HELP!!!!! Medição e edição de trajetos - Garmin Oregon 550
-
HELP!!!!! Medição e edição de trajetos - Garmin Oregon 550
Gente ,
Comprei um garmin oregon 550T e não estou conseguindo medir meus trajetos. Salvo meus waypoints, jogo no basecamp, mas não consigo editar a trilha ou medir...
Me ajudem|!!!! Help!!!!
abçs
Angela Thais
Re: HELP!!!!! Medição e edição de trajetos - Garmin Oregon
Angela, bonito nome, diga-se, rss... é facil editar trilhas no Basecamp, é questao de pegar as manhas, pois ele é um pouco diferente de outros. Vou tomar como base a versao em portugues, passo a passo: vc tem q criar uma "lista" onde ficarão seus tracks, waypoints, rotas.. Clique em Arquivo/Novo/Lista e lhe dê um nome, por exemplo, Itatiaia. Agora vc tem q importar seus arquivos, tracks.. do gps ou de outro local. Selecione com o mouse Itatiaia da lista da "Minha Coleçao" (Library) e em seguida clique no menu Arquivo/ "Importar em Itatiaia". Na parte inferior da coluna esquerda aparecerá Itatiaia e todo o conteudo importado. Selecione, por exemplo, o track, que deverá aparecer na tela (no mapa). Bom, a partir dai vc pode usar os recursos disponiveis dos menus texto e gráfico. Clicando em cima do track com botao direito aparece uma janela com opçoes gerais (unir trilhas, etc..). A partir do menu superior Editar/Propriedades abre uma janela com n informaçoes com numero de pontos da trilha, velocidades, distancia total, área, cor do track (q pode ser mudada), gráfico (elevaçaoXdistancia), inverter track, criar rota, etc... Com a trilha selecionada (a partir do Minha Coleçao ou menu grafico superior - seta) vc pode dividir o track, unir, apagar trechos etc, etc.. Com tudo ok, vc pode exportar para Minha Coleçao ou para o gps/cartao, caso ele esteja conectado. Não é facil? Divirta-se e boas trilhas!!
-
Obrigada pela sua gentil resposta, ainda estou tendo algumas dificuldades, mas ajudou bastante.
Vc poderia me dizer como se faz para medir a distancia que já andei por exemplo ou de ponto a ponto no Garmin 550 oregon e no basecamp?
Como se faz para o garmin apitar para mudar de rota?
mais uma vez obrigada
Angela
Vc poderia me dizer como se faz para medir a distancia que já andei por exemplo ou de ponto a ponto no Garmin 550 oregon e no basecamp?
Como se faz para o garmin apitar para mudar de rota?
mais uma vez obrigada
Angela
Angela, para saber a distancia já percorrida e inumeras outras informaçoes do trajeto feito, vc confere no Computador de Viagem, mas é importante zera-lo sempre que começar uma trilha/trajeto novo, senao ele vai adicionando infinitamente as distancias, tempos, etc..
Para medir a distancia de ponto a ponto no Oregon, pelo metodo que conheço: pressione com o dedo rapidamente a tela q vai aparecer um marcador e uma janela na parte superior indicando rua/coordenadas e distancia de onde vc se encontra. Basta girar o mapa para posiciona-lo exatamente onde vc quer que o marcador fique e vc saberá a distancia de onde veio para para até o ponto que pretende chegar (para posicionar o mapa arraste-o sem soltar o dedo). Infelizmente o calculo é em linha reta. Se voce estiver navegando por uma trilha ou rota e marcou waypoints no caminho deverá facilitar e voce poderá ter essas informaçoes a partir do Computador de Viagem, que no caso dá o valor mais exato. Pode existir outro método, mas nao sei te dizer no momento, caso vc descubra poste aqui para nós.
No Basecamp é mais fácil: com a trilha na tela selecionada, vá para o menu gráfico superior onde tem uma regua, basta clicar nela e no ponto a partir do qual voce quer iniciar a mediçao. Um método preciso é, com trilha selecionada, clicar em Editar/Propriedades no menu e na janela aberta em Grafico. Com o botao esquerdo do mouse deslize o ponteiro do mouse sobre a trilha plotada e vc tem a distancia e elevaçao em cada ponto, o legal é que esse movimento também é mostrado na trilha sobre o mapa do Basecamp. Realmente um recurso super util.. Logo logo vc vai estar fera, rss....
Para medir a distancia de ponto a ponto no Oregon, pelo metodo que conheço: pressione com o dedo rapidamente a tela q vai aparecer um marcador e uma janela na parte superior indicando rua/coordenadas e distancia de onde vc se encontra. Basta girar o mapa para posiciona-lo exatamente onde vc quer que o marcador fique e vc saberá a distancia de onde veio para para até o ponto que pretende chegar (para posicionar o mapa arraste-o sem soltar o dedo). Infelizmente o calculo é em linha reta. Se voce estiver navegando por uma trilha ou rota e marcou waypoints no caminho deverá facilitar e voce poderá ter essas informaçoes a partir do Computador de Viagem, que no caso dá o valor mais exato. Pode existir outro método, mas nao sei te dizer no momento, caso vc descubra poste aqui para nós.
No Basecamp é mais fácil: com a trilha na tela selecionada, vá para o menu gráfico superior onde tem uma regua, basta clicar nela e no ponto a partir do qual voce quer iniciar a mediçao. Um método preciso é, com trilha selecionada, clicar em Editar/Propriedades no menu e na janela aberta em Grafico. Com o botao esquerdo do mouse deslize o ponteiro do mouse sobre a trilha plotada e vc tem a distancia e elevaçao em cada ponto, o legal é que esse movimento também é mostrado na trilha sobre o mapa do Basecamp. Realmente um recurso super util.. Logo logo vc vai estar fera, rss....
-
Olá Angelone
Muito obrigada por sua paciencia... Consegui fazer a medição pelo Basecamp, realmente era mais facil do que eu imaginava!!!
Tem só um porém: como zerar o computador de viagem do oregon?
Tem mais alguma dica? estou meio chateada porque achei que manusear este GPS era mais intuitivo...
Obrigada
abçs
Angela
Muito obrigada por sua paciencia... Consegui fazer a medição pelo Basecamp, realmente era mais facil do que eu imaginava!!!
Tem só um porém: como zerar o computador de viagem do oregon?
Tem mais alguma dica? estou meio chateada porque achei que manusear este GPS era mais intuitivo...
Obrigada
abçs
Angela
Oi Angela.. Não fique chateada não, pelo contrário, fique feliz por ser uma privilegiada q tem um instrumento preciso e por estar conseguindo desvenda-lo.. Esses gps tem muitas funções, podem salvar vidas, rs.. Desvenda-los exige empenho, mas certamente compensa. A função para zerar o cronometro vc acessa em Configur/Repor.
Dá para planejar trilhas e trajetos em mata e montanha usando mapas topográficos, personalizados, fotografias de satélite, etc.. conhecimentos super importantes para quem quer aventuras mais ousadas.. leia a respeito nos tópicos do fórum.
De resto é ir usando, encontrando as dificuldades e pesquisando soluções, inclusive aqui no fórum.. abs
Dá para planejar trilhas e trajetos em mata e montanha usando mapas topográficos, personalizados, fotografias de satélite, etc.. conhecimentos super importantes para quem quer aventuras mais ousadas.. leia a respeito nos tópicos do fórum.
De resto é ir usando, encontrando as dificuldades e pesquisando soluções, inclusive aqui no fórum.. abs