Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#21 Mensagem por Ivan »

Meus parabéns Gustavoaco !!!

Muito bom seu tutorial !!



Avatar do usuário
villas
Mensagens: 38
Registrado em: 13 Abr 2010, 08:31
Localização: Valinhos

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#22 Mensagem por villas »

Galera tudo em paz?

Instalei tudo bunitinho e mandei para o GPS. Baixei Mapsource, o TRC aqui(primeiro botão PC) e depois mandei pro Garmin. Tudo funcionando POREM não achei a minha rua no mapa - Valinhos SP Rua Sirio Libanesa.

Devo baixar mais algum mapa??

Muito Obrigado

Edu

EDITADO: Não consegui 90% das ruas da minha cidade (Valinhos SP) e deduzo que não foi feito no projeto ainda. Gostaria de saber um passo a passo para desenvolver isso. Acredito ter a capacidade para fazê-lo e gostaria de um passo a passo para iniciar. Eu trabalho com desenvolvimento de apps e acredito que não tenha problemas mas preciso saber o caminho para iniciar. Alguem pode me indicar por favor? Preciso me cadastrar no projeto ou algo assim ?


Eduardo
villasweb.com
DM TRC SP >Valinhos/Vinhedo/Louveira/Itupeva/Sumaré/Nova Odessa/Santa Barbara D'Oeste/Americana/Itatiba/Campinas<
Valinhos SP - [-22.973283,-43.191093]

moraes19
Mensagens: 905
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:28

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#23 Mensagem por moraes19 »

Valinhos não integra, ainda, O Conjunto de Mapas TRC-Brasil.
Esta no TRU-SP (Conjunto de Mapas em Teste).

Em Outros Mapas--->Mapas em Teste--->Download TRU-SP.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=52

Entre em contato com o Desenvolvedor.
Mas, Envie suas colaborações e correções pelo site em: http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=53
Em Opções Identificadas -> Contribuição ou erro. Informe seu e-mail e receberá um Link de acesso.
O melhor procedimento para deixar suas contribuições gravadas, e posterior acompanhamento.
Se no prazo de um mês o Desenvolvedor não incluir as contribuições, ou não apresentar justificativas,
comunique o ocorrido, que o Mapa Base será disponibilizado para outro Desenvolvedor.

MUNICÍPIO : Valinhos-SP Situação : Mapa em desenvolvimento. Atualizado em : 2010-03-15 21:50:00
Desenvolvedor : Marcelo Augusto Cicogna mac_srv @ yahoo.com



Avatar do usuário
villas
Mensagens: 38
Registrado em: 13 Abr 2010, 08:31
Localização: Valinhos

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#24 Mensagem por villas »

moraes19 escreveu:Valinhos não integra, ainda, O Conjunto de Mapas TRC-Brasil.
Esta no TRU-SP (Conjunto de Mapas em Teste).

Em Outros Mapas--->Mapas em Teste--->Download TRU-SP.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=52

Entre em contato com o Desenvolvedor.
Mas, Envie suas colaborações e correções pelo site em: http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=53
Em Opções Identificadas -> Contribuição ou erro. Informe seu e-mail e receberá um Link de acesso.
O melhor procedimento para deixar suas contribuições gravadas, e posterior acompanhamento.
Se no prazo de um mês o Desenvolvedor não incluir as contribuições, ou não apresentar justificativas,
comunique o ocorrido, que o Mapa Base será disponibilizado para outro Desenvolvedor.

MUNICÍPIO : Valinhos-SP Situação : Mapa em desenvolvimento. Atualizado em : 2010-03-15 21:50:00
Desenvolvedor : Marcelo Augusto Cicogna mac_srv @ yahoo.com
Eu já havia mandado email para o desenvolvedor para valinhos mas não obtive resposta. Como eu sou vendedor de rua, trafego pela minha região a mais de 20 anos e sei mais ou menos de cabeça muitos caminhos principais que poderiam constar no mapa TRC porém não constam ainda pois hoje eu testei o GPS na estrada e tive várias dificuldades com caminhos inclusive indicação de virar onde não há possibilidade. Notei que não tem quase nada também no TRU-SP referente a Valinhos e Vinhedo que instalei ontem.

