Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

Mensagem
Autor
Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#1 Mensagem por Angelone »

Há poucos dias a Garmin colocou no ar uma página em portugues sobre o tão aguardado serviço de detecçao de tráfego no Brasil, indicando dois modelos nuvi (1300LT e 1410LT) que teriam assinatura gratuita eterna p/ os aparelhos e igual possibilidade para atualizaçao de seus mapas ( http://www.garmin.com/br/transito ). Nao havia qualquer menção a possibilidade de compra de assinaturas ou do receptor separadamente para outros nuvis (como acontece em outros países) e os links dos modelos indicados remetiam a modelos diferentes dos indicados na página. Como tenho um 1390T com receptor FM Traffic estava ansioso aguardando novidades e entrei imediatamente em contato com distribuidores e lojas, mas ninguem estava sabendo absolutamente nada. Também entrei em contato com locais diferentes do suporte, dois nos Estados Unidos e um do Brasil e deles obtive respostas dispares: o primeiro (americano) dizendo que nao havia o serviço para o Brasil e que a pagina era uma mera traduçao da versao americana. O suporte brasileiro, por sua vez, informou que nao dispunha de nenhuma informaçao de concreto no momento, mas que deveria ter alguma informaçao no mes que vem. Por fim, recebi um comunicado hoje de outra fonte do suporte americano, confirmando que o serviço já esta disponível no Brasil, gratuitamente, mas somente para os modelos 1300LT e 1410LT (vide copia no final). Curiosamente eles corrigiram o link das especificaçoes desse modelo exatamente hoje, quando recebi o email deles. Até ontem a noite o link estava errado. Desde ontem também verifiquei que o receptor do meu Nuvi 1390T (um GTM25, incorporado ao cabo de alimentaçao veicular) agora detecta e se detem em uma das duas estaçoes transmissoras de FM, a 96.10 (Band FM) e a 90.5 (CBN)m mas obviamente nao detecta o transito por nao ter a assinatura incorporada para a unidade. Até poucos dias atrás o receptor ficava escaneando varias frequencias e nao se detinha em nenhuma, ou seja, nao detectava o sinal especifico de transito. Esse sinal e todo o serviço de detecçao de trafégo por sensores e outros meios é fornecido pela Navteq, que também oferece o serviço para a Garmin e outras empresas em vários países (segundo a Garmin o serviço por eqto abrange somente Sao Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). Resumo da ópera: quem tem algum nuvi modelo T (com receptor GTM) ou quiser comprar somente o receptor para incorporar ao seu aparelho nao poderá faze-lo pois a Garmin privou milhares de proprietários de nuvi dessa possibilidade, uma lástima! Em outros países essa assinatura custa meros 49 dólares, valor que qualquer um de nós pagaria sem problema algum. O que nos resta então? Comprar um dos 2 modelos nuvi indicados, bem carinhos, por sinal, ou procurarmos estudar uma forma de habilitar nossos receptores já q a Garmin desprezou milhares de proprietários dos seus produtos. Falta saber exatamente qual a versão do receptor FM do 1410LT ou o 1300LT, que em outros países é o GTM35 (versão que agora vem com todos os modelos T, mas que parece pouco diferir do GTM25).
Editado pela última vez por Angelone em 14 Jul 2011, 12:12, em um total de 1 vez.



luis-ecoturista
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Jul 2007, 16:55

TMC (trafic message channel) Garmin 1490.

#2 Mensagem por luis-ecoturista »

Colega Angelone:

Eu também tenho um Garmin 1490 com o receptor de TMC (Trafic Message Channel), que serve para receber informações de trânsito via FM (usa um canal RDS-FM ou GPRS para captar informações de trânsito em tempo real, oferecendo alternativas de desvio de congestionamentos, etc).

Este receptor de TMC vem incorporado ao cabo de alimentação veicular do Garmin 1490.
O cabo é o modelo GTM25.

Já busquei pelo Google um monte de palavras chaves e pelo jeito não há como utilizar o TMC do Garmin 1490 aqui no Brasil, por enquanto (julho 2011).
Parece-me que o TMC só está disponível para alguns aparelhos Moov Spirit e Mio, que acessam o serviço chamado "Indica".

O meu aparelho está com habilitação gratuíta para uso nos EUA.

Não encontrei informações sobre como habilitar o TMC no Brasil, nem como conseguir o "código de ativação" ou "subscrição de ativação".
No site da Garmin só há possibilidade de ativar o TMC para a Europa e EUA.

Mesmo que o serviço ainda esteja engatinhando no Brasil, com informações não muito precisas, eu aceitaria pagar uma assinatura, pois acho que só com mais adesões de usuários o TMC melhorará.
Ok, teoricamente eu já paguei pelo serviço ao comprar o GPS Garmin com a antena incorporada.

