Uso de GPS em vôos de companhias aéreas

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Haigh
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#21 Mensagem por Haigh »

Ja usei meu 60CSX em voo comercial com autorização da tripulação mas a altimetria registrada é do altimetro/barômetro que é afetada pela pressurização da cabine.

Alguém sabe como selecionar para o 60CSX o modo de registro de altimetria entre o barômetro/altímetro e a medida (mesmo imprecisa) feita através dos satélites.


Robert Haigh

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nqnnospam
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#22 Mensagem por nqnnospam »

Haigh escreveu: Alguém sabe como selecionar para o 60CSX o modo de registro de altimetria entre o barômetro/altímetro e a medida (mesmo imprecisa) feita através dos satélites.
Impossível.

A única coisa que se pode fazer é ver a medição instantânea de altura através dos satélites, na página de satélites (Menu->GPS Elevation).


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Haigh
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#23 Mensagem por Haigh »

Ou pedir pro comandante abrir a janelinha ou despressurizar a cabine mas acho que não vão atender esse pedido.

Obrigado pela pronta resposta.


Robert Haigh

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Haigh
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#24 Mensagem por Haigh »

Fiz arte e liguei o GPS em voo da TAM sem autorização da tripulação. Liguei no micro e usei a navegação em tempo real do TrackMaker e tive a feliz surpresa de saber que a altimetria passada é a medida no GPS e não no altímetro do 60CSX. A tela do micro cheia de mapas e relógios logo chamou a atenção da tripulação que prontamente interrompeu meu teste. Agora preciso tentar autorização de novo para testar direito. Chega de fazer molecagem.....


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mcoimbra
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#25 Mensagem por mcoimbra »

Olá, já usei meu GPS 60C em vôo comercial e funcionou perfeitamente com a devida autorização do Comandante.

Uso ainda em alguns Vôos com meu irmão aqui em Brasília e região e nunca interferiu em qq equipamento do avião. Claro, é um mono motor, mas isso é relativo pois muitos dizem q o GPS não vai interferir no vôo e outros dizem q interfere. então sempre peça autorização.

abraços


Marcos Martins Coimbra
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paulocarvalho
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#26 Mensagem por paulocarvalho »

Bom, se podem ligar notebooks e afins por que não podemos ligar um receptor GPS? :? Pergunto isso, pois os primeiros irradiam muito mais RF do que os últimos, se essa é a real preocupação.



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WAO
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#27 Mensagem por WAO »

já utilizei meu Vista Cx em um vôo SP a¢â‚¬â€œ Foz, o mesmo só ficou sem sinal em dois pequenos trechos, porém foi necessário posicionar o GPS próximo a janela, foi muito legal... Pena que o registro de altitude é do sensor barométrico.


WAO
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Igor
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#28 Mensagem por Igor »

Dia 10/12/2006, voando de Congonhas a Caxias do Sul, pela GOL, solicitei ao comissário que solicitasse ao comandante autorização para usar o meu receptor de GPS. Foram estas as palavras, justamente para ser bem explicativo e não deixar dúvidas.

Prontamente recebi a resposta de que não poderia usá-lo.
Provavelmente seja norma da empresa.

Obviamente, respeitei (não teria sentido perguntar e desobedecer, né!).


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Alex_Junq
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#29 Mensagem por Alex_Junq »

Creio que nao ha uma norma definida, ontem conversei com um amigo, piloto da gol e ele falou que por ele nao tem problema, pois trata-se apenas de um receptor, comentou ate como esta banal o uso de lap-tops em voo...


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nqnnospam
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#30 Mensagem por nqnnospam »

Alex_Junq escreveu:Creio que nao ha uma norma definida, ontem conversei com um amigo, piloto da gol e ele falou que por ele nao tem problema, pois trata-se apenas de um receptor, comentou ate como esta banal o uso de lap-tops em voo...
Na GOL está proibido explicitamente no folheto com instruções de segurança. Sei porque já lí o folheto. já há mensagem minha sobre isso mais acima.

Sugiro que vocês leiam o folheto, pelo menos para saber onde estão as saídas de emergência. não vão poder usar o GPS para encontrá-las! :lol:


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Igor
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#31 Mensagem por Igor »

Eu li o folheto (e prestei bastante atenção nas saídas de emergência, o bastante para ver que se o avião cai no mar (pelo menos no caso do 737), o cara do fundo está ferrado, pois as portas de trás não São usadas para evacuação no mar) e não vi nada explicito sobre GPS.


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paulocarvalho
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#32 Mensagem por paulocarvalho »

For example, it has been found that a GSM and CDMA phone in close proximity will interfere with each other creating a signal at an entirely different frequency � a mutual interference product � that is very close to the band used by the aircraft's GPS and Distance Measuring Equipment (DME). A particular cellphone model, equipped with a built-in GPS receiver, was found to consistently cause an aircraft's GPS receiver to lose its signal entirely when switched on.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/dna/h2g2/A6821318

Creio que seja melhor desligar tudo: celulares, relógios, marca-passos... :roll: :lol:



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Valadao
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#33 Mensagem por Valadao »

Eu ca com minhas birras continuao achando que este pessoal de aviação fica é nervoso em saber que tem um passageiro controlando a rota, detectando qualquer desvio... Enfim persebendo qualquer possivel barbeiragem.


Mauricio Valadão
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Finalmente perto de casa :)

asgard
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Re: Uso de GPS em vôos de companhias aí©reas

#34 Mensagem por asgard »

Eu aqui na Europa , sempre usei o GPS.
O pessoal so chateia quando se descola, ou em fase de ateragem.

