhos GPS "auto-suficentes" e impedem seu uso em outras aplicações. PNA's possuem uma série de recursos muito úteis para uso automotivo, contudo eles também possuem limitações que impedem seu uso em outras aplicações. São elas:

a) Não aceitam rotas manuais
b) Não suportam tracks
c) Não gravam tracklog
e) Não fazem "tracback"
f) Não são a prova d'água
g) Somente alguns modelos vêm com o Mapsource.
h) A única forma de transferir alertas de proximidade/velocidade para estes modelos é usando o Garmin POILoader, ou gravando arquivos GPX diretamente no cartão de memória.
i) Não funcionam diretamente com o GPSTrackMaker (agosto/2006). Ver h.

O "problema" com estes modelos é que, apesar de seus recursos serem extremamente úteis para uso automotivo, estes (recursos) sã funcionam com mapas roteáveis. Sem os mapas roteáveis carregados, quase todos os recursos são inúteis, e o GPS serve basicamente só para visualizar os mapas e ver a posição atual ("moving map").


Os modelos Garmin da série Streetpilot 500 usam o novo chipset SirStarIII de alta sensibilidade. Os da série 300 usam o chipset Garmin.

Os modelos StreetPilots 310, 320, 330, 340, 510, 530 e 550, têm

Os modelos 340 e 550 (os mais caros das respectivas linhas), possuem um recurso que recebe informações do tráfego através de FM (TMC), contudo este serviço não está disponível no Brasil.

No Brasil, os únicos mapas roteáveis disponí­veis são:

- os mapas Tracksource Roteaveis (TRR, TRC e TRU), que cobrem as rodovias estaduais, federais e áreas urbanas.

- o Garmin City Select Brasil (R$ 600 ~ R$ 700, agosto/2006), que cobre somente algumas poucas cidades dos estados de São Paulo (a capital mais as cidades da região metropolitana - "ABCD paulista"), Rio de Janeiro (capital), e Minas Gerais (capital e Betim), e os trechos das rodovias federais e algumas estaduais necessários para conectar estas cidades.

Por isso, apesar de apresentarem recursos interessantes e apropriados para uso automotivo, não se recomenda a compra desses modelos para uso no Brasil, dada a ainda limitada oferta / cobertura de mapas roteáveis.

Keywords: StreetPilot Street Pilot Nuvi Nüvi Airis Quatro Rodas 4Rodas Delphi
Editado pela última vez por nqnnospam em 17 Mar 2007, 13:27, em um total de 9 vezes.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#2 Mensagem por Wallace »

O Tracksource Estadual Roteável fuinciona nestes modelos?


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#3 Mensagem por nqnnospam »

Wallace escreveu:O Tracksource Estadual Roteável fuinciona nestes modelos?
Pelo o que me consta, sim. não sei de nenhuma reclamação.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

dresser
Mensagens: 43
Registrado em: 30 Jul 2006, 11:51
Localização: Santo André

#4 Mensagem por dresser »

Olá Sérgio, uma correção quanto às informaçõs sobre os Street Pilots:

Eu possuo um SP C340 e, é possível sim gravar Waypoints e depois transferí-los ao PC para editá-los.

Acontece que não é muito intuitiva esta opção no dispositivo.

Quanto às demais informações, pelo que pude notar até o momento, procedem integralmente.

[]s

Willi


Abraços,

Willi
Garmin GPSMAP 276C /

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#5 Mensagem por nqnnospam »

dresser escreveu:Olá Sérgio, uma correção quanto às informaçõs sobre os Street Pilots:

Eu possuo um SP C340 e, é possível sim gravar Waypoints e depois transferí-los ao PC para editá-los.

Acontece que não é muito intuitiva esta opção no dispositivo.

Quanto às demais informações, pelo que pude notar até o momento, procedem integralmente.

[]s

Willi
Obrigado, vou corrigir o review. Como os manuais não falam nessa opção, fica a dúvida se nos outros modelos Também é possível fazer isso, ou só nos "tops" (340 e 550).

Se possível, explique aqui como fazer. Pode ser útil para outros usuários.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

dresser
Mensagens: 43
Registrado em: 30 Jul 2006, 11:51
Localização: Santo André

#6 Mensagem por dresser »

Se possível, explique aqui como fazer. Pode ser útil para outros usuários.
Para gravar Waypoints no Street Pilot C340 deve-se escolher a opção "Where To?", "My Locations", aí na parte inferior do LCD existe a opção "Save". Deve-se simplesmente acionar esta opção "Save" quando se estiver na posição que se deseja incluir. O Waypoint irá então aparecer gravado na opção "Favorites" do GPS com a nomenclatura "###" (onde, aqui para nós, "#" significa o número sequencial dos Waypoints gravados no GPS).

Aí pode-se editar no próprio GPS o Waypoint ou transferí-lo ao PC e ali se fazer as modificações desejadas.

Se houver algo errado me desculpem pois estou sem o dispositivo em mãos. Mas basicamente é isso.