O link que você me passou para colaborar, pede um arquivo tipo gtm que não sei como nem de onde. Peço a finesa de me explicar como posso criar este arquivo do inicio. Deveria ter um tutorial do tipo "be-a-bá" para que pudessemos enviar as colaborações.

Muito obrigado pela resposta.

Edu

PS.: já descobri o que seria um arquivo gtm.
Editado pela última vez por villas em 25 Jun 2010, 07:24, em um total de 2 vezes.


Eduardo
villasweb.com
DM TRC SP >Valinhos/Vinhedo/Louveira/Itupeva/Sumaré/Nova Odessa/Santa Barbara D'Oeste/Americana/Itatiba/Campinas<
Valinhos SP - [-22.973283,-43.191093]

gustavoaco
Mensagens: 93
Registrado em: 28 Dez 2008, 09:58
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#25 Mensagem por gustavoaco »




moraes19
Mensagens: 905
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:28

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#26 Mensagem por moraes19 »

Para Colaborar é simples.

Para facilitar a visualização recomenda-se o uso dos Programas MapSource (Para testar o Roteamento e a Numeração);
e o GPS TrackMaker (Para criar POIs e Numeração. Indicar a Mão de Direção das Avenidas/Ruas e Conversões Proibidas.)
Instale o Programa GPS Trackmaker ( http://www.gpstm.com/downloadscontract.php?lang=port ).
E o Mapa digital de fundo, somente Visualização o TRU - GTM: (Mapa de fundo com todos os
municípios (inclusive os em teste no TRU) para visualização no software Trackmaker)
( http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=52 )

Para os POIs: Especifique o Nome;número;rua ou avenida;cidade;bairro;telefone completo. Crie-os no Programa GPs TrackMaker, salve-os em arquivo
.gtm, e mande pelo site.

Para a Numeração errada: Especifique o Nome da Rua e os números errados. Anote os números certos no Programa TrackMaker,
salve-os em arquivo .gtm, e mande pelo site.

Para o Roteamento errado: Especifique a rota: Ponto Inicial e Ponto Final, Conversões Proibidas, Avenidas/Ruas contra-mão,
que o roteamento indicou para fazer. Crie a rota no Programa MapSource, salve-os em arquivo .gpx, e me mande pelo site.

Mande SEMPRE pelo site.
Da Visibilidade para TODOS os Desenvolvedores do Projeto.
Qualquer outro Desenvolvedor, que não seja do próprio Município, poderá na hora oportuna, incluir suas Contribuições.



Avatar do usuário
villas
Mensagens: 38
Registrado em: 13 Abr 2010, 08:31
Localização: Valinhos

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#27 Mensagem por villas »

Muito Obrigado pelas orientações.

Vou pelejar aqui com os 2 softwares que já havia instalado.


Eduardo
villasweb.com
DM TRC SP >Valinhos/Vinhedo/Louveira/Itupeva/Sumaré/Nova Odessa/Santa Barbara D'Oeste/Americana/Itatiba/Campinas<
Valinhos SP - [-22.973283,-43.191093]

Avatar do usuário
villas
Mensagens: 38
Registrado em: 13 Abr 2010, 08:31
Localização: Valinhos

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#28 Mensagem por villas »

Amigos. Eu estava lendo este artigo no site do Tracksource:
Dica passada pelo colega Chicão:
Sei que a grande maioria utiliza a técnica de baixar imagens do Google Maps, ajustar no GTM,
usar como fundo e desenhar por cima no Trackmaker. Eu inclusive já a utilizei por muito tempo.
Mas hoje em dia eu uso outro método, com o qual obtenho muito mais produtividade e acho muito mais fácil.

Eu desenho direto sobre o Google Earth (adicionar caminho) sem me preocupar com nós em
cruzamentos e com deslocamentos da foto.
Traço grandes áreas em um único track, fazendo grandes retas nas vias e usando grandes
segmentos em diagonal para “pular” do fim de uma rua para o início de outra.

No Google Earth a resolução da foto é muito melhor e a movimentação e zoom sobre a foto são muito melhores.

