Voltagem porta USB?

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Pipomirone
Mensagens: 8
Registrado em: 09 Jan 2007, 03:12

Voltagem porta USB?

#1 Mensagem por Pipomirone »

Olá, alguém poderia me dizer qual a voltagem de uma porta USB, por um acaso é 5V? (no caso de colocar algo para carregar, como um GPS).
Obrigado.


Pipo Mirone

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#2 Mensagem por Wallace »

Eu acho que é menos, uns 3,5 volts.
O problema maior é a baixa amperagem.
Na linha garmin os GPS com porta USB que podem ser alimentados pela porta USB já fazem isso automaticamente.
Mas nunca recaregam as eventuais baterias que estiverem no GPS.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
Pipomirone
Mensagens: 8
Registrado em: 09 Jan 2007, 03:12

#3 Mensagem por Pipomirone »

Desmontei o adaptador (12V, para colocar em carro) do carregador do meu GPS, para analizar em quais fios saem a energia, o + e o -. Observei q o carregador do mesmo GPS, mas de tomada (110/220), manda 5V para o mesmo fiu q eu posso colocar tanto no carregador de tomada(110/220), como no de carro (12V), e tb no computador, por isso da voltagem (depois dessa tenho certeza de q é 5V mesmo, só não sei a amperajem). Ambos (12V e 110/220V) 'transformam" para 5V CC (no caso do carregador de tomada, ja q ele diz, a corrente é de 500mA, o do carro não especifica, mas deve ser por ai tb). Sendo assim, constatei q poderei fazer um adaptador para meu PDA, sem ter q gastar uns 150 reais mais ou menos... Uma vez q a voltagem q sai do carregador do PDA (só tenho de tomada (110/220)) é de 5V tb, bom, e a corrente é de 5000mA, mas isso não importa, só sera mais lento para carregar.
Farei um cabo da seguinte maneira: de um lado, uma tomada USB (daquelas largas, do computer) e do outro lado um plug comum, daqueles q tem tipo a capa, e o centro, sendo positivo (+) interno, e negativo (-) externo (pelo menos no meu caso).
E ainda o melhor é q tenho um GPS Solar Power, que carrega por energia solar, então acho q vai dar um bom casal agora.
Oque acham?
Cara, fiquei feliz qd saquei isso... ..tava de bode, meu PDA "sulga" uma bateria lascada... ...viagens longas passa raiva... ...ficava tudo pela metade.
Talvez tenha ficado um pouco confusa a minha explicação... ...qq duvida posso tentar esclarecer.
Abraços.


Pipo Mirone

Avatar do usuário
Pipomirone
Mensagens: 8
Registrado em: 09 Jan 2007, 03:12

#4 Mensagem por Pipomirone »

Devo resaltar tb q dessa maneira, poderei carregar meu PDA no carro, no computador, e pelo carregador do GPS tb...
Me diga oq acha.
Valeu.


Pipo Mirone

Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

#5 Mensagem por Igor »

A porta USB trabalha em 5V.
A Porta do PC forncece no máximo 500mA.
Portas de Hubs podem fonecer menos.
Uma vez q a voltagem q sai do carregador do PDA (só tenho de tomada (110/220)) é de 5V tb, bom, e a corrente é de 5000mA, mas isso não importa, só sera mais lento para carregar.
Esse pensamento está errado.
Se o aparelho precisar de 5000mA para funcionar ele pode tentar drenar essa corrente e danificar a porta USB ou a controladora ou até a placa mãe.


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

Avatar do usuário
Pipomirone
Mensagens: 8
Registrado em: 09 Jan 2007, 03:12

#6 Mensagem por Pipomirone »

Nesse ponto vc tem razão.
Mas e se eu uza-lo somente para carga, sem ligar o PDA? Teoricamente não daria prblema, não é?
De qq maneira, não tem o pq eu usar a porta USB para essa finalidade, se estiver de frente ao PC, provavelmente estarei perto de uma tomada... ...mas vc me colocou uma pulga atraz da orelha agora, pq no caso do carregador de carro do GPS q pretendo usar para carregar o PDA, tb deve, no mínimo, "mandar" 500mA tb... ...bom, pelo menos o preju é menor. ...acho.
Valeu!


