Ajuda Urgente!

Mensagem
Autor
dabugs
Mensagens: 11
Registrado em: 02 Out 2008, 14:08

Ajuda Urgente!

#1 Mensagem por dabugs »

Boa tarde amigos, estou com um sério problema. Esqueci de fazer backup do cartão de memória de um Nuvi 1310 de um amigo e acabei apagando tudo o que tinha lá. O conteúdo do GPS está intacto, mas os mapas se foram. Já tentei colocar mapas novos e nada. Alguém consegue me dar uma mão? Desde já agradeço, e parabéns pelo fórum, cada vez melhor!



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Ajuda Urgente!

#2 Mensagem por Batedor »

Na Internet, com a ajuda do velho e bom Gugol, você arranja o mapa que quiser; é só dar uma batalhada.

Creio que nenhum fórum nacional, decente, disponibilizará links para downloads de mapas detentores de direitos autorais. Ou você compra os mapas diretamente nos sites dos fabricantes, ou "apela" para os sites gringos. A pirataria não tá com nada...



dabugs
Mensagens: 11
Registrado em: 02 Out 2008, 14:08

Re: Ajuda Urgente!

#3 Mensagem por dabugs »

Apesar da cordial resposta, acho que não expliquei muito bem meu problema. Pois bem, se alguém estiver disposto a ajudar, meu caso é o seguinte: baixei o arquivo gmapsupp.img no tracksource e os avisos de radar. Criei uma pasta "GARMIN" no cartão de memória e coloquei o mapa nesta pasta. Criei também a pasta POI dentro da pasta GARMIN e coloquei os alertas lá. Pois bem, os alertas foram reconhecidos pelo GPS, porém o mapa não. Então criei uma pasta MAP dentro de GARMIN e coloquei o mapa nesta pasta, porém o aparelho ainda não reconhece o mapa. Será que alguém consegue me dar uma luz e dizer qual é o meu erro?

Obrigado!



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Ajuda Urgente!

#4 Mensagem por Batedor »

De fato, agora dá pra ver que a formulação da dúvida anterior levava a uma interpretação equivocada.

Para resolver o seu problema, apenas crie uma pasta MAP (e não "maps") diretamente na raiz do cartão, e transfira lá pra dentro o "gmapsupp.img" que você havia colocado dentro da "Garmin", renomeando o arquivo "gmapsupp.img" para algo tipo "TRC_13.11.img", e o mapa funcionará normalmente.

Abs.



dabugs
Mensagens: 11
Registrado em: 02 Out 2008, 14:08

Re: Ajuda Urgente!

#5 Mensagem por dabugs »

Obrigado pela ajuda batedor, mas novamente o mapa não funcionou, apenas reconheceu os poi's. Existe algo mais que eu possa fazer? Valeu pela força!



dabugs
Mensagens: 11
Registrado em: 02 Out 2008, 14:08

Re: Ajuda Urgente!

#6 Mensagem por dabugs »

Consultei este tutorial "www.cursosdegps.com.br/tutoriais/atuali ... zando.html" e o conteúdo do cartão de memória é bem mais extenso, com outras pastas e muitos arquivos mais. Seria este o problema?



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Ajuda Urgente!

#7 Mensagem por Batedor »

No seu lugar eu tentaria com um outro cartão, mesmo que este pareça estar funcionando bem. Se o comportamento for o mesmo, tem-se a certeza de que não é no cartão o problema. E, acredite, não seria o primeiro cartão a dar problema...

Por oportuno, informe quais seriam os outros mapas porventura instalados (e habilitados) constantes da memória interna.

Abs.



dabugs
Mensagens: 11
Registrado em: 02 Out 2008, 14:08

Re: Ajuda Urgente!

#8 Mensagem por dabugs »

Infelizmente testei um novo cartão e o problema persistiu; não há outros mapas instalados no gps. Será que há outra maneira de fazer o processo? Obrigado pelo tempo gasto até agora. Se alguém pudesse upar o conteúdo do cartão de um Nuvi 1310 seria perfeito.



dabugs
Mensagens: 11
Registrado em: 02 Out 2008, 14:08

Re: Ajuda Urgente!

#9 Mensagem por dabugs »

Prezado Batedor: você perguntou se havia algum mapa instalado, o único mapa que tem no aparelho é o mapa base chamado "worldwide autoroute DEM basemap NR 5.01". Isso te ajuda?



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Ajuda Urgente!

#10 Mensagem por Batedor »

Como você disse, esse é o mapa-base, essencial ao funcionamento correto do GPS, bem como o mapa "gmaptz.img" que é o que gerencia os fusos horários. Esses dois sempre devem fazer parte da memória interna.

Quanto a outra questão que você aborda sobre o cartão de memória, é bom que você saiba o seguinte: Não existe um cartão com conteúdo padrão para esse ou aquele modelo de Garmin Nuvi. Todos os aparelhos vem de fábrica SEM cartão algum. Eles são opcionais de cada usuário, que os adquire com a capacidade de acordo com o que se pretende colocar dentro dele. Mas o cartão não faz parte obrigatória do GPS e nem é - a rigor - indispensável ao perfeito funcionamento do mesmo. Assim, não faz sentido você solicitar um "backup do cartão"..., entendeu?

Está me parecendo (apenas isso) que foi feita uma "limpeza" nos arquivos da memória interna com vistas a eliminar arquivos supérfluos ( e tem bastante...) e junto com os arquivos desnecessários foi junto algum arquivo essencial...

Instale no seu PC (se ainda não tem) o programa WebUpdater (da Garmin) e após certificar-se de que o GPS está com a carga plena da bateria, conecte-o ao seu PC e faça uma atualização geral. Se porventura estiver faltando algum arquivo essencial, esse programa se encarregará de repor.

Essa seria a sugestão para o próximo passo.

Boa Sorte.



dabugs
Mensagens: 11
Registrado em: 02 Out 2008, 14:08

Re: Ajuda Urgente!

#11 Mensagem por dabugs »

Valeu pelas dicas e o tempo dispensado Batedor, acabei entrando de férias e acabei esquecendo de contar o final da história. No final das contas o problema era o mapa que baixei do tracksource, inclusive baixei mais de uma vez. Acabou dando certo com um outro mapa (bem mais completo, com as américas) que encontrei em outro lugar (não lembro se aqui no fórum ou em outro). Montei o cartão com aquele mapa e finalmente funcionou. Obrigado mesmo pela ajuda, forte abraço!



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”