Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 1450

Mensagem
Autor
ogeo
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Jul 2011, 19:21

Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 1450

#1 Mensagem por ogeo »

Boa noite galera, bom eu não sou nenhum leigo em informática, mas o que ta pegando é o seguinte: Recebi hoje meu GPS e fui atualizar...

Segue os passos segundo o site tracksource:

1º fiz a atualização do Software ok

2º Baixei o gmapsupp.img última versão. Quando entrei dentro do gps pra fazer um backup do mapa original para apagar e instalar esse, cadê o arquivo? Não tem! Coloquei em exibir arquivos ocultos. Nada também, não tem a pasta Poi também.

Como eu faço para instalar o mapa do Brasil e o Poi se eu não acho esses arquivos?



Avatar do usuário
MuraskiGO
Mensagens: 408
Registrado em: 12 Jun 2011, 12:30
Contato:

Re: Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 145

#2 Mensagem por MuraskiGO »

o mapa vc cria ema pasta em um sd com o nome map e coloca o arquivo img la dentro e pronto.


suporte técnico atraves de email ou nextel
email: muraski100@gmail.com
nextel ID: 112*112547

ogeo
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Jul 2011, 19:21

Re: Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 145

#3 Mensagem por ogeo »

Achei melhor fazer no sd mesmo e já coloquei, a pasta POI eu coloco no sd também? Ou deixo na memória interna do garmin?

Obrigado



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 145

#4 Mensagem por Batedor »

Ogeo, não te assusta que a cobra é mansa... Provavelmente o seu SO não está te mostrando os arquivos ocultos e de sistema. Para o Win 7 é assim (os outros não são muito diferentes...):

>Botão direito do mouse em Iniciar;
>Abrir o Windows Explorer;
>Ferramentas;
>Opções de pasta;
>Modo de Exibição;
>Dentre as várias opções, deslize até "Pastas e arquivos ocultos",
>Deixe marcada a opção (o) "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas".

Esta etapa tá pronta. Vamos à seguinte (já visualizando as pastas/arquivos ocultos):

>Dentro da pasta (ex-oculta) ".system", voce deverá ter, no mínimo, como arquivos de imagem (.img), o seguinte:
-------->gmapbmap.img (é o mapa-base, indispensável)
-------->gmaptz.img (é o mapa dos fusos horários. Também indispensável)
-------->gmapprom.img (arquivo de mapa propriamente dito, que já vem com o GPS. Normalmente é o City Navigator...)
Então, se é o City Navigator que você quer atualizar, esse arquivo (também do City Navigator) que você baixou deverá ser renomeado para "gmapprom.img" e depois copiado para dentro da pasta ".system", onde irá tomar o lugar do anterior.

Esse mesmo local ainda admite um outro mapa desde que a nomenclatura seja "gmapsupp.img". Digamos o mapa do TrackSource, por exemplo.

Tudo o que eu te disse acima a respeito da pasta ".system" é válido, mas....NÃO É O RECOMENDÁVEL!

O recomendável seria você comprar um cartão micro SDHC (ou pode ser um comum) de uns 4 gigas, e dar preferência a ele para alojar seus mapas.Vamos supor que algum mapa se corrompa, ou dê uma m.... qualquer e o seu GPS trava? Se o mapa estiver no cartão, basta retirá-lo que o GPS ressuscita. Já se isso acontecer com um mapa alojado na memória interna......cruze os dedos!

Com um cartão NOVO, proceda da seguinte forma:

>Crie a pasta GARMIN - nesta pasta pode ficar alojado um - e apenas UM - arquivo obrigatóriamente com a nomenclatura "gmapsupp.img". Esse arquivo tanto pode representar um mapa como também pode ser a compilação de dois ou mais mapas. É o que se costuma chamar de "pacotão"...

>Crie a pasta MAP - esta pasta é uma maravilha! Ela admite tantos mapas quanto for a capacidade do cartão, e - o que é melhor - aceita qualquer nome para os mapas, desde que tenham, obrigatóriamente, a extensão ".IMG". Por exemplo:
-------------> TRC_11.06.img,
-------------> Mapear_9.4.img,
-------------> AutoGuia_2.37.img
e assim por diante... Depois você só vai ter o trabalho de selecionar, no GPS, com qual quer operar na ocasião.

>Crie a pasta POI - é onde ficarão alojados os arquivos.gpi, representativos dos alertas de radares, semáforos, pontos de interesse, polícia rodoviária, etc...
Com os POIs alojados aí, quando você ligar o GPS, será questionado se quer instalá-los na memória interna. Caso a resposta seja SIM, será criada na memória interna, automáticamente, uma pasta POI com conteúdo idêntico. Caso a resposta seja NÃO, os POIs ficarão igualmente operacionais pelo cartão, mas o questionamento se repetirá a cada vez que ligar o GPS novamente.

É isso. sobrou alguma dúvida?

Abs.

P.S. - Faça um backup geral do conteúdo do seu GPS, antes de qualquer incursão nas pastas/arquivos de sua memória interna. Está escrito na Bíblia...



callegare
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Nov 2009, 10:24

Re: Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 145

#5 Mensagem por callegare »

Boa noite, uma colega me pediu para incluir o mapa do Brasil em dois GPS´s, nuvi 1450 e nuvi 2360. Como ela não comprou cartão de memoria, copiei o arquivo gmapsupp.img para a pasta .System, porém nenhum dos medelos reconheceu o mapa.

