Minhas dúvidas no Desenvolvimento de Mapas Tracksource

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
krodrigo
Mensagens: 29
Registrado em: 06 Jan 2011, 10:07
Localização: Brasília

Minhas dúvidas no Desenvolvimento de Mapas Tracksource

#1 Mensagem por krodrigo »

Boa pessoal

Me cadastrei como desenvolvedor para o tracksource e comecei a trabalhar. Como tudo novo, tenho muitas dúvidas sobre os procedimentos para tratar as informações que recebo, principalmente em relação à página de desenvolvimento existente no site.

A parte de desenho até que dá pra levar, pois já conhecia o trackmaker de outras atividades que faço, interagindo com outros programas de GIS. As dúvidas vão mesmo sobre a dinâmica de tratamento dos dados, padrões e metodologia utilizada para encaminhar as informações para compilação.

Então resolvi abrir um tópico aqui, pra centralizar todas as dúvidas que eu tenho e as que vierem surgindo, claro. Quem sabe alguma boa alma mais calejada não possa me ajudar.

- Pra começar, na página de desenvolvimento do site, nos campos para desenvolvedores, tem dois espaços diferentes: mapas e POIs. Então eu tenho que criar dois arquivos diferentes, um de trilhas e outro de waypoints, para encaminhar para compilação? O TSuite não faz isso. Qual a função dessa parte de POIs?

- Quando encaminho um mapa para compilação, eu tenho que sempre encaminhar o mapa completo (aquele arquivo "código-nome do municipio")? Por exemplo, num momento encaminho parte da cidade, um bairro, etc. Depois, após o levantamento de novas informações, inclui nesse mapa mais ruas, coisas assim. Ao encaminhar para compilação novamente, devo enviar todo o mapa, ou somente as novas informações levantadas? As divisas do município também vão junto?

- Utilizando o T-Suite, ele apontou erros do tipo nós de roteamento muito próximos. No otimizador dá erro semelhante. É a mesma coisa e os dois utilitários estão se repetindo ou é só impressão?

- Quando o T-Suite valida sem nenhum erro, ele já cria um arquivo zip pra encaminhar para compilação. Então o T-Suite deve ser o último passo antes de encaminhar o arquivo? Pergunto isso porque na página do wikispace do Tracksource tem um fluxograma onde o validador é o primeiro passo, depois otimizador e por último o editor de nós, antes do conversor. Como me parece que o T-Suite incorporou as funções do conversor, então ele pulou pra última parte? Ou ele deve ser usado no início e depois no final do processo?

Pra começar, é só isso mesmo. Fico aguardando ajuda.

Att,
Rodrigo.



mabroglia
Mensagens: 396
Registrado em: 19 Jan 2006, 08:10

Re: Minhas dúvidas no Desenvolvimento de Mapas Tracksource

#2 Mensagem por mabroglia »

