STETSOM Lança equipamentos com mapas do projeto Tracksource

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#21 Mensagem por nqnnospam »

Urbano Medeiros escreveu:Pessoal, venho atravéz deste, humildemente pedir a alteração de meu voto, pois votei pela mudança, por desconhecimento mais a fundo do que se tratava, ou seja achei que a mudança seria favoravel ao uso de nosso trabalho para produção de produtos derivados, como o produto da Stetsom.

Tenho corrido muito como todos, e confesso que comecei a ler o forum depois de ter votado, e ao ler a brilhante exposição do companheiro Robert , que nos convoca a todos que pensemos grande e encherguemos além de que estamos discutindo agora.

Peço aos coordenadores que mudem meu voto pela manutenção da licença GPL

Só mais uma coisa, se o Linux não fosse livre, a microsoft estaria sendo incomodada hoje pela qualidade que o trabalho voluntario e gratis dos colaboradores estao desenvolvendo?

Eu sou da mesma cidade onde fica a sede da Stetsom e sou desenvolvedor auxiliar daqui de Presidente Prudente, não conhecía o pessoalmente o proprietario desta empresa até que atravez do projeto ele me localizou e nos tornamos conhecidos, e olha, confesso que me sentí orgulhoso de ver um trabalho meu que faz parte deste projeto ser utilizado por uma empresa respeitada como é a Stetson e como o Robert citou, vamos pensar grande, quem nao se sentiria orgulhoso se saber que contribuiu com uma parte do trabalho que é apresentado por empresas de porte, além da Stetsom, a própria Gaarmin, Trimble, Magelan, entre outras que possam a vir utilizar-nos , eu me sentiria muito honrado e gratificado se estas empresas usassem nosso trabalho que é feito com carinhoe ás vezes dedicação só presente em "loucos".

então para que eu e os colegas que se empenham arduamente em desenvolver mapas para que todos tenham acesso ao que nós não tinhamos ha algum tempo atraz, peço mais uma vez que alterem meu voto, sou a favor da manutenção da licensa GPL
Sua mensagem está no tópico errado. Sugiro colocá-la no tópico da enquete.

Lamento muitíssimo que tenha sido propagada a interpretação completamente equivocada de que a nova licença impede o uso dos mapas nos aparelhos de qualquer empresa. Conforme discutido ad nauseam no tópico da enquete, esta interpretação está completamente errada.

Ela só impede que estas empresas ou indivíduos dentro do Projeto ganhem dinheiro com o trabalho voluntário e gratuito dos desenvolvedores, sem apresentar nenhum retorno para o Projeto Tracksource.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
hugo.mendonca
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Fev 2007, 16:06
Localização: Brasil
Contato:

#22 Mensagem por hugo.mendonca »

Exmos. Srs.

Gostaria de dizer que sou um dos responsáveis pelo projeto STETSOM.
Irei postar em breve a nossa posição e responder a todas as questões. nós estamos abertos a todos e queremos participar com vcs no sentido de auxiliar o projeto e não deturpar informação ou mesmo alterar o método de trabalho do grupo.

Stetsom Eletronica LTDA.



Avatar do usuário
hugo.mendonca
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Fev 2007, 16:06
Localização: Brasil
Contato:

#23 Mensagem por hugo.mendonca »

nqnnospam escreveu: Ela só impede que estas empresas ou indivíduos dentro do Projeto ganhem dinheiro com o trabalho voluntário e gratuito dos desenvolvedores, sem apresentar nenhum retorno para o Projeto Tracksource.
A Stetsom é uma empresa consciente e jamais iria tirar beneficio de outros sem com isso contribuir de forma positiva e colocando-se à disposição do projeto para qualquer ajuda necessária, conforme nos manifestamos no fórum da enquete, os dados recolhidos em nosso site serão repassados para o projeto ajudando assim a enriquecer a base de mapas.
A Stetsom contratou um estagiário do ultimo ano de Cartografia para que os seus mapas fossem os mais fieis possível a realidade, às regras do projeto, e a necessidade das pessoas.
nós queremos de forma ativa participar e ajudar na cobertura rodoviária do Brasil e por isso lemos, estudamos e seguimos as regras do projeto.
Compilarmos as cidades num único estado, não considero uma deformação de informação, mas sim uma facilidade para a navegação no nosso Navegador. Se um utilizador dos mapas hoje e no caso do nosso navegador quiser viajar de São Paulo-SP até Campo Grande-MS sem compilar as cidades num único estado, teria de abrir os Estados e todas as cidades do percurso SP até MS isto claro se ele pretende-se passar por várias cidades.
Em resumo apenas tornamos mais fácil para o usuário abrir um estado em vez de múltiplos arquivos em separado.
Quanto ao Software que a STETSOM usa ele é o Navegador PocketMv que foi adotado por nós para podermos utilizar o padrão GARMIM de mapas.
Este navegador, Após várias revisões e resolução de vários a¢â‚¬Å“bugs” foi ajustado às necessidades do Cartrip100 e continua em constante atualização, sendo o domínio do mesmo nossa responsabilidade no CarTrip100. O seu desenvolvedor está 24h disponível para qualquer intervenção que seja necessária.


