Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

Mensagem
Autor
Adaildobs
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Fev 2012, 17:14

Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#1 Mensagem por Adaildobs »

Boa tarde galera! Possuo o gps Garmin nuvi 2415 LT, e ele está apresentando um problema bem chato, o gps trava durante a sua utilização (quando traça ou não uma rota), por exemplo quando traço uma rota, após uns 30 - 40 min o gps já começa a dar sinais que irá travar, reiniciar ou desligar sozinho. O primeiro sintoma é o ícone do carrinho sumir e ficar somente um quadrado preto e com algumas informações faltantes na tela, e em seguida ou ele se desliga, reinicia ou eu mesmo tenho que reiniciar ele. Não sei se é superaquecimento, pois já aconteceu o problema com o ar-condicionado ligado próximo a ele. Percebo que geralmente ele trava quando ele exibe ou ainda irá exibir algum alerta como radar, curvas e etc.
O problema ocorre com os 3 mapas que utilizo (CN South America NT 2014.30 ALL, TRC-Brasil 13.10 e Autoguia v3.25) utilizo a base de alertas do site http://radaresgarmin.heliohost.org/

Obs: Quando eu fico mexendo nele aqui em casa mesmo traçando rotas nele, não apresenta esses problemas. Desde já agradeço pela ajuda!



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#2 Mensagem por Angelone »

Poderia ser problema de hardware (super aquecimento), mas como parece estar relacionado com os alertas de radar pode ser algum bug de software. O primeiro passo é conectar o gps ao PC, instalar o Webupdater da Garmin e fazer todas as atualizaçoes disponíveis (firmware, etc...). Depois instalar novos alertas, recomendo utilizar os do site "g p s i n f o", que utiliza a base do maparadar mais base própria e tem um tratamento diferenciado e melhorado de dados, isto é, menos sujeito a problemas. Outro detalhe importantíssimo: deixe somente UM mapa rodoviário selecionado por vez, pois mais de um significa conflitos e travamentos, talvez seja esse seu problema.



Adaildobs
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Fev 2012, 17:14

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#3 Mensagem por Adaildobs »

Angelone obrigado pelas dicas. Agora a pouco eu fiz o procedimento novamente de atualizar pelo webupdater e retirei a minha base de alertas que era do site mencionado e inseri o da gps info, vou realizar os testes e posteriormente informar os resultados. Obs: eu sempre deixo somente um mapa selecionado. Abraços.



Adaildobs
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Fev 2012, 17:14

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#4 Mensagem por Adaildobs »

Realizei o teste hoje, após realizar os procedimentos acima, e aparentemente está ok. Semana que vem esterei viajando e vou realizar mais testes (o problema é pior quando está na estrada).



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#5 Mensagem por jpgon »

Adaildobs,
bom dia.

Lembre-se e observe que no site indicado, na seção de downloads existem 3 grupos de 6 arquivos, sendo que um deles é destinado a GPS Garmin que possuem tela de alta resolução, e para isso foram construidos com ícones maiores.
Os 2 outros grupos de 6 arquivos tem tamanho do ícone normal, sendo um grupo com Wav e outro com Bip e Wav.
Abs e boa viagem


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Adaildobs
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Fev 2012, 17:14

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#6 Mensagem por Adaildobs »

jpgon Bom dia!

É eu olhei os links e instalei o arquivos de baixa resolução, pois os arquivos de alta resolução fez meu GPS travar de novo. Abraços.



Adaildobs
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Fev 2012, 17:14

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#7 Mensagem por Adaildobs »

Pessoal fiz o teste conforme havia informado e o problema permanece, então acredito que não seja a base de alertas, pode ser alguma coisa relacionado ao firmware? Já atualizei tudo que era necessário pelo webupdater e não adiantou, nessa caso tenho que tentar levar o gps pra autorizada? vou fazer uma viagem muito longa e vou precisar dele pra essa semana.



Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#8 Mensagem por Ivan »

Acho que seria interessante primeiro retirar todos os arquivos .GPi do Nuvi.
Depois verificar a estruturas das pastas para ver se está tudo certo.
Depois verificar se não tem algum mapa repetido.
O Nuvi tem cartão certo ?
Verifique se não tem algum mapa no cartão e o mesmo no Nuvi.

Já vi coisa parecida acontecer e era o 4Rodas.gpi repetido e ainda duas pastas .system.



Adaildobs
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Fev 2012, 17:14

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#9 Mensagem por Adaildobs »

Agradeço pelas dicas Ivan. Então tentei localizar algum arquivo .GPI na memória interna do GPS, mas não encontrei nada, inclusive até habilitei a opção para desabilitar a ocultação das pastas e nada. Eu nunca alterei nada nas estruturas das pastas, só que tem um porém, eu tenho o mapa South America BR 2014.20 (mapa que veio instalado de fabrica no gps, porém uma versão anterior) e tenho os mapas CN South America NT 2014.30 ALL, TRC-Brasil 13.10 e Autoguia v3.25 no meu cartão de memória. Pode ser essa a divergência que está havendo com os dois mapas da Garmin?

