Garmin 2565lt para 2595lt

Mensagem
Autor
renatopfi
Mensagens: 13
Registrado em: 25 Jul 2008, 21:02

Garmin 2565lt para 2595lt

#1 Mensagem por renatopfi »

Pessoal, comprei o modelo nuvi 2565lt da Garmin aqui no Brasil. Nos Estados Unidos e outros paises a Garmin vende os Nuvi da série xx90 ou xx95 ... que não temos no Brasil. Estes modelos tem um recurso MUITO louco que é o comando por voz... ou seja, pode-se comandar o aparelho por comandos de voz sem a necessidade de toque na tela.
Olhando e comparando os equipamentos nuvi 2565lt (brasil) e nuvi 2595lt (americano) eles são exatamente iguais (hardware). Portanto, o comando por voz é via software.... tanto é que no site dos EUA, a diferença de preço entre um e outro é de apenas 10 dólares.

Considerando que o hardware é exatamente igual, o Firmware do 2595lt funcionaria perfeitamente no 2565lt.

Pergunta: É possível instalar o Firmware do 2595lt no 2565lt ? Alguém já fez isto ?

Obrigado
Renato.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Garmin 2565lt para 2595lt

#2 Mensagem por Angelone »

Renato, temos aqui várias questões: primeira, o firmware é o mesmo pra toda a série de gps, na realidade um "genérico" utilizado para todos os 24x5 e 25x5. As pequenas diferenças entre eles tem alguma base no hardware (bluetooth, quantidade de memória de armazenamento, ram, etc..) e outras que são implementos de software que são ativados quando o exato hardware é identificado na instalação/atualização do firmware. Assim, diferenças entre variações de modelos da mesma série, como por exemplo, entre o 2565 e o 2595, são feitas através de implementos agregadores a serem fixados na eprom do aparelho, conhecidos como pathchers. Em relação ao utilíssimo recurso de reconhecimento por voz (navegação, chamadas telefônicas, etc..) presente no 2595 e modelos topo de linha, esqueça! Infelizmente esse recurso não está disponível para o idioma português. Deve ser uma tarefa complexa e cara para a Garmin, o consumo de produtos topo é restrito por aqui e além do aplicativo especifico para nosso idioma, ela teria que pagar ou desenvolver além da adaptação do aplicativo de reconhecimento de voz, também um mapa com banco de dados compatível, em outras palavras, quando esse recurso estiver disponível só ira funcionar com o City Navigator, mais um recurso q será exclusivo da GArmin. Utilizar, por exemplo, a opção em espanhol com City Navigator do Brasil, ou South América, não funciona também. Nessa condição o máximo que se consegue é ativar algumas funções de comando do gps e telefone, mas hay que hablar bien, rss.. A vantagem do 2565 LT é que tem traffic oficial e garantia da Garmin no Brasil. Se você quiser um gps sofisticado, com esse e outros recursos (smartlink, reconh. voz, alta resolução de tela, etc, a maioria ainda não disponível no Brasil, opte por um 3490 ou 3590.



renatopfi
Mensagens: 13
Registrado em: 25 Jul 2008, 21:02

Re: Garmin 2565lt para 2595lt

#3 Mensagem por renatopfi »

Angeloni, obrigado por responder.
Não tem problema, eu falo com ele em inglês (rsrs)... a restrição do idioma eu já conhecia... apesar destes modelos estarem disponíveis também em portugal... com um pouco de sotaque acho que rola...rsrs..
Eu também não faço questão de que as funcionalidades de procura de endereço funcionem perfeitamente.... se funcionar questões básicas (principalmente de telefone - handsfree), já estou satisfeito.

Vi em alguns foruns o pessoal "convertendo" 3760 (antigo) em 3460 (novo)... Eu estou convicto de que a diferença é o software... o hardware é o mesmo...

Se você pegar o 3590 (top de linha americano), e o recem chegado 3560 (top de linha brasileiro), trata-se do mesmo equipamento, mas um tem o software com a "versão" com o recurso de ativação por voz.... se eu fosse programador da Garmin eu teria feito nesta arquitetura... rsrs...

Você conhece algum lugar onde consigo baixar estes softwares ? Estou doido para "estragar" o meu GPS, kkk....

