TRC-Brasil

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
FRK07
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Dez 2010, 11:32

TRC-Brasil

#1 Mensagem por FRK07 »

Colegas,
Baixei a última versão do TRC-Brasil 10.12, mas no MapSource não consigo fazer rotas rodoviárias, ou seja, o programa sempre as calcula em linha reta. Outra dúvida é que somente aparecem 21 mapas. Como proceder, uma vez que o TM foi descontinuado? Obrigado. Franklin



phninke
Mensagens: 348
Registrado em: 25 Ago 2008, 14:12
Localização: Vila Velha/ES

Re: TRC-Brasil

#2 Mensagem por phninke »

"Olha eu aqui traveis"....

Se no menu "Editar - Preferências", na aba Rotas estiver definido como "Usar auto-rota" o Mapsource deveria traçar rotas seguindo as rodovias, rotas estas que variarão conforme opções em "estilo de cálculo", "tentar evitar" e "seleção de vias".
Se estiver definido como "usar rotas diretas" então, nas minhas simulações, ele realmente traça uma linha reta.

Também em alguns casos, quando a rota pretendida é longa demais (do Oiapoque ao Chuí) as vezes o Mapsource também traça uma linha reta. Nestes casos, é só incluir pontos intermediários e a rota seguirá as rodovias.

Quanto aos 21 mapas, na realidade são 21 quadrículas. Isso foi feito, a partir do TRC-10.10, para tentar resolver alguns problemas que ocorriam quando o TRC-Brasil era composto por mais de 1000 mapas. Mas mesmo tendo 21 quadrículas, todos os antigos 1000 e poucos mapas continuam no TRC-Brasil. Assim, usando o TRC-Brasil o mínimo que conseguirá transferir para o GPS é uma quadrícula. Com isso concluímos que o video-tutorial que viu sobre o Mapsource e que falava em milhares de mapas está desatualizado nesse aspecto...rs

O TM virou peça de museu há alguns anos e também não era roteável.
O mais próximo que conseguirá dele será o TRU de cada estado. Mas o TRU se justificaria apenas se quizesse realmente transferir um único município para o GPS (em casos extremos de GPS's antigos e com pouca memória), ou no caso do município que deseja só existir realmente no TRU.

Se quer realmente todo o TRC-Brasil no GPS, recomendaria baixar o arquivo gmapsupp.img já montado no site do Tracksource. É só copiá-lo para a pasta correta do GPS ou para a pasta Garmin de um cartão de memória.

E no caso, usaria o Mapsource apenas para simular e transferir pontos e rotas para o GPS, pois o mapa já estará no aparelho.


Paulo Henrique

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna)

FRK07
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Dez 2010, 11:32

Re: TRC-Brasil

#3 Mensagem por FRK07 »

Obrigado, outra vez.
Realmente, basta utilizar CTRL+SHIFT+P ou [Editar]-[Preferências].
Depois clicar [Rota] - [Etilo de Rota] - [usar auto-rota] depois [Veículo] - [carro/motocicleta].
Ainda em Preferências, também fiz [Posição]-[grade]-[Lat/long]- [hd.dddd] e [Referência]-[WGS 84], porque era o que eu utilizava nas trilhas off-road.

Quanto aos mapas, realmente são 21 conjuntos de mapas, os nomes deles foi que me confundiram.

Qdo for fazer uma Rota: [Ferramentas]-[Rota] não selecionar previamente nenhum mapa, apenas clicar nos pontos da rota e mandar calcular - depois, com o botão direito do mouse na aba [Rota] clicar em [Selecionar mapas próximos da Rota], mas se já tiver selecionado todos os mapas (erro que eu cometi), basta seguir apagando os indesejáveis, clicando com o botão direito do mouse em cada um, diretamente no mapa.

TRC-Brasil direto no GPS: eu até já fiz o download e descompactei o arquivo, mas ainda não tive coragem de copiá-lo para a memória interna do GPS, até porque o arquivo [gmapsup.img] não está lá, a empresa que me vendeu o Nüvi 750 o colocou no cartão de memória, com o programa Brasil Cone Sul NT 2011, e eu pretendo fazer o mesmo com o TRC, em outro cartão de memória, claro.

