Como o Garmin calcula o tempo de chegada:

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Nettuno
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Mai 2010, 00:38

Como o Garmin calcula o tempo de chegada:

#1 Mensagem por Nettuno »

Pessoal.

Percebi que mesmo em distancias grandes ( + 500 km) a precisão do tempo de chegada que o garmin apresente é muito correta.

Alguem sabe como ele faz este calculo? Qual a forma?

Se leva em consideração a velocidade maxima da via ou a nossa média de velocidade?

Obrigado.



mabroglia
Mensagens: 396
Registrado em: 19 Jan 2006, 08:10

Re: Como o Garmin calcula o tempo de chegada:

#2 Mensagem por mabroglia »

Caro Nettuno

temp_destino=(dist_restante/classe)+temp_parado

onde:

temp_destino = tempo total do trajeto para o destino
dist_restante = Distância restante para o destino
classe = Classe de velocidade da via gravado no mapa(uma classe para cada via do trajeto).
temp_parado = Tempo do veículo(GPS) parado.

Não tenho nenhuma especificação escrita sobre isso, descobri meio que intuitivamente, se perceber a hora de chegada vai mudando sim, porém conforme vai chegando ao destino o erro vai ficando cada vez menor até zerar, se você percorrer uma via de classe 100km/h andando á 30km/h a cada km ele vaí aumentando o tempo de chagada ao destino.

Abraços


Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

Avatar do usuário
Nettuno
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Mai 2010, 00:38

Re: Como o Garmin calcula o tempo de chegada:

#3 Mensagem por Nettuno »

mabroglia, obrigado pela ajuda.

Mas acredito que esta não seja a formula.

Pois mesmo quando tu vai fazer algum trajeto, por exemplo de 100 km. No inicio ele já te mostra a previsão de chegada muito clara.

É lógico que se andar muito rapido ou muito devagar o GPS não tem como acertar.

Mas andando em velocidades ``normais`` é bingo.

Valeu.



mabroglia
Mensagens: 396
Registrado em: 19 Jan 2006, 08:10

Re: Como o Garmin calcula o tempo de chegada:

#4 Mensagem por mabroglia »

É isso sim Nettuno

No caso dos mapas Tracksource ao qual temos conhecimento, cada via tém uma classe que representa uma velocidade média estimada em função do tipo de via, e o GPS vaí calculando em intervalos de tempo pré definidos o tempo restante, é matemático não tem como fugir muito disso.

Abraços


Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

IgorFr
Mensagens: 12
Registrado em: 23 Dez 2007, 01:13
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Como o Garmin calcula o tempo de chegada:

#5 Mensagem por IgorFr »

Boa noite, pessoas.

Tenho um Garmin Nuvi 1350, e parece que ele erra bastante no cálculo da hora de chegada.

Quando saio de um local x para um y, ele presume que chegarei em 10 ou 12 minutos, porém, o tempo que levo é sempre entre 17 ou 20 minutos. Ele parece não considerar os faróis, lombadas, trânsito e tudo mais. Apenas quando está há alguns minutos da chegada é que ele altera o horário de chegada para um posterior...

Tenho um GPS V da Garmin, e o cálculo para chegada é muito melhor, pois desde o começo do trajeto, dependendo da minha velocidade, ele altera drasticamente a hora de chegada em questão de segundos. Já o 1350 não faz isso, ele fica mantendo a hora para chegada, a impressão que dá é que ele calcula em cima da velocidade média da via (a mesma que ele usa para simular a rota quando em modo "offline").

Alguém também passa por isso? Estou usando a última versão do software, e ocorre tanto no mapa do City Navigator 2011 quanto no Tracksource. Será que mudou a fórmula para recálculo da hora da chegada?

Para quem não entendeu: Se eu saio de casa a 30 km/h, nos primeiros metros, ele já diz em qual hora devo chegar. Só que no GPS V, se aumento a velocidade, ele reduz drasticamente e calcula na hora. No Nuvi 1350, tenho a impressão de que ele não altera a hora da chegada dependendo da minha velocidade. Parece que ele faz a média da via.

