Uso de GPS em vôos de companhias aéreas

Mensagem
Autor
Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

Uso de GPS em vôos de companhias aéreas

#1 Mensagem por Alex Rodrigues »

Alguém já teve problemas com uso de GPS em vôo?



gniche

#2 Mensagem por gniche »

já usei com autorização do comandante num vôo de Poa a SP e outro de Salvador a Poa. Em outras viagens não foi permitido ligar o GPS. está bem claro no cartão de instruções que o uso de GPS é proibido.



iranildo

#3 Mensagem por iranildo »

já utilizei com autorizaçao do comandante em um voo de Paulo Afonso a São Paulo com escala em Salvador pela BRA. Porém já tive a autorização negada várias vezes na Varig e Gol.



Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

#4 Mensagem por Alex Rodrigues »

O que vale é o que o comandante falar. Se ele falar que não pode, é melhor não insistir :)
A melhor dica é sempre perguntar antes de ligar o receptor.
Alex



rdamatta
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Nov 2005, 13:22
Localização: Brasilia

#5 Mensagem por rdamatta »

Como sou militar da Aeronáutica, já tive a oportunidade de usar tanto meu Etrex Vista como o meu GPS bluetooth junto com meu PDA... Os pilotos da FAB nunca me chamaram a atenção !
A melhor experiência foi com o PDA+GPS Bluetooth + Software NavGps Basic.

Muito bom mesmo esse software... ele tem um mapa das Américas, com uma boa base de aeroportos. Dava pra saber exatamente o nível de vôo, velocidade em nós, distância, tempo pra o aeroporto e acompanhar a aproximação do piloto em relação a pista de pouso... bacana mesmo !

Agora, em companhias comerciais, eu duvido muito que eles permitam... eles enchem o saco até com câmera fotográfica!

Grande abração a todos...


Socket Bluetooth GPS
Garmin Etrex Vista
PDA - Qteq 2020i

dirceu

#6 Mensagem por dirceu »

já tentei várias vezes usar e nunca consegui (TAM, GOL, Webjet e BRA).

Sempre pergunto aos comissários que me informam ser proibído conforme normas do DAC. Insisto em perguntar ao comandante e eles sempre voltam com a resposta que não.

Hoje já enchi o saco e não pergunto mais (e não uso, claro!).



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#7 Mensagem por nqnnospam »

Só para constar, viajei de GOL 4 vezes nas últimas duas semanas, em duas aeronaves diferentes, e em ambas o manual proibia explicitamente o uso de "receptores GPS" (entre outras coisas) em qualquer fase do vôo.

Nem tentei pedir autorização ...


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Paulo Mauricio
Mensagens: 12
Registrado em: 19 Nov 2005, 09:56
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#8 Mensagem por Paulo Mauricio »

De um modo geral o pessoal de aviação costuma pecar por excesso em assuntos ligados à segurança. será mesmo perigoso usar um receptor de GPS a bordo de um avião? Mas a própria aeronave não possui em receptor de GPS? Se o receptor de GPS é um receptor, qual o perigo? Ele só recebe.
A coisa é mais complicada do que parece. É interessante o artigo "É seguro usar um receptor de GPS em um aviação comercial?" (leia em http://gpsinformation.net/airgps/gpsrfi.htm). Para quem não quer ler todo o artigo, posso adiantar algumas coisas: Apesar de ser um receptor, um GPS envolve o uso de sinais na faixa de RF que podem, com muita imaginação, causar alguma interferência externa. Um laptop, entretanto, que pode emitir sinais piores, é permitido...
O problema depende de ONDE o GPS seria utilizado. O que é seguro na poltrona 12H pode ser perigoso na 33A, dependendo dos equipamentos de navegação instalados na fuselagem. Além disto, é muito mais fácil para os pilotos dizerem não do que checarem onde o passageiro está sentado.
A Boeing oficialmente declara que não existe nenhuma evidência de que o uso de dispositivos eletrônicos portáteis (ela generaliza, chama todos aparelhos portáteis de PED - Portable Electronic Devices, colocando no mesmo saco barbeadores, celulares, mp3 players, GPS..., mesmo classificando-os como transmissores de RF intencionais como walk-talkies, celulares e os não intencionais como o nosso GPS) tenham sido associados a alguma anomalia em aeronaves. Leia mais em http://gpsinformation.net/airgps/interfere4.pdf.
E finalmente existe uma lista de empresas aéreas que deixam e que não deixam usar o GPS a bordo: http://gpsinformation.net/airgps/airgps.htm.
Se eu fosse você, logo ao entrar na aeronave, peça para que a comissária que está dando as boas-vindas leve o seu GPS até a cabine de comando, dizendo a localização da poltrona irá sentar, para que o comandante veja o seu aparelho e decida se pode liga-lo ou não.