Pipo Mirone

Avatar do usuário
jardim
Mensagens: 22
Registrado em: 14 Mar 2006, 09:36

#7 Mensagem por jardim »

Neste caso, a saída USB do micro (ou HUB USB) pode não carregar as baterias com carga máxima...

Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.



Simeão Dias Gomes
Mensagens: 49
Registrado em: 20 Set 2006, 13:19
Localização: Jaguarão e Pelotas S31° 46' 09.3" W52° 20' 27.1" - RS
Contato:

#8 Mensagem por Simeão Dias Gomes »

É 5 volts. Comprei no Mercado Livre (numa loja do Espírito Santo estava com o melhor preço) um adaptador veicular que liga no isqueiro do carro e tem uma tomada usb na outra ponta. Ele é vendido para alimentar Ipod e está funcionando bem no meu map60Cx.
No meu blog http://www.simeaogomes.blogspot.comtem uma foto do mesmo e mais alguns artigos interessantes.

Simeão



Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re:

#9 Mensagem por paulocarvalho »

Pipomirone escreveu:Desmontei o adaptador (12V, para colocar em carro) do carregador do meu GPS, para analizar em quais fios saem a energia, o + e o -. Observei q o carregador do mesmo GPS, mas de tomada (110/220), manda 5V para o mesmo fiu q eu posso colocar tanto no carregador de tomada(110/220), como no de carro (12V), e tb no computador, por isso da voltagem (depois dessa tenho certeza de q é 5V mesmo, só não sei a amperajem). Ambos (12V e 110/220V) 'transformam" para 5V CC (no caso do carregador de tomada, ja q ele diz, a corrente é de 500mA, o do carro não especifica, mas deve ser por ai tb). Sendo assim, constatei q poderei fazer um adaptador para meu PDA, sem ter q gastar uns 150 reais mais ou menos... Uma vez q a voltagem q sai do carregador do PDA (só tenho de tomada (110/220)) é de 5V tb, bom, e a corrente é de 5000mA, mas isso não importa, só sera mais lento para carregar.
Farei um cabo da seguinte maneira: de um lado, uma tomada USB (daquelas largas, do computer) e do outro lado um plug comum, daqueles q tem tipo a capa, e o centro, sendo positivo (+) interno, e negativo (-) externo (pelo menos no meu caso).
E ainda o melhor é q tenho um GPS Solar Power, que carrega por energia solar, então acho q vai dar um bom casal agora.
Oque acham?
Cara, fiquei feliz qd saquei isso... ..tava de bode, meu PDA "sulga" uma bateria lascada... ...viagens longas passa raiva... ...ficava tudo pela metade.
Talvez tenha ficado um pouco confusa a minha explicação... ...qq duvida posso tentar esclarecer.
Abraços.

Tenha cuidado, pois a exigência de corrente de um PDA normalmente é bem maior que a de um GPS, portanto considero arriscado adaptar o carregador do GPS para operar um PDA, a não ser que seja exclusivamente para recarga.

Agora, se você tem jeito com eletrônica, você pode construir um adaptador 12V-5V usando o C.I. 7805, cuja corrente máxima é 1A (1000mA). Para conseguir mais corrente ligue quantos quiser em paralelo. O 7805 custa algo em torno de R$2,00.

Se quiser fazer um cabo para o carro, use u



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Avatar do usuário
Luzemario
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Fev 2008, 17:00
Localização: Brasí­lia

Re:

#10 Mensagem por Luzemario »

Igor escreveu:Esse pensamento está errado.
Se o aparelho precisar de 5000mA para funcionar ele pode tentar drenar essa corrente e danificar a porta USB ou a controladora ou até a placa mãe.
Negativo. As portas USB tem proteção contra sobrecorrente. Se o dispositivo tentar drenar mais de 500mA (ou 1A nos mais novos, que usam duas portas conjugadas só pra alimentar os dispositivos), a porta é desligada e o sistema operacional avisa sobre o ocorrido.


Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD

Serviços de Internet bons e baratos :) http://www.luzehost.com.br

Vanquish
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:47

Re: Re:

#11 Mensagem por Vanquish »

Luzemario escreveu:Negativo. As portas USB tem proteção contra sobrecorrente. Se o dispositivo tentar drenar mais de 500mA (ou 1A nos mais novos, que usam duas portas conjugadas só pra alimentar os dispositivos), a porta é desligada e o sistema operacional avisa sobre o ocorrido.
Essa funcionabilidade não está presente em todas as motherboards. Em muitas delas, as portas USB queimam junto com o dispositivo acoplado.



Avatar do usuário
cotozulu
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Abr 2008, 23:32
Contato:

Re:

#12 Mensagem por cotozulu »

Igor escreveu:A porta USB trabalha em 5V.
A Porta do PC forncece no máximo 500mA.
Portas de Hubs podem fonecer menos.
Uma vez q a voltagem q sai do carregador do PDA (só tenho de tomada (110/220)) é de 5V tb, bom, e a corrente é de 5000mA, mas isso não importa, só sera mais lento para carregar.
Esse pensamento está errado.
Se o aparelho precisar de 5000mA para funcionar ele pode tentar drenar essa corrente e danificar a porta USB ou a controladora ou até a placa mãe.
amigos:
vejam lá o que vocês estão falando.
5.000mA significa uma corrente de 5 ampéres. O equivalente a 5 lampadas de 120w numa residencia, ligada ao mesmo tempo.
percebam que se essa informação estiver correta o fio que alimenta esse gps teria no mínimo 2,5mm².
o que eu quero dizer com isso? nem a porta USB nem o cabo do GPS aguentariam uma corrente de 5.0A, a própria fonte de um computador tem capacidade de 5 A para todos os periféricos. A de um "notebuke" tem corrente de 3,5 A.
entao antes de sair fazendo gambiarras para refrescar o EGO pensem que com o preço de um GPS + o valor de uma placa mae da pra comprar um conversos de 12V para o GPS, ou até mesmo, uma placa solar com saida de tensão variável.

abraço

Joel
Editado pela última vez por cotozulu em 16 Jun 2009, 17:50, em um total de 1 vez.


Cotonete.
Cascavel-Pr.
Desenvolvedor Municipal do Oeste e Sudoeste - PR.


Garmin 60CSx
Garmin76S MAP
NUVI 750W
SAMSUNG OMNIA LITE + GMXT .

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Re:

#13 Mensagem por Wallace »

Que rolo que esta fazendo!
A lampada de 120 W consome cerca de 1 ampere ser for de 110 volts pois W = A x V.
Se for uma de 220 volts vai consumir cerca de meio amper.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Marcos_
Mensagens: 56
Registrado em: 10 Ago 2008, 01:01

Re: Voltagem porta USB?

#14 Mensagem por Marcos_ »

É um rolo mesmo...mas vamos arrumá-lo.
A voltagem da porta USB é de aproximadamente 5V. Quanto a corrente disponível pode variar de 500mA a 1A dependendo do modelo.( e também se há um Hub energizado ou não)
E a proteção de sobrecorrente existe em alguns modelos de placa mãe e em outros não.

Quanto a "5000 mA" provavelmente a pessoa quis dizer 500mA ; mesmo porque em vez de dizer 5000mA é mais fácil usar 5A.

:arrow: E o quanto ao colega cotozulu , ele não fez rolo algum pois como mencionou corretamente acima "5.000mA significa uma corrente de 5 ampéres. O equivalente a 5 lampadas de 120w"



Avatar do usuário
cotozulu
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Abr 2008, 23:32
Contato:

Re: Voltagem porta USB?

#15 Mensagem por cotozulu »

nao querendo puxar o saco, mas eu peguei a calculadora e fiz a conta....

