GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

http://www.navcity.com.br
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#141 Mensagem por Wallace »

GTGEO escreveu:Sobre este projeto TRACK SOURCE eu acho interessante pela melhoria dos mapas brasileiros, sou Geografo e intusiasta de tecnologias, inclusive instalei um DVD com navegador GPS em meu carro.

Mas acho demasiadamente injusto trabalhar de graça nesse projeto sendo q vai beneficiar uma empresa privada com objetivo lucro. Seria correto se todo esforço empreendido fosse realmente "opensource", buscando um mapa final (em constante desenvolvimento) q fosse aberto p rodar em todo navegador (Destinator, Route 66, Map24, Miomap e sua turma - Igo ...) e não ficar preso a uma empresa - Garmin -.

Até porque com a crescente integração de "gadgets" mutisistemas (celulares, relógios, notebooks, carros, DVDs) seriam esses os mais utilizados para abarcar os mapas "opensource", e não os aparelhos GPS Garmin supercaros e de pouco atributos abaixo dos mil Reais, e normalmente de uso restrito a pessoas do meio (esportistas ou pesquisador).

Isso é mais uma "Reserva de Mercado" q só tem lugar mesmo no BRasil.
nqnnospam escreveu:Sendo um "entusiasta" de tecnlogias e um geógrafo, você deve saber que converter mapas vetoriais georeferenciados de um formato específico para o formato específico deste ou daquele fabricante de GPS exige um aplicativo específico para isso, já que cada fabricante utiliza formatos proprietários (não documentados).

Não existe impedimento nenhum em converter os mapas Tracksource para formatos outros que não o Garmin, desde que o aplicativo conversor seja "disponibilizado" pelos interessados.

Se tal aplicativo não existe, não há como fazer mágicas.
Wallace escreveu:Primeiro, poderia assinar sua mensagem, pois GTGEO não é nome.

Voce nem ninguem é obrigado a nada em relação ao projeto TrackSource.

Então acho que não tem o minimo cabimento no que falou.

Como voce tem muito mais conhecimento na área que praticamente todos no projeto TrackSource pode partir voce mesmo a fazer este desenvolvimento que propos.

Prove com ações em vez de postar aqui coisas sem sentido.

E pode ter certeza que os Mapas gratuitos do projeto Tracksource ajudam a baixar os preços de todos os GPS ou navegadores do mercado.

Fora que pode usar os mapas do TrackSource pode ser usados em aparelhos que não Garmin como PDAs, Smartfone e no computador ligado GPSs.

Quem é efetivamente beneficiado é que usa os mapas.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

leobarbieri
Mensagens: 11
Registrado em: 31 Jul 2008, 21:18

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#142 Mensagem por leobarbieri »

Olá Dionisio....

Antes de eu agradecer sua atenção comigo e com todos aqui, gostaria de fazer uma breve colocação.

"Estão na frente aqueles que com a simplicidade de um leigo, explicam a complexidade dos sábios."
Minhas congratulações pelas suas palavras sinceras, honestas e pacificas.

Bom, agora voltando aos nossos sempre resolvidos problemas do NAV.

Seguinte: Entedi suas explicacoes e confesso que vou instalar tudo outra vez.
Gostaria de aproveitar e pedir a voce que disponibilize para a gente o Destinator, seus mapas e seus pois em uma oportunidade.

Agora, voltando ao que ocorre comigo...

Com relaçao ao que voce me explicou sobre clicar varias vezes na setinha preta, que é a direcional, e que coloca o cocpit em modo 3d, fiz isso várias vezes e não deu certo... continua fixado na bolinha vermelha clicada no mapa.

Vou ver se depois de re-instalar hoje eu consigo...

Gostaria de pedir um outro favor:
Você poderia me dizer o que essencialmente eu preciso ter para rodas o MioMap em termos de mapa e pois? - será que me fiz entender?

Obrigado e um abraço

Léo Barbieri



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#143 Mensagem por Wallace »

dionisioprado escreveu:Muito pelo contrário, a minha crítica é para muitos usuários dos aparelhos Garmin, pois o que tenho visto pelos foruns que participo ou simplesmente visito, é o fato de termos perguntas (até aqui mesmo no Portal GPS) sobre dúvidas de qual modelo adquirir por pessoas que estão interessadas na cojmpra do 1º aparelho, e por vezes, nem mesmo sabem por onde começar, então postam: "Qual aparelho devo adquirir, MIO C220 ou AIRIS T930?" - neste caso, a pergunta seria qual o melhor aparelho para um iniciante que quer apenas ligar o "treco", inserir endereço e sair em direção ao destino, e na maior parte das vezes em percursos exclusivamente urbanos das grandes cidades. De proto vem lá a resposta: "Pega o modelo XXXABC da Garmin pois estes sim funcionam, s´po eles tem acesso aos mapas do projeto TrackSource....".
Bem nada impede de voce responder o que acha.
Eu só posso falar bem ou mal dos GPS da Garmin e dos Mapas do Projeto TrackSource, pois é o que eu uso.
dionisioprado escreveu:Aproveito ainda para colocar que, assim como vc mesmo afirmou, eu tb sou aficcionado pela área de TI, adoro pegar meus gadgets e modifica-los liberando todo o potencial que por vezes vem bloqueado pelos fabricantes, tenho lido bastante sobre o Projeto e admiro bastante todo o trabalho, porém questiono muito a forma de implementação, porque, já que temos uma fonte Open Source no projeto, e tantos desenvolvedores cadastrados, ninguem ainda questionou as possibilidades, se não de formatar os mapas para outros softwares de navegação (iGo, destinator, route66), pelo menos desenvolver um software próprio do projeto, que saisse com opções para instalação em vários tipos de dispositivo (PND, PDA, PALM PC)? Desta forma qualquer PND que fosse desbloqueado pelo usuário (inclusive os Garmin) teriam condições de ter instalado o sistema original do fabricante e também o do Projeto, assim como tenho hoje no meu NAV o V7 Navigator, juntamente com Destinator 6 e 7, MIOMAP, iGO8, Infinity (iGO2006 Airis), desta forma tenho a opção de qual vou utilizar em cada momento... Aí sim teriamos um Projeto realmente OpenSource, democrático e que não estaria beneficiando nenhuma empresa privada, quanto mais promovendo evasão de divisas do Brasil, para uma empresa de capital 100% extrangeiro, que somente visa esfolar os usuários por aqui com preços abusivos de seus gadgets.
Já fizeram varias vezes essa "critica" ao projeto, incluindo um amigo meu.
E a resposta é sempre a mesma, a base de mapas do Projeto esta disponivel para quem conseguir migrar ela para outra plataforma. O que meu amigo (que é da área de TI) se prontificou a fazer para o Magelan.
E acabou não fazendo, mas acabou comprando GPS da Garmin rs rs
Assim antes de qualquer critica ou sugestão; tenham em mente que o projeto TrackSource esta onde esta porque tem pessoas que fazem as coisas acontecerem.
Então se querem algo, parem de falar e eventualmente criticar e coloquem a mão na massa (ou nos bits rs rs) e criem o que acha que falta.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#144 Mensagem por Wallace »

