MAPSOURCE - Proyecto Mapear e Viajeros (Ñ consigo gravar)

Mensagem
Autor
rmirarchi
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Jun 2012, 16:29

MAPSOURCE - Proyecto Mapear e Viajeros (Ñ consigo gravar)

#1 Mensagem por rmirarchi »

Amigos, bom dia!

Sou novo no forum e estou com uma dificuldade que espero poder contar com a ajuda de vocês para saná-la. Farei uma viagem de moto para Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia no final deste mês.

Já tenho instalado na memória do aparelho (Garmin Nüvi 255W) o Mapa do Brasil do Tracksource.

O problema:
1) baixei os mapas do Proyecto Mapear e Viajeros (baixei o Viajeros também pois a parte da Bolívia é mais completa do que o Mapear)
2) Insiro o cartão microSD no aparelho e baixo o mapa completo do Proyecto Mapear no cartão. Aparece "dados enviados com sucesso" no MapSource e quando olho no aparelho realmente está lá. Na pasta "garmin" do cartão aparece o arquivo "gmapsupp" zipado.
3) Deixo todos os mapas desmarcados no aparelho;
4)Conecto novamente o aparelho no computador, no Mapsource, e baixo o arquivo do Viajeros;
5) Ele se sobrepõe ao arquivo do Mapear, ou seja, fico sempre com um ou com o outro.

Os arquivos baixam com o mesmo nome "gmapsupp.img" zipado e é por isto que um apaga o outro, correto?

O que devo fazer? Já tentei renomear o arquivo mas daí o GPS não lê o mapa.

Podem me ajudar? (tentei achar esta situação no fórum, mas não encontrei uma igual).

Abraços,
Mirarchi



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: MAPSOURCE - Proyecto Mapear e Viajeros (Ñ consigo gravar

#2 Mensagem por jpgon »

mirarchi,
Bom dia.

Voce precisará usar a ferramenta GmapTool para unir os mapas em um único gmapsupp.img.
Pesquise sobre isso.
Executando a fusão dos mapas em um único, voce terá os mapas que precisará.
Abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

Re: MAPSOURCE - Proyecto Mapear e Viajeros (Ñ consigo gravar

#3 Mensagem por Ivan »

Bom dia Rmirarchi.

Toda vez que você envia um mapa pelo Mapsource o mapa que está no GPS/cartão é substituído pelo novo.
Então selecione no Mapsource os mapas que você quer enviar do Viajeros, depois mude para o Mapear no Mapsource, selecione os mapas que quiser e só no final envie ao GPS/cartão.
Assim você terá as bases de mapa em um só arquivo.



rmirarchi
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Jun 2012, 16:29

Re: MAPSOURCE - Proyecto Mapear e Viajeros (Ñ consigo gravar

#4 Mensagem por rmirarchi »

Jpgon e Ivan, muito obrigado pela ajuda!

Vou fazer este procedimento que o Ivan comentou (me parece mais simples) e depois vou pesquisar sobre o gmaptool para aprender sobre esta ferramenta.

Aproveitando: a partir do dia 22/11 postarei o diário de bordo da expedição solitária no meu blog: motocicletaeaventura.blogspot.com.br (já tem outros relatos de viagens para Machu Picchu e Atacama).

Colocarei também as impressões destes mapas durante a viagem.

Obrigado mais uma vez pela ajuda!
Abraços,
Mirarchi



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: MAPSOURCE - Proyecto Mapear e Viajeros (Ñ consigo gravar

#5 Mensagem por jpgon »

rmirarchi,
boa tarde.

Realmente, poderá utilizar a maneira que o Ivan explicitou, pois os seus mapas baixados e que estão em seu computador são específicos para Mapsource.
Assim, se torna mais fácil, pois voce poderá abrir primeiramente um deles, e selecionar as regiões por onde irá passar, e em seguida abrir outro, fazendo o mesmo, e tantos quantos forem necessários.
Depois de todas as regiões selecionadas, e carregadas (voce poderá ver o nome dos arquivos dos mapas selecionados do lado esquerdo (coluna), é só enviar para o GPS, e ele se tornará um unico gmapsupp.img e gravado dentro da pasta Garmin na memória interna ou na pasta Garmin do cartão de memória.
A ferramenta GMapTool é mais específica quando voce tem mapas já formatados em .img, e precisa uní-los.
Mas é muito boa. Vale o esforço de aprender a usá-la.
Abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

rmirarchi
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Jun 2012, 16:29

Re: MAPSOURCE - Proyecto Mapear e Viajeros (Ñ consigo gravar

#6 Mensagem por rmirarchi »

Obrigado pela informação detalhada e didática JPGON!