Dúvidas restantes:
1) posso simplesmente copiar um arquivo de mapas gmapsup.img para a pasta GARMIN da memória interna do meu GPS, mesmo não havendo nenhum lá?
2) não existe nos Nüvi nenhuma função "Track Back", para fazer o retorno da trilha, como nos E-Tex, será que terei que fazer as duas
(ida e volta)?

Att. Franklin/Brasília



phninke
Mensagens: 348
Registrado em: 25 Ago 2008, 14:12
Localização: Vila Velha/ES

Re: TRC-Brasil

#4 Mensagem por phninke »

1) R: Sim, pode. No caso do Nuvi série 700 a pasta é mesmo a Garmin. Nos Nuvi Série 1xxx e mais novos a pasta muda de nome (Map, se não estou enganado).

2) R: Os nuvis foram projetados para uso automotivo, com limitações off-road. Então, esse tipo de função também nunca achei no meu Nuvi 765. Assim, acho que ele realmente não roteia pelo tracklog gravado e nem inverte totalmente as rotas.
Numa rota exportada para o GPS, via Mapsource, existe uma opção de editar essa rota e manualmente reordenar os pontos. Mas inverter tudo não lembro se existe essa função, mesmo porque simplesmente inverter uma rota no Nuvi pode trazer consequências indesejáveis. Imagine uma rota de ida que passa por um ponto numa rodovia duplicada com uma pista para cada sentido. Ao simplesmente inverter essa rota, o ponto vai continuar nessa pista e não na outra pista duplicada. Assim, o GPS vai fazer um verdadeiro malabarismo para fazer o caminho inverso. Eu, em viagem, faço rotas de ida e volta para não ter esses problemas de pontos na contra-mão..rs

PH


Paulo Henrique

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna)

FRK07
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Dez 2010, 11:32

Re: TRC-Brasil

#5 Mensagem por FRK07 »

Boa Noite, colegas.
Instalei o TRC-Brasil no meu Nüvi 750, deu tudo certo.
Fiz também rotas no Mapsource.
1. Problemas:
1.1 o roteamento do TRC-Brasil parece-me que nem sempre faz o melhor percurso, as rotas às vezes são demasiado longas (o City Navigator da Garmin parece melhor)
1.2 quando se procura no Mapsource/TRC-Brasil localidade por endereço, o programa exige o número da rua, e mesmo digitando 0 (zero), como está escrito nas FAQ, não se consegue achar.
1.3 alternativamente, cliquei no próprio mapa e encontrei um número bem próximo do meu destino (Jardim Paulista, Alameda Lorena, 521, 01.424-000).
2. Dúvidas:
2.1 como localizar um endereço no TRC-Brasil, se mesmo discando 0 (zero) para o número da rua não há correspondência?
2.2 há algum problema se trocar o datum do programa (no arquivo original do MapSource veio o datum LAT69 e eu troquei para o WGS 84)?
2.3 como colocar mais mapas no MapSource (CN São Paulo, CN Buenos Aires, etc), posso simplesmente importar os que estão no meu cartão de memória (CN Brazil e Cone Sul)?
2.4 se comprar um mapa na Garmin via download (eles devem vir bloqueados), posso instalar no GPS e depois fazer um back-up no meu computador OU devo copiá-los em um cartão de memória?
Agradeço. Franklin/Brasília



FRK07
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Dez 2010, 11:32

Re: TRC-Brasil

#6 Mensagem por FRK07 »

Por favor, alguém me responda!

Ainda tenho dúvidas de como baixar mapas para o MapSource.

Já tenho o TRC-Brasil , o CONOSUR argentino, e o BaseMap.

Mas eu só queria saber se posso importar os mapas que estão no meu cartão de memória (City Navigator Brazil 2011.30, Perut, Mapas Electronicos Argentinos) e na Memória Interna do GPS (City Navigator USA) diretamente para o MapSource, sem apagá-los das suas origens, é claro.

Agradeço.

Franklin
Brasilia-DF



FRK07
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Dez 2010, 11:32

Re: TRC-Brasil

#7 Mensagem por FRK07 »

Prezados colegas!