Hugo Mendonça
Stetsom Export/Import Dept/GPS.
Phone: (+55) 18 2104-9413
Fax: (+55) 18 2104-9411
MSN: mendonca@stetsom.com.br
Skype: Stetsom
http://WWW.STETSOM.COM.BR

Avatar do usuário
Chicão
Mensagens: 60
Registrado em: 29 Mar 2006, 11:10
Localização: Belo Horizonte

#24 Mensagem por Chicão »

hugo.mendonca escreveu: Compilarmos as cidades num único estado, não considero uma deformação de informação, mas sim uma facilidade para a navegação no nosso Navegador. Se um utilizador dos mapas hoje e no caso do nosso navegador quiser viajar de São Paulo-SP até Campo Grande-MS sem compilar as cidades num único estado, teria de abrir os Estados e todas as cidades do percurso SP até MS isto claro se ele pretende-se passar por várias cidades.
Em resumo apenas tornamos mais fácil para o usuário abrir um estado em vez de múltiplos arquivos em separado.
Hugo,

Nosso projeto, até hoje, teve por característica a manutenção de Mapsets separados para as utilizações Rodoviárias e Urbanas, que São desenvolvidos, na maioria das vezes, por voluntários diferentes. Em função disso, os dados de uma mesma cidade, contém diversas diferenças e níveis de detalhes distintos nos 2 Mapsets.
Ao sobrepor as informações rodoviárias e urbanas, como fez a Stetsom, estas diferenças causam um efeito muito ruim e indesejado nos mapas.
Este é um dos pontos que prejudicam a apresentação dos mapas e que comprometem a imagem do nosso projeto.
Nossos mapas foram feitos para serem usados separados, em situações distintas e este é um dos motivos que nos motivaram ao veto pelas edições.


Chicão
Equipe de Coordenação e Compilação do Projeto Tracksource
Desenvolvedor de MG, Belo Horizonte e Contagem
GPS-276C - Nuvi-750

Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

#25 Mensagem por Alex Rodrigues »

Resumindo: Quando qualquer pessoa pega um IMG do TrackSource, faz engenharia reversa, altera e compila, o mapa nunca irá ficar igual ao original. É uma impossibilidade técnica. O software que converte de IMG para o formato editável não converte 100%. Com isso, nunca será possível a conversão que não degrade 100%. O ideal é que os receptores da Stetsom usem os IMGs diretamente do TrackSource, sem qualquer conversão. Isso garante aos clientes da Stetsom mapas de melhor qualidade. Ao invés de se fazer um projeto paralelo, vamos juntar as energias em um único foco. Todos teremos a ganhar com isso.

Abraços,
Alex Rodrigues
Coordenador



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#26 Mensagem por nqnnospam »

