Como medir a¡reas com o GPS?

Relação de perguntas frequentes e suas respostas. Pesquise aqui antes de fazer sua pergunta!
Mensagem
Autor
Edyy Brandão

Como medir áreas com o GPS?

#1 Mensagem por Edyy Brandão »

Olá, alguém poderia me dizer se é possível encontrar uma determinada área sem ter que percorrer o perímetro?
Possuo o GPSMAP 276C e só consegui esncontrar a área pela Track, gostaria de definir os waypoint e a Rota para saber a área.



Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#2 Mensagem por Ruy Lerac »

Marque os waypoints dos vértices que definem o perímetro. Transporte estes WP para um software de edição (MapSource, TrackMaker, ...). Una estes WP com a ferramenta de desenho de trilha. Mande a trilha desenhada de volta para o gps e ele calculará a área.


[ ]'s Ruy Lerac

Avatar do usuário
wanderson
Mensagens: 73
Registrado em: 06 Nov 2005, 01:21
Localização: Paço do Lumiar-MA

#3 Mensagem por wanderson »

:arrow: Quanto tempo você permanece para estabelecer um ponto em uma levantamento de perímetro :?:


[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
02° 32' 12,9" S / 44° 06' 45,1" W (SAD 69)
GPS GARMIN Etrex Camo 2.2
VISITE O MARANHÃO!!!

Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#4 Mensagem por Ruy Lerac »

Depende, Wanderson

Como não se trata de um trabalho profissional, senão não poderia ser feito com um gps de navegação, acho que não precisa ser muito não.

Fazer uma coleta com average de 30 pontos em cada vértice me parece mais que suficiente se os sinais dos satélites estiverem sendo bem recebidos. Uma medida com average de 30 pontos deve levar menos de 1 minuto.

Lembrando que o ideal é deixar o gps totalmente imóvel durante a coleta.


[ ]'s Ruy Lerac

Francisco Lucio martins
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Out 2006, 16:45

#5 Mensagem por Francisco Lucio martins »

Amigos,

desculpem a pergunta mais o que significa average de 30 ptos?



Francisco Lucio martins
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Out 2006, 16:45

#6 Mensagem por Francisco Lucio martins »

Amigos estou com dificuldade para calcular uma area no trckmaker. Colhi 10 ptos no perimetro da area, mas qdo transfiro estes ptos para o Trackmaker eles ficam agrupados uns sobre os outros. Como faço para visualizá-los permitindo que use a ferramenta de desenho de trilha citada abaixo



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#7 Mensagem por nqnnospam »

Francisco Lucio martins escreveu:Amigos,

desculpem a pergunta mais o que significa average de 30 ptos?
Por gentileza, qual o seu GPS? No seu perfil, crie uma assinatura e coloque o modelo do seu GPS na mesma. Isto ajuda bastante na hora de responder perguntas.

Quando você marca um Waypoint no seu GPS, não aparece a opção "Average"?


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#8 Mensagem por nqnnospam »

Francisco Lucio martins escreveu:Amigos estou com dificuldade para calcular uma area no trckmaker. Colhi 10 ptos no perimetro da area, mas qdo transfiro estes ptos para o Trackmaker eles ficam agrupados uns sobre os outros. Como faço para visualizá-los permitindo que use a ferramenta de desenho de trilha citada abaixo
:?: :!: Use as teclas de zoom F2, F3, e as setas, ou então, selecione os pontos com a ferramenta de zoom ("lupa").


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Francisco Lucio martins
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Out 2006, 16:45

#9 Mensagem por Francisco Lucio martins »

O meu GPS é um MAP76 S



Avatar do usuário
wanderson
Mensagens: 73
Registrado em: 06 Nov 2005, 01:21
Localização: Paço do Lumiar-MA

#10 Mensagem por wanderson »

:arrow: Existe um programa chamado DATAGEOSIS que trabalha nessa parte de levantamentos, vá no GOOGLE e digite a palavra acima :!:


[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
02° 32' 12,9" S / 44° 06' 45,1" W (SAD 69)
GPS GARMIN Etrex Camo 2.2
VISITE O MARANHÃO!!!

mnery
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Abr 2007, 19:44

#11 Mensagem por mnery »

Alguns modelos da Garmin possuem uma opção de "Track Area". No Menu Principal, ao entrar em "Rotas" e selecionar uma rota, é possível solicitar o menu sensível ao contexto e ter a área da rota.

Eu usei essa funcionalidade no eTrex Legend e posso descrever em mais detalhes caso alguém queira (não estou com o aparelho em mãos nesse momento).

Por outro lado, o eTrex Vista Cx, apesar de ser um modelo bem mais caro, aparentemente não possui essa funcionalidade para mostrar a área de uma rota. Mas fica a dica, alguns GPS da Garmin fazem isso (pelo menos o Legend faz).


[]'s
Marcelo Nery
Engenheiro de Software
Garmin eTrex Vista Cx + Magellan eXplorist 210

Avatar do usuário
wanderson
Mensagens: 73
Registrado em: 06 Nov 2005, 01:21
Localização: Paço do Lumiar-MA

#12 Mensagem por wanderson »

Sei que para trabalhos de demarcação, é necessário utilizar gps topográficos ou geodésicos, mas em alguns trabalhos de levantamento expedito, utilizo o gps de navegação com algumas técnicas de posicionamento, como o relativo, onde trabalho com dois gps, um fica no ponto de coordenadas conhecidas e o outro vai contornando o terreno, à medida que o 2º vai marcando os pontos, vai corrigindo os pontos a partir do 1º, a comunicação pode ser via rádio ou celular e nesse tipo de técnica, o raio não pode ultrapassar 15 Km entre os dois receptores GPS.


[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
02° 32' 12,9" S / 44° 06' 45,1" W (SAD 69)
GPS GARMIN Etrex Camo 2.2
VISITE O MARANHÃO!!!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Dúvidas Frequentes”