Garmin nüvi 1300 - Salvar rota? Que decepção!!!!

Mensagem
Autor
gpstand
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:32

Garmin nüvi 1300 - Salvar rota? Que decepção!!!!

#1 Mensagem por gpstand »

Olá a todos!

Este é o meu primeiro post. Já dei uma busca anterior, mas não encontrei um esclarecimento.
Minha experiência anterior com GPS era unicamente o Garmin XT instalado no Nokia N95. Maravilha. Só que o N95 pifou e aí eu comprei o nüvi 1300.

Já li o tutorial para iniciantes. Falta instalar o tracksource, o que vou fazer, mas só queria me familiarizar um pouco com o aparelho antes disso.

Tive a desagradável surpresa de ver que o Garmin XT tinha um recurso simples e fundamental que, aparentemente, o sistema do meu nüvi não tem: programar uma rota manualmente com desvios e salvar, para não ter que fazer isso de novo todas as vezes. Exemplo: Estou em SP, digito um destino que pela rota original do Garmin passa pela Av. Paulista, aí programo manualmente um desvio pela Alameda Santos e salvo.

Não dá para fazer isso?
Isso, desculpem, é uma sacanagem: é limitação via software para fazer a pessoa comprar modelo superior!
O Garmin XT salvava quantas rotas eu quisesse. Nem me preocupei se o Garmin "dedicado" faria isso, pois me parecia óbvio que sim. Hoje descobri que um modelo já bem mais caro como o 1490LT salva míseras 10 rotas!
Ou seja: é melhor ter um Garmin num Nokia do que um Garmin num Garmin? Parabéns!

Não tem jeito mesmo no 1300? Estou disposto inclusive a instalar outro sistema no Garmin. Dá para formatar o sistema operacional e instalar o Garmin XT no nüvi?
Só quero fazer uma rota com desvios manuais e salvar, para repiti-la sempre que necessário.

A menos que eu esteja bobeando, nota zero para a Garmin. O nüvi 1300 não é tão barato assim, e, mesmo sendo "dedicado", perde para um XT instalado num Nokia velho??!

Isso para não falar no manual, ridículo, que nem indica onde está localizado o dispositivo interno de recepção. Na primeira tentativa de achar satélite (dizem que é a mais demorada), estava tentando achar satélite com o aparelho deitado com a tela para cima. Não achava jamais. Aí descobri na net que o dispositivo de recepção fica nas "costas" do produto. Assim, coloquei-o deitado com a tela virada para baixo, e em 5 minutos o satélite foi achado! Podia estar no manual, não? O manual aponta obviedades tipo "onde está a entrada para o cartão", "onde está a tela", mas não aponta isso.

Obrigado!



mrclag
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Jan 2010, 23:02
Localização: Curitiba/PR

Re: Garmin nüvi 1300 - Salvar rota? Que decepção!!!!

#2 Mensagem por mrclag »

gpstand, concordo com tudo o que vc escreveu.

Também cai nessa de comprar um Nuvi 1350, e lamentavelmete descobri que, além de "não poder salvar rotas no Mapsource e transferir para o Nuvi1350", a rota do 1350 somente pode ter "um" ponto extra: ou seja, se eu quiser ir de Curitiba para Sao Paulo, posso no máximo, colocar um ponto entre as duas cidades...... Isto é lamentável para um equipamento com o nome Garmin. Qualquer IGO faz isso!!!

A linha 14xx pode conter até 10 rotas salvas (só isso!)
A linha 14xx pode ter rota multipontos (se eu soubesse disso tinha comprado o TomTom Go630 pelo mesmo preco) !!!!

MAS comprei o Garmin apenas por 1 motivo: TRACKSOURCE, pois em Curitiba tem muitas ruas que não estão no CNBR... e estão no Tracksource. E nem me atentei a rota ou multiponto, PENSEI que estivesse "implícito no negócio", pois se o igo do meu gps do paraguai faz, logo achei que esse tal de "garmin" da série 13xx FARIA.... lamentável.



gpstand
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:32

Re: Garmin nüvi 1300 - Salvar rota? Que decepção!!!!

#3 Mensagem por gpstand »

mrclag, obrigado por responder!
Para mim, isso é baixaria: limitar um hardware por software "capenga" é sem vergonhice.
Não interessa quais as vantagens do Garmin. Um companhia que faz isso com os cliente, merece boicote. É meu primeiro e último Garmin. E se eu me arrepender disso que estou escrevendo aqui, farei questão de assumir.