wagnerpk escreveu:Mais...

Acho injusto que critiquem o pessoal do Tracksource porque há interesse comercial. Sim, tem.
Discordo totalmente.
Onde viu tal interesse comercial de alguem que participa do projeto TrackSource?


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#145 Mensagem por Wallace »

dionisioprado escreveu: Vc entende mesmo do que está falando? Eu uso Linux e rodo nele qualquer software do Windows, caso não hajam similares Open Source, eu uso um pequeno software chamado EMULADOR (wine) e rodo inclusive aplicativos como Photoshop.
Esta ai uma coisa que acho dificil.
Mas basicamente de curiozidade gostaria de propor um desafio que nada tem com GPS.
De voce rodar alguns software para Windows que uso ai no seu Linux.
Nem sei se é possivel em função de onde voce se encontra, mas gostaria de ver primeiro rodar o software que trabalho, o SigmaNest no seu Linux.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
wagnerpk
Mensagens: 162
Registrado em: 28 Set 2006, 00:04

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#146 Mensagem por wagnerpk »

Me refiro ao Trackmaker Pro ([EDITADO] Confundi uma coisa com outra, o projeto Tracksource é uma coisa e o Trackmaker é outra. Desculpas.), com facilidade para profissionais, que, dependendo do ponto de vista, pode ser visto como objetivo comercial. E fui isso que me referi. Não que seja no sentido pleno, que de fato, não o é. Mas, se falei besteira, peço desculpas. Aliás, sou muito grato pela lisura, transparência e diligência dos desenvolvedores do projeto por darem seu tempo sem cobrar nada.

Agora, voltando ao tópico...

Eu gostaria de aprender sobre outros dispositivos, incluindo os V7. Veja se há como resolver esses problemas reais:

1 - No início do ano, fui a passeio a Europa (não q eu tenha dinheiro, pois só paguei a passagem parcelando e fiquei na casa de amigos). Eu tinha um modelo bem simples e baratinho mas que aceita mapas, o e-Trex Legend Cx. Na época, não sabia enfiar mapas *.img no GPS, então, não tinha mapas da Europa. Primeiro, fiquei passeando à pé por Valência sozinho com o e-Trex ligado. Coloquei, antes, POIs que coletei do Google Earth, salvei em *.kmz, abri o soft gratuito Trackmaker e enviei ao GPS. Embora não tivesse mapa, fui salvando meu caminho como trilha, passei por museus e pelo mar Mediterrâneo, depois voltei sem me perder para a hospedagem. Como eu andaria sem me perder, andar pelas atrações e voltar com os modelos V7?

2 - Alugamos um carro e eu tive que dirigir de Torino (Itália) até Grenoble (França). Criei a rota automática pelo Google Earth até o endereço na França, salvei em *.kmz e enviei ao GPS como trilha. Colocando o e-Trex no painel como navegador, ativei a facilidade Garmin "track back", e segui o caminho até o ap em que eu ficaria hospedado. Com um V7 na mesma situação, o que vc faria?

3 - No ano que vem, vou ao Chile de moto. Coloquei um suporte na moto e vou com meu atual Colorado me guiando até lá, passando, antes, pela Argentina. Pode ser que pegarei chuva no caminho, mas não há problema, pois o Colorado é à prova d'água. Vou usar mapas roteáveis e não pagar por nenhum deles. Como fazer isso com um V7?

Acredito que quem entra neste fórum e pergunta "qual GPS é melhor?" é, no mínimo curioso, e gostaria de obter mais do GPS, exceto quando fala explicitamente o fim. Portanto, devido ao registro de trilhas, facilidade de manipulação das mesmas e dos POIs pelos softwares Mapsource, Trackmaker e Google Earth (o GE "conversa" com os GPSs Garmin), muitos aqui dão a dica de GPSs Garmin, pelo 'a mais' que oferecem.


