GPS 12 - Cáculode Àreas

Mensagem
Autor
danieldinizah
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Jul 2010, 08:09

GPS 12 - Cáculode Àreas

#1 Mensagem por danieldinizah »

Bom dia a todos!
Sou novato por aqui, minha primeira msg.
Gostaria que os colegas me ajudassem com o GPS Garmin 12 (acho que o modelo é esse mesmo). O aparelho é de uma pessoa idosa conhecida minha pediu-me para usa-lo para calcular uma área rural, coisa pequena mais ou menos 15 hectares.
Não sei como fazer este tipo de cálculo? Este gps faz isso mesmo?
Sds
Daniel



Tramosribeiro
Mensagens: 18
Registrado em: 19 Jul 2010, 10:03
Localização: Salvador
Contato:

Re: GPS 12 - Cáculode Àreas

#2 Mensagem por Tramosribeiro »

Oi,
O calculo de área é feito de duas maneiras com o GPS.
A primeira: coletando pontos das extremidadeds do tereno (eu pessoalmente acho mais interessante), para depois utilizar esses pontos em um software para criar a poligonal do terreno achando asssim a área. Vc ainda pode acionar o recurso de pontuação por tempo, (não sei o nome real desse recurso) onde vc terá que ficar em média de 2" (2 minutos) em cada ponto. Esse recurso lhe trará mais precisão no seu levantamento.
A segunda: Utilizando um recurso do aparelho GPS que é calculo de área, (nem todo GPS tem) esse recurso vai lhe dá o valor em área do percuso que vc percorreu. Vc anda pelas extremidades do terreno com essa opção acionada e quando chegar no final vc terá o seu trajeto em forma de poligono, isto é será criada a poligonal da área.

Eu não conheço esse modelo, mas os mais indicados da marca Garmin para fazer isso são: Etrex Vista HCx e MAP60CSx, esses dois modelos tem as opções de calculo de área e criar ponto por tempo.

Os softwares mencionados acima são software de Geoprocessamento como o ARCGIS, mas tb é usado CAD. Vc pode tb descarregar os pontos no próprio programa MAPSOUCER, ele se eu n me engano pode criar ploigonos apartir de pontos levantados em campo.

Espero que tenha ajudado Att,


Att, Tiago Ramos
Geoprocessamento sempre

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Modelos”