copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

Mensagem
Autor
cesarpereira
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Out 2009, 12:47

copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#1 Mensagem por cesarpereira »

Consigo copiar as fotos do gps para o pc, mas como faço para copiar as fotos com as respectivas coordenadas?



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#2 Mensagem por Danniel »

Imagino que a coordenada esteja embutida no arquivo de imagem.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

cesarpereira
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Out 2009, 12:47

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#3 Mensagem por cesarpereira »

Sim consigo ver no GPS as coordenadas anexadas às fotos, mas quando so consigo copias as fotos sem as coordenadas para o pc



cesarpereira
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Out 2009, 12:47

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#4 Mensagem por cesarpereira »

Há uma pasta somente com as fotos.
Onde está, em que pasta, ou nome estão as fotos com as coordenadas?
Obrigado



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#5 Mensagem por Danniel »

Como disse, certamente está embutudo no arquivo de imagem. Vc precisa de um aplicativo que extraia estas informações.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

cesarpereira
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Out 2009, 12:47

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#6 Mensagem por cesarpereira »

Já resolvi o problema
Obrigado



japerei
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Set 2008, 22:00
Localização: SÃO MATEUS DO SUL - PR

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#7 Mensagem por japerei »

cesar, bom dia
tambem tenho esse GPS oregon 550t, onde consegue novidades ? mapas topograficos do Brasil ? mapas de cidades, etc ??
grato



Avatar do usuário
cuge
Mensagens: 489
Registrado em: 13 Dez 2009, 00:34
Localização: Curitiba - PR

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#8 Mensagem por cuge »

cesar, vc poderia deixar registrado aqui como vc conseguiu ;)
com ctza ajudara alguem
valeu


O fórum é excelente, porem um membro é uma ferida do fórum, estou me retirando...

miarpan
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Jun 2009, 19:08

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#9 Mensagem por miarpan »

Cuge, como não vi a resposta, compartilho com a comunidades como eu consigo ver os dados. Utilzo um software de edição/visualização de imagens ( Picasa do Google). Depois é só abrir a foto e clicar com o botão direito do mouse e em propiedades. Todos os dados estão lá, coordenadas, altitudes, etc,etc,etc....


Milton
Oregon 550
E-Trex Vista

Avatar do usuário
cuge
Mensagens: 489
Registrado em: 13 Dez 2009, 00:34
Localização: Curitiba - PR

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#10 Mensagem por cuge »

pois eh, acho q o cesarpereira abandonou o topico heheeh
to usando o picasa tbm, mas seria bom um software que extraisse todas as informacoes das fotos, nem que seja em um arquivo separado...


O fórum é excelente, porem um membro é uma ferida do fórum, estou me retirando...

ironmedeiros
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Out 2010, 17:49

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#11 Mensagem por ironmedeiros »

Amigos, afinal, tenho mais de 100 fotos tiradas com o OREGON 550. Como faço para utilizar os dados georreferenciados? Usando o Picasa, vi que tem como abrir uma de cada de vez e ve no google a localização. Mas quando se trata de muitas fotos, não há nenhuma maneira mais fácil? Ou teria que abrir uma a uma e repetir esse procedimento millhareas de vezes.

E além desse programa, não há outro que pode ser utilizado? O que queria mesmo era fazer tipo uma tabela com as coordenadas e os números das fotos; criar aquivo shp com o número das fotos e as coordenadas de cada uma delas; ou mesmo no Picasa, como faço isso para um monte de fotografias.



Nicastro
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jan 2008, 11:46

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#12 Mensagem por Nicastro »

cesarpereira escreveu:Já resolvi o problema
Obrigado

Cadê você amigo?

Resolva esse problema para nos também!

abraço



krodrigo
Mensagens: 29
Registrado em: 06 Jan 2011, 10:07
Localização: Brasília

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#13 Mensagem por krodrigo »

ironmedeiros escreveu:Amigos, afinal, tenho mais de 100 fotos tiradas com o OREGON 550. Como faço para utilizar os dados georreferenciados? Usando o Picasa, vi que tem como abrir uma de cada de vez e ve no google a localização. Mas quando se trata de muitas fotos, não há nenhuma maneira mais fácil? Ou teria que abrir uma a uma e repetir esse procedimento millhareas de vezes.

E além desse programa, não há outro que pode ser utilizado? O que queria mesmo era fazer tipo uma tabela com as coordenadas e os números das fotos; criar aquivo shp com o número das fotos e as coordenadas de cada uma delas; ou mesmo no Picasa, como faço isso para um monte de fotografias.
- Criar um shp de pontos com as coordenadas das fotos acho que é fácil.