GPSmap 60CSX / Nüvi 255W

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#9 Mensagem por Wallace »

Fala que sem o seu GPS não consegue achar a sua poltrona, especialmente quando voltar do banheiro :D
E aproveita e já pede autorização para marcar o waypoint do banheiro... :D


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Tutoni
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Dez 2005, 14:50
Localização: Goiânia-GO
Contato:

#10 Mensagem por Tutoni »

Walace,

Valeu, cara! Ri um bocado aqui.... :lol:

abração.

Tutoni



OMEGAred
Mensagens: 68
Registrado em: 26 Nov 2005, 16:12
Localização: Brasilia - DF

#11 Mensagem por OMEGAred »

vai que o piloto dorme e sai do rumo... vc está só conferindo 8)



Avatar do usuário
Paulo Mauricio
Mensagens: 12
Registrado em: 19 Nov 2005, 09:56
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#12 Mensagem por Paulo Mauricio »

OMEGAred escreveu:vai que o piloto dorme e sai do rumo... vc está só conferindo 8)
Pois é... lembra-se daquele B-737 que fez um pouso de emergência em Marabá? Garcez, o piloto daquele vôo, estava voando rumo 210 quando deveria estar no rumo 021. Um GPSsezinho qualquer seria o suficiente - talvez - para re-colocar a aeronave no rumo. (Disse "talvez" porque mais tarde as investigações mostraram que a arrogância do Garcez impediria que qualquer "mortal" pudesse mostrar-lhe que estava errado).


GPSmap 60CSX / Nüvi 255W

Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

#13 Mensagem por Alex Rodrigues »

Sim, mas isso faz muito tempo e naquela época não haviam receptores portáteis de GPS.
Por coincidência, eu tenho no meu site muitos materiais sobre acidentes aéreos, http://www.bsbnet.com/alex.

Sobre este acidente em especial, do Garcez:
http://www.bsbnet.com/alex/modules.php? ... =rg254.zip

Abraços,
Alex Rodrigues
Coordenador



Valadao
Mensagens: 78
Registrado em: 07 Fev 2006, 14:50

#14 Mensagem por Valadao »

Paulo Mauricio escreveu:
OMEGAred escreveu:vai que o piloto dorme e sai do rumo... vc está só conferindo 8)
Pois é... lembra-se daquele B-737 que fez um pouso de emergência em Marabá? Garcez, o piloto daquele vôo, estava voando rumo 210 quando deveria estar no rumo 021. Um GPSsezinho qualquer seria o suficiente - talvez - para re-colocar a aeronave no rumo. (Disse "talvez" porque mais tarde as investigações mostraram que a arrogância do Garcez impediria que qualquer "mortal" pudesse mostrar-lhe que estava errado).
Me parece que o problema no fundo é exatamente este, se por um descuido o avião sair da rota, a tribulação prefere que nenhum passageiro fique sabendo. Ou pode ocorrer uma turbulência perfeitamente segura em que o avião "cai" vários metros, alguem com um GPS poderia perceber e entrar em pánico. Seria isso?


Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa :)

OMEGAred
Mensagens: 68
Registrado em: 26 Nov 2005, 16:12
Localização: Brasilia - DF

#15 Mensagem por OMEGAred »

Valadao escreveu:
Me parece que o problema no fundo é exatamente este, se por um descuido o avião sair da rota, a tribulação prefere que nenhum passageiro fique sabendo. Ou pode ocorrer uma turbulência perfeitamente segura em que o avião "cai" vários metros, alguem com um GPS poderia perceber e entrar em pánico. Seria isso?
E quem vai usar um GPS só para entrar em pânico primeiro? :)

já usei meu Etrex em vôos da Gol sem problemas... debaixo da manga... caso alguem tenha visto, ninguem reclamou 8)


Rino 520HCx - entrou água
Oregon 300 - v3.30

Bueneker
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Dez 2005, 19:35

#16 Mensagem por Bueneker »

OMEGAred escreveu:
Valadao escreveu:
Me parece que o problema no fundo é exatamente este, se por um descuido o avião sair da rota, a tribulação prefere que nenhum passageiro fique sabendo. Ou pode ocorrer uma turbulência perfeitamente segura em que o avião "cai" vários metros, alguem com um GPS poderia perceber e entrar em pánico. Seria isso?
E quem vai usar um GPS só para entrar em pânico primeiro? :)

já usei meu Etrex em vôos da Gol sem problemas... debaixo da manga... caso alguem tenha visto, ninguem reclamou 8)
Conheco um pessoal que trabalha na área e o principal motivo é que se precisa testes de compatibilidade eletromagnética (EMC). Se algum equipamento fosse permitido deve se homologar esse tipo de testes. E para diminuir os custos eles simplesmente proibem. A Lufthansa esta para mudar isso, pois pretendem vender servicos de celular no aviao.
Para a industria aeroespacial precisa-se estes testes para ver se nao há alguma interferência. Para muitos pode parecer que isso nao é nada, mas o simples ligar e desligar aparelhos pode gerar um pulso eletromagnético indesejado.

