CARTA WAC NO MAPSOURCE: É POSSÍVEL? AVIAÇÃO

Mensagem
Autor
rcmancini
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Mai 2013, 10:52

CARTA WAC NO MAPSOURCE: É POSSÍVEL? AVIAÇÃO

#1 Mensagem por rcmancini »

QUERO SABER SE É POSSÍVEL INSTALAR A CARTA WAC DAS REGIÕES DO BRASIL (PARA AVIAÇÃO), NO MAPSOURCE DA GARMIN.

ATÉ AGORA NÃO ENCONTREI NENHUM TÓPICO SOBRE O ASSUNTO.

AGRADEÇO SE PUDEREM ME AJUDAR



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: CARTA WAC NO MAPSOURCE: É POSSÍVEL? AVIAÇÃO

#2 Mensagem por jpgon »

rcmancini,
boa noite.

As cartas WAC são visíveis no programa GPSTrackmaker, pois estão editadas com extensão .gtm.
Acredito que seja necessário um programa que as transforme em .gdb, para serem visíveis no Garmin Mapsource.
Outra solução seria converter o arquivo .gtm para .gpx e enviar para o GPS.
Pode-se tambem baixar o programa GPS Trackmaker (free) e salvar o arquivo para a extensão pretendida . gpx
Esse programa que é de utilização livre é bastante versátil e dá para converter qualquer tipo de ficheiro para GPX para o Garmin conseguir ler. Por exemplo ficheiros de oziexplorer .PLT, ficheiros de mapsource .GTM, ficheiros do Google, etc. Tem a vantagem que uma vez instalado no computador podes utilizar em qualquer lado sem necessitares de ir à Net converter.

Abres/Carregas o ficheiro com o Trackmaker e depois fazes "salvar como" e escolhes a extensão GPX.
Manda para o Garmin e já está.
Outro programa gratuito para isso é o GPS Babel.
O programa faz a conversão de vários ficheiros de posicionamento global. Converte todos os ficheiros em formato .gdb, .kml, .gtm, .gpx e muitos mais.
Mas mesmo assim vou procurar saber melhor sobre qual o melhor caminho a fazer e quando descobrir, reporto por aqui.
Abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: CARTA WAC NO MAPSOURCE: É POSSÍVEL? AVIAÇÃO

#3 Mensagem por jpgon »

rcmancini,
complementando.

o TrackMaker (http://www.gpstm.com/)
Permite fazer várias operações a partir do programa, tais como: carregar/descarregar informação directamente do dispositivo Garmin E-Trex Euro, ao nível de trilhaa, waypoints e rotas. Desenhar rotas no Google Earth, prepará-las no Trackmaker e exportá-las para o
Garmin e, por último, visualizar diretamente os percursos no Google Earth.
Dá também para converter variadissímos formatos, quer seja GPX, GTM, TXT, KML, etc. e tem um interface especifico para os principais GPS do mercado.
Para além disso, ainda pode-se utilizar cartografia 1:25 000 neste programa e fazer navegação em tempo real, com um GPS ligado a um portátil. (Bom para TT).
E para finalizar, trata-se um um software freeware.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Avatar do usuário
Nelson A. da Costa
Mensagens: 199
Registrado em: 02 Mai 2006, 18:15
Localização: Jacutinga

Re: CARTA WAC NO MAPSOURCE: É POSSÍVEL? AVIAÇÃO

#4 Mensagem por Nelson A. da Costa »

Palpitando....

Se as cartas WAC são arquivos com extensão em .gtm, abra-as no TrackMaker e em seguida salve-as na extensão *.gpx, que o Mapsource vai aceitar.
Pode ser que ao converter o arquivo para *.gpx ocorra perdas de informações. Mas vale tentar.


Nelson
60CSx + Nuvi 3460LT
DM - Projeto Tracksource
Sul de Minas

rcmancini
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Mai 2013, 10:52

Re: CARTA WAC NO MAPSOURCE: É POSSÍVEL? AVIAÇÃO

#5 Mensagem por rcmancini »

Obrigado aos amigos pela ajuda e sugestões, são muito uteis.

Eu utilizo o GPS - AERA 500 da Garmin para avião.

E estou aprendendo a utilizar o Trackmaker. Não sei se é possível exportar dados de pistas entre outros para meu GPS Aera 500.

Utilizo o Mapsource, mas se der para fazer tudo através do trackmaker fica tudo mais fácil

Agradeço muito a ajuda de vocês.

Continuo aceitando sugestões

Roberto



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MapSource”