hugo.mendonca escreveu:
nqnnospam escreveu: Ela só impede que estas empresas ou indivíduos dentro do Projeto ganhem dinheiro com o trabalho voluntário e gratuito dos desenvolvedores, sem apresentar nenhum retorno para o Projeto Tracksource.
A Stetsom é uma empresa consciente e jamais iria tirar beneficio de outros sem com isso contribuir de forma positiva e colocando-se à disposição do projeto para qualquer ajuda necessária, conforme nos manifestamos no fórum da enquete, os dados recolhidos em nosso site serão repassados para o projeto ajudando assim a enriquecer a base de mapas.
A Stetsom contratou um estagiário do ultimo ano de Cartografia para que os seus mapas fossem os mais fieis possível a realidade, às regras do projeto, e a necessidade das pessoas.
nós queremos de forma ativa participar e ajudar na cobertura rodoviária do Brasil e por isso lemos, estudamos e seguimos as regras do projeto.
Compilarmos as cidades num único estado, não considero uma deformação de informação, mas sim uma facilidade para a navegação no nosso Navegador. Se um utilizador dos mapas hoje e no caso do nosso navegador quiser viajar de São Paulo-SP até Campo Grande-MS sem compilar as cidades num único estado, teria de abrir os Estados e todas as cidades do percurso SP até MS isto claro se ele pretende-se passar por várias cidades.
Em resumo apenas tornamos mais fácil para o usuário abrir um estado em vez de múltiplos arquivos em separado.
Quanto ao Software que a STETSOM usa ele é o Navegador PocketMv que foi adotado por nós para podermos utilizar o padrão GARMIM de mapas.
Este navegador, Após várias revisões e resolução de vários a¢â‚¬Å“bugs” foi ajustado às necessidades do Cartrip100 e continua em constante atualização, sendo o domínio do mesmo nossa responsabilidade no CarTrip100. O seu desenvolvedor está 24h disponível para qualquer intervenção que seja necessária.
Em primeiro lugar, eu quero deixar claro que não sou contra a interação do Projeto Tracksource com empresas, desde que isto:

- não viole as regras do Projeto
- não implique em tratamento diferenciado à pessoas dentro do Projeto (quaisquer vantagens oferecidas pela Empresa devem ser estendidas à todos os membros do Projeto)
- não implique em lucro com a comercialização dos mapas em qualquer formato

Isto posto, faço minha a preocupação do Chicão com a questão da superposição dos mapas.

Um exemplo ajuda a entender melhor. Eis o trevo da rodovia D PedroI (SP066) com a Gen Milton Cardoso (SP332-"Tapetão"), na região de Campinas-SP, como aparece na Versão do mapa de São Paulo distribuída pela Stetsom:

Imagem

Observar a superposição dos tracks do Trevo e das rodovias, que só causa confusão, além de tornar o mapa mais pesado e difícil de processar.

Para promover uma integração visual entre os mapas municipais e estaduais, seria necessário recortar "buracos" nos mapas estaduais, correspondentes aos limites de cada um dos mapas municipais. Depois seria necessário encaixar os mapas municipais nesses buracos. Concordo que fazer este processo manualmente é muito complicado, mas é factível escrever um aplicativo para fazer isso (desde que haja quem possa escrevê-lo, é claro).
Editado pela última vez por nqnnospam em 01 Mar 2007, 14:54, em um total de 2 vezes.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Haigh
Mensagens: 251
Registrado em: 14 Nov 2006, 11:29
Localização: São Paulo SP

#27 Mensagem por Haigh »

Acredito até que se o aparelho da Stetsom precisa de alguma particularidade especial na compilação (transparência, etc...) , podemos estudar alternativas para ter compilações independentes. Basta estudar e ver os benefícios e a quantidade de trabalho envolvida. O que precisamos garntir é a combinação dos esforços de construção dos mapas base, sem dispersar energia em projetos paralelos de mapeamento.


Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

Avatar do usuário
hugo.mendonca
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Fev 2007, 16:06
Localização: Brasil
Contato:

#28 Mensagem por hugo.mendonca »

Imagem

Sérgio esta é a visualização no nosso GPS, no momento não afeta a navegação, porem concordo que se arrumarmos os "buracos" ficara muito melhor, estarei vendo se existe algum software que faça essa limpeza, quando juntamos o TE com o TM.

A STETSOM quer sem sombra de duvida participar com o seu contributo no projeto e disponibilizar as informações que lhe São enviadas como é o caso de ARACAJU, PRESIDENTE PRUDENTE, MARTINOPOLIS e agora estamos a trabalhar CUIABA-MS.
Queremos contribuir de forma positiva a ativa com o projeto sem que prejudiquemos ninguém.
Quanto á compilação ela somente é válida para o nosso GPS, por isso não vejo problema de afetar ninguém.
Contudo mais uma vez volto a afirmar que a STETSOM estará sempre de forma aberta para colaborar e interagir com todos os colaboradores e desenvolvedores.

