Baud correto do Foston (todos) e "out of memory"

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
ruiascenso
Mensagens: 138
Registrado em: 14 Nov 2009, 17:35

Baud correto do Foston (todos) e "out of memory"

#1 Mensagem por ruiascenso »

Post reeditado e atualizado dia 16/01/2010

Após alguns testes descobri que a configuração de Baud correta do Foston FS440B, FS430 e FS450BT é 115200, mas o "iGO8.3" não tem essa opção e falha muito a conexão na porta em que ele configura, que é a 38400, descobri isso instalando o Destinator8, configurei a porta manualmente com o Baud 38400 e demorava muito a conectar e caia constantemente, então coloquei para identificar automático e se conectou no Baud 115200, não mais caiu, então segue as alterações a serem feitas:

Para o Foston 430 o "port" é "7"
Para o Foston 440B e 450BT o "port" é "1"
O foston FS430N eu não sei, verifiquem antes para saber qual o "port" desse modelo, tentem com "1" se não der certo coloquem o "7".

Vá na pasta "save" abra o arquivo "system.ini" e apague as linhas abaixo da chave "[gps]", exemplo:

[gps]
port="x"
baud="xxxxxxxx"

"No iGO8.3" abra o arquivo "sys.txt" na raiz da pasta "iGO8.3" e altere e ou adicione as linhas conforme abaixo, no"iGO Amigo", essas linhas devem ser colocadas no arquivo "system.ini", dentro da pasta "save", exemplo:

[gps]
port=1 ;1 para 440B e 450BT e 7 para 430 e 430N
baud=115200
protocol=nmea

Após esses procedimentos, você não poderá mais fazer o "Auto Detectar" nas opções de GPS, isso poderá desconfigurar novamente e o Baud ficará como "AUTO", é normal. Muitas vezes é preciso entrar na configuração do GPS e "desabilitar" e logo em seguida "habilitar" novamente, para que ele consiga se conectar.
Eu estou fazendo o seguinte, entro na configuração do GPS e espero ele se conectar, só depois entro no mapa, aí já entra conectado.

LENTIDÃO DO MAPA E "out of memory"

No iGO8.3 entre no arquivo "sys.txt" e altere ou adicione as linhas abaixo da chave "[debug]" conforme abaixo, no "iGO Amigo" adicione as linhas no arquivo "system.ini" dentro da pasta "save"

[debug]
skip_eula="1"
enable_roadshadow="1"
show_performance="0"
reserve_memory="1835008"
cache="262144"

Para ficar mais leve ainda, desabilite a voz TTS Gabriela 1.5 e use a voz Gabriela comum, não vai falar o nome das ruas, mas vai ficar bem mais leve e sem travadinhas.

Créditos aos que merecem "out of memory" eu retirei deste post: http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... +of+memory

Testem e postem se ficou melhor.

Espero ter ajudado.

Abraços.
Editado pela última vez por ruiascenso em 24 Jan 2010, 14:08, em um total de 13 vezes.


Rui Ascenso - F.B.I ™| Kojak - www.clanfbi.com.br

Ghiraldello
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Dez 2009, 19:22

Re: Baud correto do Foston FS-440B

#2 Mensagem por Ghiraldello »

Olá,

Está configuração funciona com o IGO Amigo tb?

Abs



Avatar do usuário
ruiascenso
Mensagens: 138
Registrado em: 14 Nov 2009, 17:35

Re: Baud correto do Foston FS-440B

#3 Mensagem por ruiascenso »

Ghiraldello escreveu:Olá,

Está configuração funciona com o IGO Amigo tb?

Abs
Se for Foston FS-440b, sim, funciona, no momento estou usando o iGO amigo também, com a mesma configuração.


Rui Ascenso - F.B.I ™| Kojak - www.clanfbi.com.br

maprims
Mensagens: 7
Registrado em: 12 Dez 2009, 15:04

Re: Baud correto do Foston FS-440B

#4 Mensagem por maprims »

Amigo, perdoe-me possivel ignorância, esta é minha primeira msn no forum.
Se vc puder me ajudar, gostaria de saber se é possivel desbloquear o foston 440 b para acessar o windows ce? pois acho que isso seja necessário para rodar mais de um navegador.
Cordialmente
Jr



Avatar do usuário
ruiascenso
Mensagens: 138
Registrado em: 14 Nov 2009, 17:35

Re: Baud correto do Foston FS-440B

#5 Mensagem por ruiascenso »

maprims escreveu:Amigo, perdoe-me possivel ignorância, esta é minha primeira msn no forum.
Se vc puder me ajudar, gostaria de saber se é possivel desbloquear o foston 440 b para acessar o windows ce? pois acho que isso seja necessário para rodar mais de um navegador.
Cordialmente
Jr
Estou procurando sobre isso, quando tiver novidades eu posto.