Qualquer novidade eu postarei aqui!
E também estarei acompanhando as novidades!



rodrigo weber
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Dez 2010, 22:28

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#3 Mensagem por rodrigo weber »

Pessoal,

Eu comprei o nuvi 3670 e o vendedor da FNAC me garantiu que esse modeol estaria pronto para receber as informacoes de transito, assim que disponivel. Tambem fiz a mesma pergunta a Assistencia tecnica da Garmin, e a resposta foi a mesma.
Agora sei que fui enganado, comprei um GPS caro contando com a funcionalidade e nao a terei. Assim sao as coisas no Brasil.

Abs, Rodrigo Weber



gpsr
Mensagens: 38
Registrado em: 29 Ago 2007, 08:16

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#4 Mensagem por gpsr »

Oi Pessoal,

Mandei um e-mail para garmin sobre isso. O suporte da garmin eh horrivel. Me falaram que era so ter o fm traffic receiver. Depois falaram que nao. Veja a resposta:

Gracias por contactar a Garmin International.

1) FM Traffic service is now available in Brazil and it is free
2) FM Traffic is only available with the purchase of the nüvi 1300LT or
nüvi 1410LT

Other points of attention:
a) We do not sell a standalone traffic receiver
b) Units purchased in another country will not have the traffic working
in Brazil
c) Units that are not the nüvi 1300LT or nüvi 1410LT can’t use the
traffic service

Customers can learn more about the nüvi 1300LT or nüvi 1410LT on the
product pages:

https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=134

Bem, sera que a gente vai ter que comprar outro gps so para receber info de transito? Vcs acham que a garmin vai fabricar gps que so funcionam no Brasil?
Bem, eu acho que a gente ainda vai ter que esperar um pouco. Eu tenho o 3750 que eh bem novo. Ele nao vem com o fm transit receiver mas eh possivel comprar. Mas pelo que a garmin falou nao vai funcionar. Bem, eu nao sei. no brasil me parece que o tomtom e mio funcionam com info de transito. a garmin vai comecar a perder mercado no brasil se continuar assim.

se algum souber se algo a mais me avise.

GPSR.


GPRS
Nuvi 350 e Colorado 400t

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#5 Mensagem por Angelone »

Pessoal, se voces tiverem um pouco de paciencia acredito que daqui a alguns dias teremos novidades. Um grupo conhecido esta trabalhando duro para resolver nossos problemas e deveremos ter alguma soluçao para isso. Abs



Avatar do usuário
bbruce_gps
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Set 2008, 16:30
Localização: São Paulo - SP

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#6 Mensagem por bbruce_gps »

Muito boa a notícia, só não gostei da limitação de aparelhos. Espero que eu consiga usar no meu 765T.


Garmin 765T

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#7 Mensagem por Angelone »

Bem lembrado, Amaral, funcionam. A excessão, pelo que já li, sao os Nuvis x x x (modelos como os 255, 360, 765, etc..). Os da série 1xxx e acima com adaptadores T funcionam (GTM25 e acima). abs



Avatar do usuário
pu2tki
Mensagens: 422
Registrado em: 15 Out 2008, 21:27
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#8 Mensagem por pu2tki »

Exatamente.
Pelo menos por hora só os modelos das séries 1xxx, 2xxx e 3xxx com receptores GTM25, GTM26 e GTM35 é que estão funcionando.
As séries abaixo de 1xxx não funcionaram em nenhum até agora. E nem com outros receptores. (GTM12, 20 ou 21)


Alexandre C. Leite (acleite)
nüvi 205 / 255W / 40 / 1490T - eTrex Legend

hcmiranda
Mensagens: 5
Registrado em: 16 Mar 2011, 19:14

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#9 Mensagem por hcmiranda »

Pessoal,
comprei um nuvi 1410 (não é o LT) em portugal, e qdo escolhi, olhei sobre essa função de traffic FM, que ele possui. Só que agora, lendo sobre essas suposta disponibilização do serviço no Brasil, é que vi que já tem a questão do Receptor @! #@!@
A questão é: alguém sabe se o serviço está funcionando em Belo Horizonte, e se sim, como faço para fazer o meu gps funcionar? Que tipo de receptor tenho que comprar etc...
Obrigado
Henrique.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#10 Mensagem por Angelone »

Miranda, considerando que seu 1410 nao é T, isto é, nao tem o cabo veicular com receptor embutido, então voce precisa comprar um. O modelo que vem nos modelos "oficiais" de gps são os GTM26, mas os GTM25 a 35 funcionam de maneira ainda nao muito estável. O problema é q voce nao vai encontra-lo a venda no Brasil, somente USA, Europa. Custa em torno de 100 dólares. O serviço funciona em BH, SP e RJ.. Até o momento, pelo qua ainda sabemos, funcionando bem somente os modelos oficiais..



hcmiranda
Mensagens: 5
Registrado em: 16 Mar 2011, 19:14

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#11 Mensagem por hcmiranda »

Caro Angelone,
Em uma rápida pesquisa na internet encontrei um GTM25 por 30 dolares.
Por acaso vc é de BH? Estou querendo comprar um receptor, mas se vc ou alguem pudesse me indicar algo já testado.... E confirmar se em BH, apesar do anúncio da Garmin, já está realmente funcionando o serviço, e quais as condições (sem taxa).
Obrigado.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#12 Mensagem por Angelone »

Miranda, 30 dólares é bem barato, mesmo para o mercado norte amerericano. Em BH o serviço da Garmin já esta funcionando, tenho um conhecido que mora ai e confirmou...



