Tomtom ou Garmin??

Espaço dedicado aos que ainda não se decidiram por qual fabricante e modelo comprar.
Mensagem
Autor
epossan
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Jan 2012, 10:22

Tomtom ou Garmin??

#1 Mensagem por epossan »

Amigos, sou novo no fórum e nunca possui ou mesmo tive contato com algum GPS. Estou pesquisando para adquirir um para me auxiliar em eventuais viagens, sobre tudo para Rio, Minas, Espírito Santo e Nordeste.
Diante da minha pesquisa estou propenso a comprar um dos 4 modelos que vou citar abaixo e conto com o apoio de vcs para me auxiliar nesta empreitada.

1 - Garmin Nuvi 1300
2 - Tomtom XL Prime
3 - Tomtom XL Classic
4 - Garmin 255W (achei a tela muito pequena)

Bom, estes são os modelos que achei interessante e que cabe no meu orçamento, mas se tiverem outras sugestões, serão bem vindas.

Abraços e obrigado pela colaboração,
Eduardo



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Tomtom ou Garmin??

#2 Mensagem por jasgrafica »

epossan,

Na minha opinião, não desmerecendo os outros, fique com o primeiro. Seria melhor ainda um 1410...
Digo isso por causa da possibilidade de utilizar o mapa do tracksource [TRC-Brasil] entre outros [CityNavigator, 4Rodas].
O TRC está mais completo na maioria da região Nordeste, entre outras.
E também por ser um aparelho mais 'fácil' e seguro de navegar.

Se adquiri-lo, veja inicialmente o tópico do link http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ...  +e+acima.

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

epossan
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Jan 2012, 10:22

Re: Tomtom ou Garmin??

#3 Mensagem por epossan »

Jasgrafica,

Infelizmente não consegui abrir o arquivo. Fui na Saraiva agora na hora do almoço e quase o comprei, mas decidi esperar para ver qual retorno teria daqui do portal GPS.
Estes outros mapas que vc mencionou é de fácil instalação? Tem custo?
Como os vendedores são despreparados e não sabem respondem aos meus questionamentos, vou aproveitar a sua boa vontade para me tirar as duvidas. Para vc ter uma idéia, a vendedora chegou a me dizer que o Garmin era o pior que eles tinham na loja, pois erra os caminhos com frequencia.
Pois bem, ao comprar, o gps já vem com o mapa instalado? É só ligar e usar ou tenho que baixar alguma coisa?
Vc disse que o Nuvi 1300 é bem superior ao Tomtom XL Prime. A diferença de R$100,00 no valor compensa mesmo para pouco uso.

Agradeço a sua atenção e espero decidir logo mais para comprar o meu gps até, no máximo, amanhã.
Abraços,
Eduardo



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Tomtom ou Garmin??

#4 Mensagem por jasgrafica »

Eduardo,
Tentei responder anteriormente e anexando o arquivo tutorial, mas o sistema 'capou' minha resposta - jogou pro espaço!! Diz que não é
possível carregar o arquivo...

Pois bem, vamos tentar de outra forma e também envio algumas considerações:

Os vendedores estão muito despreparados sobre GPS. Dizer que os Garmin são os piores da loja é um total desconhecimento, é uma pena.
Eu não disse que o Nuvi 1300 é bem superior ao TomTom XL Prime. Os TomTom são bons aparelhos mas pecam no mapa. São excelentes
lá fora... [Europa] onde os mapas são realmente muito bons. Aqui no BR ainda deixam muito a desejar.

Quanto ao Nuvi 1300 - é um bom aparelho [melhor seriam os terminados em '10' ou '50' ou da série 14xx] - mas vc estará bem servido com ele.
O tutorial explica direitinho sobre tudo que o iniciante deve saber ANTES de fazer qualquer coisa com o GPS.
Mande seu e-mail que anexo direto o arquivo .txt - que sugiro imprimir para tê-lo em mãos o tempo todo.

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

epossan
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Jan 2012, 10:22

Re: Tomtom ou Garmin??

#5 Mensagem por epossan »

Jasgrafica,
O meu e-mail é edumendonca@hotmail.com
Mais uma vez agradeço a sua atenção.

Abraços,
Eduardo



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Tomtom ou Garmin??

#6 Mensagem por jasgrafica »

Eduardo,
Acabei de enviar.

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

spoter11
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Jan 2011, 16:52

Re: Tomtom ou Garmin??

#7 Mensagem por spoter11 »

Ola, voce poderia me enviar tambenm o tutorial, meu mail: eros.golli@hotmail.com
grato,



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Tomtom ou Garmin??

