enalces wireless - qual RPS comprar

Mensagem
Autor
ffkammer
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Set 2006, 17:00
Localização: Conchal/SP
Contato:

enalces wireless - qual RPS comprar

#1 Mensagem por ffkammer »

Salve Galera,

Trabalho com projeto/elaboração de enlaces wireless e gostaria da opnião dos colegas sobre qual GPS devo comprar para este trabalho.

Basicamente preciso que o equipamento marque um determinado ponto e, estando eu no outro ponto, o GPS me aponte, com a maior precisção possível, o sentido do ponto que eu marquei e me dê a altitude dos 2 pontos.

Grato,

Fabrício



Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#2 Mensagem por Ruy Lerac »

Fabrício,

Praticamente todos os modelos de gps fazem o que vc descreveu. É importante que vc informe qual a margem de erro aceitável neste seu levantamento, principalmente quanto às altitudes.


[ ]'s Ruy Lerac

ffkammer
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Set 2006, 17:00
Localização: Conchal/SP
Contato:

#3 Mensagem por ffkammer »

Olá Ruy, primeiramente obrigado pela atenção.

A margem de erro na altitude é o menor problema, preciso de maior precisão no azimute.

Estou vendo 2 modelos: Vista e o Legend, quais as principais diferenças entre eles?

E para viajantes de fim de semana, qua gostam de um trilha no meio do mato e rapel, qual modelo vc indicaria?

[]s

Fabrício



Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#4 Mensagem por Ruy Lerac »

Se a exatidão da altitude não é problema, tanto o vista como o legend lhe atenderiam. Faça comparações no site da Garmin que vc identificará as diferenças. Mas se vai usar Também em trilhas na mata, o ideal seria um modelo com o novo chip SirfIII, que mantém o sinal em locais com interferências, como mata fechada. Dê uma olhada nos modelos Map60Cx e Map60CSx.


[ ]'s Ruy Lerac

ffkammer
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Set 2006, 17:00
Localização: Conchal/SP
Contato:

#5 Mensagem por ffkammer »

Pode ser o map60C? O CX e o CSX São muito caros e no momento não posso investir muito nisso.

Qual a diferença de precisão entre o altímetro do Vista e do Legend?



Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#6 Mensagem por Ruy Lerac »

Os modelos 60 sem X não possuem o chip que falei e terão má recepção de sinais (se tiverem alguma) em mata fechada.

Os modelos com altímetro barométrico possuem maior exatidão nas indicações de altitude. Faça as comparações no site da Garmin que vc verá as diferenças.


[ ]'s Ruy Lerac

ffkammer
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Set 2006, 17:00
Localização: Conchal/SP
Contato:

#7 Mensagem por ffkammer »

Ok Obrigado novamente Ruy,

Mais uma dúvida, existem algum modelo que utilize esses chips novos e que tenha um custo menor?

[]s

Fabrício



Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#8 Mensagem por Ruy Lerac »

Cara...

não vou apostar tudo nisso, mas acho que o Map60Cx é o modelo mais simples que contém o sirfIII. No site da Garmin é possível confirmar isso.


[ ]'s Ruy Lerac

Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

#9 Mensagem por Igor »

Olá Fabrício!

Se tu quer ter o azimute para o outro local, mesmo estando parado, tu precisa de um equipamento com bússola eletrônica.
Sendo assim, dos Garmin, te servem (São os que eu lembrei agora, deve ter mais uns que Também fazem o serviço):
eTrex Summit, eTrex Vista, eTrex Vista C, eTrex Vista Cx, 60CS, 60CSx, 76S, 76CS e 76CSx. Todos estes têm bússola eletrônica.
Se quer um aparelho com chance de captar sinal mesmo dentro de construções, tuas opções se reduzem para 60CSx e 76CSx.

[]s


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#10 Mensagem por nqnnospam »

Ruy Lerac escreveu:Cara...

não vou apostar tudo nisso, mas acho que o Map60Cx é o modelo mais simples que contém o sirfIII. No site da Garmin é possível confirmar isso.
Por enquanto o modelo mais simples com o SirfStarIII é o GPSMap 60Cx. Contudo ele só informa azimute em movimento (aliás, todos os receptores GPS têm esta característica).