Avatar do usuário
jackMP
Mensagens: 20
Registrado em: 20 Dez 2010, 16:01
Localização: SAO PAULO

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#13 Mensagem por jackMP »

Caros colegas blz!

Comprei meu nuvi 1450LMT https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=87481 nos USA por 250 doletas
Feliz da vida com o FM Traffic adaptador para cabo de força GTM26.

Pensei que ia funcionar numa boa aqui no Brasil.
Ate pensei que o sistema ainda n estivesse funcionando, mas li este POST 03/08/2011, e cai com o queixo na MESA :cry:

N sabia que a GARMIN tinha planos diferentes para nos aqui do BRAZ "como sempre neh"
Agora soh resta alguém conseguir mudar a firmware do adaptador ou seilah fazer alguma gabiarra estilo MADE in BRAZIL msm! :lol:

vou ficar aguardando por mais novidades!
abraço a todos!



marcabe@uol.com.br
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Fev 2011, 21:33

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#14 Mensagem por marcabe@uol.com.br »

Dear Angelone,
Você tem alguma novidade a respeito da informação sobre o trabalho para resolver a questão do sistema de trânsito de São Paulo para o Nuvi 1450 LMT ?

Grato


Data de registro: 22 Nov 2008, 13:41
Mensagens: 84
UF: am Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!
Pessoal, se voces tiverem um pouco de paciencia acredito que daqui a alguns dias teremos novidades. Um grupo conhecido esta trabalhando duro para resolver nossos problemas e deveremos ter alguma soluçao para isso. Abs
_________________
Oregon 550, Vista Hcx, Nuvi 1390T



paulohf
Mensagens: 36
Registrado em: 08 Jan 2011, 15:45

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#15 Mensagem por paulohf »

Olá,
Alguém sabe como faço para que o meu nuvi 3750 receba informações de trânsito? Tem algum jeito será ?!

Quando comprei e pelas informações do site parece que ele teria a função de receber informações de trânsito FM.

Alguma "luz"?!?!? :?

Obrigado, abraço



lrlemos
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Abr 2010, 14:52

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#16 Mensagem por lrlemos »

Angelone

No primeiro item do tópico você escreveu: "Desde ontem também verifiquei que o receptor do meu Nuvi 1390T (um GTM25, incorporado ao cabo de alimentaçao veicular) agora detecta e se detem em uma das duas estaçoes transmissoras de FM, a 96.10 (Band FM) e a 90.5 (CBN)m mas obviamente nao detecta o transito por nao ter a assinatura incorporada para a unidade. Até poucos dias atrás o receptor ficava escaneando varias frequencias e nao se detinha em nenhuma, ou seja, nao detectava o sinal especifico de transito.".
Como faço para verrificar esta conexão de FM no 1490T? Acredito ser similar ao seu 1390T.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#17 Mensagem por Angelone »

Irlemos, a partir da tela em que aparece o mapa, pressione no icone onde aparece a velocidade que vai aparecer um velocimetro grande e informaçoes de viagem. Pressione e segure por alguns segundos o centro do velocimetro até aparecer outra tela. Selecione então Developer Info e depois GTM Status ou FM Table.



lrlemos
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Abr 2010, 14:52

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#18 Mensagem por lrlemos »

Achei a tela! Valeu!



paulohf
Mensagens: 36
Registrado em: 08 Jan 2011, 15:45

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#19 Mensagem por paulohf »

Não entendi uma coisa...

Ok, achei a tela descrita acima, mas e aí?! O que faço para que funcione???



Avatar do usuário
pu2tki
Mensagens: 422
Registrado em: 15 Out 2008, 21:27
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Sistema de Transinto Garmin OPERANDO no Brasil!!

#20 Mensagem por pu2tki »

A explicação foi de onde pode-se ver a tabela do FM.
Você leu o que disse o amigo acima?

"agora detecta e se detem em uma das duas estaçoes transmissoras de FM, a 96.10 (Band FM) e a 90.5 (CBN)m mas obviamente nao detecta o transito por nao ter a assinatura incorporada para a unidade."

Pra funcionar precisa ter assinatura.


Alexandre C. Leite (acleite)
nüvi 205 / 255W / 40 / 1490T - eTrex Legend

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”