Obrigado a todos que me responderam em pvt.

No link abaixo está a resposta para essas questões, o tutorial está muito bem elaborado, não deixem de assistir. Se quiserem, posso passar o resumo escrito que eu fiz.

http://www.trilheirosonline.com/materia ... /index.htm

Obs. PH, não consegui acessar o link que vc me passou e nem encontrar esse assunto no nosso grupo.

Att.
Franklin



Avatar do usuário
regis
Mensagens: 334
Registrado em: 13 Jun 2008, 21:44
Contato:

Re: TRC-Brasil

#8 Mensagem por regis »

Parabéns pelos tutoriais e pelo site!

Boas viagens para todos


Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

FRK07
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Dez 2010, 11:32

Re: TRC-Brasil

#9 Mensagem por FRK07 »

Boa tarde, colegas!

Segui todos os procedimentos, depois até reinstalei os softwares MapSource e atualização, mas a conversão dos mapas não dá certo, ao final o GMapTool termina a tarefa, mas aparece a mensagem: "There were problems, the result can be faulty" e realmente, o mapa é instalado no MapSource, mas quando tento acessá-lo dá erro de programa e o Mapsource é encerrado.

Acho que é um daqueles erros que não tem solução, talvez porque meu processador já esteja ultrapassado, um Pentium fabricado há oito anos atrás.

No entanto, se alguém souber de alguma saída ou alternativa, por favor me fale, ok?

PH, continuo sem achar o tópico do nosso portal que trata do assunto e o link q vc me pasou não funciona.

Obrigado.

Franklin
Brasília-DF[img]



davihoppe
Mensagens: 7
Registrado em: 19 Jan 2010, 16:45

Re: TRC-Brasil

#10 Mensagem por davihoppe »

Quanto aos mapas TRU municipais. O que os habilita a passarem de TRU para TRC? Por exemplo, o mapa de Lontras - SC, está quase completo e é um TRU. Quando transfiro o TRC-Brasil para meu GPS só aparce uma rodovia que corta o município. Há algo que possa ser feito com este mapa para que seja incluído no TRC? O mesmo acontece com os mapas que acabo de solicitar para desenvolvimento, Apiúna, Presidente Getúlio e José Boiteux.

Davi Daniel Hoppe
Garmin Etrex Vista Hcx e Nüvi 1300



phninke
Mensagens: 348
Registrado em: 25 Ago 2008, 14:12
Localização: Vila Velha/ES

Re: TRC-Brasil

#11 Mensagem por phninke »

Para um TRU virar TRC isso depende de negociação entre o DM do mapa TRU e o Desenvolvedor Estadual.

O DM de mapa TRU deveria entrar em contato com o DE de seu estado, convencê-lo que o mapa já está "bem crescidinho" e já pode virar TRC.

Então o DE deveria vazar o mapa estadual, promover o mapa para TRC e fazer os testes de roteamento neste novo mapa para garantir o sucesso da integração.

Resumindo: Negocie com o DE e convença-o que seu mapa TRU já está pronto pra ser promovido da TRC.


PH


Paulo Henrique

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna)

FRK07
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Dez 2010, 11:32

Re: TRC-Brasil

#12 Mensagem por FRK07 »

Parabens pelo mapeamento do seu município, eu conheço muito bem o Estado de SC e confesso que nunca passei por ele, mas quando seu TM virar TRC lá navegarei em homenagem ao seu trabalho.

Uma dúvida: o programa POILoader transforma arquivos .gpx em poi.gpi - a atualização agora disponibilizada para download no nosso site trabalha assim - mas não dá para separar POIs de comércio dos POIs de mapas e radares, entrará tudo em um mesmo arquivo poi.gpi ??

