MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#261 Mensagem por nqnnospam »

É fácil testar modelos de Navegadores de vários fabricantes, é só ir na FNAC! Quem fizer isso vai notar que a interface deles é semelhante (Aires, Delphi, Garmin, Mio, TomTom, etc.), e que modelos na mesma faixa de preço possuem recursos semelhantes (mas com nomes diferentes, lógico :D).

Na minha opinião, o que vai diferenciar um do outro é a aparência externa (gosto não se discute), acabamento externo/resistência, preço, assistência técnica, cobertura dos mapas, e política de atualização dos mapas.

No quesito preço, deve-se incluir o custo dos mapas e das atualizações que serão necessárias ao longo do tempo. Neste quesito, e no da política de atualização, os da Garmin ganham de todos, porque podem usar os mapas Tracksource, que São gratuitos e atualizados mensalmente (sempre lembrando que o Projeto Tracksource não é da Garmin, nem recebe qualquer tipo de suporte da mesma. A Garmin tem seus próprios mapas do Brasil, que, como já foi mencionado aqui, têm cobertura muito limitada). Qual outro Navegador tem mapas gratuitos e atualizados mensalmente?

No quesito cobertura rodoviária dos mapas, os mapas Tracksource São roteáveis em todos os estados. Na última vez que estive na FNAC, olhando os modelos de navegadores que estavam em exposição, notei que o mapa de nenhum deles batia a cobertura rodoviária dos mapas Tracksource. Aliás, a cobertura de todos eles era muito ruim. Só para exemplificar, em todos os modelos que eu olhei, no estado de São Paulo, a cobertura se restringia a trechos da Anhangüera, da Bandeirantes e da Dutra. Outros estados nem cobertura tinham.

No quesito cobertura urbana dos mapas, os mapas Tracksource já estão roteáveis em 312 municípios do Brasil, e esta lista cresce mês a mês. Lógico que há coisas a corrigir, mas pelo que leio aqui no fórum isto não exclusividade do Tracksource (mesmo porque Navegador GPS não é "cachorro de cego"). E vale lembrar que os usuários podem enviar correções através do site do Projeto, coisa que em outros mapas é impossível de fazer.

Eu acho que, por todos estes aspectos, um Navegador Garmin ainda é a melhor opção, desde o usuário pretenda usar os mapas Tracksource.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

luccyfer
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Abr 2008, 18:31

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#262 Mensagem por luccyfer »

Só pra resumir...

Pelo que eu entendi, usar o projeto TRACKSOURCE é o mesmo que crackear o aparelho com mapas não oficiais. O que dá na mesma para o TOMTOM e mapas do "Brazil - Cara de GRS, etc...".

será que posso considerar isso como um empate?

Quanto a capacidade de atualização, o TOMTOM permite que se corrija na hora mão de ruas, nomes, entre outros no seu aparelho e envie estas atualizações para a EMPRESA. Ou seja: é um método de correção "instantânea" suportado OFICIALMENTE pelo Fabricante.

No TrackSource é um suporte não oficial. (Lembrando que Isto não eh um ponto negativo... já vi muito suporte não-oficial ser mil vezes melhor que o suporte oficial... Veja como exemplo Telefones Sony Ericsson... onde os foruns de personalização de cada aparelho batem de mil a zero o suporte oficial do aparelho)... Mas perde-se a garantia...

As dúvidas que tenho: Hora falam que o projeto Tracksource não suporta ser roteado. Hora falam que suporta... E aí??? qual é a verdade??? Se eu usar o tracksource e digitar um endereço... ele vai sair dando comandos (vire a direita, vire a esquerda, etc... se eu entrar numa rua errada ele recalculará a rota????) - queria saber coisas deste tipo...

E por ser algo não-oficial... será que está com zilhares de erros?? Enquanto o Release Oficial do TOMTOM possui centenas de erros??? (lembrando que para mim não importa o tamanho da cobertura e sim a qualidade dela...)


- OBS: não estou querendo travar um TOMTOM vs. Garmin... com Lovers de cada lado se degladiando... a intenção eh conhecer muito bem os 2 aparelhos antes de escolher... saber o que estou perdendo e o que estou ganhando... (não estou errado... hehe)

Obrigado pelas respostas elucidativas que tive até o momento...