Rui Ascenso - F.B.I ™| Kojak - www.clanfbi.com.br

maprims
Mensagens: 7
Registrado em: 12 Dez 2009, 15:04

Re: Baud correto do Foston FS-440B

#6 Mensagem por maprims »

ruiascenso escreveu:
maprims escreveu:Amigo, perdoe-me possivel ignorância, esta é minha primeira msn no forum.
Se vc puder me ajudar, gostaria de saber se é possivel desbloquear o foston 440 b para acessar o windows ce? pois acho que isso seja necessário para rodar mais de um navegador.
Cordialmente
Jr
Estou procurando sobre isso, quando tiver novidades eu posto.
Consegui achar,
olhe no tópico abaixo:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... 492#p79492

abs



rafa.c.f
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Dez 2009, 22:31

Re: Baud correto do Foston FS-440B

#7 Mensagem por rafa.c.f »

Boa tarde. Estou com o mesmo problema de a conexão do gps cair constantemente no meu foston 440b. Tentei fazer o procedimento que citou, porem não aparece a velocidade de 115200 quando entro no igo, ele sempre vem com a opção "auto" marcada, e quando volto para a edição dos arquivos ini, eles estão novamente com antes, como se o gps tivesse editado eles novamente, tem ideia de oque posso fazer ?



diegomt182
Mensagens: 9
Registrado em: 08 Dez 2009, 10:47

Re: Baud correto do Foston FS-440B

#8 Mensagem por diegomt182 »

rafa.c.f,

Também apanhei um pouco nessa configuração porém consegui. Aqui vai umas dicas de como consegui realizar essas configurações, espero que ajudem.

Como sou marinheiro de primeira viajem nesse mundo do GPS, fiz a alteração no system.ini do meu iGO8, e não havia encontrado o arquivo sys.txt, daí coloquei a configuração no sistem.ini e não deu certo. O arquivo sys.txt fica na raíz do iGO e não na pasta "save" junto com o sistem.ini. (o ruiascenso esqueceu de citar esse detalhe), hehehe.
Após isso, fiz tudo conforme ele disse, alterei o arquivo system.ini e o sys.txt. Realmente quando se entra na configuração do iGO, aparece "port 1" e "bauld Auto". Até aí é normal pois o iGO não tem a velocidade de bauld 115200, então por ser uma configuração que ele não conhece, ele altera para auto apenas visualmente. Após configurar os arquivos, nunca toque nas configurações de Port e Bauld, senão o iGO vai recriar as configurações nos arquivos system.ini e sys.txt, e você terá que refazer as alterações.
O máximo que você pode fazer é ativar e desativar o receptor GPS nessa tela.

Aqui vai outra dica pra quem configurou e ainda está meio enrrolado pra pegar o sinal. O GPS as vezes não pega o sinal sozinho logo de inicio, então vá na tela de configuração, desative o receptor GPS e volte ao mapa. Logo após ouvir a voz "GPS desativado", volte nas configurações e reative ele (apenas reative não toque nas configurações de port e bauld) e pronto, é para aparecer o sinal de satelite. Outra maneira que as vezes funciona é traçar a rota a ser seguida e voltar ao mapa. (OBS: faça essas dicas em lugar aberto ou dentro do carro na rua, e não dentro de sua casa. É normal que o sinal fique extremamente fraco dentro de sua casa e essas dicas não irão funcionar).

Espero ter ajudado você.



azambuja.2007
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Dez 2009, 20:16

Re: Baud correto do Foston FS-440B

#9 Mensagem por azambuja.2007 »

Ola

Li todos os comentários e todas as instruções para configurar corretamente o Foston FS-440B...

Bom, comprei um e chegou ontem... após configurar tudo como alguns tópicos do fórum mandam (inclusive esse aqui), com os BAUDS, PORT e tudo o mais, fui ao meu carro fazer um teste. Primeiro que o vendedor me informou que a primeira conexão com GPS deveria ser feita a céu aberto (ou seja, fora do carro), parado, com o GPS na bateria. E foi o que fiz. Fui até um local a céu aberto, liguei ele (testei em 2 navegadores, iGO Amigo e iGO 8.3, ambos baixados aqui pelo fórum) e ele pegou sinal até que rápido (menos de 1min eles estava travado em 5 satélites, segundo iGO 8.3). Então, decidi fazer um teste de navegação: tracei uma rota, coloquei o GPS no suporte veicular, liguei o carro e saí andando... foi quando os problemas começaram... O aparelho parece que perdeu a intensidade do sinal somente ao colocá-lo dentro do carro... ao andar, ele não parou de conectar e desconectar do satélite, dando aquela infernal mensagem "perda de sinal GPS" "N" vezes... não bastando isso, a única maneira de ter o sinal de volta no aparelho era retirá-lo do suporte veicular e colocá-lo para fora do vidro!