Como Haigh escreve podemos ter compilações diferentes e uma em particular para este navegador sem afetar os demais presentes no mercado.
Tornando assim para os usuários leigos, disponível a navegação com mapas garmim de forma descomplicada.


Hugo Mendonça
Stetsom Export/Import Dept/GPS.
Phone: (+55) 18 2104-9413
Fax: (+55) 18 2104-9411
MSN: mendonca@stetsom.com.br
Skype: Stetsom
http://WWW.STETSOM.COM.BR

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#29 Mensagem por nqnnospam »

hugo.mendonca escreveu:Imagem

Sérgio esta é a visualização no nosso GPS, no momento não afeta a
navegação, porem concordo que se arrumarmos os "buracos" ficara muito
melhor, estarei vendo se existe algum software que faça essa limpeza,
quando juntamos o TE com o TM.
O aplicativo teria que ser capaz de ler todos os mapas municipais mais
o estadual correspondente, e automaticamente ir "vazar" o estadual (ou
seja, remover do estadual tudo que estiver na área coberta pelo mapa
Municipal que estiver sendo processado, sem esquecer de cortar os
tracks do estadual exatamente no limite do mapa municipal sendo
processado), e inserir as informações do mapa municipal no lugar.

Se tivermos uma ferramenta dessa, seria simples gerar uma distribuição
nova com todos os mapas de um mesmo estado num único IMG, mesclando a
informação do estadual com o municipal. Seria adequada ao PocketMV, e
não teria superposição.

Obviamente ainda ficaria pendente a questão de avaliar a qualidade de
cada mapa TM, pois nem todos os mapas municipais São mais detalhados
que o estadual, e o mapa resultante não serviria para auto-roteamento.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#30 Mensagem por nqnnospam »

hugo.mendonca escreveu: Tornando assim para os usuários leigos, disponível a navegação com mapas garmim de forma descomplicada.
A distribuição Tracksource para Mapsource é bem apropriada para usuários leigos que possuem receptores GPS Garmin, justamente porque a seleção dos mapas é feita através do Mapsource, visualmente.

Além disso, os receptores GPS Garmin São capazes de ir trocando o mapa na tela (ou mesmo mostrar vários mapas ao mesmo tempo) enquanto acompanham a mudança de posição do GPS.

Como o GPS Stetsom não é compatível com o Mapsource, nem é capaz de visualizar vários mapas ao mesmo tempo e ir trocando o mapa enquanto acompanha a mudança de posição, o Tracksource para Mapsource não é adequado para usuários desse aparelho.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Haigh
Mensagens: 251
Registrado em: 14 Nov 2006, 11:29
Localização: São Paulo SP

#31 Mensagem por Haigh »

O que o GPS da Stetsom precisa é o todos os usuários de GPS com grande capacidade de memória querem: Um Tracksource unificado pegando dados do Municipal e do Estadual para gerar uma Versão unificada mais detalhada e completa (de vez em quando o estadual é mais completo que o municipal e vice e versa).

A única perda nesse caso é o roteamento que ainda não chegou no TRU. Quando chegar vejo a clara unificação dos projetos de desenvolvimento, com uma compilação só das rodovias para os aparelhos com pouca memória. Esta compilação poderia ser feita excluido os detalhes urbanos dos GZ municipais. Os elementos que ficariam no Rodoviário seriam marcados com um flag qualquer ou no tão sonhado BD GIS. Teríamos só GZs municipais para gerar o TE, TM TRU e TRR a partir de uma única base.

Sonhos.....


Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

Avatar do usuário
Chicão
Mensagens: 60
Registrado em: 29 Mar 2006, 11:10
Localização: Belo Horizonte

#32 Mensagem por Chicão »

Haigh escreveu:O que o GPS da Stetsom precisa é o todos os usuários de GPS com grande capacidade de memória querem: Um Tracksource unificado pegando dados do Municipal e do Estadual para gerar uma Versão unificada mais detalhada e completa (de vez em quando o estadual é mais completo que o municipal e vice e versa).
Acho que o que o GPS da Stetsom precisa é aceitar a carga de diversos mapas, inclusive com possibilidade de sobreposição, para que os usuários possam optar pelo que desejam em cada situação particular. Isto é o que todo bom GPS faz!