Colorado 300 + Nüvi 855 + Legend Cx
iPhone 16GB c/ GPS
Note DELL C2D W7 Ultimate

leobarbieri
Mensagens: 11
Registrado em: 31 Jul 2008, 21:18

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#147 Mensagem por leobarbieri »

dionisioprado escreveu:
leobarbieri escreveu:4º passo: Este passo na verdade não é mandatório, mas altamente recomendável pois o software em questão, habilita algumas funcionalidades do WindowsCE que serão bastante interessantes mais para a frente, como por exemplo o TaskManager.exe, que permite que fechemos completamente a interface de inicialização do V7, ficando apenas com uma tela do Windows (barra de ferramentas e área de trabalhocom alguns ícones). ...
Leo Barbieri, aconteceu o mesmo comigo na primeira vez que fu fazer o procedimento de desbloqueio, e depois de apanhar muito do GPS, descobri que bastava realizar um HardReset (Desligar a chave On/Off na lateral do aparelho - para tal use a ponta de uma caneta ou um clips de papel - aguardar +/- 30 segundos e ligar novamente) em seguida, realizar novamente o procedimento à partir do passo 4... em muitos NAV730 e 740 de amigos que fiz o desbloqueio, aconteceu isto e em 100% dos casos em que ocorreu, o procedimento de HardReset resolveu o problema.

Tente o procedimento e poste sua experiencia

[]s Dionisio
Dionisio

Fiz o que voce disse e está totalmente ok.
Obrigado



Avatar do usuário
wagnerpk
Mensagens: 162
Registrado em: 28 Set 2006, 00:04

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#148 Mensagem por wagnerpk »

Outro problema:

4 - O camarada decide visitar o sítio do colega que fica 50km adentro de área rural fora da rodovia, em estradas vicinais, onde não há cobertura de mapa algum, mas não sabe exatamente chegar lá. Com um navegador Garmin, por onde o carro passa deixa um registro de trilha. Se errar numa bifurcação, ele pode voltar e ir por outro caminho. Se houver muitas bifurcações, e o camarada demorar a achar o bem-dito sítio do colega, pelo menos ele vai criando um 'mapa' da região com as trilhas, sem ter que passar pelo mesmo caminho, nem andar em círculos. Quando achar o sítio, usando o 'mapa' criado pelas trilhas, o camarada pode facilmente retornar à rodovia pelo caminho mais curto. Como seria num V7?


Colorado 300 + Nüvi 855 + Legend Cx
iPhone 16GB c/ GPS
Note DELL C2D W7 Ultimate

leobarbieri
Mensagens: 11
Registrado em: 31 Jul 2008, 21:18

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#149 Mensagem por leobarbieri »

Mestre Dionisio

Boa Noite.

Acabei de reinstalar tudo e amanhã testarei a nova instalação indo para Campinas.

Lhe aviso sobre o esquema de clicar na tela durante uma rota e ela travar e nao voltar mais para a rota.

Um abraço

Léo Barbieri

PS. Tem como incluirmos os POIS da 4 rodas no Miomap?



leobarbieri
Mensagens: 11
Registrado em: 31 Jul 2008, 21:18

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#150 Mensagem por leobarbieri »

wagnerpk escreveu:Outro problema:

4 - O camarada decide visitar o sítio do colega que fica 50km adentro de área rural fora da rodovia, em estradas vicinais, onde não há cobertura de mapa algum, mas não sabe exatamente chegar lá. Com um navegador Garmin, por onde o carro passa deixa um registro de trilha. Se errar numa bifurcação, ele pode voltar e ir por outro caminho. Se houver muitas bifurcações, e o camarada demorar a achar o bem-dito sítio do colega, pelo menos ele vai criando um 'mapa' da região com as trilhas, sem ter que passar pelo mesmo caminho, nem andar em círculos. Quando achar o sítio, usando o 'mapa' criado pelas trilhas, o camarada pode facilmente retornar à rodovia pelo caminho mais curto. Como seria num V7?
Olá Camarada.

Essa eu te respondo.

O Miomap no V7 também tem registro de trilhas, valeu.... tipo João e Maria saca?
Pode inclusive editar e deletar os trechos que nao sao legais.

Falou aí.



ninguem_rj
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Ago 2008, 07:55

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#151 Mensagem por ninguem_rj »

Galera, sou novo no forum e recente possuidor do NAV730 tmb!

Já procedi com a liberação do wince e estou baixando os arquivos do miomap e depois farei o do destinator.

Mas gostaria de compartilhar que apesar de não ser dito no site do V7, o NAV730 consegue ler cartões SDHC !!!

Testei o cartão Markvision SDHC Class 6 de 16Gb e funcionou perfeito !!!
Deve caber tudo que imaginar de mapas e sobra espaço para videos e mp3 :-)
Recomendo ;-D

Agora... este wince5 tem mediaplayer? como habilitá-lo??
E visualizador de imagens e fotos?

Abraços,
Rick Jr.



ninguem_rj
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Ago 2008, 07:55

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#152 Mensagem por ninguem_rj »

outra pergunta...

Sempre que eu der um reset (Off naquela alavanquinha) perde toda a configuração de hora, icones no winCE e etc???

Rick Jr.



acvreis
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Ago 2008, 18:43

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#153 Mensagem por acvreis »

Olá amigos, aproveitei as promoções que estão fazendo e comprei meu NAV730 a um preço razoável, por 12 x R$45. A princípio eu tinha gostado da interface do 730. Hackeei e instalei os outros softs, seguindo as valiosas instruções do grande Dionísio. Achei o Destinator um horror! E só consigo a voz de uma portuguesa dando as orientações.