Obs: em anexo o print da estrutura das pastas interna do GPS, caso haja alguma divergência, por favor me avise. Eu não consegui localizar o mapa interno que está no GPS, para apagar. Como faço pra localizar? não encontrei nenhum arquivo na extensão padrão .IMG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#10 Mensagem por jpgon »

Adaildobs,
Boa tarde.

A pasta oculta .System não aparece neste print.
Voce já habilitou seu computador para visualizar todas as pastas ocultas e pastas de sistema???
Quanto aos mapas, só pode estar habilitado um mapa de cada vez de um mesmo país, senão poderá ocorrer travamento.
Escolha o mapa que melhor oferece resultados em sua navegação diária.
Alterne com outro, quando precisar pesquisar por CEP (o TRC não tem cadastramento até o momento por CEP, e também não tem numeração de portas em todas as cidades disponibilizadas, sendo que esta opção está sendo implementada aos poucos, dependendo dos desenvolvedores municipais).
Editado pela última vez por jpgon em 03 Dez 2013, 15:52, em um total de 1 vez.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#11 Mensagem por Ivan »

Não conheço seu Nuvi, mas não está faltando uma pasta .system ?
Acho que é nela que fica o mapa que vem no aparelho.
Pode ser essa a divergência que está havendo com os dois mapas da Garmin?
Acho que não, desde que você só deixe um ativo.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#12 Mensagem por jpgon »

Ivan,
boa tarde.

No modelo Garmin nüvi 2415LT, os mapas originais ficam na pasta oculta .System, como tambem GMAPTZ.img; gmapbmap.img; os arquivos autenticadores do mapa original fornecido com o equipamento.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Adaildobs
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Fev 2012, 17:14

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#13 Mensagem por Adaildobs »

Boa tarde jpgon!
Já desabilitei a opção de ocultação de pastas do meu pc e mesmo assim não consigo localizar essa pasta .System. Eu sempre deixo selecionado um mapa por vez, e referente ao mapa do TRC eu não utilizo essa opção de buscar por CEP, então não acredito que seja esse o problema. Esse problema de travamentos e desligamentos automáticos ocorrem com qualquer mapa que eu selecione.
Tem algum procedimento que eu possa fazer, para tentar restaurar essa pasta e os seus arquivos?

Ivan

Também acho que esse mapa deve está nessa pasta, mas agora não sei como vou fazer pra localizar.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#14 Mensagem por jpgon »

Adaildobs,
Boa noite.

Será necessário configurar o próprio GPS Garmin nüvi 2415LT para que ele seja reconhecido pelo PC como um pendrive:
Para acesso e visualização de arquivos de sistema de alguns GPS (série 3X; 4X; 5X; 2XXX; 3XXX)

Há 2 caminhos para se chegar ao mesmo lugar, ambos pela tela do 3XXXLMT.

1) Na tela de exibição de mapa do aparelho, mantenha o dedo pressionando por uns instantes sobre a indicação de velocidade e libere a seguir;

2) Na tela que se abrirá, novamente mantenha o dedo pressionando sobre o "indicador central de velocidade" - uma tela se abrirá.

3) Role a tela que se abriu para baixo e ative "MTP Settings".

4) Na tela que se abrirá ative "Mass Storage Single Session" se quiser ter acesso ao conteúdo da memória interna uma única vez (mais seguro).
Na próxima sessão com o Windows repita a seqüencia ou marque "Mass Storage" caso queira que permanentemente o Windows exiba o conteúdo da memória interna.

OU...

1) Na tela principal do 3XXXLMT ative o ícone de volume.
2) Na tela que se abrirá para ajustes do volume mantenha o dedo pressionando por alguns instantes o canto superior direito da tela (não tem nada lá...).
Ao retirar o dedo, se abrirá a mesma seqüencia dos itens 3 e 4 do procedimento anterior.

É isso... Espero que ajude.´

Para complementar, veja neste link do Youtube
http://www.youtube.com/watch?v=MsGUvZq8goY

Sucesso
Abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Adaildobs
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Fev 2012, 17:14

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#15 Mensagem por Adaildobs »

jpgon,

Muito obrigado pelos procedimentos informados. Agora consegui localizar a bendita pasta .System. Eu anexei o print dos arquivos que constam pra mim dentro da pasta mencionada, o que eu posso realizar para tentar resolver esse problema, por gentileza?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#16 Mensagem por jpgon »

Adaildobs,
Boa noite.

