Submergindo o GPS

Mensagem
Autor
andregurgel

Submergindo o GPS

#1 Mensagem por andregurgel »

Que a verdade seja dita: GPS ainda é coisa de gente que gosta de tecnologia. Pergunte a dez pessoas do povo e quase todas vão lhe dizer que GPS é Guia da Previdência Social.

A esplêndida tecnologia que propicia todo o sistema GPS e o futuro Galileo não precisa ser compreendida pelos seus usuários leigos, aqueles que tão somente querem ter um acessório para tornar suas viagens mais seguras e memoráveis.

As pessoas normais não querem saber como as coisas funcionam. E quanto mais avançada a tecnologia, mais próxima da simplicidade ela fica. Em relação ao GPS, basta que se saiba que ele lhe informa precisamente o seu lugar no mundo.

O GPS que nós (o pessoal típico que freqüenta este grupo) conhecemos hoje, na forma de um aparelho dedicado, em poucos anos vai submergir sob um manto de simplicidade e será embutido nos dispositivos móveis mais óbvios, em especial o telefone celular.

As funções básicas de marcar pontos e trilhas a¢â‚¬â€œ e retornar aos mesmos a¢â‚¬â€œ pode ser facilmente implementada em software, que cabe facilmente em um celular. Além disso, o celular pode tirar fotos e enviá-las, já geo-referenciadas, para outro usuário ou um website.

A geração atual de chipsets de GPS para celulares, principalmente para CDMA, já consegue estabelecer a coordenada geográfica sem depender do sinal da operadora. Tal aparelho é um poderoso localizador pessoal, dada a sua comunicação bi-direcional. Aplicativos para as mais diversas e úteis atividades estarão disponíveis brevemente às dúzias.

E além do GPS, outros tipos de sistemas de localização vão dar ao usuário variados graus de precisão e qualidade de informação. Por exemplo, no portal http://virtualearth.msn.com há a opção a¢â‚¬ËœLocate me’, em que o sistema usa a triangulação de antenas Wi-Fi nas proximidades (se ele estiver com o laptop/PDA wireless ligado) para calcular coordenadas geográficas com 5 metros de precisão, mesmo dentro de prédios.

De modo que todo o conceito que hoje revolve em torno de um receptor, no futuro próximo terá um nome diferente será absorvido tranquilamente pelas mesmas pessoas que têm o GPS como um instrumento de seguridade social.



carloseduardopereira

#2 Mensagem por carloseduardopereira »

OLÁ

Por falar em submergir o GPS, alguém já submergiu um eTrex Vista, ou outro eTrex?
Tá certo que "no papel" ele suporta até o que consta no IPX7, aquele blablabla...
Mas alguém de fato já atirou o seu na água?
Quero dar umas voltas de caiaque, levando o meu. Mas até agora não tive coragem.

abraços

Carlos



Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

#3 Mensagem por Alex Rodrigues »

Eu não submergi, mas uma vez fiz uma prova bem dura de Mountain Bike, aonde fiquei com lama até a alma. Peguei muita chuva, sol, poeira, lama, atravessei rios com a bike no ombro, etc.. Eu tinha que passar o dedo no painel pra ver alguma coisa, de tanta lama. Quando cheguei, abri a torneira do tanque e o lavei como se fosse um garfo na pia. Nunca deu problema. Como se nada tivesse acontecido.



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#4 Mensagem por Wallace »

não lembro que foi que testou se um 176C flutuava ou afundava...
Afunda.
Lembrando que normalmente no compartimento das pilhas pode entrar agua, assim como no cartão de memoria dos que tem isso.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

andregurgel

#5 Mensagem por andregurgel »

Eu coloquei um GPSmap 60CS - com pilhas - dentro de um balde com água doce e ele afundou lentamente. não testei com água do mar.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#6 Mensagem por nqnnospam »

Ser a prova d'água não significa não afundar. O GPS pode ser a prova d'água e afundar.

Dos modelos da Garmin, acho que só os da linha 76 não afundam.

Tive um GPSMap 76S, e ele de fato bóia, com ou sem as pilhas. Testei num balde :-).


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

euclydes

#7 Mensagem por euclydes »

Afundar ou não talvez não seja a questão, dá para fazer um "salva vidas" para o gps com aqueles macarrões de natação, fica um pouco maior mas se cair do barco não afunda! :lol:



Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

#8 Mensagem por Igor »

Quando tinha uma amrelinho, lavei-o sob água corrente e não tive problema algum.

Ígor


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

dirceu

#9 Mensagem por dirceu »

Nunca fiz o teste do balde. Mas já viajei de moto com um III+ e peguei muita água em cima. Nunca deu problema.
Agora, observando o gps, arrisco algumas regras para o bom convívio do equipamento com a água:
- observe se o compartimento de pilhas tem alguma vedação de borracha. Observe o mesmo para os demais conectores (plugs, datacards, etc.). Caso todos tenham, o gps deve ser bem resistente à chuva. Pode-se usá-lo (ligado) sob chuva. Caso não tenham, aconselho desligá-lo ao ser molhado e só voltar a ligá-lo Após ter sito competamente seco (compartimento de pilhas, etc.). Se molhar as pilhas aconselho a trocá-las, Também.
- se o gps cair na água (submergir) aconselho desligar, secar e depois religar. Isso para qualquer gps pois mesmo os com vedação para as pilhas pode haver infiltração no compartimento das pilhas.