Quem puder ajudar, agradeço. Esse horário errado de chegada atrapalha um pouco na previsão de chegada para compromissos :roll:


IGOR
Nuvi 1350 / GPS V
SAO PAULO / SP

luktux
Mensagens: 7
Registrado em: 16 Out 2010, 03:31

Re: Como o Garmin calcula o tempo de chegada:

#6 Mensagem por luktux »

simples e assim distancia dividido por velocidade ex:

600 km por 120 KM/h = 5Horas

600 km por 80 = 7,50horas

e o gps calcula a variável de velocidade com a de distancia e da o resultado do tempo estimado !!! independente da velocidade máxima das estradas !!!
ele tem um certo tempo de atualização então ele ta sempre fazendo esse calculo !!!

bom se erra essa sua duvida espero ter ajudado !!!
se não e isso eu não entendi a perguntá !!! hehe


Nüvi 255W
- Tracksource 10.11a
- City Navigator Brasil 2011.30
- AutoGuia 2.29

IgorFr
Mensagens: 12
Registrado em: 23 Dez 2007, 01:13
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Como o Garmin calcula o tempo de chegada:

#7 Mensagem por IgorFr »

Olá luktux,

Esta realmente seria a lógica, mas tenho 99% de certeza que não é o que o nuvi 1350 (e vários outros que usam firmware parecido) usa para calcular.

Tenho um GPS V da Garmin, e se páro no trânsito, ou reduzo a velocidade na metade, ele dobra a hora para chegada, o que seria o óbvio.

Mas o Nuvi 1350 (E acho que outros vários também), não fazem isso. O horário quase não se altera desde a saída do local até a chegada no destino, ele apenas começa a se alterar à medida que a hora prevista para chegada começa a ficar "apertada" e ele "vê" que não vai dar pra chegar no horário. Até aí grande coisa, a gente prevê o horário mentalmente quando já está chegando, não preciso do GPS. O interessante é prever o horário durante a viagem, e não quase chegando. hehehehe

Alguém sabe de alguma forma de corrir isso ou todos passam por este problema?

Obrigado pela ajuda!


IGOR
Nuvi 1350 / GPS V
SAO PAULO / SP

luktux
Mensagens: 7
Registrado em: 16 Out 2010, 03:31

Re: Como o Garmin calcula o tempo de chegada:

#8 Mensagem por luktux »

hum... estranho
o único método que me vem a cabeça e este mesmo !!!


Nüvi 255W
- Tracksource 10.11a
- City Navigator Brasil 2011.30
- AutoGuia 2.29

IgorFr
Mensagens: 12
Registrado em: 23 Dez 2007, 01:13
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Como o Garmin calcula o tempo de chegada:

#9 Mensagem por IgorFr »

luktux escreveu:hum... estranho
o único método que me vem a cabeça e este mesmo !!!
O que eu acho é que ele usa a média de velocidade das vias para este cálculo. Aquela velocidade que ele considera quando faz a simulação da rota, sabe?

Aí é que está o problema: Ele não considera trânsito, faróis, cruzamentos, frenagens e acelerações. Isto distorce o horário para chegada. Pude perceber isso porque, na simulação, ele cumpre rigorosamente o horário previsto. Se ele cumpriu, foi porque andou na velocidade que ele simulou, ou seja, a média (ou que seja a máxima) da via, e não efetivamente na velocidade do usuário quando está no carro.

Acho isso um grande erro e que deveria ser corrigido pela Garmin. Estou enviando um e-mail para o suporte deles questionando isso. É muito simples o cálculo velocidade x hora x distância, com a mesma freqüência de atualização que o GPS usa para a velocidade atual, por exemplo. Basta alterar o software para calcular desta forma.

Abraço!


IGOR
Nuvi 1350 / GPS V
SAO PAULO / SP

Avatar do usuário
Alex POA
Mensagens: 150
Registrado em: 11 Fev 2009, 09:11
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Como o Garmin calcula o tempo de chegada:

#10 Mensagem por Alex POA »

Imagino que o GPS considere a sua velocidade média no cálculo. Comigo as previsões são muito precisas, pois costumo dirigir sempre da mesma maneira, mantendo as médias. Quando vou viajar também costumo resetar os dados da viagem, assim eu sempre fico com uma velocidade médica calculada corretamente para cada tipo de viagem que estou realizando.

Obviamente, não existe GPS nem GloboCop que consiga mensurar tempo de engarrafamento. Engarrafamento é exceção à regra, não existe cálculo matemático para prever. Mas se você calcular a velocidade média da cidade com engarrafamento (resetando a viagem quando for começar o percurso na cidade com engarrafamento), acredito que a previsão seja bem próxima do correto.


Alexandro Corrêa - Eldorado do Sul-RS / Torres-RS / Passo-de-Torres-SC
NUNCA INSTALE OS MAPAS NA MEMÓRIA INTERNA DO SEU NUVI! UTILIZE SEMPRE O CARTÃO DE MEMÓRIA!

IgorFr
Mensagens: 12
Registrado em: 23 Dez 2007, 01:13
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Como o Garmin calcula o tempo de chegada:

#11 Mensagem por IgorFr »

Alex,

O que você falou faz sentido. Mas nos meus testes, como faço o mesmo trajeto diariamente, tanto faz ele já estar com 330 km na viagem como com a viagem zerada, a média de chegada é sempre com X minutos pra frente, ao ser pedida a rota para o ponto de chegada (na verdade são 12 minutos sempre).