Assim obtenho um emaranhado quadriculado onde as diagonais “de retorno” se destacam visualmente.
Salvo este caminho como kml, abro no GTM, formato com uma cor berrante, clico nas diagonais,
apago os segmentos de retorno, fragmento e apago as pontinhas que sobram.

Feito isso, incluo neste arquivo o track de calibração, com uma cor diferente da
berrante que usei no desenho.

Seleciono por estilos os tracks do desenho, clico e arrasto para "encaixar" o melhor
possível sobre os tracks de calibração.

Calibrado, copio e colo sobre o mapa, conecto as pontas da área traçada no que já existe
e a partir daí vou nomeando e formatando rua por rua.

Quando acabarem os tracks de cor berrante, o trabalho está pronto.

Para gravar:
Você vai traçando e mantenha a Janela do Caminho aberta num canto da tela.
Quando terminar o que quer traçar, vá nesta janela e dê um nome para o caminho
(ou simplesmente deixe como Caminho sem Título, que é o Default).
Pressione OK, ela vai fechar.
Na barra branca que há do lado esquerdo da tela, tem uma lista de pastas e debaixo
da pasta Lugares temporários, você verá um item com o nome do caminho que
vc deu (ou caminho sem título).
Clique com o botão direito sobre o caminho e escolha “Salvar lugar como”.
Na janelinha de salvar, escolha a pasta do seu computador e mude o tipo de arquivo de KMZ para KML.

Pronto! Depois é só abrir o KML com o TrackMaker....
Seria possível fazer um screencast mostrando o passo a passo em vídeo deste procedimento?
Alguém se disõe a fazer isso e postar aqui para os iniciantes como eu ?

muito Obrigado.


Eduardo
villasweb.com
DM TRC SP >Valinhos/Vinhedo/Louveira/Itupeva/Sumaré/Nova Odessa/Santa Barbara D'Oeste/Americana/Itatiba/Campinas<
Valinhos SP - [-22.973283,-43.191093]

Avatar do usuário
villas
Mensagens: 38
Registrado em: 13 Abr 2010, 08:31
Localização: Valinhos

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#29 Mensagem por villas »

Pessoal eu estava lendo um documento do Ministério de minas e Energia entitulado : "Procedimentos de posicionamento espacial de áreas" (arquivo .pps do DNPM - Departamento Nacional de produção mineral que explica uso do google earth+trackmaker ) e me deparei com o seguinte Warning : CUIDADO - IMAGENS DO GOOGLE PODEM APRESENTAR ATÉ MAIS DE 100m DE ERRO - DESLOCAMENTO.

Procede?


Eduardo
villasweb.com
DM TRC SP >Valinhos/Vinhedo/Louveira/Itupeva/Sumaré/Nova Odessa/Santa Barbara D'Oeste/Americana/Itatiba/Campinas<
Valinhos SP - [-22.973283,-43.191093]

moraes19
Mensagens: 905
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:28

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#30 Mensagem por moraes19 »

Sim. Por isso, que tem que ter Tracks coletados no local, para efetuar Ajustes de Referências.
Conforme descrito no procedimento acima.



Avatar do usuário
villas
Mensagens: 38
Registrado em: 13 Abr 2010, 08:31
Localização: Valinhos

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#31 Mensagem por villas »

moraes19 escreveu:Sim. Por isso, que tem que ter Tracks coletados no local, para efetuar Ajustes de Referências.
Conforme descrito no procedimento acima.
Como assim no local? .. via trackloger do gps?


Eduardo
villasweb.com
DM TRC SP >Valinhos/Vinhedo/Louveira/Itupeva/Sumaré/Nova Odessa/Santa Barbara D'Oeste/Americana/Itatiba/Campinas<
Valinhos SP - [-22.973283,-43.191093]

Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#32 Mensagem por Danniel »

Sim, pelo GPS.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Avatar do usuário
villas
Mensagens: 38
Registrado em: 13 Abr 2010, 08:31
Localização: Valinhos

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#33 Mensagem por villas »

Daniel obrigaqdo pela reposta. Só pra te avisar, o link da tua assinatura está desatualisado.