A unificação dos dados do projeto, que é desejo de todos nós, não pode ser confundida com a unificação dos Mapsets.

O desenvolvimento de um Banco de Dados GIS, como vc bem lembrou Robert, é o caminho que já delineamos para o projeto e a partir daí, a tendência é até termos outros Mapsets além dos atuais.

a‚´não é um sonho assim tão distante! nós chegamos lá.....


Chicão
Equipe de Coordenação e Compilação do Projeto Tracksource
Desenvolvedor de MG, Belo Horizonte e Contagem
GPS-276C - Nuvi-750

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#33 Mensagem por Wallace »

Haigh escreveu:O que o GPS da Stetsom precisa é o todos os usuários de GPS com grande capacidade de memória querem: Um Tracksource unificado pegando dados do Municipal e do Estadual para gerar uma Versão unificada mais detalhada e completa (de vez em quando o estadual é mais completo que o municipal e vice e versa).

A única perda nesse caso é o roteamento que ainda não chegou no TRU. Quando chegar vejo a clara unificação dos projetos de desenvolvimento, com uma compilação só das rodovias para os aparelhos com pouca memória. Esta compilação poderia ser feita excluido os detalhes urbanos dos GZ municipais. Os elementos que ficariam no Rodoviário seriam marcados com um flag qualquer ou no tão sonhado BD GIS. Teríamos só GZs municipais para gerar o TE, TM TRU e TRR a partir de uma única base.

Sonhos.....
A unificação nem sempre é uma boa opção; com mapas separados posso desligar um mapa ou mesmo obrigar o GPS a fazer uma procura como de POI especifica onde quero.
Por exemplo imagina que eu quero ir no forum de uma cidade, ai de nada me adianta o GPS me mostrar a localização dos foruns de outras cidades mesmo que eu esteja mais perto deles.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
Haigh
Mensagens: 251
Registrado em: 14 Nov 2006, 11:29
Localização: São Paulo SP

#34 Mensagem por Haigh »

Por exemplo imagina que eu quero ir no forum de uma cidade, ai de nada me adianta o GPS me mostrar a localização dos foruns de outras cidades mesmo que eu esteja mais perto deles.
Para isto basta mudar o ponto de referência para a busca de POIs.
Find -> Cidade - Troca referência - Find -> POI do forum

Mas esta não é a questão. Unificar o desenvolvimento como o Chicão disse, não é unificar os mapsets. Com algumas ferramentas a mais poderemos ter todo o desenvolvimento em municípios, eliminando o desenvolvimento estadual e manter a compilação de quantos mapsets quisermos: TRR, TE, TM, TRU, um TBrasil unificado para uso no PocketMV, um sem POIs, um só de POIs, um só de BRs, um de vias e radares, etc. Se tivermos acesso a um compilador podemos até fazer a compilação on demand. O usuário escolhe os dados e gera o mapset específico para seu uso.


Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

Avatar do usuário
hugo.mendonca
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Fev 2007, 16:06
Localização: Brasil
Contato:

#35 Mensagem por hugo.mendonca »

Chicão escreveu: Acho que o que o GPS da Stetsom precisa é aceitar a carga de diversos mapas, inclusive com possibilidade de sobreposição, para que os usuários possam optar pelo que desejam em cada situação particular. Isto é o que todo bom GPS faz!
O GPS da STETSOM aceita a carga de diversos mapas , inclusive com sobreposiçao . Se voce abrir um Estadual + uma cidade de sua preferencia, os dois irao abrir na tela do GPS ,sobrepostos corretamente sem problemas.(veja imagem)
O GPS STETSOM possui 64Mb de RAM para manipular sistema operacional + mapas . A versao V328 (IMG) do Projeto tem 26,8 Mb apos as compilaçoes da STETSOM em 26 estados. Se voce quiser , voce pode abrir os 26 estados de uma vez e ter o Brasil (Rodovias + cidades) todo no GPS . O problema é que nesta situaçao o sistema fica um pouco lento para manipular os 26,8 Mb e algumas vezes o mapa nao consegue acompanhar o ponteiro indicador de posiçao , entao quando o usuario vai fazer uma viagem que atravessa varios estados , sugerimos ele abrir apenas os 3 ou 4 estados que ele ira' efetivamente necessitar. Neste caso o GPS STETSOM funciona sem problemas . O usuario que pretente ir de Sao Paulo a Porto Alegre , no caso , abrira' Sao Paulo, Parana , Santa Catarina e Rio Grande do Sul , na tela do GPS STETSOM e podera' ir do centro de Sao Paulo ate' o centro de Porto Alegre sem problemas.Imagem[/img]


