Transferir mapa sem apagar o antigo

Mensagem
Autor
raracin
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Fev 2009, 16:03

Transferir mapa sem apagar o antigo

#1 Mensagem por raracin »

Comprei meu gps nuvi 255w nos EUA, e ele veio já com o mapa de lá. Baixei aqui o tracksource do brasil TRC, e queria colocar ele no gps, porém sem apagar o mapa americano. Tem como? E tem como fazer isso sem usar cartão de memória? tks.

ps. Usei a ferramenta de buscas e o google, mas ta difícil de achar as respostas, e eu não posso perder esse mapa americano pq o gps nao é meu kkk



rmfsouza
Mensagens: 90
Registrado em: 04 Nov 2005, 08:31
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Transferir mapa sem apagar o antigo

#2 Mensagem por rmfsouza »

É só enviar o mapa para a memória interna pelo mapsource. Os nomes são diferentes e os 2 convivem numa boa.
Depois vá no setup dos mapas e desative o mapa dos EUA, deixando ativo apenas o TRC.
Mas antes de qualquer coisa faça um backup do Nuvi.


Beto

Belo Horizonte / MG
MAP 60CSx
Nuvi 200W
Etrex Vista

raracin
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Fev 2009, 16:03

Re: Transferir mapa sem apagar o antigo

#3 Mensagem por raracin »

Vc está dizendo que é so eu mandar o mapa do brasil pro gps, e nada acontecerá com o mapa dos eua (que tb está na memória interna)? E sobre o backup, existe uma opção específica pra fazer o backup, ou vc diz fazer um ctrl C da unidade?



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Transferir mapa sem apagar o antigo

#4 Mensagem por nqnnospam »

Quando vc conecta o Nuvi no PC, surge uma nova unidade de disco, certo (como se fosse um pendrive)?

Pois bem, com muito cuidado para não apagar nada, copie tudo (todos os arquivos que estão em todas as pastas, sub-pastas, sub-sub-pastas etc) que está nesta unidade de disco para um local seguro no seu HD, da mesma forma que você copiaria arquivos num pendrive. Gravar tudo depois num CD ou DVD, conforme o caso, é uma boa medida também.

Depois que você copiar tudo com segurança, sempre com muito cuidado para não apagar nada, verifique que existe uma pasta chamada Garmin na unidade de disco do Nuvi. Dentro desta pasta certamente existem alguns arquivos. Quais são os nomes desses arquivos? Qual o tamanho desses arquivos? Novamente, cuidado para não apagar nada. Pode haver vários arquivos, alguns certamente com extensão IMG

Dependendo do nome dos arquivos, o Mapsource vai ou não apagar o mapa dos EUA que você já tem.

Se só houver um arquivo IMG chamado GMAPSUPP.IMG na pasta, então o Mapsource certamente vai apagar o mapa já existente, pois o Mapsource sempre apaga o arquivo GMAPSUPP.IMG, cria um novo, e grava os mapas transferidos nele.

Em geral (mas não sempre) o mapa pré-instalado na memória interna dos modelos Nuvis não vem no arquivo GMAPSUPP.IMG (pode vir no GMAPBMAP.IMG ou no GMAPROM.IMG), mas o seguro morreu de velho, e não custa fazer um backup e verificar antes de transferir novos mapas, para não perder os arquivos.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

raracin
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Fev 2009, 16:03

Re: Transferir mapa sem apagar o antigo

#5 Mensagem por raracin »

Já fiz o backup.
Dentro da pasta garmin, além de várias subpastas, tem os arquivos
gmapbmap.img de ~90MB
gmapprom.img de ~1GB
gmaptz.img de ~500kb
e os mesmo arquivos, soh q com extensão .sum
além de outros 3 ocultos.

E então, o q seria recomendável agora para q eu tivesse um gps com os mapas dos eua que veio nele e do brasil que eu baixei. Vlw pela ajuda.
obs.: tenho o mapsource



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Transferir mapa sem apagar o antigo

#6 Mensagem por nqnnospam »

Como eu expliquei antes, como não há o arquivo GMAPSUPP.IMG, basta enviar os mapas que você quiser com o Mapsource, pois o Mapsource não mexe nos outros arquivos.