Para obter informações de azimute estando-se parado, é necessária uma bússola eletrônica, como disse o Ígor.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#11 Mensagem por Ruy Lerac »

Pessoal,

Se vc tem o waypoint anterior marcado, basta, parado no novo ponto, dar um go to para o ponto anterior que o gps vai indicar o azimute da rota retilínea que interliga o ponto atual ao ponto anterior. não é preciso estar em movimento. Só precisa estar em movimento se quiser o azimute do seu deslocamento. Pela mensagem do Fabricio ele quer o azimute entre dois pontos.


[ ]'s Ruy Lerac

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#12 Mensagem por nqnnospam »

Ruy Lerac escreveu:Pessoal,

Se vc tem o waypoint anterior marcado, basta, parado no novo ponto, dar um go to para o ponto anterior que o gps vai indicar o azimute da rota retilínea que interliga o ponto atual ao ponto anterior. não é preciso estar em movimento. Só precisa estar em movimento se quiser o azimute do seu deslocamento. Pela mensagem do Fabricio ele quer o azimute entre dois pontos.
Humm, não sei se eu entendi. Se você fizer um Go To ele liga os dois pontos, certamente.

Contudo, a indicação de azimute em relação à direção para qual o GPS aponta (ou em direção ao norte) só é medida quando o GPS está em movimento.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#13 Mensagem por Ruy Lerac »

Sergio,

Escolha um POI qualquer e de um goto para ele em offroad. Vá para a tela da bússola que a seta indicará o azimute da reta que liga o ponto onde vc está, mesmo parado, e o ponto de destino.


[ ]'s Ruy Lerac

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#14 Mensagem por nqnnospam »

Ruy Lerac escreveu:Sergio,

Escolha um POI qualquer e de um goto para ele em offroad. Vá para a tela da bússola que a seta indicará o azimute da reta que liga o ponto onde vc está, mesmo parado, e o ponto de destino.
O azimute em relação a que eixo/direção?


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#15 Mensagem por Ruy Lerac »

Ao Norte. É só ler na graduação da bússola.


[ ]'s Ruy Lerac

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#16 Mensagem por nqnnospam »

Ruy Lerac escreveu:Ao Norte. É só ler na graduação da bússola.
não sei se estamos falando da mesma coisa. Estou falando de modelos sem bússola eletrônica, ou então dos que tem a bússola, mas deixando a mesma desligada. Neste caso, para saber o norte, o GPS precisa estar se movendo com uma velocidade mínima, senão a indicação fica incorreta.

No meu GPS acontece isso. Quando ele está parado, e a bússola eletrônica está desligada, o Norte da bússola aponta para qualquer lugar (a parte superior do GPS se não me engano, mas preciso testar), não importa para onde ela esteja apontando. Só quando eu ligo a bússola eletrônica, ou movo o GPS o suficiente numa mesma direção e sentido, é que ele se acerta. Mesmo a direção indicada no GoTo fica errada.

Vou tentar tirar umas fotos depois ...

Assim sendo, é possível saber o azimute em relação ao norte, mas não o azimute em relação à direção para a qual o GPS "aponta".


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#17 Mensagem por Ruy Lerac »

No goto para um ponto fixo, a seta aponta para este ponto, em linha reta, a partir do ponto onde se está, mesmo sem se mover. Os dois pontos de coordenadas fixas e conhecidas permitem que o gps, sem se mover, defina o azimute (em relação ao norte) da reta que os interliga. Depois Também tiro uma foto e lhe envio.


[ ]'s Ruy Lerac

Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#18 Mensagem por Ruy Lerac »

Sergio,

já lhe enviei em pvt a imagem da bussola do meu Map60C, quando "mirando" um ponto fixo e eu parado.


[ ]'s Ruy Lerac

Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

#19 Mensagem por Igor »

Vocês dois . . .

Azimute é SEMPRE em relação ao norte.
Sim o GPS sem bússola eletrônica vai indicar o azimute correto, mas a seta vai estar apontando para um lado qualquer e não para o destino.

Para a seta apontar para o destino, mesmo com o GPS parado, só com a bússola eletrônica.

[]s


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#20 Mensagem por Ruy Lerac »

Vá dizer isto ao Sérgio.... Foi ele que perguntou se era em relação ao norte. :D :D

Eu falei que a bússula indicaria o azimute (declinação entre rota e o norte), não disse que indicaria a direção correta do norte. :D


[ ]'s Ruy Lerac

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”