krodrigo escreveu:- Pra começar, na página de desenvolvimento do site, nos campos para desenvolvedores, tem dois espaços diferentes: mapas e POIs. Então eu tenho que criar dois arquivos diferentes, um de trilhas e outro de waypoints, para encaminhar para compilação? O TSuite não faz isso. Qual a função dessa parte de POIs?
Negativo..., você cria apenas um arquivo ".gtm" contendo os mapas e os POI's que também estarão no mapa.
Etenda as "funções de POI's", como um ambiente de manutenção de POI's, não esquente por enquanto com POI's preocupe-se em primeiro lugar com o mapa os POI's ficam para depois.
krodrigo escreveu:- Quando encaminho um mapa para compilação, eu tenho que sempre encaminhar o mapa completo (aquele arquivo "código-nome do municipio")?
Afirmativo e mandatório..., não tém como enviar 1/2 mapa apenas o mapa completo, cada vez que seu mapa evolui e você acha que deve ser enviado para compilação, envie o mapa inteiro não tem outra forma.
krodrigo escreveu:- Utilizando o T-Suite, ele apontou erros do tipo nós de roteamento muito próximos. No otimizador dá erro semelhante. É a mesma coisa e os dois utilitários estão se repetindo ou é só impressão?
Recomendo que você esqueça o otimizador para validar o mapa nesse momento, o otimizador vem de uma antiga arquitetura do grupo, onde o TSuite engloba hoje suas funções de validação, e outro detalhe o Otimizador não é mais atualizado, fixe-se no TSuite
krodrigo escreveu:Então o T-Suite deve ser o último passo antes de encaminhar o arquivo?
Muita coisa da documentação não está 100% atualizada, vamos fazer um "task force" para melhorar essa situação.
Há opiniões divergentes sobre, mas vou te dizer o que faço e te garanto que funciona:
1) Altere como quiser o .gtm no Trackmaker.
2) Abra o Editor de Nós, e tante carregar o mapa(se mapa não carregar é porque você tem trilhas de comprimento "zero" que impedem a abertura do mapa e devem ser apagadas do .gtm em primeiro lugar, para fazer isso feche o Editor de Nós, abra o TSuite e vá corrigindo as criticas de trilhas de comprimento "zero" pelos malditos diamantes vermelhos, uma vez resolvido isso o mapa deve abrir)
3) Uma vez o mapa aberto avalie e vá corrigindo as críticas que o Editor de Nós te apontar uma a uma até zerar.
4) Abra o TSuite, teoricamente ele deve estar zerado também, se não estiver tente corrigir as criticas remanecentes uma a uma até validar.
Tenha em mente que o TSuite é mais criterioso que o Editor de Nós para validar, a tentativa de corrigir os erros primeiro no Editor de Nós e para você sofrer menos, mas o que vai dizer se o mapa está OK ou não é o TSuite.


Estou a disposição para qualquer tipo de ajuda que precisar.

Abraços


Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

krodrigo
Mensagens: 29
Registrado em: 06 Jan 2011, 10:07
Localização: Brasília

Re: Minhas dúvidas no Desenvolvimento de Mapas Tracksource

#3 Mensagem por krodrigo »

Agradeço a ajuda.

Seguindo suas recomendações, fui direto pro editor de nós. Contudo, não encontrei como fazer esse aplicativo me apontar críticas para correção. Seria no menu Ferramentas>Localizar problemas? Pra mim, o editor de nós é útil para restrições de manobra e indicar númeração das ruas. E pra testar se o roteamento está correto.

Quanto a ignorar a utilização do Otimizador, qual seria então a ferramenta para identificar os viadutos existentes no mapa? Acho que a identificação e eliminação dos viadutos inexistentes é um passo fundamental para o roteamento correto. Não identifiquei, nem no TSuite, nem no Editor de Nós, um comando que resolva tal problema.

Pelo que entendi do otimizador, quando um arquivo é otimizado ele retira nós desnecessários das trilhas. Isso acaba reduzindo o tamanho do arquivo gtm. Não sei se essa redução irá afetar na hora da compilação, mas pela lógica, se o arquivo é menor, mais leve ele é pra trabalhar. Também não identifiquei como o TSuite ou o editor de nós estão fazendo essa otimização.

Enfim, ainda acho que o otimizador possui algumas funções interessantes que ainda não foram incorporadas pelo TSuite. Acho que quando isso for feito, bom pra todos nós.

Pelo que estou fuçando aqui, na tentativa e erro, a metodologia que estou fazendo é a seguinte, para adicionar novas trilhas ao mapa-base original.
- Após levantar as trilhas, crio um arquivo diferente e rodo o otimizador para eliminar os nós desnecessários. Em algum lugar lí que o otimizador deve ser rodado uma só vez, por isso o arquivo diferente do mapa-base.
- Colo as feições desse arquivo no mapa-base e edito as trilhas novas, unindo, fragmentando, alterando estilos e nomes, pra colocar no padrão do projeto.
- Rodo o otimizador, agora pra procurar os viadutos. Pela lógica, como o mapa base já havia sido tratado antes, o otimizador só vai apontar viadutos nas novas trilhas desenhadas. Corrigo os diamantes vermelhos. Rodo novamente até zerar os viadutos.
- Se houver numeração de ruas ou restrições de manobra, rodo o Editor de Nós e faço as correções. Verifico também se o roteamento está correto.
- Rodo o TSuite e corrigo as críticas. Rodo novamente até zerar. Críticas zeradas, o TSuite já me grava o zip com todas as informações, pra encaminhar pra compilação.

