Gps com diferença em relaça£o a outro

Mensagem
Autor
mrbits
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Nov 2007, 10:11

Gps com diferença em relação a outro

#1 Mensagem por mrbits »

Senhores sou novo em GPS mas sou muito interessado. Estou com 2 GPS iguais Garmin 76cs.
1 deles me parece estar tudo certo. Mas o outro esta meio estranho. Por exemplo marquei o Way Point da minha casa e pedi para sobrepor no Google Earth e ficou na casa do visinho, mesma coisa aconteceu em outra propriedade onde criei um Tracks e Também não fica na possição correta.

então ai a dúvida , preciso calibrar , foi feito algo de errado com o GPS ? Ou é um defeito ?

André Alcantara



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Gps com diferença em relação a outro

#2 Mensagem por Wallace »

É defeito, mas provavelmente do Google Earth rs rs


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Gps com diferença em relação a outro

#3 Mensagem por nqnnospam »

É normal acontecer isso no Google Earth.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
almocafre2006
Mensagens: 27
Registrado em: 08 Jan 2006, 20:21

Re: Gps com diferença em relação a outro

#4 Mensagem por almocafre2006 »

Eu enfrentei um problema parecido !
Dois 76CSx com as mesmas configurações apontando para a mesma torre e fazendo a função "avistar e seguir".
A torre fica a 5km de onde eu estava. Um aparelho apontou 5graus para o lado do outro. Imagine onde iria parar ? Alguém sabe esplicar ?

S! Ricardo



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Gps com diferença em relação a outro

#5 Mensagem por Wallace »

não sei se entendi, mas se estava fazendo a visada tipo busola o erro é provavelmente do operador rs rs
Se era um waypoint e a configuração era a mesma não faz sentido.
Eu apostaria que deveria ter alguma configuração diferente neste caso.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
almocafre2006
Mensagens: 27
Registrado em: 08 Jan 2006, 20:21

Re: Gps com diferença em relação a outro

#6 Mensagem por almocafre2006 »

Pois é ! Nos achamos que poderia ser. Colocamos os aparelhos sobre uma mesa, alinhamos para a torre e disparamos. O unico cuidado é para a proa que deve ter a mesma config. Colocamos proa magnetica. Fica uma pergunta: Se a proa é tão dificil de fixar, fica complicado.
Vou estudar o problema.

S! Ricardo



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Gps com diferença em relação a outro

#7 Mensagem por Wallace »

Se colocou a magnetica e estava com a busola eletronica ligada fez uso dela.
Ai a calibração diferente em cada aparelho pode esplicar a diferença.
Assim como se colocou um proximo ao outro ou algum GPS proximo a massa metalica Também pode explicar.
Mas este tipo de visada nunca tem grande precisão.
É uma quetão de otica.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Filohipo
Mensagens: 355
Registrado em: 20 Mar 2006, 01:12
Localização: Lisboa - Portugal

Re: Gps com diferença em relação a outro

#8 Mensagem por Filohipo »

Olá
As bússolas com base nos sensores magnéticos dos 60/76 São para esquecer, mesmo quando você acabou de as calibrar com todo o cuidado. não São confiáveis para navegar. Os erros de visada podem ser mesmo superiores a 5 graus (Qualquer bússola de agulha é superior a elas).
Use apenas a bússola com base nos sinais GPS. Esses sim mais confiáveis (mas não isentos de erro)



Simeão Dias Gomes
Mensagens: 49
Registrado em: 20 Set 2006, 13:19
Localização: Jaguarão e Pelotas S31° 46' 09.3" W52° 20' 27.1" - RS
Contato:

Re: Gps com diferença em relação a outro

#9 Mensagem por Simeão Dias Gomes »

Wallace escreveu:É defeito, mas provavelmente do Google Earth rs rs
Fiz um levantamento, no colégio Agrícola Visconde da Graça - Pelotas RS, onde encontra-se um dos marcos do IBGE.
A imagem do GoogleEarth não coincide com as coordenadas do IBGE. No meu GPS Garmin MAP60Cx obtive uma diferença bem menor (25 contra 66 m aproxim.).
Gostaria de saber se o Google usa um outro Datum que não seja o WGS84 ?
Marquei na figura o local do marco (linha vermelha), no Google, o ponto M (linha amarela) com as coodenadas do meu GPS e a posição correta (linha azul) obtida para esse marco a partir do site do IBGE. Nesse site é bastante complicado de se chegar ao banco de dados, que está no Datum SAD 69. Tive que fazer um pequeno manual passo a passo para obter o arquivo .pdf com as folhas e fotos dos marcos de um estado. Assim pude ajudar o Beto para facilitar a obtenção dos marcos do estado SC. No RS tive que cadastrar cada ponto e colocar as coordenadas usando o copiar/colar do arquivo .pdf para cada ponto no Trackmaker. Ver figura a seguir.
Estando num local com um desses marcos, fica mais facil aferir os dados do GPS. Existem trabalhos técnicos onde foram feitas diversas medições, a intervalos regulares e em dias e horários diferentes, usando mais de um GPS. Nos primeiros 5 minutos Após ligar, os erros foram maiores.
Coordenadas do marco IBGE SAT92012 (CAVG - Pelotas - RS)
IBGE - Long -31,7131913 Lat -52,3111255
GPS - Long -31,7131999 Lat -52,3111382 diferença 1,536 m
GEarth Long -31,713218 Lat -52,311230 diferença 10,338 m
OBS.: deve-se colocar todos os marcos à mesma altitude a fim de obtermos a distância da projeção horizontal. No GPS ativei o calculo da média de 50 leituras ao registrar esse ponto.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



jmtcosta
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Fev 2008, 11:03

Re: Gps com diferença em relação a outro

#10 Mensagem por jmtcosta »

Caros, ontem constatei mais uma peculiaridade do Google Earth. Pedi para ele traçar um roteiro que passava pela BR-116 entre São Paulo e Curitiba. Em alguns trechos onde há uma diferença muito grande entre o mapa e a foto do satélite, o roteiro traçado segue mais de perto a foto do satélite:
br-116.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Google Earth”