Por favor me respondam, essa dúvida é cruel : )

Franklin
Brasília-DF



valladarespropp
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Set 2011, 01:47

Re: TRC-Brasil

#13 Mensagem por valladarespropp »

Amigos, sou novato no Forum e em GPS e preciso de auxilio, já pedindo desculpas em razão de meu desconhecimento e solicitando aos moderadores compreensão. Já li o FAQ do Tracksource e nao vi la minha respostas. Recentemente trouxe um Nuvi 855 e o que desejo é o melhor mapa do Brasil e o restante da América do Sul, de forma gratuita claro. Ele já veio com America do Norte na base. Instalei de cara o programa MapSource e através dele o TRC Brasil 11.8 (me aconselham a manter como o mais completo?). Tudo tranquilo até que resolvi instalar o Mapear 9.20, sempre pelo Mapsource, a fim de suprir a carência de outros países da América do Sul. Ocorre que o TRC sumiu, sendo substituido. Pergunto: com faço para conviver com ambos e ter o TRC Brasil e restante da América do Sul Mapear 9.20 na memoria interna, se isto for possível através do Mapsource? Poderiam me explicar qual o procedimento?
Desde já muito obrigado e desculpe alguma coisa.



Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

Re: TRC-Brasil

#14 Mensagem por Ivan »

O Mapear já está na versão 9.40.
Toda vez que você envia um mapa pelo Mapsource o anterior que está no GPS será apagado.
Para resolver isto, depois de selecionado o TRC mude para o Mapear no Mapsource, selecione os mapas de seu interesse e só então envie ao GPS.
Assim, todos os mapas selecionados estarão lá.



valladarespropp
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Set 2011, 01:47

Re: TRC-Brasil

#15 Mensagem por valladarespropp »

Ivan, muito obrigado mesmo...deu certo..o segredo então era enviar tudo de uma vez só após seleção dos mapas tanto no TRC como no Mapear. Estou achando o TRC muito fraquinho, pois lhe faltam muitos nomes de rua e muitas sequer existem, sobretudo na minha cidade, sexta maior do Estado, além da procura por endereço importar em voltas e sentidos absurdos..me aconselha a ter qual mapa do Brasil? Posso colocar outros somados ao TRC? Onde consigo baixar e se posso inseri-los via Mapsource?
Desde já agradeço.



Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

Re: TRC-Brasil

#16 Mensagem por Ivan »

Você tem 3 opções de mapas para o Brasil.
TRC
Autoguia
City navigator
Pode ter os 3 no GPS sem maiores problemas.
O TRC ainda está em fase de colocação de numeração de ruas.
Mas você também pode se tornar um "desenvolvedor" de mapas para sua cidade.
Dê uma pesquisada no Forum que tem instruções sobre os mapas e sobre como se tornar desenvolvedor.
Por curiosidade, qual sua cidade ?



valladarespropp
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Set 2011, 01:47

Re: TRC-Brasil

#17 Mensagem por valladarespropp »

Ivan, como faço para colocar o City Navigator 2012 via Mapsource? Poderia me dar instruções detalhadas, pois e o unico que quero somado ao TRC? Como já sabe tenho o Mapear e o TRC Brasil e queria inserir o CT sem retirar os dois, mais pelo pacotão do Tad Ferreira isto não é possivel, mesmo colocando no SD, pois apagaria o gmasup.img da memoria interna. Vi que postou algo semelhante lá naquele tópico do pacotão. Lhe pergunto se o CT e executável? Baixei o mesmo e ele veio no formato .img, e pelo pouco que sei não vai ser reconhecido no computador pelo Mapsource..poderia me ajudar a inserir ele no Mapsource?
Forte abraço e agradeço pela ajuda e iniciativa a este leigo.



Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

Re: TRC-Brasil

#18 Mensagem por Ivan »

Você tem que pegar o City em formato .img e usando o Gmaptool preparar a instalação no Mapsource e depois enviar ao GPS.
Veja esse tutorial: https://5822180249412566996-a-180274477 ... edirects=0
e pode tambem tentar o que falei aqui http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... ao#p169362



valladarespropp
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Set 2011, 01:47

Re: TRC-Brasil

#19 Mensagem por valladarespropp »

Não possuo o Gmaptool, onde posso baixa-lo? Se eu colocar o City N em arquivo .img irei perder os mapas ja instalados (Mapear e TRC)? Não poderia renomea-lo para .img2, ao invés de inseri-lo via Mapsource...ou seja, não tem outro jeito de faze-lo conviver em formato img com os demais mapas?...olhei o tutorial, mas mesmo assim achei dificil. Obrigado novamente.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”