O Basecamp abre as fotos do GPS, que provavelmente já possuem geotag. Então é só selecionar as que desejar e exportar a seleção como gpx. Esse arquivo exportado contém apenas os pontos das fotos, não as imagens em si. Então basta usar um software gis (eu uso o QuantumGIS) e transformar pra shp. Ou então abrir esse gpx com o trackmaker profi e exportar pra shp. Ou qualquer outro programa que faça isso.

Para visualizar as coordenadas em forma de planilha, basta salvar o arquivo aberto no trackmaker como txt e abrir no excel separando as colunas por virgula.

- Para visualizar as fotos em mapa, todas posicionadas conforme as coordenadas da geotag, parece que o picasaweb possui um modo de visualização em mapa e visualização no google earth. Visualização no google earth cria um arquivo kml conectado ao picasa. Acho que a visualização vai ter restrições conforme o tipo de restrição do album.

Pelo que entendi, é possível salvar esse arquivo kml e mandar pra quem interessar e que tenha o google earth instalado. Ao abrir esse arquivo, vai ser possível esta pessoa visualizar as fotos, sempre dependendo das permissões do album lá no picasa. Não testei, mas parece que vai funcionar assim.

- Para inserir geotag em fotos que não as tem, pode-se utilizar o Picasa instalado, ou um programa que descobri e achei super bacana, chamado GeoSetter. É um visualizador de imagens que possibilita editar geotags, inserindo ou apagando as coordenadas existentes na fotografia. Também possui integração com o Google Maps. As coordenadas são inseridas digitando os valores, diferente do picasa, que pede pra localizar no mapa o ponto da foto.

Os dois trabalham de forma parecida. A diferença é a forma de inserção da geotag, localizando no mapa ou digitando a coordenada. Gostei mais do GeoSetter pra mexer com geotags, é mais simples que o picasa e normalmente eu tenho coordenadas anotadas, sendo mais fácil digitar que procurar no mapa o ponto da foto.

No mais, é isso mesmo.
Rodrigo.

EDIT: Descobri que o picasa também elimina as geotags, basta selecionar a imagem e ir em ferramentas>geotag.
Editado pela última vez por krodrigo em 10 Mar 2011, 12:44, em um total de 1 vez.



fprotta
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Dez 2010, 21:13
Localização: Atibaia
Contato:

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#14 Mensagem por fprotta »

Galera !!!! Boa Tarde ....
Acho que eu tenho a solução ...... tem um software da garmim chado basecamp .... pra dizer a verdade instalei ontem esse programa ... mas já descobro que ele copia as fotos do gps com o georreferenciamento ..... e ainda vc pode baixar imagens do google earth e "colar" como imagem de fundo .... achei bem legal .... mas ainda estou aprendendo a usar...


Fernando Protta
Consultoria Ambiental
www.fernandoprotta.com.br

marcosrogermr
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Ago 2009, 15:51

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#15 Mensagem por marcosrogermr »

Pessoal, o programa que coloca na foto a localização com uma tarja e escreve, se chama "RoboGeo"....



gryphos
Mensagens: 37
Registrado em: 14 Fev 2008, 17:32
Localização: Fortaleza - Ceará - Brasil
Contato:

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#16 Mensagem por gryphos »

Amigos, eu utilizo o GeoSetter e o JetPhoto Studio para manipular fotos e suas tags do meu Oregon.


Daniel de Góes Nepomuceno
www.topographus.com.br
4° 7'36.92"S | 38°57'36.71"W

Kaigganguinho
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Abr 2011, 16:46

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#17 Mensagem por Kaigganguinho »

Não consigo instalar mapas baixados gratuitos em meu 550, o que fazer



FELIPE DELMIRO
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Mai 2011, 17:07

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#18 Mensagem por FELIPE DELMIRO »

Alguém já conseguiu descarregar as fotos georreferenciadas e colocar direto no google earth?
Se tiver poderia nos enviar o passo a passo.

Grato
Felipe Delmiro



fprotta
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Dez 2010, 21:13
Localização: Atibaia
Contato:

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#19 Mensagem por fprotta »

Bom Noite, Prezado Felipe

eu utilizo o ROBOGEO, mas ainda não tive a oportunidade de testa-lo com o google earth, pra dizer a verdade troquei de computador e ainda não reinstalei o programa ... mas ele é bem legal pois ele baixa as fotos com as coordenadas.

abraços

Fernando Protta
www.fernandoprotta.com.br


Fernando Protta
Consultoria Ambiental
www.fernandoprotta.com.br

carloshpl
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Jun 2012, 11:09

Re: copiar fotos com coordenadas - OREGON 550t

#20 Mensagem por carloshpl »

Pessoal,

Descobri que o tal do RoboGEO até exporta, mas na versão gratuita ele imbute erros de posicionamento nos pontos. Elas ficam deslocadas em relação a posição original.
Aconselho o uso do BaseCamp que pode ser baixado gratuitamente no site da Garmin.

até+

Carlos



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Oregon/Dakota”