Vocês poderiam me ajudar?

Obrigado!



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 145

#6 Mensagem por Batedor »

Tchê, já fizestes um backup geral do conteúdo da memória interna desses aparelhos? Se ainda não fizestes, faça-o.....é altamente recomendável.

A solução para o seu caso é simples. Deixe os arquivos onde estão, e apenas renomeie-os para "gmapprom2.img". Vai funcionar.

Retorne prá contar se deu certo, tá?

Abs.



callegare
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Nov 2009, 10:24

Re: Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 145

#7 Mensagem por callegare »

Opa, já tinha feito o backup...
Renomei o arquivo para gmapprom2.img, porém nenhum dos dos aparelhos reconheceu o mapa do Brasil.

Alguma outra alternativa?
Valeu!



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 145

#8 Mensagem por Batedor »

Teria como você postar aqui um "printscreen" da pasta ".system" de cada um deles, assim como está?



callegare
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Nov 2009, 10:24

Re: Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 145

#9 Mensagem por callegare »

2360LMT
e 1450
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 145

#10 Mensagem por jasgrafica »

Oi, Batedor,
Se o callegare colocar o gmapprom2.img na pasta 'map' do diretório 'garmin' do GPS, será que não reconhece?
Já vi no forum algo do tipo... só não lembro se deve ter o nome gmapsupp.img.

Mas, algo está 'errado', fora do normal, pois não reconhece no SD? Será a falta do 'boot' do aparelho? Às vezes uma coisa simples assim
resolve o 'kipropró' numa boa. [ainda mais se ele tem as pastas corretas no SD].

abração

J.Alberto


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

callegare
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Nov 2009, 10:24

Re: Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 145

#11 Mensagem por callegare »

na verdade a pessoa nao comprou os cartões de memória, estou salvando na memória interna do GPS

Abraços



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 145

#12 Mensagem por jasgrafica »

Callegare,
Tem muitos posts neste forum que indicam evitar de 'mexer' nos arquivos internos do GPS. Os que aceitam SD têm maior facilidade de atualizar mapas,
pois tudo vai para o SD. Seria MUITO conveniente vc adquirir um cartão de uns 4Gb e seguir a dica do Batedor mais acima, de como criar/carregar os
mapas nas pastas corretas do SD.
Já utilizo o meu há 5 meses, só 'mexendo' no SD e nunca tive problemas...
Quem sabe se tudo se ajeita se vc fizer isso?

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 145

#13 Mensagem por Batedor »

Jasgrafica, lá num post anterior, você escreveu:
Se o callegare colocar o gmapprom2.img na pasta 'map' do diretório 'garmin' do GPS, será que não reconhece?
Não, o arquivo gmapprom só é reconhecido, no caso, na pasta .system, ou na pasta MAP desde que criada/existente na raíz da memória interna. Mas aí não faria sentido usar esse nome na pasta MAP, porque ela aceita qualquer nome, desde que com a extensão ".img"...

O que eu acho que o que está fazendo o bloqueio são os arquivos.gma, presentes nos dois aparelhos, e que são arquivos autenticadores do mapa original (gmapprom.img), que já vieram de fábrica. Nesses aparelhos de manufatura recente, é assim que tem vindo.

callegare

Vamos fazer o seguinte: Crie uma pasta MAP (se já não existir) na raiz da memória interna de cada GPS, e mova (cuidado para ser o arquivo certo...) aquele "gmapprom2.img", que deve ser aquele mapa do Brasil, renomeando-o para um nome qualquer que o identifique, desde que tenha a extensão "img". Note que, se esse mapa que você quer colocar for apenas uma versão mais atualizada daquele mesmo que já está instalado como "gmapprom.img", dará conflito e não funcionará. Por exemplo: Se o mapa que está representado pelo "gmapprom.img" (veio de fábrica, é original) for o City Navigator Brazil, esse outro que você quer instalar não poderá ser uma outra versão do mesmo City Navigator. Poderá ser, sem problemas, o TRC_11.07 que saiu do forno esta semana...

Passamos a aguardar os resultados.

Abs.



callegare
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Nov 2009, 10:24

Re: Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 145

#14 Mensagem por callegare »

Fala Batedor, funcionou!!!
Mais uma pergunta: como adicionar os POI,s?
Crio uma pasta POI dentro da pasta MAP?

Obrigado



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 145

#15 Mensagem por Batedor »

Callegare, crie uma pasta POI na raíz da memória interna, tal qual você fez com a pasta MAP...

Ótimo que tenha dado certo. Parabéns!

Abs.



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 145

#16 Mensagem por jasgrafica »

Valeu, Batedor,
Lendo e aprendendo...

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

Re: Duvida quanto a instalação do mapa do Brasil no Nuvi 145

#17 Mensagem por Alex Rodrigues »

Por sinal acabei de gerar um arquivo de radares atualizado.
Basta baixar direto pro GPS na pasta poi

http://www.cursosdegps.com.br/instaladores/poi.gpi

Abs,

Alex



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”