A procura de help para iniciante, primeiros passos

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
rcschreiner
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Jun 2008, 16:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

A procura de help para iniciante, primeiros passos

#1 Mensagem por rcschreiner »

Senhores

recebi meu mapa base. E agora???

Li bastante os manuais e varios topicos do forum e confesso que não consegui concluir como exatamente faço o trabalho.
Favor me mandem caso alguem tenha um passo a passo ou algum topico que eu não tenha visto.

Bom, como a melhor forma de aprender é dando algumas cabeçadas, peguei o base, agreguei tres trilhas que se encontram, formatei-as de acordo com o padrão, validei o arquivo, e agora remeto a voces para que me ajudem a definir se fiz certo e se o mapa vai passar na compilação.

A duvida que tenho no momento é:
Como são trilhas que se encontram, eu preciso fazer algo para "emenda-las para o roteamento" ou isto ocorrerrá automaticamente na compilação quando forem trilhas que se encontram?

Espero não ter sido recorrente nas mesmas duvidas mas não me achei.
Abraço.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: A procura de help para iniciante, primeiros passos

#2 Mensagem por Danniel »

Isso não é feito automatico, vc tem que usar a ferramenta fragmentar trilhas do trackmaker para criar um nó entre as vias.

O Otimizador de trilhas na função "procura viadutos" gera um arquivo de diamantes que indica onde as trilhas se cruzam mas não tem um nó.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Avatar do usuário
regis
Mensagens: 334
Registrado em: 13 Jun 2008, 21:44
Contato:

Re: A procura de help para iniciante, primeiros passos

#3 Mensagem por regis »

Primeira dica:
Não se apavore! Faça, refaça, faça de novo, até acertar. Pergunte, e pergunte e pergunte até o Wallace te dar uma cabeçada.
Solicite ajuda aos desenvolvedores mais antigos, peça ajuda ao desenvolvedor estadual (o Beto) que está sempre disposto. Mande e-mail com as dúvidas, assine a lista de desenvolvedores do tracksource. Acenda uma vela para o Exú-Caveira se nada disso der certo.

Uma dica rápida: Para as vias que se encontram faça com que elas "ultrapassem" uma sobre a outra, formando um "X" no cruzamento. Em seguida, selecione as vias, simplesmente clicando sobre elas, até que apareça um ponto vermelho sobre o segmento. Utilize então a ferramenta de fragmentar trilhas (é um botão na barra de ferramentas do trackmaker). Isso vai dividir as trilhas no ponto exato onde elas se encontram. Elimine os pequenos segmentos excedentes, se houver, e pronto.

Depois, utilize a ferramenta de "Viadutos" que está dentro do Otimizador, e verifique se existe um "diamante" sobre o cruzamento. Um diamante, nesse caso, NÃO é uma coisa boa, é algo que precisa ser resolvido.

Arme-se de paciência, pegue um café ou um chimarrão, e leia os manuais e todos os tópicos que encontrar no fórum.

Até para aprender como perguntar para o Wallace...

:-)

Abraços

Régis
regiscandeia@gmail.com
Caxias do Sul


Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: A procura de help para iniciante, primeiros passos

#4 Mensagem por Danniel »

é bem por aí. Depois de acertado os viadutos, passe no Conversor e ele vai te dar mais uma porrada de diamantes vermelhos (diamantes vermelhos = ruim), onde tiver dois nós a menos de 6m e onde tiver segmentos muito pequenos ou de comprimento zero (o uso do fragmentar trilhas pode causar isso)


Manda brasa aí e se tiver dúvida posta aqui que a gente dá um jeito.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Avatar do usuário
arvoredo
Mensagens: 100
Registrado em: 18 Dez 2007, 17:03

Re: A procura de help para iniciante, primeiros passos

#5 Mensagem por arvoredo »

Cuidado gente, porque a ferramenta fragmentar trilhas do trackmaker para criar um nó entre as vias cria um nó CADA VEZ QUE USAR. Tipo, se ficar na dúvida e usar novamente, criará mais um nó. E outro, e outro. Isso pode vir a gerar um erro de proximidade de nós no compilador.
Eu crio a quebra de trilha por último, depois de gravar um backup, porque é um saco ficar achando nó duplicado.

Bons mapas a todos!



rcschreiner
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Jun 2008, 16:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: A procura de help para iniciante, primeiros passos

#6 Mensagem por rcschreiner »

Senhores

Mandei meu primeiro mapa (simplão é verdade) para compilação e por incrivel que pareça passou sem erro. Já está no TRU :lol: :lol: :lol:
Por isto quero agradeçer a todos por terem me ensinado o caminho das pedra, MAS, surgiu um fantasminha.

Duas trilhas foram excluidas pelo conversor. Uma delas liga nada ao nada (proximo a gruta indigena) e outra entra e sai numa via (formando um D proximo a Sirio). Esta ultima está com os nós de roteamento certinhos. Alguem saberia o que há de errado??

Arquivo Anexo. Grato.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: A procura de help para iniciante, primeiros passos

#7 Mensagem por Danniel »

No arquivo que mandou eu não encontrei nenhum erro, é este mesmo?

Quanto ao mapa ser simples não se preocupe, o importante é dar o primeiro passo e ver como o negócio funciona.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Avatar do usuário
regis
Mensagens: 334
Registrado em: 13 Jun 2008, 21:44
Contato:

Re: A procura de help para iniciante, primeiros passos

#8 Mensagem por regis »

Parabéns pela iniciativa.

Não se acanhe por seu mapa "ainda" ter poucas vias, é assim mesmo no começo. Logo, a coisa vai ficando mais complexa. O legal é ver o mapa compilado e funcionando no teu GPS.

E não se importe de perguntar, quantas vezes for necessário.