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#263 Mensagem por nqnnospam »

Para instalar os mapas Tracksource não é preciso crackear nada. A instalação é feita normalmente, usando o programa oficial e licenciado da Garmin, o Mapsource, ou então o programa gratuito/freeware Sendmap. não envolve nenhuma operação ilegal, nenhum hack,  , nada.

Naturalmente, a Garmin não vai dar garantia num mapa que ela não fez, mas a garantia do aparelho não é perdida ao se instalar os mapas Tracksource, justamente porque nenhuma modificação é feita no aparelho, como explicado no parágrafo anterior.

Como eu disse, os mapas Tracksource suportam SIM roteamento automático em todos os mapas rodoviários e em 312 mapas dos mais de 1000 mapas urbanos do Projeto. Quem disser o contrário está equivocado.

O grau de detalhamento das instruções nos mapas roteáveis, e se elas vão ser faladas ou não, depende do modelo do GPS. Exemplos:

- O modelo Nuvi 270 (Nuvi é a linha de Navegadores da Garmin, concorrente dos Airis, Mios, TomTom's, etc. há uma dezena de modelos na linha Nuvi, com os mais variados recursos), por exemplo, fala as instruções em Português e as escreve na tela, e ainda diz os nomes das ruas ("Virar à direita em 500m na rua Eusébioano").

- O modelo Nuvi 200, por outro lado, fala as instruções em Português e as escreve na tela, mas não diz os nomes das ruas (""Virar à direita em 500m").

- O modelo GPSMap 60CSx, não fala as instruções, só as escreve na tela e faz um "beep".


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

godoy
Mensagens: 58
Registrado em: 03 Jan 2008, 15:58

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#264 Mensagem por godoy »

nqnnospam escreveu: E vale lembrar que os usuários podem enviar correções através do site do Projeto, coisa que em outros mapas é impossível de fazer.
Só lembrando que o TomTom tem a tecnologia MapShare, sendo que as correções enviadas pelos usuários Após serem confirmadas pela TomTom São distribuidas gratuitamente para os usuários bastando para isso conectar o seu TomTom ao micro.

Quanto a routeabilidade dos mapas da Tracksource, vou testá-los novamente, pois na última tentativa com o Garmin Mobile XT for WindowsMobile V4.20.30wp não tive uma boa experiência.



Avatar do usuário
famorim2000
Mensagens: 139
Registrado em: 11 Abr 2007, 21:22
Localização: Sao Paulo
Contato:

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#265 Mensagem por famorim2000 »

Bom,
eu tinha os dois sistemas até pouco tempo atras, Garmin C330 e Mio C230. O Tracksource tem uma boa cobertura rodoviária, apesar de pecar nas saídas e trevos onde faltam alguns detalhes, nisto o City Navigator é perfeito onde sua limitada cobertura atende. O Mio apesar de cobrir os trechos por onde ando (RJ, MG e SP) tem problemas no mapa onde em alguns trechos o carro anda fora da estrada desenhada no mapa.

No meu caso, eu queria um GPS que me levasse de porta-a-porta como foi dito aqui no forum e nisto o Mio deu um show no Garmin com Tracksource ou citynavigator. Saio da minha casa em Sao Paulo e vou até a porta da casa da minha sogra em Divinopolis/MG ou até a casa dos meus pais no RJ sem nenhum problema. Algumas vezes ele aponta a direção errada indicando uma rua que teve o sentido alterado, mas isto é o preço que eu considero baixo a pagar, já que dependendo do software utilizado podemos nós mesmos alterar o sentido da via no GPS ou o mesmo pode recalcular outro trajeto para chegarmos ao destino.

Entre ter um Garmin que me informa somente onde estou e ter um Mio me informando para onde ir, eu escolhi a segunda opção, mesmo com todos os erros do mapa. Isso não quer dizer que eu não possa no futuro voltar pro Garmin/Tracksource, mas hoje.. hehehe.. Vendi meu Garmin faz alguns dias..