Hugo Mendonça
Stetsom Export/Import Dept/GPS.
Phone: (+55) 18 2104-9413
Fax: (+55) 18 2104-9411
MSN: mendonca@stetsom.com.br
Skype: Stetsom
http://WWW.STETSOM.COM.BR

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#36 Mensagem por Wallace »

Haigh escreveu:
Por exemplo imagina que eu quero ir no forum de uma cidade, ai de nada me adianta o GPS me mostrar a localização dos foruns de outras cidades mesmo que eu esteja mais perto deles.
Para isto basta mudar o ponto de referência para a busca de POIs.
Find -> Cidade - Troca referência - Find -> POI do forum

Mas esta não é a questão. Unificar o desenvolvimento como o Chicão disse, não é unificar os mapsets. Com algumas ferramentas a mais poderemos ter todo o desenvolvimento em municípios, eliminando o desenvolvimento estadual e manter a compilação de quantos mapsets quisermos: TRR, TE, TM, TRU, um TBrasil unificado para uso no PocketMV, um sem POIs, um só de POIs, um só de BRs, um de vias e radares, etc. Se tivermos acesso a um compilador podemos até fazer a compilação on demand. O usuário escolhe os dados e gera o mapset específico para seu uso.
O estadual é bom para ficar com menos lixo na tela quando atravessa alguma area urbana e tambem permite quem tem um GPS com menos memoria a ter o mapas necessarios que seriam impossiveis se só tivessemos os municipais para ir de Curitiba até o Rio por exemplo.
Essa coisa de compilação on demand para mim pode criar um vacuo na solução de problemas, acho fria.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
Haigh
Mensagens: 251
Registrado em: 14 Nov 2006, 11:29
Localização: São Paulo SP

#37 Mensagem por Haigh »

Post da lista GPSBrasil
Carl H. Weis escreveu:Na pag. 25 da revista InfoGPS/GNSS Nº 17; Jan/Fev 2007, da MundoGEO, aparece um anúncio deste Navegador GPS CarTrip 100, citando seus recursos e, para mais informações remete a http://www.stetsom.com.br.

No site em apreço é dito que os mapas São do Projeto Tracksource, mas, lá tambem é dito que...
--- " Atualização mensal da base de mapas via download do site da STETCOM".
--- para este download é necessario previamente se registrar neste site.

Isto esta de acordo com a legislação pertinente?

Saudações de Germano
Carl,

Este assunto da Stetsom foi amplamente debatido em dois tópicos do forum. Um tratando especificamente da Stetsom e um que debateu a mudança da licença.

Veja os tópicos em:
http://www.portalgps.com.br/forum/viewtopic.php?t=1194
http://www.portalgps.com.br/forum/viewtopic.php?t=1380

Em resumo: Com a antiga licença GPL usada até mês passado não havia conflito algum e a Stetsom estava atuando dentro do permitido pela licença. Com a nova, o empacotamento com um produto vendio (o GPS) pode ser considerado uso comercial e assim contestado. Se a Stetsom desempacotar e não incluir o Tracksource na distribuição do aparelho e fizer o usuário baixar e instalar sozinho vai estar dentro da licença. não há problema na Stetsom distruibuir uma cópia do tracksource no site dela gratuitamente só que com a nova licença precisa ser a cópia idêntica e não a Versão recompilada que o equipamento deles precisa.
De maneira prática não foi discutida qual a posição dos membros do projeto quanto ao suposto "uso comercial" que a Stetsom faz do projeto, se fere ou não os brios dos colaboradores. Minha posição abertamente discutida nos tópicos acima é de que este comportamento deve ser incentivado e não tolhido.

Abraços
Robert


Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geral”