Enfim. Se alguém souber como utilizar o Editor de Nós de forma mais completa, agradeço. Principalmente sobre como fazer ele gerar críticas para correção.

Rodrigo.



mabroglia
Mensagens: 396
Registrado em: 19 Jan 2006, 08:10

Re: Minhas dúvidas no Desenvolvimento de Mapas Tracksource

#4 Mensagem por mabroglia »

Comentando cada afirmação:
krodrigo escreveu:Pra mim, o editor de nós é útil para restrições de manobra e indicar númeração das ruas. E pra testar se o roteamento está correto.
Quando você tem um mapa com numeração completa, coisa que todo mundo corre disso, cada nó que você mexe você tém 3, 4 ou mais criticas de numeração por nó, logo quando mexo em umas 100ruas tenho em média 900 criticas no TSuite, então aprendí à duras custas que se uma via não numera é porque tém alguma coisa errada, posição, nome errado, sentido ou qualquer coisa desse tipo que envolve traçado básico, então variando entre Editor/TM, consigo Resolver uma parcela considerável das criticas.
krodrigo escreveu:Quanto a ignorar a utilização do Otimizador, qual seria então a ferramenta para identificar os viadutos existentes no mapa?
No olho :), acho o otimizador muito desajeitado e não consigo ser produtivo com ele, talvez por problema meu, mas habilito as cardinalidades do Editor, partindo do princípio que sei onde mexí, e só de bater o olho dá para ver aonde tém bicho ou não, questão de prática, só passo otimizador quando lembro, geralmente me esqueço, pois não uso o .gtm de viadutos para nada.

Tamanho de arquivo:
O meu .gtm tem 2,7mb, e trabalha sem problemas, e tem arquivos n vezes maiores no projeto, então não esquenta com o tamanho.
krodrigo escreveu:Enfim, ainda acho que o otimizador possui algumas funções interessantes que ainda não foram incorporadas pelo TSuite
O Otimizador foi criado quando não existia TSuite, só para você pensar:
Faça o mapa, passe pelo TSuite, resolva todas as criticas e uma vez validado mande para compilação, logo te pergunto:
Porque em nenhum momento do processo o TSuite não te criticou que o mapa não passou pelo otimizador?
Otimizador para otimizar trilhas: serve para você alizar as trilhas colhidas com GPS.
Otimizador para viadutos: serve para criar um .gtm para dizer à você ou ao próximo que pegar o mapa aonde estão os viadutos, mas o otimizador não é mandatório no processo.

O melhor processo é aquele que você se adapta melhor, seu processo não está errado, eu diria que seu mapa dirá à você o que fazer :), por exemplo no meu se passar o otimizador em trilhas de GPS só me atrapalha pois os traçados do mapinha aqui são muito sinuosos e no final das contas acabo ficando com o original e acertando na mão com uma incerteza presumida < 5m que está de bom tamanho, e se eu passar o otimizador no mapa inteiro então, nunca mais eu acerto.

Abraços


Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

Avatar do usuário
Erico Neves
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Nov 2007, 19:21
Contato:

Re: Minhas dúvidas no Desenvolvimento de Mapas Tracksource

#5 Mensagem por Erico Neves »

Duvidas referente e-mail recebido pela coodenação, abaixo transcrito,
"Desenvolvedores,

Em função da constante evolução do Tracksource, com a criação de novos municípios e detalhamento dos mapas, a compilação diária tem ficado a cada dia mais pesada.
Assim, estamos buscando alternativas para reduzir a sua carga e com isso viabilizar a manutenção desta facilidade que julgamos muito importante para os testes dos Desenvolvedores.

Um dos fatores que impacta severamente no processo é o fato dos municípios que já se encontram integrados no TRC, serem compilados em duplicidade para compor o TRC e também o TRU.

Considerando que os testes dos municípios já integrados é feito no TRC e que o TRU precisa ser usado para testar apenas os municípios ainda não integrados, uma alternativa é não incluir no conjunto do TRU aqueles municípios que já compõe o TRC.

