TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

Mensagem
Autor
josequeen
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Jul 2010, 08:36

TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#1 Mensagem por josequeen »

Olá aos amigos do Portal,
tenho o TomTom XL One e gostaria de saber como configurar para o comando de voz "falar" o nome das ruas onde deve ser feito o trajeto. Não consegui descobrir.
Obrigado e abraços

Jose Antonio



Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#2 Mensagem por Robin Hood »

Vc quiz dizer: ONE XL correto?!, caso seja, não é possível. Se fosse o modelo ONE XL-S é possível.

O ONE XL não dá p/ usar o recurso Loquendo-TTS (tex to speech, falar o nome das vias) pq ele tem uma baixa memória, apenas 32MB de memória RAM. E as vozes TTS ocupam mto espaço na memória, inviabilizando o uso das mesmas. Se fosse o ONE XL-S que possui o dobro de memória RAM (64MB) é possível, aliás, as vozes já vem prontas p/ ser usadas.

Vc até pode instalar no ON XL as vozes Vocalizer TTS (são vozes que tb falam os nomes das vias e são arquivos mais leves do que as vozes Loquendo TTS), porém, elas funcionam bem com vozes estrangeiras (espanhol, portugues, ingles..) mas, vc não conegue usar as vozes brasileiras.Qdo tentar usar as vozes nacionais, o aparelho geralmente fica mudo (nenhuma voz funciona) ou fica uma mistura de vozes, nacionais e as estrangeiras...e vc não entende nada.

Eu falo isso pq já tive um One XL e fiz todos os testes possíveis, mas, a baixa memória desse modelo de aparelho impossibilita o uso desse recurso (TTS).

Troca-o, pega o ONE XL-S e aí terá o recurso das vozes, ou, algum aparelho da série: GO x20;x30;ou x40.


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

josequeen
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Jul 2010, 08:36

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#3 Mensagem por josequeen »

Obrigado Robin Hood,
realmente o meu é o ONE XL (sem o "-S"). Voce disse que o Vocalizer TTS funciona bem com linguas estrangeiras (espanhol, portugues ). Se eu usar o portugues (o de Portugal, não é?) será que ele funcionaria? E se der errado eu consigo reverter a situação desde que eu tenha feito back-up antes?
Obrigado e um abraço.



Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#4 Mensagem por Robin Hood »

Funciona sim, eu até tentei me adaptar ao idioma portugues, mas, achei horrível o sotaque, acabei desistindo da idéia e comprando um GO 630 que me possibilitou usar a voz brasileira.


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

josequeen
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Jul 2010, 08:36

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#5 Mensagem por josequeen »

Muito obrigado pelas dicas Robin Hood. Realmente eu não tinha pensado no sotaque... realmente é terrível e às vezes ininteligível!!!
Obrigado por tudo. Vou ver se troco de aparelho.
Abraços, valeu.



lbird
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Jul 2012, 04:33

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#6 Mensagem por lbird »

Olá,

Desculpem lá "desenterrar" este tópico, mas alguém me pode dizer como posso por a funcionar o TTS com as vozes portuguesas?

Obrigado



lbird
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Jul 2012, 04:33

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#7 Mensagem por lbird »

@Robin Hood,
Podes dar uma ajudinha?



Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#8 Mensagem por Robin Hood »

lbird
Que aparelho é o seu?,se for qualquer um de 32MB, esquece, é o que eu disse no 2° post desse tópico. Se o seu aparelho possui memória acima de 32MB, então, é só instalar as vozes TTS via TTHome.


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

lbird
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Jul 2012, 04:33

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#9 Mensagem por lbird »

@Robin Hood,
Obrigado pela resposta.

Eu li o tópico todo, por isso é que estou pedir esse favor. Então é assim:
TOMTOM XL Live com 64MB

Eu tenho uma pasta Loquendo TTS, mas não tem quase nada lá. Apensa duas pastas (lib e bin) com um ficheiro em cada.
Eu acho que deveria ter muito mais.....
Na actualização do meu GPS não aparece nada.
Por isso é que pedi a tua ajuda. O que será que eu necessito de fazer?

Eu acho que já percebeste, mas eu sou português e dou preferencia ao idioma portugues de Portugal.



Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#10 Mensagem por Robin Hood »

lbird
Sim, eu percebi. É o que te falei, entra no Tomtom Home, vai em "Adicionar tráfego, Vozes etc"..., Vozes, e clica em Vozes artificiais. Selecione a que vc deseja, baixe e use.


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

lbird
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Jul 2012, 04:33

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#11 Mensagem por lbird »

Aí é que está o problema, é que as vozes artificiais aparecem-me desactivadas, daí eu estar a tentar de outra forma.
Ando à procura de outra forma de as instalar. É que, se eu tenho a pasta Loquendo TTS, então deveria funcionar.
Ando à procura, por exemplo, dos arquivos para colocar dentro dessas pastas e aí poderia funcionar.
Ou então outro método qualquer....



Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#12 Mensagem por Robin Hood »

lbird
Na memória do aparelho vá na pasta ASR e verifique se estão presentes os seguintes arquivos: recording.ctx e support_asr.dat . Se não estiver, adicione elas do link abaixo, caso elas já se encontrem lá, então, renomeie a pasta Tomtom (no PC), p/ Tomtom1, entre no TTHome e tente baixar novamente as vozes computadorizadas.