Gostaria de perguntar se eu posso formatar e instalar outro "sistema operacional" no meu Garmin nüvi 1300. Quero instalar qualquer coisa que permita salvar rotas com pontos manuais, do Garmin XT a qualquer coisa que faça isso.

É possível?



mrclag
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Jan 2010, 23:02
Localização: Curitiba/PR

Re: Garmin nüvi 1300 - Salvar rota? Que decepção!!!!

#4 Mensagem por mrclag »

olá,

Até onde sei e li nos vários sites, também não é possível trocar o sistema garmin ou instalar outro navegador. É mole????
De novo - aquele gps do paraguai, com windows CE, aceita que eu instale outros navegadores!!! É prá ferrar....
Mas fazer o que? Agora tenho que usar o garmin até gastar.... heheheh

Gostaria de comprar um TomTom, mas li em outros sites que os mapas da teleatlas não são lá grande coisa. Pelo menos temos os mapas da garmin, o tracksource e o Autoguia 4 Rodas que está bom....

Marcelo



abigobaldo
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Mai 2009, 23:45

Re: Garmin nüvi 1300 - Salvar rota? Que decepção!!!!

#5 Mensagem por abigobaldo »

Eu tive o Garmin num Nokia, e pretendo comprar um aparelho. Entretanto os modelos de entrada sao piores qeu o Garmin no N97. Qual gps compativel com o track source vcs recomendam?



gpstand
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:32

Re: Garmin nüvi 1300 - Salvar rota? Que decepção!!!!

#6 Mensagem por gpstand »

Marcelo, você colocou as coisas numa perspectiva interessante: a gente compra um Garmin, o tal rei dos GPSs, não paga pouco por ele, e se dá mal ao ver recursos (para mim imprescindíveis) ausentes por limitação safada de software (os caras simplesmente tiraram a aba "rotas" do menu), te obrigando a comprar modelo superior.
Enquanto que quem tem um GPS chinfrin ou celular com GPS, contanto que ele seja compatível com um sistema Windows/Symbian, pode instalar um Garmin XT e aí salva quantas rotas quiser, salva quantos pontos intermediários quiser.

Só posso, mais uma vez, parabenizar a Garmin. Odeio profundamente as estratégias adotadas por essa companhia e tenho o produto há apenas 2 semanas. Falo isso como quem está aprendendo e sabe pouco sobre o assunto, mas também sabe o que é um produto feito para satisfazer consumidores exigentes sem força-los por "trapacinhas" a comprar o top de linha.

Abigobaldo, não saberia te responder. Tinha um Noka N95 que rodava o Garmin XT e o sistema era Symbian S60v3 (acho que também é conhecido como Symbian OS 9.2).
Num dos útimos Symbian, o tal do "Nokia Belle" (N8 e outros), li que há bugs envolvendo o celular e o Garmin XT, mas parece serem contornáveis: leia aqui.
De qualquer modo, li que onde você conseguir instalar o Garmin XT, você também conseguirá instalar o tracksource na pior da hipóteses pelo cartão microSD.

Agora, se vi uma única grande vantagem em ter um Garmin "dedicado" como essa !!!!%&(%&( do nüvi 1300, em comparação a ter o Garmin XT num smartphone tipo N95, é o fato de que não dá para comparar a rapidez em achar e em recuperar satélites... No N95 eu às vezes esperava 10 minutos para que o aparelho "se achasse". Com o nuvi 1300, pelo menos, isso acontece rápido (depois da primeira sintonizada, que no meu caso demorou).

Aliás, voltanto ao nüvi 1300.
Instalei ontem o tracksource e desabilitei o mapa original da Garmin. O aparelho ficou outro com os mapas bem mais detalhados e os POIs. Mas o tal rei dos celulares, o Garmin, é tão decepctionante que ficou mais lento para carregar as informações bem detalhadas do tracksource (às vezes, logo depois que o aparelho calcula a rota, as ruas da tela carregam em duas etapas, não aparecem de uma vez, o que não acontecia com o mapa nativo da Garmin pelo simples fato de ele ser mais pobre em informações). Fiquei com a impressão de que o processador do nüvi 1300 ficou meio com a língua de fora.

Mas na minha opinião não dá muito para comparar o mapa da Navteq com o Tracksource.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”