As pastas e arquivos constantes da .System estão a meu ver corretos.
gmapprom.img (mapa original fornecido com o equipamento, e ou atualizado nos primeiros 60 a 90 dias após a compra)
gmapprom.unl ( arquivo autenticador do mapa original)
gmapprom.gma (arquivo autenticador do mapa original) Sem eles, o mapa principal ficará bloqueado
gmaptz.img (mapa referente ao Time Zone) ou referente ao fuzo horaráio mundial.
gmapbmap.img (mapa básico mundial, que o sistema operacional usa como referência para todos os mapas detalhados)

Dentro da pasta JCV deve existir um arquivo com designação Alfanumerico e extensão .jcv.
Estes arquivos são especificos para cada versão de mapa City navigator disponibilizada pela Garmin.
A primeira vista, tudo indica que estão corretos.

No cartão de memória, na raiz do mesmo, devem ser criadas 3 pastas: Garmin ; Map; Poi.
O mapa suplementar City Navigator All 2014.30 (gmapsupp.img) pode ficar dentro desta pasta
Dentro dela (pasta Garmin) do cartão de memória voce pode criar uma pasta com o nome de JCV, e dentro dela gravar o arquivo especifico .jcv do disponibilizado para o mapa 2014.30.
Na pasta Map do cartão voce grava os outros dois mapas>> TRC 13.11 e o Autoguia. Lembre-se de manter sempre a formatação do arquivo com a extensão .img (formato de imagem).
Um teste que voce poderá fazer para diagnostico do funcionamento é retirar o cartão de memória, e navegar somente com o mapa original instalado na memoria interna.
Verificar com este teste se ocorre o travamento.
Porque pode ser problema tambem do cartão de memória. Só fazendo mais alguns testes, e obter um diagnostico preciso.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Adaildobs
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Fev 2012, 17:14

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#17 Mensagem por Adaildobs »

Boa noite a todos! Desculpe a demora pra responder, estava viajando como havia dito. Bom fiz um bom teste na minha viajem para Pernambuco com os procedimentos informados e algumas coisas a mais, segue os procedimentos realizados:

Retirei o meu cartão de memória, e deixei todos os Pois e Mapas na memória interna do GPS, a principio melhorou bastante, mas depois acontecer os mesmos problemas de travar, desligar ou reiniciar automaticamente o GPS, com isso toda vez tenho que reiniciar o GPS, mas as vezes com 20 à 30 min em funcionamento ocorria o mesmo erro. Eu não sei mais o que fazer, já não sei se é caso de levar na assistência. Alguém pode me ajudar por favor? Obrigado.



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#18 Mensagem por Batedor »

Essa novela toda está me levando a acreditar que a zica se origina de algum tipo de mau contato interno. Ou nas conexões da bateria ou outro tipo de conexão. Dá prá ver até que o danado tem boa vontade quando acorda, mas não aguenta o tranco. Começa a apagar o carrinho e tal, mais algumas outras coisas, até que desmaia. Não estou acreditando em problema de software...

Uma visita a alguma oficina especializada para dar uma verificada na saúde das conexões internas, certamente resolveria o problema.

Abs.



Avatar do usuário
degmoura
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Mai 2008, 07:08
Localização: Belo Horizonte

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#19 Mensagem por degmoura »

Tive um Gps que apresentou este problema descobri que era um arquivo .gpi que estava causando todo o problema, te recomendo que remova todos os arquivos que estão dentro da sua pasta Poi e e faça um teste.


Quando tenho vontade de trabalhar pego minha tralha de pesca vou para o rio esperar a vontade passar!!!!

Adaildobs
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Fev 2012, 17:14

Re: Garmin 2415 LT - Trava durante utilização

#20 Mensagem por Adaildobs »

Bom dia galera!

Batedor - Realmente esse problema já passou dos limites, por que já fiz tantos procedimentos e nada resolveu, também estou pensando de levar em alguma autorizada pra verificar esse problema, estou achando que pode ser problema no hardware do GPS, o mais estranho é que oscila demais os sitomas, por exemplo: se eu deixar o GPS em Stand by "as vezes" eu utilizo ele de boa e não ocorre nada, esse GPS é um mistério kkk. Obrigado pela dica. Abraço.

degmoura - Cara eu vou fazer isso mesmo, vou retirar todos os arquivos GPI e fazer os testes, se ocorrer o mesmo problema, vou retirar os mapas do AutoGuia e TRC e ficar utilizando ele como se fosse de fábrica e realizar um novo teste, se não funcionar só me resta ir na autorizada. Obrigado pelas dicas. Abraço...

Se alguém souber de mais algum procedimento que eu possa realizar eu agradeço.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”