Agora os fatores políticos tb existem, como o fato discutido pelo valadao.

Abraco.



Valadao
Mensagens: 78
Registrado em: 07 Fev 2006, 14:50

#17 Mensagem por Valadao »

Bueneker escreveu:
OMEGAred escreveu:
Valadao escreveu:
Me parece que o problema no fundo é exatamente este, se por um descuido o avião sair da rota, a tribulação prefere que nenhum passageiro fique sabendo. Ou pode ocorrer uma turbulência perfeitamente segura em que o avião "cai" vários metros, alguem com um GPS poderia perceber e entrar em pánico. Seria isso?
E quem vai usar um GPS só para entrar em pânico primeiro? :)

já usei meu Etrex em vôos da Gol sem problemas... debaixo da manga... caso alguem tenha visto, ninguem reclamou 8)
Conheco um pessoal que trabalha na área e o principal motivo é que se precisa testes de compatibilidade eletromagnética (EMC). Se algum equipamento fosse permitido deve se homologar esse tipo de testes. E para diminuir os custos eles simplesmente proibem. A Lufthansa esta para mudar isso, pois pretendem vender servicos de celular no aviao.
Para a industria aeroespacial precisa-se estes testes para ver se nao há alguma interferência. Para muitos pode parecer que isso nao é nada, mas o simples ligar e desligar aparelhos pode gerar um pulso eletromagnético indesejado.

Agora os fatores políticos tb existem, como o fato discutido pelo valadao.

Abraco.
Amigo,
agora me ocorreu uma dúvida.

Os sistemas dos aviões não contam com uma blindagem eficiente não??
Afinal eles contam com tantos cuidados e redundancias, como poderiam se permitir uma fragilidade tão grande?

Nenhuma proibição poderia garantir em 100% a não utilização de equipamentos, como já foi demonstrado neste tópico.


Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa :)

Bueneker
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Dez 2005, 19:35

#18 Mensagem por Bueneker »

Valadao escreveu: Amigo,
agora me ocorreu uma dúvida.

Os sistemas dos aviões não contam com uma blindagem eficiente não??
Afinal eles contam com tantos cuidados e redundancias, como poderiam se permitir uma fragilidade tão grande?

Nenhuma proibição poderia garantir em 100% a não utilização de equipamentos, como já foi demonstrado neste tópico.
Fala,
A blidagem é eficiente, mas parece que só uma homologação específica não foi feita. Qualquer técnico da área poderia dizer que isso não é problema, só que os testes específicos não foram feitos(na teoria). Para a industria aeroespacial precisa ser tudo nos conformes e normas, senão não voa.
até hoje não era viável, mas o celular parece que vai possibilitar isso.

Quase tudo passa por um indíce de confiabilidade e nada é 100%. Como já tiveram muitos acidentes de aviões e a maioria não foi pelo uso de equipamentos "domésticos", se fosse podes ter certeza que a história seria diferente.
já trouxe uma placa mãe na mala(antes do 11/set) e pediram para abrir a mala para ver o que era.
Os próprios aparelhos domésticos já tem(ou deveriam) um certo controle e normas relacionadas ao assunto EMC.
Com certeza eles não podem controlar tudo, por isso até das redundâncias.

Agora eu não subestimo os problemas com a EMC e não uso equipamento eletrônico no avião.



Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

#19 Mensagem por Alex Rodrigues »

É mais ou menos com o que acontece com os medicamentos. O custo para se comprovar que um medicamento não faz mal para as gestantes, é muito alto. É muito mais econômico e simples colocar na bula que não deve ser usado por gestantes. É mais ou menos isso.

Usar gps aqui no Brasil pode no máximo levar uma puta brunca. Nos USA, vai preso e ficará por muito tempo, se ele tiver sorte :)



OMEGAred
Mensagens: 68
Registrado em: 26 Nov 2005, 16:12
Localização: Brasilia - DF

#20 Mensagem por OMEGAred »

Mudando um pouco o "problema" no uso do gps em avião, percebi um em tracklogs e na recepção de sinal.

Usando o Etrex em vôos é preciso deixar a antena dele bem próxima e direcionada à janela para pegar satélites suficientes e, em vários trechos do trajeto, o sinal é insuficiente. Passando por nuvens carregadas e chuva a falta de sinal no vôo é garantida.

Mas usando um MAP60Cx percebi que em uma certa faixa de altitude ele não pega nenhum sinal, gerando uma trilha do vôo com 3 pedaços, decolagem, pouso e a parte em que o avião está além dessa altitude. Acontecendo com tempo limpo e 2 aviões diferentes.

Ainda não comparei a altimetria dos vôos.


Rino 520HCx - entrou água
Oregon 300 - v3.30

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”