Edu


Eduardo
villasweb.com
DM TRC SP >Valinhos/Vinhedo/Louveira/Itupeva/Sumaré/Nova Odessa/Santa Barbara D'Oeste/Americana/Itatiba/Campinas<
Valinhos SP - [-22.973283,-43.191093]

Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#34 Mensagem por Danniel »

Obrigado, corrigido.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Carlos Guimarães
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Jul 2010, 12:11

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#35 Mensagem por Carlos Guimarães »

Tudo bem. Li o seu tutorial e gostaria de saber como faço para gravar os mapas no cartão do GPS(2GB) e se é possível salvar o mapa de todo o Brasil já que eu viajo bastante. Abraço.
gustavoaco escreveu:Blackrj, escrevi um tutorial explicando cada passo para você atualizar o mapa do seu nüvi (veja o arquivo .doc em anexo).

Lembre-se de fazer backup se não quiser perder os mapas antigos. Ao mandar o novo pelo MapSource, o conjunto de mapas existentes no arquivo gmapsupp.img é apagado.

Atenção: evite colocar muitos mapas no aparelho, pois isso pode fazê-lo travar na tela "Carregando Mapas". Se você tiver cartão de memória, use-o, pois aí bastará remover o cartão para destravar a unidade.

Edit: a sequência de texto e figuras no tutorial está um pouco desconfigurada (notei agora), porque usei o BrOffice para gerar o .doc. Se houver dificuldade eu disponibilizo o original .odt.



gustavoaco
Mensagens: 93
Registrado em: 28 Dez 2008, 09:58
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#36 Mensagem por gustavoaco »

Baixe o arquivo já pronto para cartão SD (é o terceiro botão na página de download dos mapas). Crie uma pasta com nome "garmin" no cartão e descompacte o arquivo nessa pasta.

Outra opção é seguir o procedimento descrito no tutorial e usar a ferramenta "mapa" do Mapsource para selecionar o mapa do Brasil inteiro. Depois, na tela "enviar para dispositivo", selecione o cartão (disco removível) e clique em enviar.



marco cunha
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Out 2009, 23:56

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#37 Mensagem por marco cunha »

Não consigo instalar o MAPSOURCE, alguem pode disponibilizar uma versão que funcione?



moraes19
Mensagens: 905
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:28

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#38 Mensagem por moraes19 »

O Mapsource é dedicado a GPS e Navegadores Garmin.

O Programa Training Center e o Programa Mapsource são independentes.
No Site da Garmin está disponivel a atualização do Mapsource.
Mas ao instalar somente a atualização do Mapsource, ao final da instalação ele reportará a seguinte mensagem:
"Previous Mapsource not found - Setup will terminate".
Sendo "Previous" : que vem ou fica antes, anterior.
Está mensagem não aparecerá com o Programa Training Center instalado.

Instale primeiro o Training Center ( http://www8.garmin.com/support/download ... jsp?id=835 ),
e depois o Mapsource ( http://www8.garmin.com/support/download ... jsp?id=209 ).

Atenção. Mas, como as Atualizações apartir da Versão 6.16.1, tornaram-se incompatíveis com os Mapas do
Projeto Tracksource na sua Visualização. Instale o Mapsource na Versão 6.15.X em:

a) http://uploading.com/files/9122cabf/Map ... 61511.zip/

b) http://uploading.com/files/d71ma255/MapSource_6157.zip/



Avatar do usuário
villas
Mensagens: 38
Registrado em: 13 Abr 2010, 08:31
Localização: Valinhos

Re: Como instalar mapas no GARMIN NUVI 255??

#39 Mensagem por villas »

moraes19 escreveu:O Mapsource é dedicado a GPS e Navegadores Garmin.

Atenção. Mas, como as Atualizações apartir da Versão 6.16.1, tornaram-se incompatíveis com os Mapas do Projeto Tracksource na sua Visualização.
Incompatíveis? aqui funciona.


Eduardo
villasweb.com
DM TRC SP >Valinhos/Vinhedo/Louveira/Itupeva/Sumaré/Nova Odessa/Santa Barbara D'Oeste/Americana/Itatiba/Campinas<
Valinhos SP - [-22.973283,-43.191093]


Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MapSource”