Meu carro não é blindado (primeira pergunta do vendedor), pelo contrário, é um Palio inclusive sem insulfilm no vidro da frente...

Minha dúvida é: fiz um mal negócio? Fui seduzido por transmissor FM e Bluetooth em um mesmo aparelho (que por sinal, essas funções funcionam muito bem!)? Meu problema possui alguma solução, visto que alterei a configuração exatamente como os posts desse forum mandam?

POR FAVOR!!! ALGUÉM ME AJUDE!!! hehehehe

Obrigado e abraço a todos!



diegomt182
Mensagens: 9
Registrado em: 08 Dez 2009, 10:47

Re: Baud correto do Foston FS-440B

#10 Mensagem por diegomt182 »

azambuja.2007, não sei se posso ajudar muito, porque o meu chegou anteontem, mas pelo conhecimento que adquiri aqui, acho que da pra "chutar" algumas possibilidades e configurações a serem consideradas.

Se seu GPS for um Foston FS440B, então não deve ser muito diferente do meu (pelo menos em hardware é igual).
Por experiência própria, o que o vendedor disse de fazer a primeira conexão em lugar aberto ele estava certo, pois o meu como eu não sabia, liguei ele no meu quarto que fica no térreo da minha casa (minha casa tem 2 andares). E estava quase jogando ele na parede, quando me veio uma luz (GPS, satélite, no céu... e eu embaixo de um monte de concreto... ótimo isso não?) hehehe
O meu também estava desconectando toda hora com os baulds que iGO detectava. Apliquei as dicas daqui e parou de desconectar, porém estou com um atraso na atualização da imagem do mapa, mas ja estou tentando resolver.
O seu problema pode estar relacionado com a versão do iGO pois pelo que vi mesmo que em versões próximas, esse programa tras muitas diferenças. Já que você viu que o bauld 115200 não funciona, o idéal é você dar uma volta de carro e ir testando cada uma velocidade pois não são muitas.

Uma outra coisa que pode te ajudar, perdi meio dia tentando fazer meu GPS funcionar, mesmo que em céu aberto. Me parece que na primeira conexão ele demora muito pra conectar pois ele pega diversas informações dos satélites que ficam armazenadas em um cache do sofware para ser mais rápida a consulta posteriormente.
Uma coisa que ainda não testei mas estou para testar é um arquivo que dizem conter as informações de rotas dos satélites, e ajudam os software a conectarem mais rapidamente. No iGO e iGO Amigo, é só colocar o arquivo na raiz do programa.
O arquivo é para o software MIO, mas dizem que funciona no iGO, ainda estou para testar, segue o link (tirar os * do link):

ht**tp://ser*vice.mio-te*ch.com/eese*rvice/pack*edephe*meris.ee

Admins, não sei se posso postar esse link aqui, se não puder não me levem a mal, apenas apaguem o link, estou apenas tentando ajudar.

Espero ter ajudado em algo. Ainda estou configurando e aprendendo sobre GPS, então se falei alguma besteira, desculpem



Dilson Fialho Duarte
Mensagens: 11
Registrado em: 16 Dez 2009, 21:03

Re: Baud correto do Foston (todos) e "out of memory"

#11 Mensagem por Dilson Fialho Duarte »

Na minha pasta System.ini tem isso gravado em GPS=
[gps]
gpstime="1261168119"
last_gps_date="2009.12.18"
last_gps_time="20:28:39.013"

Tá certo isso?



Avatar do usuário
ruiascenso
Mensagens: 138
Registrado em: 14 Nov 2009, 17:35

Re: Baud correto do Foston (todos) e "out of memory"

#12 Mensagem por ruiascenso »

Dilson Fialho Duarte escreveu:Na minha pasta System.ini tem isso gravado em GPS=
[gps]
gpstime="1261168119"
last_gps_date="2009.12.18"
last_gps_time="20:28:39.013"

Tá certo isso?
Se você usa iGO Amigo, é nesse arquivo, se for iGO8.3, não mexa nessas linhas e acrescente as do tópico acima no arquivo "sys.txt" na raiz da pasta iGO8.3, se for iGO amigo vai ficar assim:

[gps]
gpstime="1261168119"
last_gps_date="2009.12.18"
last_gps_time="20:28:39.013"
port=1
baud=115200
protocol=nmea


Rui Ascenso - F.B.I ™| Kojak - www.clanfbi.com.br

azambuja.2007
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Dez 2009, 20:16

Re: Baud correto do Foston (todos) e "out of memory"

#13 Mensagem por azambuja.2007 »

Bah pessoall...