Também é importante salientar que o sistema de controle de bounds, que foi implantado recentemente, permite ao Desenvolvedor validar as conexões de seu mapa com os vizinhos e que, em última instância, todas as continuidades serão avaliadas e acertadas pelo DE quando da promoção do mapa do TRU para o TRC.

Assim, em caráter de experiência, vamos passar a compilar o conjunto do TRU apenas com os municípios ainda não integrados e solicitamos aos desenvolvedores que avaliem e relatem as suas opiniões.

Ressaltamos que tal medida é muito importante para reduzir a atual carga que vem sendo imposta aos compiladores e portanto solicitamos a compreensão de todos.


Coordenação do Tracksource

Pergunto quem possa responder, o e-mail acima deixou duvida para mim,que é que determina se o mapa remetido para copilação è TRU ou TRC, pois na pagina o local da remessa é o mesmo,
eu tenho varios mapas remetidos são TRC e aparecem com TRC, ontem mandei mais uma mapa para copilação aprecem TRU, NÃO É AUTOMATICO, procurei no forum não achei sobre o assunto, sem tem peço desculpa
erico


Erico Neves
Desenvolvedor
São Pedro Alcantra-SC
Antonio Carlos-SC
Angelina-SC
Gravatal-SC
Piritiba-SC
Bocaina do Sul-SC
Bom Retiro-SC
Ipira-SC
Gps 276 C - Nuvi 1490

mabroglia
Mensagens: 396
Registrado em: 19 Jan 2006, 08:10

Re: Minhas dúvidas no Desenvolvimento de Mapas Tracksource

#6 Mensagem por mabroglia »

Beleza Erico!!!

No meu entendimento o objetivo é acabar com o TRU, deixar no TRU apenas os mapas verdinhos, os mapas que estão com continuidade OK entre os vizinhos e tem traçado avançado vai para o TRC na "marra", porém isso é um processo que não acontece da noite para o dia deve demorar um tempo ainda para acontecer.
Entre em contato com o Casaretto à respeito, pois mesmo na "marra" não tem como ser automático, especialmente se um braço da malha rodoviária passar dentro da sua cidade, (se tiver problemas de bound's dependendo do tamanho da cidade, e onde fica pode rotear até por outro estado), então a promoção de TRU->TRC depende ainda de um entendimento com o DE.
Só um detalhe:
No TRU-SP do dia de ontém todos os mapas do TRC saíram fora da compilação.

Abraços


Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

krodrigo
Mensagens: 29
Registrado em: 06 Jan 2011, 10:07
Localização: Brasília

Re: Minhas dúvidas no Desenvolvimento de Mapas Tracksource

#7 Mensagem por krodrigo »

Não recebi essa mensagem da coordenação, mas no TRU-GO também notei que foram retirados várias cidades. Até estranhei o tamanho do arquivo, que antes era de quase 5 megas e passou pra uns 900kb.

Mas daí surgiram algumas dúvidas:

- Cidades que já estão no TRC agora não estarão no TRU. Então um município que está no TRC do estado também estará no TRC-Brasil? As feições que aparecerão no TRC Brasil serão as mesmas do último TRC do estado?

- A compilação do TRC do estado ainda será usada para testes? logicamente daqueles municípios que estão nesses mapas.

Rodrigo.



mabroglia
Mensagens: 396
Registrado em: 19 Jan 2006, 08:10

Re: Minhas dúvidas no Desenvolvimento de Mapas Tracksource

#8 Mensagem por mabroglia »

No TRC não altera nada, continua como era antes, a única coisa que mudou é no TRU, todos os municipios que são TRC, não aprecerão mais no TRU.


Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

Avatar do usuário
Erico Neves
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Nov 2007, 19:21
Contato:

Re: Minhas dúvidas no Desenvolvimento de Mapas Tracksource

#9 Mensagem por Erico Neves »

A uma concluência ai, pela informação esta uma misturança,

Para que uma mapa seja TRC, deve ser compilado primeiro com TRU, acho que é assim,para eu entender a seguencia é
1ª TRU
depois 2ªTRC e finalmente
3ª TRC-brasil, a minha pergunta anterior que transfere de TRU para TRC e TRC-Brasil, se é o Desenvolvedor ou a coordenação, fica minha pergunta, essa regra não vi escrita se tem não achei, só para tira minha duvida e mais outros iniciantes.


