Arrumando o GPS Multilaser Tracker TV 5 GP016 - Não carrega

Mensagem
Autor
katananja
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Nov 2007, 07:10

Arrumando o GPS Multilaser Tracker TV 5 GP016 - Não carrega

#1 Mensagem por katananja »

Recentemente, a pouco menos de 1 semana, comprei o GPS Track TV 5 da Multilaser, eu sequer cheguei em casa e o aparelho já apresentou problema ainda no estacionamento do shopping pois o mesmo não recarregava a bateria.

Voltei à loja 4 VEZES e troquei o produto NOVO por 3 VEZES, este último voltou a dar problema só 2 dias depois aonde o símbolo da bateria aparecia, mas não recarregava, aparecia o ícone da bateria com o led vermelho aceso porém sem animação, quando eu consegui usar o aparelho ele desligava alertando falta de bateria mesmo estando conectado no adaptador de energia do carro e as costas do aparelho ficava muito quente. Um dia depois o GPS sequer ligava, nem acendia o led de recarga e nem a tela ligava mais.

Como passou 2 dias, eu não poderia mais trocar o produto na loja e sim levar até uma assistência técnica aonde o produto ficaria em análise por até 30 dias, por isso eu fui obrigado a meter a mão na massa pois nem mesmo na internet encontrei a solução para o problema, mais uma vez tive que me virar sozinho. :(

Pela experiência que eu tenho em manutenção de equipamentos Sony, deduzi que era problema de bateria ou o circuito responsável, por quê?

- O GPS não estava identificando a bateria.
- O GPS não estava mais ligando com a carga da bateria ou com o adaptador.
- Bateria com base de lítio envelhece e para de funcionar quando o seu tempo expira.
- Quando a bateria envelhece até um determinado ponto a recarga não é mais possível.

O circuito responsável pela recarga da bateria não poderia ser pois o aparelho era novo, e os aparelhos que troquei tiveram o mesmo problema, então só resta a bateria.

Este texto que estou escrevendo não é voltado para leigos, por isso eu não pretendo descrever como abrir estes aparelhos pois já existem vários tutoriais na internet mostrando como abrir caixa com travas e existem ferramentas para tal.[1][2]

Aqui eu não uso nenhuma destas ferramentas, eu abro estes equipamentos com um pedaço de folha de transparência da 3M CG3300, ele custa caro, coisa de R$160,00 na época (5 anos atrás) e ainda assim não é o que eu usava na Sony.

Uma vez aberto eu pude reparar que a bateria realmente era velha, ela teria sido fabricada em 2009 e instalada num equipamento fabricado em 2012:
Imagem

O 09 escrito na bateria é ano de fabricação e usa 3 terminais:

- Positivo (vermelho)
- Negativo (preto)
- Sensor de temperatura (branco)

Para a recarga deste tipo de bateria o circuito do carregador precisa saber a temperatura da bateria, para mais informações técnicas sobre o funcionamento deste circuito leiam o datasheet deste link. Não cheguei a analisar precisamente o defeito da bateria porém ela esquentava muito durante o uso, o problema é que como ela fica muito quente o circuito não deixa a bateria ser carregada pois BTEMP acusa que a bateria está quente e assim interrompe a recarga, com isso você não consegue usar o aparelho por falta de bateria e ao mesmo tempo não consegue usar o aparelho conectado no adaptador pelo mesmo motivo já que parece que o circuito não consegue separar alimentação de bateria com alimentação externa, como o circuito detecta o aquecimento ele desliga tudo.

Muito cuidado ao escolher a bateria, a bateria que o GPS utiliza, o terceiro pino é BTEMP[1], em bateria de celulares o terceiro pino é BSI. Eu fiz a besteira de comprar uma bateria de celular Nokia BL-4C e não funciona, independente de marca e/ou modelo, estas baterias de celular não funcionam no GPS.

R$50,00 jogado no lixo.
Imagem

Uma vez trocada a bateria por uma compatível (900 mAh / 3.7V) o GPS voltou a funcionar como deveria, inclusive ele ficou 3.5 horas funcionando direto e carrega a bateria sem problemas.

Então, se alguém mais tiver problemas com equipamentos portáteis aonde apresenta sintomas semelhantes, desconfie da bateria.



Voltar para “Multilaser”