=]


obrigado ae
Editado pela última vez por cotozulu em 16 Jun 2009, 17:54, em um total de 1 vez.


Cotonete.
Cascavel-Pr.
Desenvolvedor Municipal do Oeste e Sudoeste - PR.


Garmin 60CSx
Garmin76S MAP
NUVI 750W
SAMSUNG OMNIA LITE + GMXT .

Avatar do usuário
Luzemario
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Fev 2008, 17:00
Localização: Brasí­lia

Re: Re:

#16 Mensagem por Luzemario »

Vanquish escreveu:Essa funcionabilidade não está presente em todas as motherboards. Em muitas delas, as portas USB queimam junto com o dispositivo acoplado.
Bom, pelo menos é o que está na especificação USB... mas sabe-se lá que cortes econômicos seu fabricante chinês fez para sua placa ficar mais barata... :wink:


Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD

Serviços de Internet bons e baratos :) http://www.luzehost.com.br

Felipe Camocardi
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Set 2008, 12:53

Re: Voltagem porta USB?

#17 Mensagem por Felipe Camocardi »

Bom, nao entendi muito bem o lance, mas em termos de eletronica é o seguinte:
O importante é olhar o consumo do aparelho. Se um PDA pede sei lá...3,5 A...vc deve obrigatoriamente usar uma fonte que possa fornecer essa corrente.
Se seu aparelho foi feito para ser usado em portas USB, o mesmo deve ser " certificado" sendo assim, as especificacoes de uma porta USB é 5V +- 10% e 500ma(0,5A).
NUNCA vi uma porta USB de 5A, e pra falar a verdade seria lokura. Como disseram acima, só o fio deveria ser algo em torno de 2,5mm.
Não recomendo "fazer" as fontes de USB para carro "manualmente" usando 7805 pois gera muitos ruídos, podendo danificar o aparelho.
Recomendo observar a potencia dos aparelhos a serem ligados e dimensionar adequadamente as fontes.



Avatar do usuário
Schmidt
Mensagens: 144
Registrado em: 27 Out 2008, 08:15
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Voltagem porta USB?

#18 Mensagem por Schmidt »

Olá amigos, as portas USB realmente trabalham com a tensão de 5V e na maioria dos casos com a corrente de até 500 mA (alguns dispositivos podem fornecer 1A ou mais). Uma referência bastante didática sobre o assunto é a Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Usb

Sobre o 7805, acho uma boa solução para fazer um carregador para carro e ao contrário do que foi dito ele não vai gerar ruído. Apenas faço uma observação sobre o aquecimento neste CI pois com a saída em 1A a potência dissipada no CI seria de 7W (1A x (12V - 5V)). Se alguém tiver alguma dúvida sobre como montar o circuito sugiro ver o data sheet de algum fabricante deste CI, um exemplo seria: http://www.alldatasheet.com/datasheet-p ... /7805.html


nüvi 780 - Oregon 450

Marceloa
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Mai 2009, 16:26

Re: Voltagem porta USB?

#19 Mensagem por Marceloa »

Boa tarde!
Gostaria de saber se existe algum problema em ligar um gps etrex vista hcx em um carregador genérico mini usb veicular para telefones. Existem milhões de diversas marcas. Achei o mais confiável um modelo da leadrship 0184 e por sinal é extremamente barato.
Grato



Avatar do usuário
cotozulu
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Abr 2008, 23:32
Contato:

Re: Voltagem porta USB?

#20 Mensagem por cotozulu »

Marcelo

eu uso um carregador de celular leadeship no meu 60cxS e funciona perfeitamente.

só confirme se a saída dele é mesmo 5,0 ou 5,5 volts ok?

abrassss


Cotonete.
Cascavel-Pr.
Desenvolvedor Municipal do Oeste e Sudoeste - PR.


Garmin 60CSx
Garmin76S MAP
NUVI 750W
SAMSUNG OMNIA LITE + GMXT .

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Cabos, antenas e suportes.”