Erico Neves
Desenvolvedor
São Pedro Alcantra-SC
Antonio Carlos-SC
Angelina-SC
Gravatal-SC
Piritiba-SC
Bocaina do Sul-SC
Bom Retiro-SC
Ipira-SC
Gps 276 C - Nuvi 1490

mabroglia
Mensagens: 396
Registrado em: 19 Jan 2006, 08:10

Re: Minhas dúvidas no Desenvolvimento de Mapas Tracksource

#10 Mensagem por mabroglia »

Vou lhe dar uma explicação conceitual que não é muito bem explicada, e não muito bem entendida também.

Suponhamos que o Tracksource decide iniciar o desenvolvimento de uma nova cidade.
1) O desenvolvedor municipal se inscreve, e solicita o "mapa base" ao desenvolvedor estadual.
2) O desenvolvedor estadual desenha um perímetro contendo os limites do município e mais duas ruas como referência.

Nesse momento você terá dois mapas ativos no sistema o TRC e o TRU:
TRC= Tracksource Roteável Completo(Mapas de produção)
TRU= Tracksource Roteável Urbano(Mapas de teste ou incompletos, que podem ser usados mas se colocados TRC poderá ter problemas que afetam outros mapas vizinhos)

O "primeiro" mapa que o DE enviou para o DM trabalhar será TRC, e o mapa em desenvolvimento na mão do DM será TRU.
O que contempla o TRC-Brasil?
Tudo que está em todos os TRC's Estaduais compilados até o momento do início da compilação do TRC-Brasil(o Chicão pode pode dar "toca" nos DE's se assim for necessário, mas a regra é essa).
E o TRU aonde entra?
Não entra, fica no TRU-Estadual e não sai de lá até virar TRC.

Com o passar do tempo todos os mapas do projeto deverão ser TRC.


Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

Avatar do usuário
Erico Neves
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Nov 2007, 19:21
Contato:

Re: Minhas dúvidas no Desenvolvimento de Mapas Tracksource

#11 Mensagem por Erico Neves »

Marcos, abrigado pela atenção,para finalizar a duvida, sua resposta

"Com o passar do tempo todos os mapas do projeto deverão ser TRC".

Pergunto mas essa transferecia de TRU para TRC é automatica apos um tempo , pela Coordenação DE ou por solicitação do DM a DE ,essa é minha duvida.


Erico Neves
Desenvolvedor
São Pedro Alcantra-SC
Antonio Carlos-SC
Angelina-SC
Gravatal-SC
Piritiba-SC
Bocaina do Sul-SC
Bom Retiro-SC
Ipira-SC
Gps 276 C - Nuvi 1490

mabroglia
Mensagens: 396
Registrado em: 19 Jan 2006, 08:10

Re: Minhas dúvidas no Desenvolvimento de Mapas Tracksource

#12 Mensagem por mabroglia »

Ninguém conhece mais o mapa como o próprio cara que o fez, quando você achar que o mapa está "bom", deixe ele mais um pouquinho no TRU para ver se encontra problemas sérios(se você começar a receber contribuições é sinal que o pessoal está usando e quer ver o mapa funcionando), principalmente descontinuidade de roteamento entre mapas vizinhos, se julgar que o mapa está bacana, entre em contato com o DE para saber como migrar que ele te orientará, e com certeza ele fará todos os testes novamente antes de migrar.

Abraços


Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

Avatar do usuário
Erico Neves
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Nov 2007, 19:21
Contato:

Re: Minhas dúvidas no Desenvolvimento de Mapas Tracksource

#13 Mensagem por Erico Neves »

Ola Marcos, Obrigado pelas informações, voce muito preciso, acho que com nosso convessa outro pessoas podem tirar proveito das suas informações,
abraços


Erico Neves
Desenvolvedor
São Pedro Alcantra-SC
Antonio Carlos-SC
Angelina-SC
Gravatal-SC
Piritiba-SC
Bocaina do Sul-SC
Bom Retiro-SC
Ipira-SC
Gps 276 C - Nuvi 1490

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”