Muito obrigado pra quem me respondeu e pras outras pessoas que tão dando dicas... mas tentei de tudo e não to conseguindo pegar mais de 5 satelites ao mesmo tempo, sendo que nenhum deles passa da metade a barra e nem consegue travar em mais de 3 ao mesmo tempo... sendo que é só eu colocar o GPS dentro do carro que ele diminui o sinal até cair quase...

Será que pode ser algum problema de hardware??? Muito azar... comprei novinho o GPS e não funciona...



almon10
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Dez 2009, 20:06

Re: Baud correto do Foston (todos) e "out of memory"

#14 Mensagem por almon10 »

o meu fs 440B tava toda hora caindo vim aqui dar uma pesquisada no problema o sinal só fiz acrescentar essa linha no sys.txt,

[gps]
port=1
baud=115200
protocol=nmea

na configuração não aparece a opção de colocar 115200 deixei em automatico, agora pego sinal até dentro de casa, e no canto superior esquerdo que aparecia duas setas verdes quando conectado no satelite, agora parecem varios pontos coloridos, até agora a coisa ta rodando muito bem, outra coisa foi pra acelerar o mapa, tambem funcionou muito bem por aqui, agora o mapa aparece rapidinho, quero esclarecer que nesse negocio de GPS, só tenho dois dias que recebi o meu primeiro, muito obrigado a todos!!!



rafa.c.f
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Dez 2009, 22:31

Re: Baud correto do Foston FS-440B

#15 Mensagem por rafa.c.f »

Obrigado, fiz como vc disse e realmente melhorou. Ele ainda perde a conexão as vezes, mas nem se compara a antes....

diegomt182 escreveu:rafa.c.f,

Também apanhei um pouco nessa configuração porém consegui. Aqui vai umas dicas de como consegui realizar essas configurações, espero que ajudem.

Como sou marinheiro de primeira viajem nesse mundo do GPS, fiz a alteração no system.ini do meu iGO8, e não havia encontrado o arquivo sys.txt, daí coloquei a configuração no sistem.ini e não deu certo. O arquivo sys.txt fica na raíz do iGO e não na pasta "save" junto com o sistem.ini. (o ruiascenso esqueceu de citar esse detalhe), hehehe.
Após isso, fiz tudo conforme ele disse, alterei o arquivo system.ini e o sys.txt. Realmente quando se entra na configuração do iGO, aparece "port 1" e "bauld Auto". Até aí é normal pois o iGO não tem a velocidade de bauld 115200, então por ser uma configuração que ele não conhece, ele altera para auto apenas visualmente. Após configurar os arquivos, nunca toque nas configurações de Port e Bauld, senão o iGO vai recriar as configurações nos arquivos system.ini e sys.txt, e você terá que refazer as alterações.
O máximo que você pode fazer é ativar e desativar o receptor GPS nessa tela.

Aqui vai outra dica pra quem configurou e ainda está meio enrrolado pra pegar o sinal. O GPS as vezes não pega o sinal sozinho logo de inicio, então vá na tela de configuração, desative o receptor GPS e volte ao mapa. Logo após ouvir a voz "GPS desativado", volte nas configurações e reative ele (apenas reative não toque nas configurações de port e bauld) e pronto, é para aparecer o sinal de satelite. Outra maneira que as vezes funciona é traçar a rota a ser seguida e voltar ao mapa. (OBS: faça essas dicas em lugar aberto ou dentro do carro na rua, e não dentro de sua casa. É normal que o sinal fique extremamente fraco dentro de sua casa e essas dicas não irão funcionar).

Espero ter ajudado você.



Dilson Fialho Duarte
Mensagens: 11
Registrado em: 16 Dez 2009, 21:03

Re: Baud correto do Foston (todos) e "out of memory"

#16 Mensagem por Dilson Fialho Duarte »

Valeu, ta funcionando a mesma coisa, eu acho que o problema é do mapa ou do programa no FS440B. Comprei um garmin, vou esperar chegar e ver como é, um amigo meu tem um e gostei muito.