No caso da chuva, uma capa de neoprene ajuda, pelo menos para evitar o impacto da água diretamente na carcaça do aparelho.



gniche

#10 Mensagem por gniche »

Uso direto na moto sem capa e conectado à alimentação externa. já pegou muita chuva, lama e poeira. Quando chego em casa lavo em água corrente.



Valadao
Mensagens: 78
Registrado em: 07 Fev 2006, 14:50

#11 Mensagem por Valadao »

gniche escreveu:Uso direto na moto sem capa e conectado à alimentação externa. já pegou muita chuva, lama e poeira. Quando chego em casa lavo em água corrente.
Amigo,
pela foto me parece que você usa o GPS conectado a um Palm. Esta correto?

O Palm aguenta tambem estre tranco de poeir e água?
Tem algum site que explique como conectar os dois aparelhos?


Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa :)

gniche

#12 Mensagem por gniche »

Amigo,
pela foto me parece que você usa o GPS conectado a um Palm. Esta correto?

O Palm aguenta tambem estre tranco de poeir e água?
Tem algum site que explique como conectar os dois aparelhos?


Na verdade, só o GPS fica exposto. O Palm vai protegido na bagagem e só é conectado para troca de dados, como aparece na foto (avatar).



luizbecht
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Dez 2005, 08:12

#13 Mensagem por luizbecht »

Pessoal o assunto em questão já tá velho, mas se puder ajudar... meu rino 120 ficou uns 35 minutos debaixo de 1 metro dágua - foi dificil de achar. entrou água. O Odilon deu uma mexida, abriu, secou e funcionou!
O problma é que o cristal ficou danificado, várias linhas apagadas... mas tá funcionando.


Luiz G. Bechtlufft

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

#14 Mensagem por paulocarvalho »

luizbecht escreveu:Pessoal o assunto em questão já tá velho, mas se puder ajudar... meu rino 120 ficou uns 35 minutos debaixo de 1 metro dágua - foi dificil de achar. entrou água. O Odilon deu uma mexida, abriu, secou e funcionou!
O problma é que o cristal ficou danificado, várias linhas apagadas... mas tá funcionando.
O problema das linhas apagadas é que provavelmente há sujeira entre a ponte de contatos flexível e a base da tela de LCD, ou entre aquela e a placa de circuito, ou ambas. Essa ponte é uma tira de borracha com seções transversais de material condutor que fazem a conexão entre a placa de circuito impresso e os contatos do LCD. Com cuidado, você poderá remover o LCD e acessar a tira, passe cotonete seco nas tiras e nos contatos do LCD. Passe borracha de apagar branca nos contatos metálicos da placa de circuito impresso. Cuidado com a lâmpada de backlight, se houver, pois é um componente caro. É improvável que seja um problema mais grave do que isso pois normalmente os componentes eletrônicos São impermeáveis.

Outra possibilidade é que pode haver um pequeno cabo flat entre o LCD e outra placa. Neste caso desconecte o cabo e passe a borracha branca nos contatos.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Avatar do usuário
brenofortes
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Abr 2006, 18:38
Localização: Brasília
Contato:

eu afundei 1 Vista

#15 Mensagem por brenofortes »

Pessoal eu uma vez na chapada dos veadeiros nadei em um rio durante umas 2 horas com um GPS Etrex Vista dependurado no meu colete e nunca tive problemas com ele nem durante nem depois entao acho que este negocio de IPX 7 da Garmin é bem confiante sim.
Atualmente tenho um 60Csx e caso precise entrar na água com ele com certeza não pensarei 2 vezes.

Abraços

Breno Fortes
http://www.brenofortes.com



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#16 Mensagem por Wallace »

Eu tenho um radio nautico tipo HT, usava ele em operações de mergulho, Um pessoal ia mergulhar com o barco e outros ficavam numa praia fazendo alguns testes / exercicios. Pulavamos do barco equipados eem direção a praia, mas pela superficie. Alguns ficavam desesperados em me avisar do HT preso no colete de mergulho rs rs
Quando monstrava a palavra Submersible no radio todo mundo ficava pasmo.
É um radio com IPX7 como os GPS e muitos outros equipamentos nauticos. A ideia é não perder o equipamento, que muitas vezes é de segurança em caso de algum alagamento, virada ou mesmo naufragio.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
brizziodf
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Jul 2006, 22:31
Localização: Ceiverly Hills - DF
Contato:

#17 Mensagem por brizziodf »

gniche escreveu:Uso direto na moto sem capa e conectado à alimentação externa. já pegou muita chuva, lama e poeira. Quando chego em casa lavo em água corrente.
Gniche, você usa seu GPS conectado à bateria da moto? Pode me falar mais sobre a alimentação externa que você citou?


________________________
M@D - Motogrupo Amigos do Debate
http://www.debatemotos.cjb.net



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”