Arquivos faltantes:

Código: Selecionar todos

http://www.mediafire.com/?ugxerekmag0cps2
Vozes Loquendo TTS:

Código: Selecionar todos

http://www.mediafire.com/?1s3x0bun3lk43no


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

lbird
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Jul 2012, 04:33

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#13 Mensagem por lbird »

@Robin Hood
Obrigado pela tua paciencia, mas a meta que parecia tão perto ficou agora mais longe. É que aquilo não funcionou... :(
Não activou as vozes artificiais e quando vou a "Gerir o meu XL" abro as vozes e aparecem lá instaladas mas diz a vermelho: "Este conteúdo não pode ser utilizado com a versão actual da aplicação Tom Tom instalada no seu equipamento"

Também descobri que os Tom Tom XL começados pela referenca R1... não suportam TTS, só os R2...

Pensei que com os ficheiros conseguiria enganar o aparelho, mas parece que o "mano" é esperto.
Se calhar só instalando um sistema de um R2... , mas isso já deve ser muito complicado porque ele saber que sistemas é que podem correr neste tipo de aparelhos?

Anyway, tens mais algum conselho para mim?

e mais uma vez obrigado amigo



Avatar do usuário
binao21
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Fev 2010, 11:40

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#14 Mensagem por binao21 »

lbird

A mensagem referente a versão atual que está instalada no seu aparelho que diz não ser possível usar as vozes TTS, significa que o aplicativo (navcore) não suporta, apesar da memória. Vc nunca trocou de navcore?, bem provável que no seu aparelho seja o navcore nativo, então, terá que instalar um Navcore modificado, usualmente conhecidos como "SE", exemplos: SE_9.101; SE_9.103; SE_9.205 e etc etc etc....

Para isso, vc teria que deletar o navcore do seu aparelho, ou formatá-lo, baixar um navcore SE e instalar no seu aparelho e certificar se os arquivos que o Robin Hood mencionou, estejam presentes na pasta ASR, além de verificar um outro dado no arquivo setconfig.txt (esse arquivo é proveniente dos navcores SE). Além de que, qdo se instala um navcore "SE", o TTHome vai apresentar uma mensagem de alerta de aplicativo sempre que acessá-lo, não interfere em nada, é só fechar e seguir em frente, mas tem aqueles que se sentem incomodados, então, tem um macete p/ enganar o TTHome.

Notou que não é nada simples p/ quem não tem experiencia?. Eu faço isso tranquilamente, pois sei como fazer, mas quem não sabe, vai ficar perdido.

Não tenho certeza, mas, acho que não tem voz Vocalizer TTS no idioma de Portugal, apenas em Loquendo TTS, se tiver, é bem provável que vá funcionar no seu aparelho, pois a voz Vocalizer é bem mais leve que a Loquendo.


Garmin XT e 1310
Tomtom One XL

lbird
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Jul 2012, 04:33

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#15 Mensagem por lbird »

@binao21
Tens razão, eu tenho o software original do meu GPS. Já li algures na internet, que há quem tenha problemas quando alteram o NAVcore. Então mantive-me quietinho... :D



Flaviosaque
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jul 2012, 19:09

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#16 Mensagem por Flaviosaque »

Oi gente bom dia, eu tenho um gps tomtom go 730 desbloqueado, ai conectei ele atraves do programa tomtom home no meu notebook, aparece que ele tinha atualizações e tal. Eu instalei as atualizaçoes e agora ele não reconhece mais os mapas que estão instalados nele (brasil, uruguai e argentina). Alguem já passou por isso tem como me ajudar?? Eu não fiz o bkp para restauração minha ideia era pedir um bkp de alguem para que eu possa restaura-lo no meu tomtom. ajudem - me por favor.


Att. Flavio Saque



rodrigo_bezerra
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Abr 2011, 18:00

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#17 Mensagem por rodrigo_bezerra »

Flaviosaque, estou exatamente com o mesmo problema, tenho um ONE XL 340S desbloqueado e estou usando o mapa 855_2957, e quando ligo no TTHome do meu notebook e faço as atualizações, ele não reconhece mais o mapa. Amião, acho que o Robin Hood por ajudar agente.

E aew Robin?



Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#18 Mensagem por Robin Hood »

rodrigo_bezerra

Problema de vcs é tão conhecido que as vezes cansa ficar repetindo as mesmas coisas. Por isso que a galera que manja de GPS, não responde os pedidos de ajuda, são sempre as mesmas dúvidas, e, já foram respondidas. Aposto que nenhum dos dois fizeram a busca básica pelo fórum.

Essas atualizaões do TTHome, se vcs "prestarem atenção" antes de baixá-las, vão ver que é sobre um novo "aplicativo" p/ o aparelho. É super importante aceitar toda vez que o TTHome disponibilizar, porém, depois de instalado tal aplicativo (aplicativo= é o navcore do aparelho, ou seja, o sistema de navegação que foi atualizado) é necessário usar um desbloqueador p/ desbloquear tal aplicativo.

Desbloqueadores tem no fórum: FastActivate ou o EA 6. é só ler o tutorial e desbloquear. Pronto!.

É a ultima vez que oriento sobre isso!. :(


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

rodrigo_bezerra
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Abr 2011, 18:00

Re: TOMTOM XL ONE Vocalizar nomes de ruas

#19 Mensagem por rodrigo_bezerra »

Foi mal Robin, procurei muito sobre isso mas não encontrei, da próxima verificarei mais minuciosamente.

Valeu. Vou tentar fazer isso.

:roll:



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geral”