Pois é, sempre fui adepto dos mapas de papéis (ainda os levarei para eventualidades) e esta será a primeira viagem que farei com auxílio do GPS.

Com certeza me aprofundarei no assunto e nas ferramentas dedicadas, como é o caso desta que você mencionou.

Grande abraço!



rmirarchi
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Jun 2012, 16:29

Re: MAPSOURCE - Proyecto Mapear e Viajeros (Ñ consigo gravar

#7 Mensagem por rmirarchi »

Amigos, estou com a ferramenta aberta aqui e percebi o seguinte:

> no MAPEAR, a seleção do mapa da Bolívia é bem feito, ou seja, é possível deixar apenas a Bolívia de fora da seleção para baixar no aparelho;
> já no VIAJEROS, eu não consigo selecionar apenas a Bolívia, a seleção pega trechos da Argentina.

Pergunta: tem algum problema isto? Nas cidades argentinas próximas às fronteiras ficaria com as estradas do MAPEAR e do VIAJEROS pela situação acima. Pode dar conflito na hora da navegação?

Obrigado!
Abraços,
Mirarchi



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: MAPSOURCE - Proyecto Mapear e Viajeros (Ñ consigo gravar

#8 Mensagem por jpgon »

rmirarchi,
Boa noite.

Quando voce une mapas, cada um fica com a sua individualidade, mesmo estando em um unico arquivo gmapsupp.img.
Voce terá que selecionar no GPS qual voce usará, conforme o local que está navegando.
Caso um deles estando selecionado, e está com falta de informação, voce poderá trocar de mapa, selecionando um outro que cubra a mesma região e lhe forneça melhores dados de roteamento e detalhamentos das estradas ou trilhas.
Mas lembrando sempre de que só se deve ter um mapa ativo por vez de uma mesma região.
Dois mapas ativos de um mesmo local/região/país causará conflito, sobrecarregando o processador e podendo travar o GPS.
Espero ter elucidado sua dúvida.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

rmirarchi
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Jun 2012, 16:29

Re: MAPSOURCE - Proyecto Mapear e Viajeros (Ñ consigo gravar

#9 Mensagem por rmirarchi »

JPGON, elucidou sim! Agora entendi como funciona esta questão. Olhei no aparelho e realmente aparece para selecionar o Mapear ou Viajeros. Entendi como se faz.

Muito obrigado novamente.
Abraço!



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: MAPSOURCE - Proyecto Mapear e Viajeros (Ñ consigo gravar

#10 Mensagem por jpgon »

rmirarchi,
bom dia.

Um primo meu está saindo de Rib.Preto junto com um grupo de amigos (mas de triciclos) para uma viagem nestes proximos dias.
Veja neste link:
http://viagempp2012.blogspot.com.br/

E para voce me ajudar, não consegui acessar o seu blog sobre a viagem programada que fará.
Se puder colocar o link novamente, será mais fácil.
Abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

rmirarchi
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Jun 2012, 16:29

Re: MAPSOURCE - Proyecto Mapear e Viajeros (Ñ consigo gravar

#11 Mensagem por rmirarchi »

JPGON, este é o link para meu blog:

http://motocicletaeaventura.blogspot.com.br/

Vou olhar o blog de seus amigos. Valeu por compartilhar!



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: MAPSOURCE - Proyecto Mapear e Viajeros (Ñ consigo gravar

#12 Mensagem por jpgon »

rmirarchi,

Agora consegui acessar.
Já registrei em meus favoritos. Vou acompanhar esta tua viagem.
E boa aventura.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

Re: MAPSOURCE - Proyecto Mapear e Viajeros (Ñ consigo gravar

#13 Mensagem por Ivan »

Lembro por fim que o mapa de Viajeros não é roteável.
Você pode traçar uma rota no Mapear e usar o mapa de Viajeros, mas não é possível traçar uma rota no Viajeros.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MapSource”