#8 Mensagem por jasgrafica »

spoter11,

Agora ficou mais direto: abri novo tópico na seção Página Principal > Outros > Cursos e Treinamentos e coloquei o tutorial em texto pleno
no próprio tópico.
Dê uma espiada lá. Aconselho copiar e colar no Bloco de Notas o texto pleno no seu PC para depois imprimir e tê-lo à mão.
Fiz assim para os usuários que passarem neste tópico e precisarem, saberem como fazer.

[]s

PS: se não conseguir, reporte que mando mesmo por e-mail.


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

punishervice
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Mar 2010, 11:59

Re: Tomtom ou Garmin??

#9 Mensagem por punishervice »

Procurei esse caminho e não achei...

Pode mandar para o meu e-mail ? punishervice@yahoo.com.br

Grato.



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Tomtom ou Garmin??

#10 Mensagem por jasgrafica »

Spot e Punishervice,

O caminho é Página Principal - Geral - Cursos e Treinamentos. [Eu tinha escrito 'Outros' ao invés de 'Geral'.

Mas aqui vai o link:

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=318&t=48102

Boa leitura.

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

Avatar do usuário
JA.Silveira
Mensagens: 153
Registrado em: 27 Jun 2010, 21:47

Re: Tomtom ou Garmin??

#11 Mensagem por JA.Silveira »

Boa tarde.

Entre os modelos Nuvi 50 e Nuvi 1450, qual seria melhor?


TomTom GO730 - navcore atual: 9.510/bootloader: 5.5120/mapa: Brasil 910.4892
Garmin nüvi 1450 LMT - mapas: CNBr/AG/TRC/CNUS&Ca

lfsalvi
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Fev 2012, 09:25

Re: Tomtom ou Garmin??

#12 Mensagem por lfsalvi »

o Tomtom XL prime está por 279 na fast shop, será que nao vale mais a pena?
O Nuvi 1300 nao acha por menos de 379.



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Tomtom ou Garmin??

#13 Mensagem por jasgrafica »

JA,
Faça uma avaliação [comparativo] desses modelos no próprio site da Garmin. Lá vc teria uma opinião própria mais adequada.

ifsalvi,
Não é bem pelo custo do aparelho que deveria haver uma escolha.
Mesmo um GPS razoável, mas que possa utilizar bons mapas, seria um caminho mais lógico para adquirir.
Por exemplo, o TomTom usa só mapas próprios, pagos. O Nuvi 1300 pode utilizar 3 mapas: CityNavigator - [pago], AutoGuia - [pago] e Tracksource - [gratuito].
Tem também a questão do tempo que leva para haver mapas atualizados.

Há muitos que usam o TomTom e estão satisfeitos - com algumas reclamações sobre o mapa. Mas estão satisfeitos.
E há outros muitos que utilizam os Garmin - e percebe-se estarem mais satisfeitos tanto com o aparelho quanto com os mapas.
Isso induz ao uso dos Garmin - mas para os menos exigentes e que sabem não haver aparelho/mapa perfeito - qualquer GPS se bem configurado e manuseado
te levará ao destino.
Pesquise mais, pois a escolha é somente sua.

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

epossan
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Jan 2012, 10:22

Re: Tomtom ou Garmin??

#14 Mensagem por epossan »

Pois é, quando abri este tópico esta disposto a comprar um GPS e estava com a mesma duvida. Eu sequer sabia da existência das marcas Garmin ou Tomtom.
Pesquisei um tanto e coloquei uma faixa de valores, pois a cada pesquisa eu descobria que havia um aparelho mais "turbinado" e óbvio, mais caro. Das opções que tinha na manga fiquei com o Nuvi 1300, que era o mais caro, mas com ele em mãos percebi que é muito bom (mesmo não tendo utilizado outro). Além disso, como estava com bilhões de duvidas e medo de fazer alguma besteira com o bichinho, recebi muito apoio do pessoal do portal e percebi que é muito fácil instalar os mapas do tracksource (que aliás é muito superior ao mapa que vem instalado no aparelho). Agora saiu uma nova atualização e estava com um certo medo de atualizar, mas pelo que o Jasgrafica me disse, parece bem fácil.
Boa sorte!



lfsalvi
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Fev 2012, 09:25

Re: Tomtom ou Garmin??

#15 Mensagem por lfsalvi »

Jasgrafica, Falou pouco mas falou bonito!

Me convenceu a gastar um pouco mais e pegar o Garmin 1300.

Mutissimo obrigado!



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Tomtom ou Garmin??

#16 Mensagem por jasgrafica »

ifsalvi,
Eu que agradeço por estar sendo útil.
Bem vindo à turma dos Garmin.

Seria também útil pra vc dar uma lida no link: http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=318&t=48102
É para iniciar com segurança o manuseio dos Nuvis.

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Qual seria o melhor GPS para mim?”