No arquivo que você mandou identifiquei quatro pequenos problemas de segmentos com menos de 6 metros, com o Editor de Nós.
Abra o arquivo no Editor de Nós, e selecione no menu Ferramentas --> Localizar Problemas (Ctrl-P). Clique em cada um dos botões e resolva os problemas que aparecerem.

Ainda naquela estrada próxima do Sírio, em forma de "D", tem um pequeno trecho incorreto, em que a estrada faz um "vai-e-vem", na coordenada
-27,7461338043213
-54,7134819030762

Para ver isso, faça um "zoom" bem "zoom".
:-)

A propósito, as duas estradas não desapareceram. Acabei de instalar o TRU-RS e elas estão lá. Só que para visualizá-las o zoom do Mapsource deve estar a pelo menos 700 m

Régis


Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

rcschreiner
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Jun 2008, 16:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: A procura de help para iniciante, primeiros passos

#9 Mensagem por rcschreiner »

Daniel, os erros foram identificados mas mesmo assim obrigado.

Regis, perfeito. Identifiquei os erros. Ratiei feio com o zoom mas faz parte.
A proposito. seu avatar deve ser lá do passo da ilha... estou certo? Me mande um PVT para guardar teu contato. Quando eu for pra Casssias de troller te procuro para nos trilhar por lá.

E agora mais uma pergunta:
Como o desenvolvedor faz para receber as contribuições???
Pergunto porque eu mandei pelo site uma contribuicao de um POI para o municipio que desenvolvo, e não recebi nenhuma notificacao ou similar e não sei como pegar a contribuição!
Também pergunto porque eu mandei contribuições para outros municipios a meses (no minimo uns 4 meses) e até agora não apareceram em mapa nenhum!

Abs.



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: A procura de help para iniciante, primeiros passos

#10 Mensagem por Danniel »

Você pode receber diretamente por email ou uma mensagem do sistema avisando que alguém mandou uma contribuição pelo site.

Se a contribuição foi um POI diretamente na base de dados, na página de desenvolvimento clique em "pois para mapa", mande mostrar só os novos e baixe o arquivo. Depois é só anexar ele no mapa.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Avatar do usuário
regis
Mensagens: 334
Registrado em: 13 Jun 2008, 21:44
Contato:

Re: A procura de help para iniciante, primeiros passos

#11 Mensagem por regis »

Exatamente, a foto é no Passo da Ilha. Recomendo a todos a visita.

Quanto às contribuições, eu tenho recebido de todas as formas. O mais comum é por e-mail direto, mas também recebo por telefone, desenho em papel (hoje mesmo recebi um mapa impresso com a numeração das quadras anotada a lápis -- o sonho de todo desenvolvedor!!!), tracks baixados de GPS e POIs incluídos diretamente na página do projeto.

Tudo é válido. Mas confesso que não sei como funciona o botão de "contribuição" na página do projeto.

Meu e-mail é regiscandeia@gmail.com

Abraço


Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

rcschreiner
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Jun 2008, 16:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: A procura de help para iniciante, primeiros passos

#12 Mensagem por rcschreiner »

Ta anotado

Obrigado a todos



Vanderleyrocha
Mensagens: 72
Registrado em: 26 Nov 2008, 01:04
Localização: Rio Branco - AC

Re: A procura de help para iniciante, primeiros passos

#13 Mensagem por Vanderleyrocha »

Criei uma mapa com 1182 trilhas e deixei algumas delas sem nome (não sabia o nome dessas ruas). Agora o arquivo não passa pelo validador!! No arquivo de erros eu tenho as coordenadas de cada trilha, mas não sei como localizar a trilha pela coordenada. Alguém sabe como resolver esse embrólio?


Apontador T500
Garmin Nüvi 1100
Desenvolvedor Tracksource - Acre

Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: A procura de help para iniciante, primeiros passos

#14 Mensagem por Danniel »

Na tabela de eros encontrados no campo "comentario" está o nome da trilha que stá fora do padrão. Pegue este nome e no trackmaker, aperte CTRL + F e procure por este nome.

Nas ruas que não sabe o nome, por padrão use Rua


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Vanderleyrocha
Mensagens: 72
Registrado em: 26 Nov 2008, 01:04
Localização: Rio Branco - AC

Re: A procura de help para iniciante, primeiros passos

#15 Mensagem por Vanderleyrocha »

Danniel escreveu:Na tabela de eros encontrados no campo "comentario" está o nome da trilha que stá fora do padrão. Pegue este nome e no trackmaker, aperte CTRL + F e procure por este nome.
O problema é que deixei essas ruas com o nome em branco, ou seja, não tem o que procurar. Daí, a única informação que tenho são as coordenadas. E já perdi um tempão procurando essas ruas no mapa. Achei algumas, outras são pequenos segmentos de difícil localização.


Apontador T500
Garmin Nüvi 1100
Desenvolvedor Tracksource - Acre

moraes19
Mensagens: 905
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:28

Re: A procura de help para iniciante, primeiros passos

#16 Mensagem por moraes19 »

Crie Waypoint, e coloque as coordenadas.



Vanderleyrocha
Mensagens: 72
Registrado em: 26 Nov 2008, 01:04
Localização: Rio Branco - AC

Re: A procura de help para iniciante, primeiros passos

#17 Mensagem por Vanderleyrocha »

Resolvido! [Localizar ruas com nome em branco no trackmaker]. Fiz o seguinte: Peguei as coordenadas no relatório de erros e usei no recurso "Voar para" do google earth para localizar a rua. daí, vendo a imagem de satélite ficou fácil identificar onde estava a rua procurada.


Apontador T500
Garmin Nüvi 1100
Desenvolvedor Tracksource - Acre

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”