Velocidade recorde atingida 1016 Km/h , Altitute 10869m :P



acojr
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Re: Uso de GPS em vôos de companhias aí©reas

#35 Mensagem por acojr »

não sou especialista em GPS mas não é por ser um receptor que o aparelho não causaria problemas de inteferencia eletromagnética.
Qualquer aparelho receptor tem um oscilador local que é usado para fazer demodulaça£o do sinal recebido, seja rádio, TV e creio que acontece o mesmo no receptor de GPS. Além disso, na demodulaça£o São gerados sinais de outras frequências que não a do oscilador local e do sinal recebido. Então qualquer receptor pode interferir em outros equipamentos eletrônicos. A questão é se os equipamentos no avião São susceptiveis a tais interferências.



asgard
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Re: Uso de GPS em vôos de companhias aí©reas

#36 Mensagem por asgard »

Eu poderia acreditar que um cell analogico possa interferir , mas leitores mp3,4 , PSP's , DS's, GPS's e ate mesmo cell em modo GSM nao sao de grande importencia no que toca a interferencias.
Nao e um cell que emite 2W que vai fazer alguma coisa no equipamento do aviao, porque se for o caso mesmo, entao cada vez que o aviao passase numa area coberta por um potente emissor de TV ou Radio sem falar das radiaçoes electro magneticas que existem a 10km de altitude, entao ai o aviao deveria sempre desviar o curso da viagem.

Entao GPS, nao tem qualquer problema de interferencias. 8)



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wellcri
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Re: Uso de GPS em vôos de companhias aí©reas

#37 Mensagem por wellcri »

E se eu falar que estou apenas ouvindo musica com meu mp3 player, Será que as aeromoças engolem essa, é só ficar com o fone de ouvido e deixar o player ligado, hora que ela virar as costas é só iniciar o destinator hehehehhehehe, Será que cola, pq meu, eu duvido que um gps derrube um avião, o proprio aparelho já diz, RECEPTOR gps e não emissor, ou seja, acredito que ele não emita quase nada alem da frequencia eletrica dos transistores e componentes, vou perguntar a um amigo que eu tenho, ele é engenheiro do INPE, essa cara trabalha num laboratório chamado LIT no INPE, eles testam exatamente isso interferencia eletromagnetica emitida por aparelhos eletronicos em geral, vcs tem que ver esse cara contando alguns testes que ele faz lá, entre eles ele testa aquelas maquina de hospital onde o paciente fica ligado, ou seja se um celular tocar não pode fazer a maquina parar se não o paciente morre.... entre outros, com certeza ele pode me dizer com segurança isso, já que o INPE (instituto nacional de pesquisas espaciais) tem o unico laboratorio no brasil que faz esses testes, inclusive eles fazem testes para EMBRAER aqui em São Jose dos Campos, testa exatamente esse efeito de interferencia nos aviões, mais na frente eu posto aqui o resultado da conversa com meu amigo, inclusive no meio do ano eu vou para recife e vou levar o meu gps no avião.hehehe


ate


grato


Wellington
Técnico de informatica
suporte em servidores linux e windows, redes e terminais, informatica avançada
orange g400
destinator 7.0.0.58, miomap 3.3, igo 2006 plus, igo 8 (falta mapa), Sygic DRIVE 7.50.229
+ de 3500 radares cadastrado

BSCarrasco
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Interferência do gps em aviões

#38 Mensagem por BSCarrasco »

Boa tarde pessoal,
Já li o tópico e gostaria de acrescentar...
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... A3o#p19413

Recentemente passei por uma situação interessante e que me deixou com uma dúvida.
Em uma viagem de avião resolvi ligar meu gps (map76S) para verificar as cidades que estávamos passando. Deu certo, porém o comissário me abordou da seguinte maneira:
-Senhor! Isso é um aparelho de GPS?
-Sim...
-Peço que o senhor desligue imediatamente.
-ok.... mas ele não emite nada.
E ele respondeu meio sem jeito:
-Ele não emite, mas puxa... e interfere na programação do avião. Bebidas?
-Sim, um suco de laranja.

Eu tomei o suco meio a contra gosto, rsrsrs
Mas e aí ? A afirmação do rapaz que o GPS interfere no avião pode proceder ? Se sim, que tipo de interferência seria ?

Obrigado e abraços....



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paulocarvalho
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Re: Interferência do gps em aviões

#39 Mensagem por paulocarvalho »

Pura falta de conhecimento por parte do comissário de bordo. O mais provável é que os aviônicos e o sistema de rádio interfiram no GPS e não o contrário.

Essa história de "puxar" não tem nada a ver, a não ser que você estivesse usando energia do sistema elétrico do avião.

Como é mais fácil simplesmente proibir tudo do que aprender como as coisas funcionam... Agora eu queria que um deles me explicasse porque notebook pode e GPS não, já que ambos normalmente contém o mesmo nível de blindagem eletromagnética necessária para terem a certificação FCC classe B (uso doméstico).

Enfim, se você discordar do comissário ele vai reportar o problema ao piloto e o piloto é a autoridade máxima dentro do avião, pois ele é responsável por você e todos a bordo, assim o que ele decidir, não se discute, se obedece, mesmo que seja a coisa mais maluca do mundo.



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Wallace
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Re: Interferência do gps em aviões

#40 Mensagem por Wallace »

Acho que até já tem descrito nas instruções de bordo que o GPS é proibido em todo o voo.
Mas sempre pode pedir autorização ao comandante.
Tecnicamente em principio não tem problema, mas oficialmente precisariam ser feitos testes.


Abraços,
Wallace
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