Atenção, você não precisa apagar nenhum arquivo para usar o Mapsource. O Mapsource automaticamente apaga (e só apaga) o arquivo GMAPSUPP.IMG, cria um novo, e grava os mapas transferidos nele. Em especial, não apague os arquivos .SUM, pois sem eles os outros mapas que já vêm instalados não vão funcionar (ficarão bloqueados).

O GMAPPROM.IMG, pelo tamanho, certamente é o mapa dos EUA. Se não houver espaço suficiente, como você já fez um backup de tudo, pode apagar o GMAPPROM.IMG e o GMAPPROM.SUM, para liberar espaço. Depois, se quiser usá-lo novamente, pode copiá-lo de volta na pasta Garmin, não esquecendo de copiar o .SUM correspondente também.

EDITADO: Outra coisa, não apague o GMAPBMAP, que é o chamado basemap do GPS. Segundo alguns usuários relataram em várias mensagens aqui no fórum (sim, isto tudo já está explicado em outras mensagens, só estou repetindo o que já li no fórum), ao apagar o GMAPBMAP, o Nuvi pega o próximo arquivo que ele encontra como basemap, e aí fica impossível desativar o mapa que ele usar como basemap. Isto pode dar confusão no roteamento.

NOTA DA MODERAÇÃO: E antes que algum espertinho pergunte, não adianta copiar os arquivos .SUM para outra aparelho, porque isso seria pirataria (=crime), e eles só funcionam no aparelho para os quais foram criados originalmente.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

raracin
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Fev 2009, 16:03

Re: Transferir mapa sem apagar o antigo

#7 Mensagem por raracin »

ah, saquei tudo agora... vlw pela ajuda, ja adicionei td.



Avatar do usuário
Poobah
Mensagens: 45
Registrado em: 17 Nov 2008, 16:04
Localização: Brasília

Re: Transferir mapa sem apagar o antigo

#8 Mensagem por Poobah »

nqnnospam escreveu:Se só houver um arquivo IMG chamado GMAPSUPP.IMG na pasta, então o Mapsource certamente vai apagar o mapa já existente, pois o Mapsource sempre apaga o arquivo GMAPSUPP.IMG, cria um novo, e grava os mapas transferidos nele.

Em geral (mas não sempre) o mapa pré-instalado na memória interna dos modelos Nuvis não vem no arquivo GMAPSUPP.IMG (pode vir no GMAPBMAP.IMG ou no GMAPROM.IMG), mas o seguro morreu de velho, e não custa fazer um backup e verificar antes de transferir novos mapas, para não perder os arquivos.
Na minha memória interna há o arquivo GMAPSUPP.IMG. Acho que é por conta do CNB que instalei lá. Como faço então para pôr o TRC Brasil na memória interna sem apagar o GMAPSUPP.IMG? Posso renomear o arquivo? Há alguma outra saída?


O respeito ao relógio é um ato nobre.

gcruz
Mensagens: 9
Registrado em: 09 Mar 2010, 20:07

Re: Transferir mapa sem apagar o antigo

#9 Mensagem por gcruz »

Na minha memória interna há o arquivo GMAPSUPP.IMG. Acho que é por conta do CNB que instalei lá. Como faço então para pôr o TRC Brasil na memória interna sem apagar o GMAPSUPP.IMG? Posso renomear o arquivo? Há alguma outra saída?
Poobah.
Eu NÃO colocaria 2 mapas na memória interna do aparelho, colocaria no cartão de memória para evitar aborrecimentos futuros como ocorreu comigo, eu coloquei o segundo mapa e renomeei para "gmapprom.img" e deixei a extensão "gmapprom.sum" e depois disso o aparelho não liga mais, mesmo depois de ter dado "hard reset" e também desligado a bateria, e de nada adiantou, então mandei para uma assintencia técnica em Curitiba e me informaram que teriam que trocar a memória interna e que não valeria a pena pelo alto custo, e então estou com o aparelho sem saber a quem recorrer agora.
FICA AI A DICA: NÃO FAÇAM ESTE PROCEDIMENTO ACIMA.
MEU APARELHO É UM Garmin NUVI 750



maury sade
Mensagens: 257
Registrado em: 10 Jan 2007, 11:12

Re: Transferir mapa sem apagar o antigo

#10 Mensagem por maury sade »

Poobah

Veja o topico

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=366&t=16995

que fala sobre os arquivos .img e como colocar todos os mnapas que voce quer no gps.


Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”