Dúvida sobre GPS em celular

Espaço dedicado aos que ainda não se decidiram por qual fabricante e modelo comprar.
Mensagem
Autor
viviantc
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Jun 2008, 20:44

Dúvida sobre GPS em celular

#1 Mensagem por viviantc »

Olá. Estou querendo comprar um celular que tenha GPS (pq eu sou absurdamente perdida...).

Fui até a loja da Claro e fiquei em dúvida entre o Nokia N95 e o BlackBerry 8310. Mas os atendentes não sabiam informar direito sobre taxas extras que eu tenho que pagar para usar o GPS no celular. Segundo um vendedor, no Nokia eu tenho que pagar mais ou menos R$180 por ano, as atualizações são gratuitas e eu não pago nada enquanto eu o uso. Já do BlackBerry ninguém soube explicar, mas todos dizem que o Nokia é superior.

Aí eu fiquei em dúvida se o GPS (sem ser celular) também possui taxas de uso. Procurei pelo Orkut, dei uma boa revirada aqui no fórum mas não encontrei a resposta.

Então, só pra simplificar:

1 - Qual é a diferença dos GPS do Nokia N95 e do BlackBerry 8310?
2 - No GPS normal, sem ser de celular, paga-se alguma taxa para usar ou não?

E já aproveito o gancho para perguntar quais são as melhores marcas e modelos. Vi num tópico que o idela pra mim seria o Garmin GPS Map 60Cx, mas sei que existem outras marcas, quais seriam as diferenças cruciais entre elas? Aliás, o que um bom GPS tem que ter? Pq eu realmente não entendo nada disso :oops:



Vanderlei
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Jun 2008, 23:45

Re: Dúvida sobre GPS em celular

#2 Mensagem por Vanderlei »

1 - Qual é a diferença dos GPS do Nokia N95 e do BlackBerry 8310?
O Nokia N95 ele já vem com os mapas da Nokia só que tem pagar uma taxa anual ou semestral dependendo do plano que vc quer adquirir junto a Nokia.
O BlackBerry 8310 não vem com mapas vc teria que colocar algum software de navegação ou contratar um serviço da operadora para ter a navegação teria que uma mensalidade de mais ou menos 25 reais dependendo da operadora.
Vale lembrar que o celular com GPS ele não vai ter a mesma qualidade de recepção de satélites do que um GPS normal, o N95 capta apenas 5 satélites ao mesmo tempo. O BlackBerry 8310 não saberia informar a recepção de satélites.


2 - No GPS normal, sem ser de celular, paga-se alguma taxa para usar ou não?
Não paga nenhuma para utilizar o GPS normal independente da marca, a tecnologia GPS que seria o uso dos satélites é de uso público. Obs.: Alguns pagaria uma taxa para atualizar os mapas do aparelho dependendo da marca.

Eu recomendaria vc dar uma olhada nos GPSs da Airis, que são muito bons navegadores.



paulo_bonfim
Mensagens: 144
Registrado em: 17 Mai 2008, 12:24

Re: Dúvida sobre GPS em celular

#3 Mensagem por paulo_bonfim »

N95

Não é necessário pagar nada. Absolutamente nada. Nem mesmo é necessário que você tenha um plano de pacotes de dados.
Eventualmente se você quiser (ou seja, não é obrigatorio) você pode ativar uma função de assistência ao GPS que e diminui o tempo de aquisição de satélites, baseado em informações da rede.
Assim caso compre um N95 o passo inicial é atualizar o firmware.
Depois instale o software Garmin Mobile XT... que lhe dará suporte a muitos mapas e inclusive mapas gratuitos do projeto TrackSource

BlackBerry 8310
Idem acima... aliás veja a junção Garmin + BlackBerry 8310, nas lojas Americanas...

http://www.americanas.com.br/AcomProd/591/2448856


Se você quer algo fácil pratico, pra ter na bolsa... um N95 é mais do que sufuciente.
Tenho um GPSMap 60CSx... tem inumeras qualidades mas é um "trambolho" ou se preferir pode se referir a ele como um celular das antigas um "tijolão". Mas não se confunda o 60CSx é apenas GPS.
Assim um N95 + Garmin Mobile XT + City Navigator Brazil v4 NT dá pra você ficar tranquila.
Além disso a plataforma Symbiam dá suporte a muitos aplicativos sensacionais.

Não tenho um Blackberry 8310, mas já tive a oportunidade de usá-lo diversas vezes.
Tenho o N95, GPSMAP 60CSx e o NUVI360.

Cada um tem sua peculiaridade... pra você um N95 seria muito bom.
Minha recomendação, para você, seria o N95 pela convergência de recursos e pela praticidade. O GPS dele funciona muito bem.