BADA.ALEX
Mensagens: 23
Registrado em: 01 Dez 2009, 14:57

Re: Baud correto do Foston (todos) e "out of memory"

#17 Mensagem por BADA.ALEX »

Amigo, fiz todo esse procedimento do Baud e Lentidão de mapa.
Agora qdo entro em Opções / seta a direita / Gps, aí aparece a tela de Configuração manual do Gps e logo em baixo:
Gps Ativado
Porta 1
Veloc.em Bauds AUTO
Seria isso mesmo ? ou tenho que configurar + alguma coisa ? e não posso clicar em Detect Auto?
Obrigado.
Alex.



Avatar do usuário
ruiascenso
Mensagens: 138
Registrado em: 14 Nov 2009, 17:35

Re: Baud correto do Foston (todos) e "out of memory"

#18 Mensagem por ruiascenso »

BADA.ALEX escreveu:Amigo, fiz todo esse procedimento do Baud e Lentidão de mapa.
Agora qdo entro em Opções / seta a direita / Gps, aí aparece a tela de Configuração manual do Gps e logo em baixo:
Gps Ativado
Porta 1
Veloc.em Bauds AUTO
Seria isso mesmo ? ou tenho que configurar + alguma coisa ? e não posso clicar em Detect Auto?
Obrigado.
Alex.
Isso mesmo, deixa ativado e não mexe em nada, se não conectar, ative e desative o GPS que conecta normalmente.


Rui Ascenso - F.B.I ™| Kojak - www.clanfbi.com.br

BADA.ALEX
Mensagens: 23
Registrado em: 01 Dez 2009, 14:57

Re: Baud correto do Foston (todos) e "out of memory"

#19 Mensagem por BADA.ALEX »

Amigo, vc saberia me informar, comprei uma atualização de radares de Dezembro/09 p/ Foston 440b, pois o meu está ativado os avisos e não me avisa em nenhum radar que passo, somente nuns três que cadastrei após clicar em posição e adicionar radar de velocidade e depois configuro a velocidade.
A configuração que comprei veio c/ dois anexos : a informação de como atualizar e a própria atualização Speedcam.txt 428kb.
Segue a forma de como veio p/ atualizar:
- salve o arquivo em anexo ao e-mail em uma pasta local;
- conecte o leitor de cartão de memoria(já com o cartão sd do gps)
ou cabo usb ao computador;
- caso abrir alguma janela por favor feche-a;
- a partir daí selecione o arquivo salvo do anexo do e-mail e selecione;
- salvar como;
- meu computador;
- pasta removível B/C/D/E/F ou G;
- mapa;
- Content;
- Speedcam;
- salvar;
- subistituir arquivo;
- sim;
- pronto seu gps foi atualizado.

Tentei fazer o procedimento assim: após salvo, cliquei no anexo Speedcam.txt / abriu a tela Abrir, Salvar ou Cancelar / cliquei em salvar / meu computador / disco removível (F:) / e cliquei em abrir / após alguns segundos carregou e passou p/ pasta (F:) do Disco e não resolveu nada.
Amigo, será que eu teria que salvar este arquivo em alguma pasta dentro do disco (F:) ?
Pois de acordo com a explicação de quem comprei, após pasta removível, não achei nada de mapa;
content;
Speedcam.
Vc poderia me ajudar em alguma coisa amigão ? Em que pasta devo colocar este arquivo Speedcam ?

E outra coisa, como faço p/ excluir os radares que já cadastrei, pois alguns pontos que eu cadastrei eu não sabia mexer direito e acabou aparecendo os radares em locais que não tem nada a ver, vc saberia me informar como faço p/ excluir ?
Obrigado.
Alex.



BADA.ALEX
Mensagens: 23
Registrado em: 01 Dez 2009, 14:57

Re: Baud correto do Foston (todos) e "out of memory"

#20 Mensagem por BADA.ALEX »

Amigo, esqueci de mencionar, entrei no Disco removível (F:)do Gps e depois cliquei na pasta Pingo, depois da pasta Pingo apareceram várias pastas, entre elas, a Pasta Content e depois de clicar nela abriram várias pastas, entre elas, Map e Speedcam.
Amigo, eu teria que Salvar o arquivo que tenho em anexo 1º na pasta Content e depois eu clico nas pastas Map e Speedcam p/ salvar tb ? Ou teria alguma outro procedimento, pois se eu clicar nas pastas Map e Speedcam eu não consigo abrir elas, aparece p/ eu procurar uma forma de abrir pela web ou algum outro.
Obrigado.
Alex.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Foston”