Abraços,

Willi
Garmin GPSMAP 276C /

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#7 Mensagem por nqnnospam »

dresser escreveu: Para gravar Waypoints no Street Pilot C340 deve-se escolher a opção "Where To?", "My Locations", aí na parte inferior do LCD existe a opção "Save". Deve-se simplesmente acionar esta opção "Save" quando se estiver na posição que se deseja incluir. O Waypoint irá então aparecer gravado na opção "Favorites" do GPS com a nomenclatura "###" (onde, aqui para nós, "#" significa o número sequencial dos Waypoints gravados no GPS).

Aí pode-se editar no próprio GPS o Waypoint ou transferí-lo ao PC e ali se fazer as modificações desejadas.

Se houver algo errado me desculpem pois estou sem o dispositivo em mãos. Mas basicamente é isso.
Hummm, então deve funcionar nos outros modelos Também, porque todos têm este menu "Where To?"-> "My Locations" -> "Save".


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

dresser
Mensagens: 43
Registrado em: 30 Jul 2006, 11:51
Localização: Santo André

#8 Mensagem por dresser »

Hummm, então deve funcionar nos outros modelos Também, porque todos têm este menu "Where To?"-> "My Locations" -> "Save".
Quase certeza que sim, pois a lógica dos GPS da linha Street Pilot, aparentemente é a mesma, diferindo uns dos outros, apenas em alguns ítens como touch screen, bluetooth, Traffic, etc...

Um pequeno adendo quanto à informação anterior que postei no sentido de que ao se acionar a opção "save", deve se confirmar "yes" para que o Waypoint seja incluído no GPS.


Abraços,

Willi
Garmin GPSMAP 276C /

jrgandara
Mensagens: 12
Registrado em: 08 Dez 2006, 23:31
Localização: Americana

#9 Mensagem por jrgandara »

Willi,

Eu estou pensando em comprar um c330, pois vou com freqüência para os EUA e é muito úteil por lá. Pelo que pude ver dos posts anteriores, me parece que não é muito indicado para uso no Brasil. você pode me sugerir uma boa opção de compra para usar lá (EUA) e aqui com Tracksource?


[]s

JR Gandara

dresser
Mensagens: 43
Registrado em: 30 Jul 2006, 11:51
Localização: Santo André

#10 Mensagem por dresser »

Eu estou pensando em comprar um c330, pois vou com freqüência para os EUA e é muito úteil por lá. Pelo que pude ver dos posts anteriores, me parece que não é muito indicado para uso no Brasil. você pode me sugerir uma boa opção de compra para usar lá (EUA) e aqui com Tracksource?
Os GPS da linha Street Pilot São mais para navegação urbana.

Eu tinha um C340 mas troquei por um 276 C e depois comprei um 60CSX porque depois de muito ler as listas achei que seriam mais úteis aos meus propósitos.

Prefiro usar o 276 mesmo no modo off road para localizar endereços, do que por autoroteamente. Acostumei assim.

A única desvantagem (ainda) por não ter sido implementado nos mapas tracksource o autoroteamente (à exceção do TER) é você ter que achar as coordenadas do endereço para inserir nele.

Mas os mapas da Garmim para os EUA São autoroteáveis. Assim na minha opinião, uma boa escolha seria o 276 C (se for usar mais no carro) ou o 60CSX (se você quizer uma melhor portabilidade) que é menor para usá-lo fora do carro, em bikes, ou motos.

Voce poderia usá-los tanto em navegação urbana como off road.

Que digam os experts da lista.


Abraços,

Willi
Garmin GPSMAP 276C /

Cleston
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Dez 2006, 10:00

#11 Mensagem por Cleston »

Uma dúvida que eu tenho é: qual a diferença entre o C340 e o C330?

Eu to querendo comprar um e tenho um amigo que está no canadá e disse que pode comprar para mim e trazer.


Alguém tem alguma dica? (meu uso seria somente no carro mesmo)



Avatar do usuário
Haigh
Mensagens: 251
Registrado em: 14 Nov 2006, 11:29
Localização: São Paulo SP

#12 Mensagem por Haigh »

Cleston,

Da uma olhada no site da Garmin que tem a diferença entre eles. Mas insisto em reforçar as recomendações frequentes dos usuários do Grupo: Os StreetPilot não São a opção mais recomendada para uso no Brasil, mesmo para aqueles que vão fazer apenas uso rodoviário.

Os mapas do Tracksource nem sempre funcionam como deveriam nos StreetPilot. Uso um 60CSX para uso veicular e na mão e acho perfeito. A tela podia ser maior mas não dá pra ter tudo. Para uso exclusivo no veículo o 276C é a melhor pedida.

abração
Robert


Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

Cleston
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Dez 2006, 10:00

#13 Mensagem por Cleston »

Hmm entendo...

A questão é que encontrei um C330 na loja http://www.bestbuy.ca que custa 400 dólares canadenses o que daria uns 720/730 reais...

o 276c eu não consegui encontrar a venda por lá. e aqui no brasil tá mais de 2000 reais e aí fica osso de comprar...