Mas seja o Blackberry, o N95, ou o GPSMAP 60CSx entre em contato comigo por MP (mensagem privada) para que possamos instalar mapas e aplicativos para extrair o máximo possível de recursos do GPS.
De forma completamente gratuita.

abrços



Avatar do usuário
rodrigodemarque
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Ago 2007, 13:52
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Dúvida sobre GPS em celular

#4 Mensagem por rodrigodemarque »

Concordo com você Paulo, pois tenho o N95 e estou satisfeito.
Só pra esclarecer pra Vivian alguns termos que você utilizou:

N95 (obviamente, celular com GPS integrado)
Garmin Mobile XT - programa de navegação onde será exibido os mapas
City Navigator Brazil v4 NT - conjunto de mapas detalhados do Brasil

Uso essa combinação aqui em sampa e é muito útil e prática também... a busca por endereços é sensacional.
8)


Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

brunoconti
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Jun 2008, 17:21

Re: Dúvida sobre GPS em celular

#5 Mensagem por brunoconti »

E no caso de utilização de GPS fora de estrada? para trilhas de Bike , o N95 atend?
li em outro forum que a bateria vai embora rapidinho no modo GPS enquanto em aparelhos normais como Etrex Vista HCX dura mais de 18 hs.



Avatar do usuário
rodrigodemarque
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Ago 2007, 13:52
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Dúvida sobre GPS em celular

#6 Mensagem por rodrigodemarque »

Neste caso um 60CSx é mais apropriado...pela duração da bateria, por ser a prova d´agua....


Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

rosemichelasi
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Jul 2008, 10:51

Re: Dúvida sobre GPS em celular

#7 Mensagem por rosemichelasi »

Duvida N95
Tenho um, porem eles só dao 6 meses com voz...
Estes programas que colocaram acima sao os mesmos dele ou eu tenho que instalar. E ele me dão tempo real tb.



GTA08
Mensagens: 28
Registrado em: 07 Dez 2008, 01:27

Re: Dúvida sobre GPS em celular

#8 Mensagem por GTA08 »

Olá amigos?

No Blackbarry 8310 tem como instalar o Garmin Mobile XT e inserir os mapa do projeto tracksurce sem pagar nada por isso?

Abraços!



Daniel Hinz
Mensagens: 6
Registrado em: 19 Jan 2009, 23:30

Re: Dúvida sobre GPS em celular

#9 Mensagem por Daniel Hinz »

Ao meu ver.... Celular com navegador GPS sem Touchscreen é furada..... podem descordar, mas o touchscreen facilita a vida e muito !!!!!!!!!!!!!!!!



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Dúvida sobre GPS em celular

#10 Mensagem por Wallace »

Em celular eu não vou opinar, mas em navegador ou GPS eu ainda prefiro com botões para uso em veiculos pois ai pode se ir no tato e com o tempo se decora o que cada botão faz pelo tato.
Algo impossivel no caso das telas de toque em que voce obrigatoriamente tem que olhar para ela.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Dúvida sobre GPS em celular

#11 Mensagem por Wallace »

GTA08 escreveu:Olá amigos?

No Blackbarry 8310 tem como instalar o Garmin Mobile XT e inserir os mapa do projeto tracksurce sem pagar nada por isso?

Abraços!
Em principio tem que pagar pelo Garmin Mobile XT.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

andreidutra
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Jan 2009, 16:05

Re: Dúvida sobre GPS em celular

#12 Mensagem por andreidutra »

alguem tem uma ideia se o gps que vem no ipaq 6915 funciona legal???



khatsus
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Fev 2009, 19:33

Re: Dúvida sobre GPS em celular

#13 Mensagem por khatsus »

Eu tenho o n95 e instalei o mobile xt e city navigator, q funcionam mto bem p estrada. Mas eu keria saber como configurar ou qual programa instalar p usar em voo d parapente. Abs



mhmori
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Mai 2009, 12:09

Re: Dúvida sobre GPS em celular

#14 Mensagem por mhmori »

Ola,
Eu tenho um N71 da Nokia, e instalei o Garmin Mobile XT com o mapa City Navigator Brazil NT 2010.10 (lançado em Abril de 2009). Cobre praticamente o Brasil todo, funciona muito bem!

Vantagens:

- Tamanho: é um celular, diferentemente dos aparelhos GPS que são comparativamente um "trambolho". Moro em sp e dá muito na vista um GPS convencional. Uso ele dentro do carro, termino de usar, e levo ele comigo. Um aparelho GPS convencional, fica no carro, dentro do porta luvas e sempre aquela preocupação de ser furtado.
- O Nokia N71 vem com o Nokia Maps, é gratuito por 6 meses, depois cobra-se pelo software e uso, além do tráfego de dados. O Mobile XT só tem o custo do software, sem anualidade e sem baixar dados on line.
- O custo benefício não tem comparação, para o meu caso.

Abraços



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Qual seria o melhor GPS para mim?”