Abraços
Renato.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Garmin 2565lt para 2595lt

#4 Mensagem por Angelone »

renatopfi escreveu:..Não tem problema, eu falo com ele em inglês (rsrs)... a restrição do idioma eu já conhecia... apesar destes modelos estarem disponíveis também em portugal... com um pouco de sotaque acho que rola...rsrs..Eu também não faço questão de que as funcionalidades de procura de endereço funcionem perfeitamente.... se funcionar questões básicas (principalmente de telefone - handsfree), já estou satisfeito. Vi em alguns foruns o pessoal "convertendo" 3760 (antigo) em 3460 (novo)... Eu estou convicto de que a diferença é o software... o hardware é o mesmo...
Se você pegar o 3590 (top de linha americano), e o recem chegado 3560 (top de linha brasileiro), trata-se do mesmo equipamento, mas um tem o software com a "versão" com o recurso de ativação por voz.... se eu fosse programador da Garmin eu teria feito nesta arquitetura... rsrs...Você conhece algum lugar onde consigo baixar estes softwares ? Estou doido para "estragar" o meu GPS, kkk...
Renato, a sua "convicção" é baseada em que, nas especificaçoes do site da Garmin? Se for, lamento decepciona-lo, mas ali nao é dada informações importantes sobre o hardware hardware, apenas das funçoes dos modelos. Existem diferenças reais de hardware entre os modelos q vc citou, sim! No caso dos modelos que nao tem reconhecimento de voz como o 2565, falta um item fundamental de que nada adiantaria o firmware: microfone embutido. Fora do Brasil, até se conseguiria exatamente esse item e mediante um retrabalho de hardware e firmware, ativar a funçao. Já vi caso semelhante em relaçao ao 3760 que também nao tem reconhecimento por voz. Em suma, se a sua pretensão maior é ativar essa funçao no 2565 via firmware, não perca seu tempo, mesmo pq seu gps é novo e perderia a garantia se for mexido no hardware.
Em relaçao aos 37xx e 34xx eu posso te falar com bastante propriedade, por dois motivos: eu tenho um 3790 (topo de linha dos 37xx) convertido para 3490 (topo de linhas dos 34xx). Apesar de terem a mesma tela e arquitetura interna semelhante, o hardware é diferente!! Como eu sei? Já abri ambos. Processadores, chipsets, chips de memórias são diferentes (além do 3790 nao ter magnetometro). Apesar da estrutura e disposiçao de placas, cabos, mics, alto falantes.. serem bem semelhantes. Em suma, são diferentes, mas da mesma familia. Essas caracteristicas mais algumas outras relacionadas, permitiram uma relativamente fácil migraçao de um firmware para outro, mas isso é uma excessão em toda a linha Garmin.
Por fim, o 3560 nao é igual em hardware ao 3590 (top mundial) com vc afirma! Se fosse assim seria uma beleza, rss.... Ele segue a mesma linha do 3460 "brasileiro". Nao é compatível com Comando por Voz como no 3590 e tem somente 4 GB de memória interna (o 3590 tem 8 GB). Também nao deve ter magnetometro (bussola interna) como nos 3460 (somente essa informaçao nao tenho certeza). É isso..



renatopfi
Mensagens: 13
Registrado em: 25 Jul 2008, 21:02

Re: Garmin 2565lt para 2595lt

#5 Mensagem por renatopfi »

Angeloni, o 2565 tem microfone interno sim... até porque a funcionalidade de localizar contatos na agenda funciona por comandos por voz. Eu consigo dizer o nome do contato e ele faz a ligação para mim (muito legal)... mas somente esta funcionalidade tem comando por voz... portanto, ele tem que ter microfone interno. Outro ponto, sem microfone, ele não funcionaria também o handsfree (falar no celular via bluetooth)...

Não faz sentido algum a garmin construir arquiteturas diferentes para equipamentos praticamente iguais... o que tem de diferença, é entre o 25xx, 35xx, 37xx pois são linhas/séries diferentes... teoricamente eles constroem arquiteturas por série, e não por funcionalidade (funcionalidade é software)... o custo de produção seria muito alto.

