HELP!!!!! Medição e edição de trajetos - Garmin Oregon 550

Mensagem
Autor
angelathais

HELP!!!!! Medição e edição de trajetos - Garmin Oregon 550

#1 Mensagem por angelathais »

:?:

Gente ,

Comprei um garmin oregon 550T e não estou conseguindo medir meus trajetos. Salvo meus waypoints, jogo no basecamp, mas não consigo editar a trilha ou medir...

Me ajudem|!!!! Help!!!! :?:

abçs
Angela Thais

Angelone

Re: HELP!!!!! Medição e edição de trajetos - Garmin Oregon

#2 Mensagem por Angelone »

Angela, bonito nome, diga-se, rss... é facil editar trilhas no Basecamp, é questao de pegar as manhas, pois ele é um pouco diferente de outros. Vou tomar como base a versao em portugues, passo a passo: vc tem q criar uma "lista" onde ficarão seus tracks, waypoints, rotas.. Clique em Arquivo/Novo/Lista e lhe dê um nome, por exemplo, Itatiaia. Agora vc tem q importar seus arquivos, tracks.. do gps ou de outro local. Selecione com o mouse Itatiaia da lista da "Minha Coleçao" (Library) e em seguida clique no menu Arquivo/ "Importar em Itatiaia". Na parte inferior da coluna esquerda aparecerá Itatiaia e todo o conteudo importado. Selecione, por exemplo, o track, que deverá aparecer na tela (no mapa). Bom, a partir dai vc pode usar os recursos disponiveis dos menus texto e gráfico. Clicando em cima do track com botao direito aparece uma janela com opçoes gerais (unir trilhas, etc..). A partir do menu superior Editar/Propriedades abre uma janela com n informaçoes com numero de pontos da trilha, velocidades, distancia total, área, cor do track (q pode ser mudada), gráfico (elevaçaoXdistancia), inverter track, criar rota, etc... Com a trilha selecionada (a partir do Minha Coleçao ou menu grafico superior - seta) vc pode dividir o track, unir, apagar trechos etc, etc.. Com tudo ok, vc pode exportar para Minha Coleçao ou para o gps/cartao, caso ele esteja conectado. Não é facil? Divirta-se e boas trilhas!!

angelathais

#3 Mensagem por angelathais »

Obrigada pela sua gentil resposta, ainda estou tendo algumas dificuldades, mas ajudou bastante.
Vc poderia me dizer como se faz para medir a distancia que já andei por exemplo ou de ponto a ponto no Garmin 550 oregon e no basecamp?

Como se faz para o garmin apitar para mudar de rota?

mais uma vez obrigada

Angela

Angelone

#4 Mensagem por Angelone »

Angela, para saber a distancia já percorrida e inumeras outras informaçoes do trajeto feito, vc confere no Computador de Viagem, mas é importante zera-lo sempre que começar uma trilha/trajeto novo, senao ele vai adicionando infinitamente as distancias, tempos, etc..
Para medir a distancia de ponto a ponto no Oregon, pelo metodo que conheço: pressione com o dedo rapidamente a tela q vai aparecer um marcador e uma janela na parte superior indicando rua/coordenadas e distancia de onde vc se encontra. Basta girar o mapa para posiciona-lo exatamente onde vc quer que o marcador fique e vc saberá a distancia de onde veio para para até o ponto que pretende chegar (para posicionar o mapa arraste-o sem soltar o dedo). Infelizmente o calculo é em linha reta. Se voce estiver navegando por uma trilha ou rota e marcou waypoints no caminho deverá facilitar e voce poderá ter essas informaçoes a partir do Computador de Viagem, que no caso dá o valor mais exato. Pode existir outro método, mas nao sei te dizer no momento, caso vc descubra poste aqui para nós.
No Basecamp é mais fácil: com a trilha na tela selecionada, vá para o menu gráfico superior onde tem uma regua, basta clicar nela e no ponto a partir do qual voce quer iniciar a mediçao. Um método preciso é, com trilha selecionada, clicar em Editar/Propriedades no menu e na janela aberta em Grafico. Com o botao esquerdo do mouse deslize o ponteiro do mouse sobre a trilha plotada e vc tem a distancia e elevaçao em cada ponto, o legal é que esse movimento também é mostrado na trilha sobre o mapa do Basecamp. Realmente um recurso super util.. Logo logo vc vai estar fera, rss....

angelathais

#5 Mensagem por angelathais »

Olá Angelone

Muito obrigada por sua paciencia... :oops: Consegui fazer a medição pelo Basecamp, realmente era mais facil do que eu imaginava!!!

Tem só um porém: como zerar o computador de viagem do oregon?

Tem mais alguma dica? estou meio chateada porque achei que manusear este GPS era mais intuitivo...

Obrigada
abçs

Angela

Angelone

#6 Mensagem por Angelone »

Oi Angela.. Não fique chateada não, pelo contrário, fique feliz por ser uma privilegiada q tem um instrumento preciso e por estar conseguindo desvenda-lo.. Esses gps tem muitas funções, podem salvar vidas, rs.. Desvenda-los exige empenho, mas certamente compensa. A função para zerar o cronometro vc acessa em Configur/Repor.
Dá para planejar trilhas e trajetos em mata e montanha usando mapas topográficos, personalizados, fotografias de satélite, etc.. conhecimentos super importantes para quem quer aventuras mais ousadas.. leia a respeito nos tópicos do fórum.
De resto é ir usando, encontrando as dificuldades e pesquisando soluções, inclusive aqui no fórum.. abs

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Oregon/Dakota”