Editado: Meu mapa do Brasil é original, comprado no Ebay por menos de 100 reais... Preço bem mais justo que o CityNavigator, apesar de não ser gratis como o Tracksource.

Abraços. Fabio



luccyfer
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Abr 2008, 18:31

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#266 Mensagem por luccyfer »

Pois eh...
Em primeiro lugar obrigado por elucidar a parada do TrackSource com relação à   / não- .
Tbm agradeço por elucidar a questão sobre a indicação de direção...

O MIO é outro forte candidato... Na teoria, posso colocar o navegador 4 Rodas e tirar quando quiser...
se funcionar direito... (nem sei se é bom... mas ouvi falar bem dele...)

Hoje eu fui no Shopping Tatuapé e lá tinha um TOMTOM para mexer... um ONE XL... eu entrei nele e comecei a mexer e descobri que ele não tem o dicionário T9 (pelo menos não estava ativo e o vendedor disse que não tinha....) (pensei: que merda) --> É isso mesmo??? Ele não é igual ao AIRIS que eu vi (você digita a primeira letra e ele elimina as letras de palavras que não existem no Banco de Dados...)



carlos_fb
Mensagens: 25
Registrado em: 12 Abr 2008, 15:30

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#267 Mensagem por carlos_fb »

luccyfer, você faz muito bem de pesquisar e de colher diversas opiniões sobre os diversos tipos de GPS. Assim quando adquirir seu GPS você saberá exatamente quais as potencialidades e limitações do seu aparato.
O que me incomoda não é o fato do equipamento ser Garmin, TOMTOM, Mio, ou Cyber... o fato é que poucas pessoas tem a paciência e a sabedoria de vir a um fórum como este, discutir e indagar sobre os equipamentos.

A maioria compra o GPS e nem sabe pra que vai usar!!! Compra um GPS automotivo(ex. NUVI) e quer instalar na moto; compra um TOMTOM em Portugal e não consegue mapas do BRasil...
Ou seja temos de perceber que melhorar é preciso...mas a fonte de problema principal é o ser humano... que compra um GPS por impulso, sem pesquisar...

Um colega aqui do trabalho pesquisou, leu esse forum, forum internacionais (gpspassion, se não me engano) e decidiu comprar um Cyber G61C.
Assim quando ele foi no EXTRA adquirir esse equipamento já sabia perfeitamente o que queria; não importa pra ele se o projeto tracksource é compatível ou não, ou ainda se há contribuições..etc etc etc ... ele escolheu seu equipamento de maneira consciente.

já meu chefe costuma ir pescar em Mato Grosso, Também entramos na net pesquisamos muito e nem precisamos perguntar, pois em muitos locais o assunto já estava discutido..ele comprou o garmin 76CSx e está muito, mas muito feliz... o GPS flutua, e o mais importante para ele... usa os mapas do projeto Tracksource, que ele usa principalmente no Paraná.

Assim o que vejo sobrecarregando este forum não é a má qualidade do City Navigator... muito menos o Tracksource ser mais ou menos Roteável ou ainda a TOMTOM com seus mapas... nada disso....
São usuários que compraram GPS sem pesquisar!
São usuários que querem funcionalidades que seus GPS não podem oferecer, ou que querem exercer seu direito de maneira estranha; cito como exemplo dezenas de pessoas que, sem pesquisar, compraram o TOMTOM no exterior e depois querem que a assistência técnica daqui resolva seus problemas. absurdo... cada país tem sua legislação e nem adianta procurar o PROCON...
E o pior falam mal de um excelente equipamento que é o TOMTOM que em termos de navigabilidade é muito bom.

Existe toda essa diversidade de marcas e modelos não para enganar o consumidor... a Garmin tem um monte de modelos da série NUVI (200, 200w, 250) ...não pra enganar o "coitado" do consumidor mas para que o mesmo ache o modelo que case com ele.
Duvido que alguém que comprou um TOMTOM no exterior leu o contrato de garantia e cobertura de mapset... e se leu evitou comprar naquela época devido a falta de suporte...