Já o miomap é quase a mesma coisa que a interface original do aparelho. Mas acho que ainda prefiro esta, pois o MioMap mostra o nome da rua a entrar com fundo transparente, o que, às vezes, embaralha com os outros nomes do mapa. Já a interface original apresenta o nome com fundo preto, o que torna a visualização mais fácil.

Quanto à questão das marcas, nunca entendi por que tem gente que torce para aparelho como quem torce para time de futebol, igual ao que se vê em fóruns de informática, com os macfanáticos. Sou um entusiasta de tecnologia, mas só comprei o meu GPS, mais para ver como é do que qualquer outra coisa, quando chegou num preço que considero razoável -- ainda um tanto a contragosto, já que nos EUA o mesmo aparelho sai por U$99.

Mais uma vez, obrigado ao Dionísio e aos outros colegas que nos trazem informações valiosas, que nos permitem fazer nossos brinquedos render mais.



Avatar do usuário
wagnerpk
Mensagens: 162
Registrado em: 28 Set 2006, 00:04

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#154 Mensagem por wagnerpk »

Legal, interessante. Essa facilidade já vem de fábrica? Dá para salvar as trilhas para usar de novo num futuro? Estou querendo adquirir um outro GPS para aprender a fuçar e, pelo preço, este parece ser interessante.
dionisioprado escreveu:existem sim versões do Destinator e do iGo tanto para PND,PDA, PALM e Symbian
Tem certeza que há versões desses programas para Palm OS? Até onde eu saiba, apenas para plataformas baseadas em Windows.


Colorado 300 + Nüvi 855 + Legend Cx
iPhone 16GB c/ GPS
Note DELL C2D W7 Ultimate

Saulo
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Jul 2008, 13:09

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#155 Mensagem por Saulo »

Olá pessoal!

Vi em comentários anteriores que o MioMap 3.3 grava o registro de trajetos deixando o rastro nos locais onde não tem mapa, ou seja, o caminho percorrido. Mas não estou conseguindo fazer isso com o meu. Alguém poderia me ajudar?

Obrigado!
:)



Avatar do usuário
dionisioprado
Mensagens: 77
Registrado em: 30 Mai 2008, 16:49
Localização: Santo André

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#156 Mensagem por dionisioprado »

leobarbieri escreveu:Olá Dionisio....
Gostaria de aproveitar e pedir a voce que disponibilize para a gente o Destinator, seus mapas e seus pois em uma oportunidade.
Bom dia leobarbieri, já foi postado o Destinator com mapa 2007Q4 da 4Rodas, completinho basta apenas descompactar e coloca-lo no cartão, fazer as mudanças do addons.txt e sair rodando. Não gosto muito da interface do Destinator mas ai vai do gosto pessoal de cada 1, uso ele apenas para localização de alguns POI que não existam no MIOMAP e iGo. :wink:

Caso ainda não tenha encontrado, ai vão os links novamente:
dionisioprado escreveu:
jpaula escreveu:Dionisio achei uma versao do destinator só que a mesma aparentemente esta configurada para tela de 4,3 polegadas entao parte do conteudo nao aparece
sabe como corrigir este problema
em tempo, a pagina era
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=71006&page=4
Já li alguns tópicos a respeito, inclusive já baixei esta versão também, porém não consegui coloca-la para funcionar no NAV... :|
Minha recomendação neste caso é deletar completamente a pasta do destinator do SD e baixar a seguinte versão:
Parte 1 - "www.4 shared.com /file /57805059 /39b8c21 /Destinator7part1.html" (copie e cole no navegador removendo os espaços)
Parte 2 - "www.4 shared.com /file /57809195 /ed8c5a89 /Destinator7part2.html" (copie e cole no navegador removendo os espaços)
Parte 3 - " http://www.4 shared.com /file /57810781 /b71fb559 /Destinator7part3.html" (copie e cole no navegador removendo os espaços)

Após baixados as 3 partes do Arquivo, descompacte em uma pasta temporária do PC, deverá ser criada uma Pasta “DestinatorApps”, pegue então esta pasta e copie integralmente para o SD.

Não modificar as estruturas de pastas pois dará erro.

Após copiado, modifique o seu arquivo “addons.txt” inserindo a seguinte linha abaixo de "[modules]":

4 Rodas = "icons/V7.bmp" , "\\Storage Card\\DestinatorApps\\Destinator\\Destinator.exe"

Pronto, reinicie o GPS (Soft Reset – pelo botão reset do furinho ao lado do aparelho) e aparecerá o ícone para acesso ao Destinator já com o mapa 4Rodas e com uma tradução PT-BR (meio tosca, é verdade, mas melhor do que o PT – PT original do programa)
__________________________________________________________________________________
leobarbieri escreveu:Agora, voltando ao que ocorre comigo...

Com relaçao ao que voce me explicou sobre clicar varias vezes na setinha preta, que é a direcional, e que coloca o cocpit em modo 3d, fiz isso várias vezes e não deu certo... continua fixado na bolinha vermelha clicada no mapa.
Certo, neste caso, pelo emnos em minha instalação do MIOMAP, quando acontece isto, no canto inferior direito do mapa, aparece um círculo semi-transparente com a inscrição "seguir", basta clicar neste círculo e ele volta a mostrar sua posição atual, dentro da navegação de trajeto que já havia sido configurada. No caso de não estar aparecendo este círculo, pode sim ser algo na configuração do MIOMAP. vou ver se consigo um PrintScreen da tela com a indicação seguir e posto aqui mesmo editando o post. E aproveitando ainda vou ver se encontro algo a respeito de como configurar o MIOMAP para voltar automaticamente à navegação sem ter que clicar em seguir, não é certeza, mas parece que já li algo a respeito nos manuais do iGO 2006, que é identico ao MIOMAP, caso haja novidades tb posto por aqui.

leobarbieri escreveu:Gostaria de pedir um outro favor:
Você poderia me dizer o que essencialmente eu preciso ter para rodas o MioMap em termos de mapa e pois? - será que me fiz entender?

