POI - Baixar - Criar - Editar - Transferir?

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
LeandroGel
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Jan 2009, 08:06

POI - Baixar - Criar - Editar - Transferir?

#1 Mensagem por LeandroGel »

Meu aparelho é o Garmin Nuvi 650.
Caros, primeiramente uma dúvida POI e Waypoint são coisas diferentes?
  • Baixar POI - Achei no trackSource para baixar, selecionei SP porem os POI's são escassos, de banco por exemplo tem pouquissimos, existe um lugar que se possa baixar POI's de São Paulo?
  • Criar POI - Existe um programa unanime ou eleito o melhor, para criar POI, incluido icones personalizados?
  • Editar POI - Existe como editar POI's, por exemplo alterando o icone dentro de uma categoria, exemplo bancos/posto, é possivel personalizar o icone de acordo com a bandeira do banco/posto? no City Navigator o nome dos POI's esta completo, ao invés de dizer Posto Texaco ou Auto posto radial ele diz "Ferreira e Lopes fernandez postos associados são paulo Ltda.(hehe)
  • Tranferir POI - Para efetuar a tranferencias dos baixados/criados/editados qual programas usar? como fazer?
Sei que estas perguntas ou parte delas se encontram espalhadas em tópicos diversos, minha intenção foi, claro tentar sanar minhas dúvidas e de quebra agrupar o assunto POI neste tópico .
Grato.


Seguindo...não tão perdido como antes.......


Avatar do usuário
LeandroGel
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Jan 2009, 08:06

POI - a polemica....

#3 Mensagem por LeandroGel »

Percebo o quanto é polemico este assunto...o pior é que é tão importante e se encontra tão pouca coisa sobre....
Bem grato pelos links, te digo que já tinha achado estes, mas minhas dúvidas são mais abrangentes, infelismente os links não foram suficientes, garanto a todos que as dúvidas acima são as dúvidas de vários....seria o caso de fazermos um tópico fixo sobre o assunto. Alguem um dia se propos a fazr um FAQ sobre o assunto mas parece que não deu certo.
Bem vamos ver se alguem mais responde...por hora muito grato...


Seguindo...não tão perdido como antes.......

Avatar do usuário
Gustavo Polo
Mensagens: 204
Registrado em: 17 Nov 2008, 19:20
Localização: Recife - PE

Re: POI - Baixar - Criar - Editar - Transferir?

#4 Mensagem por Gustavo Polo »

Dúvida 1 - Procura no site: www.maparadar.com que tem POI de todo Brasil inclusive de SP;
Dúvida 2 - Nunca ouvi falar nesse tipo de programa, mas pode ser que exista;
Dúvida 3 - Existe sim, tem um usuário aqui no fórum que pode te ajudar, o Cybergeneral;
Dúvida 4 - Um bom programa pra isso é o Poli-Loader da proópria Garmin.


Dispositivo de Navegação Pessoal Garmin Nuvi 1390

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: POI - Baixar - Criar - Editar - Transferir?

#5 Mensagem por nqnnospam »

LeandroGel escreveu:
  • Baixar POI - Achei no trackSource para baixar, selecionei SP porem os POI's são escassos, de banco por exemplo tem pouquissimos, existe um lugar que se possa baixar POI's de São Paulo?
Geobusca, Google, Geocaching, Google, BrasilGeocaching, Google etc.

Quanto a suposta "pobreza" do banco de dados do Tracksource, ela é inversamente proporcional ao número de pessoas que contribuem para a melhora do banco. Notar que é extremamente simples contribuir com POIs para o Projeto, usando as ferramentas disponíveis em http://www.tracksource.org.br/desenv.
LeandroGel escreveu:
  • Criar POI - Existe um programa unanime ou eleito o melhor, para criar POI, incluido icones personalizados?
"Criar um POI" é um termo muito genérico, que pode significar muitas coisas. Novamente, é preciso que a pessoa tenha alguns conhecimentos básicos para entender direito a questão. Tratando exclusivamente de modelos GARMIN (não me perguntem sobre outros fabricantes porque eu não sei), para criar um POI, é preciso:

- saber as coordenadas do ponto
- ter informações sobre o ponto (Nome, endereço, telefone, etc)
- formatar o POI adequadamente (num programa adequado, como o GPSTrackMaker, GPSMapedit, MapMan etc, novamente Google is your friend.)
- enviar o POI devidamente formatado para o GPS, usando o POILoader (link já indicado acima) ou um programa de compilação IMG (Mapdekode ou cgpsmapper, favor usar o Google).

Novamente, não há como resumir em uma linha nenhuma das operações acima, e se a pessoa não estiver disposta a investir um bom tempo estudando a farta documentação disponível, não vai conseguir fazer nada.

Sobre ícones personalizados. Sim é possível, mas depende do modelo. Como a Garmin tem trocentos modelos, lança novos todos os dias, e mantém uma lista atualizada em seu site dos aparelhos que suportam este recurso, não tem sentido ficar colocando uma lista aqui.

Ícones personalizados são criados em qualquer editor gráfico, PaintBrush, Photoshop, Gimp etc, escolha o que você gosta mais. Depois são transferidos para o GPS usando o POILoader. Novamente, não tem sentido repetir aqui o que está explicado ad nauseam na documentação do POI Loader.

Também é possível personalizar símbolos de POIs usando os arquivos .TYP, suportados pelo cgpsmapper e pelo mapdekode. Novamente, não tem sentido repetir aqui o que está explicado ad nauseam na documentação desses programas. Existe um editor de TYP online, mas sem ler a documentação disponível, não adianta usar o tal editor.
LeandroGel escreveu:
  • Editar POI - Existe como editar POI's, por exemplo alterando o icone dentro de uma categoria, exemplo bancos/posto, é possivel personalizar o icone de acordo com a bandeira do banco/posto? no City Navigator o nome dos POI's esta completo, ao invés de dizer Posto Texaco ou Auto posto radial ele diz "Ferreira e Lopes fernandez postos associados são paulo Ltda.(hehe)
Sim e não, depende. Se você estudar a documentação do POILoader e do formato TYP, vai entender o que eu quero dizer.
LeandroGel escreveu:
  • Tranferir POI - Para efetuar a tranferencias dos baixados/criados/editados qual programas usar? como fazer?
POILoader ou, no caso dos arquivos TYP, Mapsource ou SendMap.

Novamente, tudo está bem explicado na farta documentação dos programas citados acima.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
LeandroGel
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Jan 2009, 08:06

Re: POI - Baixar - Criar - Editar - Transferir?

#6 Mensagem por LeandroGel »

nqnnospam escreveu: Geobusca, Google, Geocaching, Google, BrasilGeocaching, Google etc.
Quanto a suposta "pobreza" do banco de dados do Tracksource, ela é inversamente proporcional ao número de pessoas que contribuem para a melhora do banco. Notar que é extremamente simples contribuir com POIs para o Projeto, usando as ferramentas disponíveis em http://www.tracksource.org.br/desenv.
Primeiro quero deixar claro uma coisa, eu conheço e uso o Google!
Você pode estar se perguntando....se conhece o google, porque faz estas perguntas aqui no forum????
Talvez por achar que esta é a finalidade de se manter um forum, até pode ser que este, sim, este "O" proprio portalGPS exista para esta finalidade.
Peço encarecidamente que se eu estiver errado me corrijam.

Vamos lá baixei o trackSource e visualizando o mesmo percebo a grande quantidade de POI's existente nele, o que não entendo é que quando baixo pelo site http://www.tracksource.org.br/desenv. aparecem 20 postos de gasolina no estado de são paulo ...desta forma minha afirmação não é "suposição" e sim afirmação, pois consigo lembrar de 30 postos de gasolina de cabeça....mas o que acho é que pode estar acontecendo algum erro, pois quando seleciono São Paulo, e peço para baixa por exemplo posto de gasolina ele baixa uns 10 da capital e uns 50 no total. Já no Tracksource em um raio de 1 km tem 4 postos de gasolina no meu bairro....é disto que estou falando!
nqnnospam escreveu: "Criar um POI" é um termo muito genérico, que pode significar muitas coisas. Novamente, é preciso que a pessoa tenha alguns conhecimentos básicos para entender direito a questão.
Cara a partir daqui vc foi impecável, muito grato! eram essas as informações que precisava (tirando sua insistencia em citar o google, lembre-se o portaGPS existe para isso, i guess....), claro que estou com várias dúvidas primárias, e seguirei o seu conselho, irei pesquisar no google, vc me deu as letras agora fica mais fácil. Agradeço mesmo e desculpe o sarcasmo, você perdeu um tempo me respondendo cara, obrigado mesmo.

Eu queria uma coisa bem simples atualizar meu gps com os POI que o trackSource possui quando é baixado os mapas.


Seguindo...não tão perdido como antes.......

nutrea
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Jan 2009, 19:07

Re: POI - Baixar - Criar - Editar - Transferir?

#7 Mensagem por nutrea »

Tem onde ver a minha localização atual num Nuvi 200 para adicionar os POIs??



gb.demelo@gmail.com
Mensagens: 151
Registrado em: 04 Mar 2009, 23:21

Re: POI - Baixar - Criar - Editar - Transferir?

#8 Mensagem por gb.demelo@gmail.com »

Vocês conhecem algum software para editar .poi do iGO 8.3 ?



Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

Re: POI - Baixar - Criar - Editar - Transferir?

#9 Mensagem por Ivan »

Eu queria uma coisa bem simples atualizar meu gps com os POI que o trackSource possui quando é baixado os mapas.
Esses POIs sao parte integrante dos mapas, entao quando voce envia esses mesmos mapas os POIs ja vao juntos, de todo jeito.
Se nao aparecem no GPS pode ser configuracao de zoom, ou configuracao de detalhes. Dê o zom o mais proximo possivel e coloque para o GPS mostrar o maior nivel de detalhes.

Será que é isso ?



ainhota
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Mai 2010, 10:18

Re: POI - Baixar - Criar - Editar - Transferir?

#10 Mensagem por ainhota »

Vocês conhecem algum software para editar .poi do iGO 8.3 ? :shock:



fujita
Mensagens: 202
Registrado em: 16 Jul 2009, 11:30

Re: POI - Baixar - Criar - Editar - Transferir?

#11 Mensagem por fujita »

Leandro,

existe um site com banco de POIs chamado POISBR que tem uma compilação de POIs inclusive com pontos do Guia 4 Rodas.
Sobre customização de POIs tem tambem um site chamado POI Factory que tem muitas informações. Tem muito material sobre este assunto na internet, tem que garimpar mesmo.

[]s



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”