Assim façam como o colega luccyfer e perguntem a vontade...perguntem muito...mas ANTES de comprar o GPS... pra depois, sendo feita um escolha consciente, você possa usufruir do equipamento sabendo dos seus limites e das sua capacidade.
Outra dica: ler o manual de instruções do equipamento desejado antes de adquiri-lo!!!!
abraços



godoy
Mensagens: 58
Registrado em: 03 Jan 2008, 15:58

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#268 Mensagem por godoy »

luccyfer escreveu:Pois eh...
Hoje eu fui no Shopping Tatuapé e lá tinha um TOMTOM para mexer... um ONE XL... eu entrei nele e comecei a mexer e descobri que ele não tem o dicionário T9 (pelo menos não estava ativo e o vendedor disse que não tinha....) (pensei: que merda) --> É isso mesmo??? Ele não é igual ao AIRIS que eu vi (você digita a primeira letra e ele elimina as letras de palavras que não existem no Banco de Dados...)
O dicionário T9 é uma característica de palm e celulares. O que o TomTom faz é muito semelhante, quando você vai digitando o nome ele vai excluindo os que não preenchem o critério, e se você já estiver satisfeito com alguma das opções apresentadas é só clicar diretamente nela e pronto. não é exatamente um T9, mas é bastante eficaz.



luccyfer
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Abr 2008, 18:31

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#269 Mensagem por luccyfer »

carlos_fb escreveu: luccyfer, você faz muito bem de pesquisar e de colher diversas opiniões sobre os diversos tipos de GPS. Assim quando adquirir seu GPS você saberá exatamente quais as potencialidades e limitações do seu aparato.
O que me incomoda não é o fato do equipamento ser Garmin, TOMTOM, Mio, ou Cyber... o fato é que poucas pessoas tem a paciência e a sabedoria de vir a um fórum como este, discutir e indagar sobre os equipamentos.
Carlos, isso é um vicio de quem já está na area de informática a anos... Foi assim com Computador (demorei mais de 6 meses escolhendo um substituto para meu micro antigo)... Foi assim com máquina fotográfica, foi assim com o celular... Enfim... será assim com o GPS... Nunca me arrependi das escolhas porque a base de conhecimento que se forma antes da compra só te deixa mais feliz de pegar um equipamento já sabendo tudo o que ele faz... e o que não faz... O segredo é não ter pressa nenhuma para comprar... e avaliar tudo... O difícil é conseguir se segurar para não comprar antes da hora... hehehe (Coça a mão...)


godoy escreveu: O dicionário T9 é uma característica de palm e celulares. O que o TomTom faz é muito semelhante, quando você vai digitando o nome ele vai excluindo os que não preenchem o critério, e se você já estiver satisfeito com alguma das opções apresentadas é só clicar diretamente nela e pronto. não é exatamente um T9, mas é bastante eficaz.
Pois é... Godoy... eu vi este recurso no Airis T940... Achei muito eficaz mesmo, porém ao testar o TOMTOM na loja lá no Shopping Tatuapé, o mesmo não tinha o recurso... tinha que digitar tudo!!! e era um ONE XL... (será que estava desativado ou não possui o recurso???) - você tem um ONE XL ??? Sabe se ele possui este recurso?? (talvez eu tenha pegado um Aparelho com ele desligado...)

Acho que eu só compro mesmo depois de ter a oportunidade de testar todos... e de testar direito... pois o que eu fiz com o TOMTOM foi uma correria... nem explorei direito o brinquedo... com o vendedor pesando tonelada vendo o que eu tava fazendo...



Leonard1
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Nov 2007, 15:07

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#270 Mensagem por Leonard1 »

O Tomtom XL nao possui o recurso de T9, mas ele vai filtrando e mostrando os resultados na tela na medida que se digita. Portanto, tem o mesmo resultado nao é preciso digitar inteiramente o nome da rua, ela ja aparece, se houver, acima e é so clicar.
Dentre as vantagens do Tomtom, a que destaco é a sua grande capacidade de personalização, é possivel trocar o icone do carro, esquema de cores do mapa, tela de inicio/deslg, POIs, inclusive instalar programas de terceiros pra ver jpg, mpg, gravar tracks, etc (claro que boa parte disso com programas nao oficiais)....muito versatil, só nao faz cafe :lol:

[]s
Leonard1



luccyfer
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Abr 2008, 18:31

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#271 Mensagem por luccyfer »

Um dos grandes problemas do TOMTOM eh que eu achei ele bem incompleto...
Nao tem nem a rua de casa!!! que horror... pior que eu tava muito propenso a compra-lo...
Mas se nao tem nem a rua de casa imagina o que ele nao deve ter... (em termos de cobertura...)