Obrigado e um abraço

Léo Barbieri
Sim com certeza, vc quer saber o que seria o básico para o MIOMAP rodar no seu aparelho, e ocupando o menor espaço possível no SD, correto? se foi isto, é necessário que tenha todos os arquivos que estão na pasta raiz do Programa (pasta MIOMAP, a saber os arquivos: "AAAShell.dll, applications.dat, DATA.zip, Device.NNG, GPSTMC.dll, GX.dll, GX_HPC.ini, iGO.bmp, iGO.DB, iGO_backup.DB, igotoday16.bmp, igotoday32.bmp, igotoday64.bmp, igotoday.dll, Liscence.db, MIOMAP.exe, MIOMAP.exe.id, NNGCXNAV.dll, SYS.txt, TAHOMA.TTF, TAHOMABD.TTF") dentro da pasta MIOMAP, devem conter também os diretórios: "GPSLOG, LANG, MAPS, POI, VOICE e opcionalmente, no caso de mudança de skin como é o caso do AIRIS SKIN, também serão necessários os diretórios SCHEME e SKIN"
Dentro dos diretórios citados, o que pode ser modificado é o seguinte:
Diretório LANG, pode ser deixado apenas oa arquivos de referência à english_us.zip (lingua nativa do programa, sem ele não funcionou nos testes que fiz) e portuguese_bra.zip (translate do programa para PT-BR)
Diretório SCHEME, basta deixar 1 único esquema de cores (aqui vão os esquemas de cores para exibição dos mapas), sempre o que mais lhe agradar
Diretório VOICE, para limpar o SD, basta deixar o "v_por_bra_f2.zip" que é referente à voz de fala "Ana Maria" em PT-BR, mas neste caso não teria como efetuar a escolha por outras vozes na execução do sistema.

Basicamente é isto, mas desde já afirmop que se a intenção é apenas liberar espaços do SD, blz pode ir em frente, agora se a intenção é aliviar a carga do sistema deixando ele mais rápido, não vai adiantar muito, pois neste caso a velocidade do sistema é dependente exclusivamente do hardware utilizado, tipo, processador, memória RAM e velocidade do SD, neste último sendo o único ponto que pode ser feito upgrade pelo usuário, ao adquirir um cartão do tipo SDHC cujo I/O é quase que o dobro do SD convencional e é suportado pelo V7.

[]s Dionisio


Welcome to the Hackers Zone
Hardware:
V7 - NAV730 e NOKIA N-95, Atualmente Motorola Spice XT300 meu & AIRIS T930, Aquarius Ipiranga, Xing Ling adquirido diretamente da china por US$ 48,00 Família

Hacking for Fun!

Avatar do usuário
dionisioprado
Mensagens: 77
Registrado em: 30 Mai 2008, 16:49
Localização: Santo André

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#157 Mensagem por dionisioprado »

Boa tarde Wallace,
Wallace escreveu:Bem nada impede de voce responder o que acha.
Eu só posso falar bem ou mal dos GPS da Garmin e dos Mapas do Projeto TrackSource, pois é o que eu uso.
Antes de mais nada, gostaria de deixar aqui minhas sinces=ras desculpas se acabei por ofender alguem com minhas colocações, o que venho tentando dizer e pelo visto fui tremendamente mal compreendido, não é que os aparelhos Garmin são ruins, e muito menos que o Projeto Tracksource ou os softwares por eles disponibilizados têm falhas, erros, ou ainda manifestar qualquer outro tipo de crítica ao Projeto em si... Admiro sim e muito pessoas que tem boa vontade de se dispor a ajudar e desenvolver cada vez mais algo que está deficiente.
O que vc acaba de citar acima, vai exatamente de encontro a tudo que venho afirmando até agora... e é justamente isto que esperaria de todos aqui no site, se eu tenho o V7, não posso descer o malho no Garmin, no máximo, posso falar que ele é muito mais caro, o que também é de conhecimento de todos.
Somente não acho justo, que pessoas que não conhecem uma determinada tecnologia nova no mercado, falem mal da mesma, simplesmente pois acham que a que estão usando atualmente seja melhor, é tudo uma questão de adaptação pessoal. por exemplo, não posso em hipótese alguma, dizer que os melhores carros hoje são os da Chevrolet, simplesmente pq o meu é desta marca, sendo que nunca sequer dirigi os carros da Ford, Volks ou Fiat... o que posso afirmar é que os da Chevrolet, tem esse ou aquele acessório, e estes recursos têm atendido completamente minhas necessidades, se outros modelos têm ou não a mesma funcionalidade ou talvez outras até melhores, ótimo, mas não posso emitir minha opinião sem ter usado.
Wallace escreveu:Já fizeram varias vezes essa "critica" ao projeto, incluindo um amigo meu.
E a resposta é sempre a mesma, a base de mapas do Projeto esta disponivel para quem conseguir migrar ela para outra plataforma. O que meu amigo (que é da área de TI) se prontificou a fazer para o Magelan.
E acabou não fazendo, mas acabou comprando GPS da Garmin rs rs
Já li muito a respeito dos mapas do Tracksource e do Trackmaker, inclusive fiquei em dúvida na hora de comprar meu GPS, porém por questões financeiras no ato da compra e avaliando os benefícios que um modelo mais simples e barato ofereceriam, percebi que, naquele momento, eu não teria a necessidade de adquirir um Garmin, simplesmente por conta do uso do Trackmaker. É justamente este o caso, acredito eu, de muitos usuários que questionam sobre qual seria o melhor GPS a adquirir, acho que poderiamos simplesmente nos ater a dizer, quais as características de cada modelo, quais os benefícios que teriamos em cada uma das marcas e neste caso, obviamente quem se utiliza do Garmin, falaria a respeito do desenvolvimento dos mapas através do Projeto. Jamais, um proprietário ou usuário do V7 como é o meu caso, poderia depreciar qualquer modelo dos Garmin, primeiramente porque nunca usei ou possui qualquer um destes, segundo por conta de serem equipamentos com peculiaridades de OS, Hardware etc, completamente distintos, porém que têm funções "básicas" similares, quais sejam, traçar rotas e guiar o usuário através destas até a chegada ao destino. Lógicamente, os Garmin tem a função de criação de rotas através de pontos pré determinados durante o trajeto para localidades onde os mapas estejam deficientes ou até mesmo inexistentes, minha pergunta é, nenhuma outra marca ou modelo de aparelhos rodando outros OS que não sejam o Garmin, tem esta mesma funcionalidade? Eu mesmo não sei responder a esta pergunta, e garanto que muitos por aqui também não sabem, como resposta eu deveria me restringir a dizer que desconheço outros aparelhos com esta funcionalidade que não sejam os Garmin.
Wallace escreveu:Assim antes de qualquer critica ou sugestão; tenham em mente que o projeto TrackSource esta onde esta porque tem pessoas que fazem as coisas acontecerem.
Então se querem algo, parem de falar e eventualmente criticar e coloquem a mão na massa (ou nos bits rs rs) e criem o que acha que falta.
Volto a afirmar, em momento algum, em nenhum de meus posts antriores, eu critiquei o Projeto ou as pessoas engajadas no seu desenvolvimento, muitomenos desmereci as habilidades destas pessoas que fizeram acontecer. Mas não consigo me calar diante de pessoas que simplesmente dizem, com sarcasmo, como já li em um outro forum, "se vc quiser um GPS que vai conter erros de mapeamento e cidades que não são mapeadas compre qualquer um destes, mas se quiser um que realmente funcione e que tenha mapas atualizados, vc tem de comprar um Garmin modelo XXXYYYZZZ", isto sim acho um absurdo, e pelo que vc acaba de dizer em seus posts e também em outros aqui do forum, acredito que vc concorde comigo. Quanto à colocar a mão na massa, é o que venho tentando fazer aqui pelo forum há algum tempo, ajudar outros usuários de V7 a liberar funcionalidades ocultas dos seus aparelhos, ainda estou aprendendo muito sobre o meu aparelho, não sou, como muitos em posts anteriores já disseram, um mestre, muito pelo contrário, sei que tenho muito ainda a aprender e sei também que tem muitas coisas a serem descobertas a respeito do aparelho e dos softwares, até hoje não consegui decriptar os arquivos de mapas .fbl utilizados pelo iGo, mas garanto que não estou parado, estou pesquisando várias ferramentas, e talvez nunca consiga, mas jamais poderei ser acusado de não ter tentado.

[]s Dionisio, pedindo desculpas novamente se fui mal interpretado


Welcome to the Hackers Zone
Hardware:
V7 - NAV730 e NOKIA N-95, Atualmente Motorola Spice XT300 meu & AIRIS T930, Aquarius Ipiranga, Xing Ling adquirido diretamente da china por US$ 48,00 Família

Hacking for Fun!

Avatar do usuário
dionisioprado
Mensagens: 77
Registrado em: 30 Mai 2008, 16:49
Localização: Santo André

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#158 Mensagem por dionisioprado »

Wallace escreveu:Esta ai uma coisa que acho dificil.
Mas basicamente de curiozidade gostaria de propor um desafio que nada tem com GPS.
De voce rodar alguns software para Windows que uso ai no seu Linux.
Nem sei se é possivel em função de onde voce se encontra, mas gostaria de ver primeiro rodar o software que trabalho, o SigmaNest no seu Linux.
Mais uma vez Wallace, acho que vc não entendeu o que eu quis dizer, em momento algum eu disse que uso exclusivamente o Linux, o que eu disse é que eu faço, é rodar softwares feitos para Windows dentro da plataforma Linux, que são sistemas operacionais completamente diferentes. Não posso afirmar que eu consiga fazer este software "o SigmaNest" rodar no linux, mas também não posso afirmar que não consiga, pq? simplesmente pq não conheco o software ou as peculiaridades de tal...
Mas voltando aos GPS, quem garante que não consiga rodar os mapas do Tracksource no meu GPS, Alguém algum dia tentou desenvolver um aplicativo específico para WINCE, que conseguisse ler os mapas do projeto, e que fosse possível de ser implementado em aparelhos PND mais simples?
Não estou falando em termos de se efetuar a "transformação" ou de portar os mapas do Projeto para o Igo e MIOMAP ou para o Destinator, ou ainda qualquer outro pré-existente, estou falando em termos de desenvolvimento de algo realmente novo, com base em Assembler para programação do Sistema e comunicação do software com os Hardwares presentes, assim como os mapas do Tracksource, que começaram do zero e hoje chegaram onde estão, começar um "novo iGO" (um software novo) que preencha tal lacuna que foi deixada, e que jamais será preenchida pelos fabricantes de marcas comerciais com hardware bastante similhares (como é o caso dos MIO, V7, AIRIS, Maguelan e tantos outros chineses que encontramos pelo mercado hoje em dia), simplesmente pq para estes fabricantes, não existe interesse em desenvolvimento de nada novo, é muito mais fácil e com menor ônus, adquirir licenciamento de softwares comerciais para seus aparelhos, como é o caso do MIOMAP, iGO, Destinator, Route66, Navigon, etc.
Não me proponho ainda, a dar o pontapé inicial para tral projeto, pois como disse antes, por enquanto estou estudando, e muito, as características dos softwares comerciais que temos à disposição, sequer consegui ter tempo para estudar de forma mais aprofundada o tipo de hardware do aparelho, talvez quando o fizer, descubra alguma impossibilidade técnica para tal, e jamais consiga concretizar meus planos, mas como vou saber se não tentar?
"Prefiro a tristeza de uma derrota, doque a vergonha de nunca ter lutado" - este é um dos princípios que norteiam e me estimulam a continuar participando de discussões e dabates com estes, pois somente desta forma consigo adquirir cada vez mais conhecimento e crescimento pessoal.

[]s Dionisio


Welcome to the Hackers Zone
Hardware:
V7 - NAV730 e NOKIA N-95, Atualmente Motorola Spice XT300 meu & AIRIS T930, Aquarius Ipiranga, Xing Ling adquirido diretamente da china por US$ 48,00 Família

Hacking for Fun!

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#159 Mensagem por Wallace »

dionisioprado escreveu: Mais uma vez Wallace, acho que vc não entendeu o que eu quis dizer, em momento algum eu disse que uso exclusivamente o Linux, o que eu disse é que eu faço, é rodar softwares feitos para Windows dentro da plataforma Linux, que são sistemas operacionais completamente diferentes. Não posso afirmar que eu consiga fazer este software "o SigmaNest" rodar no linux, mas também não posso afirmar que não consiga, pq? simplesmente pq não conheco o software ou as peculiaridades de tal...
Para mim voce já correu do meu desafio rs rs
E para mim tinha sido claro no que afirmou rs rs
Pois isso recomendo cuidado ao fazer afirmações.
dionisioprado escreveu:Mas voltando aos GPS, quem garante que não consiga rodar os mapas do Tracksource no meu GPS, Alguém algum dia tentou desenvolver um aplicativo específico para WINCE, que conseguisse ler os mapas do projeto, e que fosse possível de ser implementado em aparelhos PND mais simples?
Até onde sei a propria Garmin tem soluções para uso de mapas em Windows Mobile, Palm, Symbian e deve ter outras.
E ai pode usar os mapa do TrackSource diretamente.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
dionisioprado
Mensagens: 77
Registrado em: 30 Mai 2008, 16:49
Localização: Santo André

Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui

#160 Mensagem por dionisioprado »

wagnerpk escreveu:Eu gostaria de aprender sobre outros dispositivos, incluindo os V7. Veja se há como resolver esses problemas reais:

1 - No início do ano, fui a passeio a Europa (não q eu tenha dinheiro, pois só paguei a passagem parcelando e fiquei na casa de amigos). Eu tinha um modelo bem simples e baratinho mas que aceita mapas, o e-Trex Legend Cx. Na época, não sabia enfiar mapas *.img no GPS, então, não tinha mapas da Europa. Primeiro, fiquei passeando à pé por Valência sozinho com o e-Trex ligado. Coloquei, antes, POIs que coletei do Google Earth, salvei em *.kmz, abri o soft gratuito Trackmaker e enviei ao GPS. Embora não tivesse mapa, fui salvando meu caminho como trilha, passei por museus e pelo mar Mediterrâneo, depois voltei sem me perder para a hospedagem. Como eu andaria sem me perder, andar pelas atrações e voltar com os modelos V7?
De uma forma bastante simplista, posso dizer que pelo que já li em foruns europeus, os mapas para MIOMAP-iGO da Europa, diferentemente do Brasil, estão extremamente bem desenvolvidos, inclusive atualmente, contando com mapas e POI 3D, no iGO v8.0 (coisa que acho que ainda vai demorar muito tempo para chegar até nós Brasileiros), portanto, bastaria vc efetuar o Download dos mapas das regiões onde pretenderia passar, nesta região, e neles mesmos já constariam, tanto endereços quanto POIs, não havendo a necessidade de cadastramento feito por vc no aparelho em formatos de trilha para saber retornar ao ponto de origem. Vc cadastraria a rota, os pontos de interesse que desejasse visitar, e o próprio software faria a otimização de trajeto, ordenando de forma lógica os pontos de passagem daquela data, do mais próximo ao mais distante, evitando desta forma, que vc ficasse rodando pela cidade em zigue-zague, promovendo por si só uma economia de tempo de trajeto, desta forma restando mais tempo para que vc aproveitasse cada um dos pontos por onde passou. Ao final do dia, bastaria vc entrar com os dados do endereço onde estava hospedado e o próprio GPS o levaria até o local correto.
Só para efeitos de comparação, de como os mapas do Brasil para este software são defasados, necessitando e muito de atualização, para os EUA, de onde tenho todos os mapas para o iGO, temops um mapa para cada Estado americano em separado, sendo que a média do tamenho de cada mapa é de 60Mb, para o Brasil temos até hj um único mapa para abranger todo o território nacional, com 114Mb na versão 7.1 e 100 Mb na versão 8.0 de Março de 2008, este último menor não em termos de abrangencia, mas em quantidade de POIs cadastrados, pois no 7.1 de Agosto de 2007, constavam muitos POI que não existiam e outros que estavam duplicados. Mas veja bem a disparidade, um país inteiro com as proporçoes do nosso, tem um mapa de 100Mb enquanto apenas o estado da California, nos EUA, temos um mapa atualizado de 140Mb, juntando todos os estados dos EUA, os mapas soman um total de 1,62Gb, lembrando que estamos falando em mapas para o software iGO, portanto, seguem o mesmo padrão de construção e tem o mesmo formato dos mapas Brasileiros, onde está a diferença? Basicamente na quantidade de Ruas e Cidades devidamente cadastradas e auditadas para navegação pelo GPS. Cabe lembrar, que nós que temos GPS no brasil, ainda somos uma minoria e que este tipo de navegação é bastante incipiente no Brasil, enquanto em paises como EUA e em outros da Europa, começaram ainda na década de 80, estando atualmente, muito mais avançados que aqui.
wagnerpk escreveu:2 - Alugamos um carro e eu tive que dirigir de Torino (Itália) até Grenoble (França). Criei a rota automática pelo Google Earth até o endereço na França, salvei em *.kmz e enviei ao GPS como trilha. Colocando o e-Trex no painel como navegador, ativei a facilidade Garmin "track back", e segui o caminho até o ap em que eu ficaria hospedado. Com um V7 na mesma situação, o que vc faria?
Basicamente o trajeto feito, é parecido com o que uma colega de trabalho, que também possui o V7, está fazendo atualmente, com a diferença que ela está seguindo da Itália até a cidade de Porto em Portugal, para tanto, como ela não entende nd de computadores, muito menos como configurar o GPS, antes de embracar, ela veio me pedir ajuda, instalei então para ela um SD de 4Gb, e o MIOMAP (conforme procedimento descrito anteriormente aqui mesmo neste tópico) com a diferença de que removi o mapa Brazil_8.0 e coloquei na pasta MAPS os seguintes mapas, conseguidos pela net (mas quem preferir, pode ser legalmente adquiridos no site da NavNGo - iGO):
Austria_2007.01_070209.fbl (23,2Mb);
France_2007.01_070221.fbl (182Mb);
Germany_20077.01_070209.fbl (152Mb);
Italy_2007.01_070209.fbl (127Mb);
SanMarino_2007.01_070209.fbl (88Kb);
Spain_2007.01_070209.fbl (90,7Mb) e
portugalia.fbl (13Mb)