Vou ver se encontro o 276c a venda lá.



ptessa
Mensagens: 13
Registrado em: 16 Mai 2007, 20:00
Localização: Rio de Janeiro

#14 Mensagem por ptessa »

po kra eu tb to nessa de trazer um navegador dos EUA.
mas a parada eh q eu nao gosto desse tipo aih 276c...ele parece um telefone gigante..
nao gosto do estilo GPS, prefiro o navegador q parece uma mini televisao.
muito melhor pro meu uso

algm sugere algm? pra trazer de fora por menos de 300 dolares?


by: ...PdRo

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#15 Mensagem por Wallace »

Se vai só pelo estilo pode quebrar a cara.
GPS normalmente tem funções que os navegadores não tem.
então precisa ver se o GPS não vai fazer algo que precisa e o navegador não faz.
não esquece que para o navegador realmente funcionar vai precisar dos mapas, ai se gastar 300 dolares lá num garmin vai ter que gastar mais usn 600 reais nos mapas adequados que a garmin vende aqui.
Se nunca usou um 276C não pode falar muito.
Se reparar vai verificar que muitos deixaram outros modelos, incluido navegadores, pelo 276C.
Acho que principalmente pela tela maior e com mais resolução que ele tem.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

edmax
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Mai 2007, 23:48
Contato:

Esclarecimento...

#16 Mensagem por edmax »

Ola pessoal, sou novo aqui e vejo q maioria usam o gps de forma "advanced".

Estou trazendo para o Brasil um StreetPilot C340 apenas para
uso urbano. Isso é, cruzar de um bairro para outro.

Digamos q vou fazer um uso bem "beginner" apenas no carro com
mapas do TrackSource(ex.)

Quero colocar um endereço na lapa e Go!

VOU QUEBRAR A CARA!!!????? Help me!!!!

Abrigado a todos! :D



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#17 Mensagem por nqnnospam »

nqnnospam na primeira mensagem do tópico escreveu:No Brasil, os únicos mapas roteáveis disponíveis São:

- o Tracksource Estadual Roteável, que cobre as rodovias estaduais e federais

- o Garmin City Select Brasil (R$ 600 ~ R$ 700, agosto/2006), que cobre somente algumas poucas cidades dos estados de São Paulo (a capital mais as cidades da região metropolitana - "ABCD paulista"), Rio de Janeiro (capital), e Minas Gerais (capital e Betim), e os trechos das rodovias federais e algumas estaduais necessários para conectar estas cidades.

Por isso, apesar de apresentarem recursos interessantes e apropriados para uso automotivo, não se recomenda a compra desses modelos para uso no Brasil, dada a ainda limitada oferta / cobertura de mapas roteáveis.
Ou seja, repetindo, se você mora na área de corbertura do City Navigator Brasil NT vai conseguir usar, senão só nas rodovias, com o Tracksource Roteável Rodoviário.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

edmax
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Mai 2007, 23:48
Contato:

#18 Mensagem por edmax »

Sergio vc é mais rápido q uma bala!!!

Obrigado pela resposta!

Como eu moro na zona sul de sp, o streetpilot vai ser muito util pra min.



Valeu mesmo! :D



rodrigoborges
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Jul 2007, 14:30

Re: Garmin StreetPilots séries 300, 500, Nuvi, Airis, Delphi ...

#19 Mensagem por rodrigoborges »

Sobre a pergunta que fizeram se os mapas da TrackSource.org.br funcionam nos modelos 300, 500 a resposta é "PARCIALMENTE" pra muito mal.

Possuo um c330 no qual muito me aprimorei em suas funcionalidades e os Mapas baixados na TrackSource.org.br apresentam problemas graves de busca. Por exemplo, ao se fazer uma busca por Estado utilizando o c330 não se encontra nenhum ESTADO. Ao se fazer uma busca por CIDADES no mesmo c330 o aparelho trava obrigando o usuário acionar o Reset.

Comercializo o c330 e já fiz o mesmo teste em vários. Todos ocorrem o mesmo problema. já fiz atualização no site da GARMIN e etc.., nada resolve!

Porém, com os mapas originais Brazil da GARMIN todas as funcionalidades funcionam com muita perfeição e exatidão.

Aproveito o momento para solicitar que os desenvolvedores avaliem estas questões, pois, na verdade estes mapas se tornam ruins para os modelos c300 a 500.

Estou a disposição para qualquer esclarecimento ou teste!

Atenciosamente,
Rodrigo Borges




Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Garmin StreetPilots séries 300, 500, Nuvi, Airis, Delphi ...

#20 Mensagem por nqnnospam »

Caro Rodrigo,

Sobre os travamentos na busca, não misture mapas TRR com TM.

O problema principal é que os modelos StreetPilot e os GPSMap da linha X (podem haver outros modelos, mas eu não sei), precisam de um índice global de busca carregado no GPS para que o mecanismo de busca funcione apropriadamente.

Infelizmente os programas usados para compilar o mapa, Mapdekode e agora o cGpsMapper, não geram este índice. Por enquanto não há nada que os desenvolvedores ou compiladores possam fazer para corrigir isso. Agora que compramos o cgpsmapper, estamos negociando com o autor a possibilidade dele nos informar como gerar este índice. Aparentemente ele sabe como fazê-lo, apesar de não ter incluído o recurso no programa dele.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Reviews”