Boa Noite Pessoal;
Estou com uma certa dificuldade de descobrir qual o DATUM do GPS nuvi 260W.... me ajudem ai!!!
Vlw, Boa Noite!
DATUM
Re: DATUM
Que eu saiba todos os gps rodoviários da Garmin usam exclusivamente o datum WGS 84. Modelos off road, principalmente os handhelds, permitem configurar manualmente diferentes datuns, o que nao acontece com os Nuvis. Se a sua intençao é usar as coordenadas do seu gps com algum mapa impresso ou programa de computador, voce terá que fazer a conversão para o datum do mapa para o correto posicionamento. Existem vários programas on e off line que fazem a conversão. Caso queira mais alguma informaçao veja esse documento da Garmin sobre utilizaçao do gps com mapas impressos: http://www8.garmin.com/manuals/UsingaGa ... Manual.pdf
Re: DATUM
Kroboros,
bom dia.
Complementando as informações do Angelone,
A forma e tamanho de um elipsóide bem como sua posição relativa ao geóide definem um sistema geodésico (também designado por datum geodésico). No caso brasileiro adota-se o Sistema Geodésico Sul Americano - SAD 69.
Porém este Datum já esta caindo em desuso (porém a maioria das Cartas Geográficas esta neste Datum) e a ANATEL esta utilizando é WGS84, que é o mesmo utilizado pelo Google Earth.
Conclusão:
Fazendo estas simples configurações (Formato da Posição e Datum do Mapa) no seu equipamento GPS já vai evitar muitos aborrecimentos com fiscalização da ANATEL quanto a localização da sua estação.
Caso o seu equipamento não seja um Garmin, procure no manual do equipamento como proceder estes dois ajustes.
bom dia.
Complementando as informações do Angelone,
A forma e tamanho de um elipsóide bem como sua posição relativa ao geóide definem um sistema geodésico (também designado por datum geodésico). No caso brasileiro adota-se o Sistema Geodésico Sul Americano - SAD 69.
Porém este Datum já esta caindo em desuso (porém a maioria das Cartas Geográficas esta neste Datum) e a ANATEL esta utilizando é WGS84, que é o mesmo utilizado pelo Google Earth.
Conclusão:
Fazendo estas simples configurações (Formato da Posição e Datum do Mapa) no seu equipamento GPS já vai evitar muitos aborrecimentos com fiscalização da ANATEL quanto a localização da sua estação.
Caso o seu equipamento não seja um Garmin, procure no manual do equipamento como proceder estes dois ajustes.
Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR