Problemas Gps TrackMaker Active Log para Colorado 300

Mensagem
Autor
sergiofonseca
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Abr 2009, 14:00

Problemas Gps TrackMaker Active Log para Colorado 300

#1 Mensagem por sergiofonseca »

Prezados,

Sou novo no grupo e recentemente adquiri um GPS Colorado 300, já possuo há alguns anos um Map 60CS.

Como costumo carregar no 60CS somente uma trilha ativa, geralmente grande (+ de 6.000 pontos) e “quebrada/dividida” em diversos segmentos, gostaria de fazer o mesmo no Colorado.

Quando tentei transferir via GPS TrackMaker para o Colorado uma destas trilhas, a opção “enviar trilhas como active log” estava indisponível, logo sendo possível somente como saved tracklog.

Fiz então algumas experiências via Windows Explorer, alterando na pasta \Garmin\GPX o nome do arquivo que veio do GPS TrackMaker (“gtm_tracks.gpx”) para Active Log.gpx e para Temp.gpx. De nada adiantou, pois o Colorado passou a enxergar diversas trilhas “Current”, só permitindo carregar uma por vez (que é a sua característica), se comportando exatamente da mesma forma como se fosse uma saved tracklog.

Coloquei também o arquivo (“gtm_tracks.gpx”) na pasta \Garmin\GPX\Current e alterei seu nome para “Current.gpx”, e foi pior ainda. Ao ligar o Colorado a trilha desapareceu (o arquivo “Current.gpx” foi substituído por um vazio, sem trilha).

Não sei se estou fazendo algo errado ou se é uma característica do Colorado, mas quando eu ativo o track log (Track Log On) e desativo (Track Log Off) várias vezes, inclusive durante diferentes dias (ligando e desligando o Colorado), a trilha corrente (active log ou algo parecido) se mantém com seus diversos “segmentos” e consigo vê-la sem problemas no visor do GPS. Mas quando tento o mesmo comportamento de um “active log” via GPS TrackMaker ou alterando diretamente o nome dos arquivos .gpx, não tenho sucesso.

Não sei se consegui me exprimir com clareza, mas caso vocês possam me ajudar eu agradeço.

Grato a todos,
Sérgio Fonseca



FelipeX
Mensagens: 21
Registrado em: 12 Mar 2009, 21:37

Re: Problemas Gps TrackMaker Active Log para Colorado 300

#2 Mensagem por FelipeX »

pode ser que funcione como nos nuvi, os arquivos gravados na pasta gpx são criados a partir de uma memoria interna ao inicializar o GPS sendo assim sobrescritos toda vez que o aparelho é ligado, não dá pra gravar tracks nessa memoria dos nuvi, assim para enviar um tracklog para um nuvi há que se convertê-lo para rota antes



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Problemas Gps TrackMaker Active Log para Colorado 300

#3 Mensagem por nqnnospam »

Acho que já um tópico sobre isso, não?

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=369&t=4877


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

sergiofonseca
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Abr 2009, 14:00

Re: Problemas Gps TrackMaker Active Log para Colorado 300

#4 Mensagem por sergiofonseca »

Sérgio,

Li o tópico que você anexou e ele aborda como visualizar uma trilha salva no Colorado (funcionalidade esta que consta no manual). O meu problema é como carregar uma "active log" via Gps TrackMaker para o Colorado (faço isto como o GPS Map60CS).

Talvez seja uma característica do GPS conforme o Felipe comentou, se for infelizmente não tem jeito (comprei o GPS errado para meu estilo de uso).

Obrigado.
Sérgio Fonseca



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Problemas Gps TrackMaker Active Log para Colorado 300

#5 Mensagem por nqnnospam »

Infelizmente não tenho um Colorado para testar. Se eu tivesse um, até lhe diria como fazer, pois certamente há um jeito. Não é possível que um modelo desses tenha tal limitação.

Eu tentaria, por exemplo, usando o Mapsource, para ver o que o acontece.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

sergiofonseca
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Abr 2009, 14:00

Re: Problemas Gps TrackMaker Active Log para Colorado 300

#6 Mensagem por sergiofonseca »

Fiz alguns testes via Mapsource e nada.

Transferi para a pasta \Garmin\GPX como "ActiveLog.gpx", "Active Log.gpx", "Current.gpx" e ele enxerga como uma trilha salva e não como uma trilha ativa.

Se eu coloco na pasta \Garmin\GPX\Current com outro nome que não seja "Current.gpx" ele ignora o arquivo e se coloco como "Current.gpx" ele apaga e substitui por outro vazio.

Provavelmente há um flag (bit ou byte) neste arquivo que faz com que ele seja "limpo" quando se desliga e liga o GPS, a não ser que a trilha ativa tenha sido criada no próprio GPS. Neste caso ele matém correta e integralmente a trilha (composta por seus "segmentos de trilha") provavelmente até chegar nos 10.000 pontos.

Pode ser que no futuro venha uma versão do Gps TrackMaker que contorne esta "característica" permitindo transferir trilhas ativas.

Abs



sergiofonseca
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Abr 2009, 14:00

Re: Problemas Gps TrackMaker Active Log para Colorado 300

#7 Mensagem por sergiofonseca »

Pesquisando o arquivo GarminDevice.xml, o arquivo Current.gpx que contém a trilha ativa, funciona exatamente da forma que o Felipe comentou.

Não adianta trabalhar com este arquivo, pois sempre será um arquivo de "output", criado a partir da memoria interna ao inicializar o GPS.

Logo, o que eu escrevi no final da mensagem anterior, não faz sentido.

Grato



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Problemas Gps TrackMaker Active Log para Colorado 300

#8 Mensagem por nqnnospam »

Se você transfere o tracklog do GPS para o Mapsource, com que nome ele aparece no Mapsource?


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

sergiofonseca
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Abr 2009, 14:00

Re: Problemas Gps TrackMaker Active Log para Colorado 300

#9 Mensagem por sergiofonseca »

Aparece no Mapsource com o nome de "Current Track", e caso a trilha possua vários pedaços/segmentos "Current Track", "Current Track 001", "Current Track 002", ...

O interessante é que quando transfiro do Mapsource para o GPS, ele grava com o nome Temp.GPX na pasta Garmin\GPX, e, se logo após tento receber o trilha que acabei de enviar recebo a mensagem "o dispositivo selecionado não possui nenhum trajeto". Para o Mapsource enxergar a trilha que enviou, tenho que alterar seu nome para Current.gpx e colocá-la na pasta Garmin\GPX\Current.

abs



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Problemas Gps TrackMaker Active Log para Colorado 300

#10 Mensagem por nqnnospam »

De fato, só com um Colorado na mão para testar. Um amigo aqui está pensando em comprar um. Se ele o fizer, sequestro :D o equipamento para testar isso.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

sergiofonseca
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Abr 2009, 14:00

Re: Problemas Gps TrackMaker Active Log para Colorado 300

#11 Mensagem por sergiofonseca »

Espero muito que tenha sucesso nos testes.

Enquanto isso fico torcendo para que uma futura versão do GPS TrackMaker transfira direto para a memória interna do Colorado como "active log".

abs



Avatar do usuário
jcorengia
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Mar 2006, 10:01
Localização: Argentina - Mar del Plata

Re: Problemas Gps TrackMaker Active Log para Colorado 300

#12 Mensagem por jcorengia »

Disculpas por escribir en español....
El Colorado no precisa salvar un track como activelog.
Con mapsource o trackmaker se salva como gpx ej: track1.gpx
Se copia en la pasta gpx del colorado (modo mass-storage)
Luego destino -> tracks -> selecciona el track1 : Opciones mostrar track.
Eso es suficiente.
Abrazos


Juan Carlos
Palmosaurio Marplatensis
Mar del Plata - Argentina
Imagem

sergiofonseca
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Abr 2009, 14:00

Re: Problemas Gps TrackMaker Active Log para Colorado 300

#13 Mensagem por sergiofonseca »

O problema é quando o seu "active log" ou "current track" ou algo parecido tem vários pedaços de trilhas.

A transferência do MapSource para o colorado cria vários arquivos track1.gpx, track2.gpx, track3.gpx, trackn.gpx e só dá para ativar um de cada vez no colorado e mesmo que fosse possível ativar vários ao mesmo tempo não seria nada prático quando se tem muitos (+ de 100 que é o meu caso) pedaços de trilhas no "activelog".

Na série 60 e etrex não acontece isto, pois consigo carregar as trilhas como "activelog" com todos os pedaços de trilhas sendo carregados e visualizados no mapa ativo do gps.



leodinossauro
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Set 2009, 23:49

Re: Problemas Gps TrackMaker Active Log para Colorado 300

#14 Mensagem por leodinossauro »

O tópico é antigo, mas acrescento que existe o mesmo problema na série Oregon.

Tenho um Oregon 550 e morro de raiva do problema descrito acima, ou seja, preciso ativar os segmentos manualmente um a um ou tentar juntá-los no MapSource antes de fazer a transferência para o GPS, o que não resolve pois esbarra no limite de pontos por segmento.

Ou seja: parece que em todos os novos Garmin que trabalham com GPX, "cidades americadas" ( Oregon, Colorado, Montana ), têm esse "defeito".



sergiofonseca
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Abr 2009, 14:00

Re: Problemas Gps TrackMaker Active Log para Colorado 300

#15 Mensagem por sergiofonseca »

É verdade. Já verifiquei e o Montana tem a mesma "característica".

Contornei em parte este problema, com software GPX2IMG (http://www.gpx2img.com) que transforma trilhas em mapa (converte arquivos GPX em IMG).

Perde as opções que uma trilha oferece (como trackback por exemplo), e, como mapa, não é roteável como os do projeto TrackSource, mas por ser "transparente", voce pode conviver com os dois.

Tem outras questões como uma marca d'água por utilizar um software não pago (cGPSmapper), além da marca d'agua do proprio produto na versão "demo", .

Tem vantagens, como não ter mais o limite de 10.000 pontos. Transformei diversas trilhas grandes em um mapa.

Há uma versão "demo" com algumas limitações e uma paga ($20). Usei a demo para ver se me atendia e depois comprei o produto.

Vi outras soluções, quando pesquisei na internet, como o uso de alguns softwares e conhecimento técnico de arquivos XML + GPX + IMG visando o mesmo objetivo. Provavelmente o resultado terá mais qualidade e flexibilidade, só que com muito mais trabalho. Entre outros motivos, não tenho a competência devida para tal.

Talvez haja outras soluções simples, mas só conheço esta.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Colorado”