A garmin teria que ser muito "cabaço" para fazer equipamentos iguais com componentes diferentes... a fabrica dos caras é em Taiwan e todos os equipamentos vêm de lá... inclusive este meu que é "brasileiro"... duvido que eles fariam uma linha de produção para o 2565 e outra para o 2595... o que mudaria seria o software ... comando por voz é software (driver que comunica com a placa-hardware)... e hardware (microfone), o meu tem... a Garmin não disponibiliza comandos por voz no Brasil não pelo idioma em sí, mas pelo valor... pois o custo aqui (convertendo em reais, com impostos, etc), passaria de R$ 1500... se o 3460lt, que não tem comando por voz e é 4,3 polegadas custa quase R$ 1000, quanto custaria o 3590 aqui ? R$ 1500 no mínimo... e brasileiro não pagaria por isto... até porque agora a galera quer ter as tais centrais multimidia com os famigerados Igo's......rsrs...

Quanto a garantia, etc, você tem razão... eu perderia a garantia e também informações de trânsito, que cá entre nós, não funciona direito pois via TMC tem muita limitação de tráfego... este negócio de trânsito vai funcionar direito somente quanto tiver conectando via 3G ou 4G....até lá vamos nos contentar com o que temos....

Obviamente que não vou queimar o meu equipamento... se eu achar algum tutorial muito bem explicado que comprove a minha teoria, vou fazer, senão, vou esperar a copa de 2014 quando a Garmin disse que vai ter os equipamentos com comando por voz por aqui.

Valeu pela troca de informações...

Abraço
Renato.



renatopfi
Mensagens: 13
Registrado em: 25 Jul 2008, 21:02

Re: Garmin 2565lt para 2595lt

#6 Mensagem por renatopfi »

Ta ai.... os gringos converteram um 3760 (sem comandos por voz), em um 3790 (com comandos por voz) e mais outras funcionalidades, tudo através do firmware (software).

http://www.gpspassion.com/forumsen/topi ... hichpage=1



wscarvalho
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Ago 2010, 22:17

Re: Garmin 2565lt para 2595lt

#7 Mensagem por wscarvalho »

renatopfi escreveu: 29 Dez 2012, 16:24 Angeloni, o 2565 tem microfone interno sim... até porque a funcionalidade de localizar contatos na agenda funciona por comandos por voz. Eu consigo dizer o nome do contato e ele faz a ligação para mim (muito legal)... mas somente esta funcionalidade tem comando por voz... portanto, ele tem que ter microfone interno. Outro ponto, sem microfone, ele não funcionaria também o handsfree (falar no celular via bluetooth)...

Não faz sentido algum a garmin construir arquiteturas diferentes para equipamentos praticamente iguais... o que tem de diferença, é entre o 25xx, 35xx, 37xx pois são linhas/séries diferentes... teoricamente eles constroem arquiteturas por série, e não por funcionalidade (funcionalidade é software)... o custo de produção seria muito alto.

A garmin teria que ser muito "cabaço" para fazer equipamentos iguais com componentes diferentes... a fabrica dos caras é em Taiwan e todos os equipamentos vêm de lá... inclusive este meu que é "brasileiro"... duvido que eles fariam uma linha de produção para o 2565 e outra para o 2595... o que mudaria seria o software ... comando por voz é software (driver que comunica com a placa-hardware)... e hardware (microfone), o meu tem... a Garmin não disponibiliza comandos por voz no Brasil não pelo idioma em sí, mas pelo valor... pois o custo aqui (convertendo em reais, com impostos, etc), passaria de R$ 1500... se o 3460lt, que não tem comando por voz e é 4,3 polegadas custa quase R$ 1000, quanto custaria o 3590 aqui ? R$ 1500 no mínimo... e brasileiro não pagaria por isto... até porque agora a galera quer ter as tais centrais multimidia com os famigerados Igo's......rsrs...

Quanto a garantia, etc, você tem razão... eu perderia a garantia e também informações de trânsito, que cá entre nós, não funciona direito pois via TMC tem muita limitação de tráfego... este negócio de trânsito vai funcionar direito somente quanto tiver conectando via 3G ou 4G....até lá vamos nos contentar com o que temos....

Obviamente que não vou queimar o meu equipamento... se eu achar algum tutorial muito bem explicado que comprove a minha teoria, vou fazer, senão, vou esperar a copa de 2014 quando a Garmin disse que vai ter os equipamentos com comando por voz por aqui.

Valeu pela troca de informações...

Abraço
Renato.
Sei que o tópico é antigo... Mas resolveu sua dúvida? O meu caso é diferente... Tenho um 2595LMT que passou a ser reconhecido como 2565LT e não sei como fazer voltar ao normal. O pior é que ele ficou muito doido!!



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”