Levo entre 18 e 20 minutos pra chegar, com o trânsito normal. Quano faltam 5 ou 6 minutos pra dar o horário que o GPS previu, aí ele começa a alterar de minuto em minuto, conforme os minutos passam, para 1 minuto a mais para a chegada. Tá errado, pois se eu reduzo a velocidade na metade e ele está com 5 minutos para chegada, deveria aumentar isso imediatamente para 10 minutos. Isso nunca acontece.

Ainda que ele leve em conta minha velocidade média, o cálculo é errado, pois deveria medir a velocidade instantânea X kilometragem p/ destino X hora atual. Seria uma conta "burra", porém simples e muito funcional. Se eu pegar uma estrada no meio da viagem, ele vai distorcer a informação pois estarei muito mais rápido e chegarei antes do que ele prevê.

Ele não leva em conta realmente engarrafamentos, como você disse, mas se considerasse a conta simples acima, automaticamente consideraria todos os contratempos, e proveria a cada segundo (ou a cada minuto que fosse), a hora prevista corretamente.

E não tem a ver com o mapa utilizado, pois já fiz a simulação tanto no City Navigator BR 2011 quanto no Tracksource. A previsão é sempre feita da mesma foram, sem se alterar com o anda-e-para de faróis e cruzamentos. É uma pena que ele tenha essa burrice no firmware, mas estou aguardando a resposta da Garmin ainda.

Abraço!


IGOR
Nuvi 1350 / GPS V
SAO PAULO / SP

gilton88
Mensagens: 14
Registrado em: 14 Out 2010, 21:54

Re: Como o Garmin calcula o tempo de chegada:

#12 Mensagem por gilton88 »

Nettuno escreveu:Pessoal.

Percebi que mesmo em distancias grandes ( + 500 km) a precisão do tempo de chegada que o garmin apresente é muito correta.

Alguem sabe como ele faz este calculo? Qual a forma?

Se leva em consideração a velocidade maxima da via ou a nossa média de velocidade?

Obrigado.
Bom dia, acredito que o cálculo está relacionado com a velocidade média das pistas a serem percorridas. Também existe um desconto em relação aos semáforos existentes no trjeto.
Obviamente, o GPS não poderia alterar o horário de chegada pelo simples fato do motorista reduzir momentaneamente sua velocidade em 50 %, pois ele sempre deve e vai considerar todo o trajeto. Assim sendo, o GPS pressupõe que você logo retomará a velocidade média e não ficará numa velocidade demasiadamente lenta por muito tempo.
Resumindo: Caso o GPS fizesse alteração brusca do horário de chegada, a cada aceleração ou redução de velocidade do veículo, essa função ficaria inutilizada, pois antes tudo ela visa prever, o mais próximo possível, um horário de chegada. Justamente por isso ela considera a velocidade média, possibilitando o horário de chegada ser lentamente reajustado para mais ou para menos, dependendo de como se comporta o condutor.



lanzerbr
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Set 2009, 18:05

Re: Como o Garmin calcula o tempo de chegada:

#13 Mensagem por lanzerbr »

Apesar de estar postado neste fórum que o Garmin calcula o tempo de chegada com base na classe de velocidade, possuo dois GPS da garmin, um 255w e um 2595, ambos utilizando os mesmos mapas (“Brazil NT 2012.20” e “TRC-Brazil 11.11”). Quando calculo a mesma rota (de São Mateus do Sul para Curitiba) obtenho tempos bem diferentes em cada GPS. No 255w o tempo calculado sempre foi muito próximo do real, porém no 2595 o tempo é bem menor do que o real. Observei que ele estima chegada em 1h:30min para um percurso de 150km, ou seje, ele está "achando" que posso realizar média de 100km/h. No 255w a média para este percurso era de 85km/h.

Também percebi que no 2595 não importa qual dos dois mapas está ativado, o tempo errado de 1h:30min é calculado.

Algúem sabe como editar e alterar a Classe de velocidade da via, gravado no mapa com a extensão .img? Quero tentar reduzir a velocidade informada no mapa para obter tempos mais reais.



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Como o Garmin calcula o tempo de chegada:

#14 Mensagem por Batedor »

lanzerbr, não existe, que eu saiba, configuração que altere os parâmetros desejados... mas eu gostaria de sanar uma dúvida quando você diz que "...calculo a mesma rota...": Voce montou uma rota e utiliza ela num e noutro GPS, ou você apenas seta um destino a partir do mesmo ponto de saída? Porque neste último caso, pode existir diferenças de traçado caso as configurações do "A Evitar" não sejam exatamente as mesmas em ambos aparelhos. Confira.

Abs.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”