Além de instalar o Destinator 7 com os mapas Iberia (península Iberica, por via das dúvidas, caso houvessem falhas nos mapas do MIOMAP que coloquei, afinal ainda não tive oportunidade de usar o GPS fora do Brasil.

Recebi no início da semana um e-mail dela relatando a experiencia fantastica que ela está tendo com o aparelho e com os POI que estão cadastrados, experiencia que segundo palavras dela mesmo, jamais tinha tido em viagens para o interior do Brasil com os devidos mapas. Portanto, verifica-se que para fora do Brasil, não é necessário ficarmos reinventando a roda, uma vez que já temos modelos comerciais prontos para uso.
wagnerpk escreveu:3 - No ano que vem, vou ao Chile de moto. Coloquei um suporte na moto e vou com meu atual Colorado me guiando até lá, passando, antes, pela Argentina. Pode ser que pegarei chuva no caminho, mas não há problema, pois o Colorado é à prova d'água. Vou usar mapas roteáveis e não pagar por nenhum deles. Como fazer isso com um V7?
Não posso responder com relação à existencia ou não de mapas roteaveis para esta região, afinal nunca pesquisei a respeito, quanto ao GPS ser à prova d'agua, garanto que o NAV realmente não é, afinal a função dele é diversa da utilização em embarcações ou motos, uma alternativa, para tal seria, coloca-lo, em uma capa plastica, no estilo daquelas vendidas em lojas de fotografia para câmeras, o inconveniente, que acredito que seja o mesmo para qualquer modelo anexado em uma moto (não conheço o Garmin citado mas acho que o funcionamento é parecido) é com relação aos comandos de voz do aparelho, que não seriam ouvidos exceto com o uso de um fone de ouvido. Mas aí já estou especulando a respeito e peço que me corrija se estiver errado.

wagnerpk escreveu:Acredito que quem entra neste fórum e pergunta "qual GPS é melhor?" é, no mínimo curioso, e gostaria de obter mais do GPS, exceto quando fala explicitamente o fim. Portanto, devido ao registro de trilhas, facilidade de manipulação das mesmas e dos POIs pelos softwares Mapsource, Trackmaker e Google Earth (o GE "conversa" com os GPSs Garmin), muitos aqui dão a dica de GPSs Garmin, pelo 'a mais' que oferecem.
Desculpe mais uma vez, mas quem entra com este tipo de pergunta, na minha opinião esta querendo saber o que é um GPS e como funciona, e sim concordo plenamente com a resposta que vc postou justamente agora, vc falou de todos os benefícios do Garmin, sobre o Projeto, sobre o Trackmaker e sobre o GE (o qual uso muito para editar e tranmsferir poi para o NAV através do software iGO POIExplorer - mas isto é outro assunto, ainda não vasculhei como editar rotas para envio diretamente para os mapas do iGO, MIOMAP ou Destinator através do GE, coisa que talvez seja possível) e em nehum momento vc falou mal de outros aparelhos... é justamente isto que eu e muitos outros esperamos, nada além...

[]s Dionisio


Welcome to the Hackers Zone
Hardware:
V7 - NAV730 e NOKIA N-95, Atualmente Motorola Spice XT300 meu & AIRIS T930, Aquarius Ipiranga, Xing Ling adquirido diretamente da china por US$ 48,00 Família

Hacking for Fun!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “NavCity”