Avatar do usuário
rodrigodemarque
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Ago 2007, 13:52
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#272 Mensagem por rodrigodemarque »

Compre um NUVI e coloque o mapa City Navigator Brazil v4 NT... estão bem completo! Estou usando aqui no meu 60Csx e ficou muito bom. No NUVI ficou sensacional...


Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

luccyfer
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Abr 2008, 18:31

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#273 Mensagem por luccyfer »

Cara,
O projeto tracksource tem mapas roteáveis???
Se você colocar uma rua ele vai indicando: Vire a direita na rua tal, vire a esquerda na rua Tal.... etc... etc... etc....?????

Essa é uma possibilidade tbm... o NUVI 350 aceita o projeto tracksource e estão barato.
E tem o City Navigator tb



Avatar do usuário
rodrigodemarque
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Ago 2007, 13:52
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#274 Mensagem por rodrigodemarque »

:idea: O NUVI 350 é um excelente equipamento, voce coloca o City Navigator Brazil v4 NT e ele ira te dizer em portugues (Brasileiro) e com uma voz feminina para virar pra esquerda, direita etc etc e tem muitas cidades totalmente roteaveis... O City Navigator Brazil v4 NT voce pode baixar da net... la no orkut tem os links.
Alem de tudo vc ainda pode contar com o excelente projeto tracksource.. :P


Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

luccyfer
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Abr 2008, 18:31

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#275 Mensagem por luccyfer »

Contar com o tracksource...
Mas o tracksource é roteável???

Eu estou pensando em algo que me possibilite integraça£o com o Google Maps...
Eu vi que os TOMTOM tem isso, mas não gostei dele... tem mais algum que tenha?? conhece???



Capuzzo
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Abr 2008, 00:00

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#276 Mensagem por Capuzzo »

Brother, a pouco comprei um One XL-S em Seatle e instalei o mapa Brasil (deu um trampo q só)! Moro em Brasília e o equip. tá¡ maravlhoso! Muito bem mapeadas e com 95% dos radares !



Avatar do usuário
rodrigodemarque
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Ago 2007, 13:52
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#277 Mensagem por rodrigodemarque »

Seja como for o negócio é pesquisar muito antes de comprar...pra não cair em alguma "roubada"...

Imagem


Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

luccyfer
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Abr 2008, 18:31

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#278 Mensagem por luccyfer »

Capuzzo escreveu:Brother, a pouco comprei um One XL-S em Seatle e instalei o mapa Brasil (deu um trampo q só)! Moro em Brasília e o equip. tá¡ maravlhoso! Muito bem mapeadas e com 95% dos radares !
E com este esquema você consegue conectar no site da TOMTOM e usar o MAPSHARE??



luccyfer
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Abr 2008, 18:31

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#279 Mensagem por luccyfer »

rodrigodemarque escreveu:Seja como for o negócio é pesquisar muito antes de comprar...pra não cair em alguma "roubada"...
Pois eh...
Ontem eu fui na FNAC e o vendedor do TOMTOM me demonstrou o produto todo...
Achei muito bom... Eu tinha ficado desacreditado no aparelinho porque não tinha a rua de casa, mas aí­ ele atualizou o cara lá no MAPSHARE e depois a minha rua já estava lá... 1 dia depois... Achei fantástico...



Moura
Mensagens: 81
Registrado em: 28 Fev 2008, 13:48
Localização: Belo Horizonte

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#280 Mensagem por Moura »

luccyfer escreveu:Contar com o tracksource...
Mas o tracksource é roteável???
já é roteável para muitas cidades .


Moura
BH - 60CSx

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Mapas”