wagnerpk escreveu:Eu gostaria de aprender sobre outros dispositivos, incluindo os V7. Veja se há como resolver esses problemas reais:
1 - No início do ano, fui a passeio a Europa (não q eu tenha dinheiro, pois só paguei a passagem parcelando e fiquei na casa de amigos). Eu tinha um modelo bem simples e baratinho mas que aceita mapas, o e-Trex Legend Cx. Na época, não sabia enfiar mapas *.img no GPS, então, não tinha mapas da Europa. Primeiro, fiquei passeando à pé por Valência sozinho com o e-Trex ligado. Coloquei, antes, POIs que coletei do Google Earth, salvei em *.kmz, abri o soft gratuito Trackmaker e enviei ao GPS. Embora não tivesse mapa, fui salvando meu caminho como trilha, passei por museus e pelo mar Mediterrâneo, depois voltei sem me perder para a hospedagem. Como eu andaria sem me perder, andar pelas atrações e voltar com os modelos V7?
De uma forma bastante simplista, posso dizer que pelo que já li em foruns europeus, os mapas para MIOMAP-iGO da Europa, diferentemente do Brasil, estão extremamente bem desenvolvidos, inclusive atualmente, contando com mapas e POI 3D, no iGO v8.0 (coisa que acho que ainda vai demorar muito tempo para chegar até nós Brasileiros), portanto, bastaria vc efetuar o Download dos mapas das regiões onde pretenderia passar, nesta região, e neles mesmos já constariam, tanto endereços quanto POIs, não havendo a necessidade de cadastramento feito por vc no aparelho em formatos de trilha para saber retornar ao ponto de origem. Vc cadastraria a rota, os pontos de interesse que desejasse visitar, e o próprio software faria a otimização de trajeto, ordenando de forma lógica os pontos de passagem daquela data, do mais próximo ao mais distante, evitando desta forma, que vc ficasse rodando pela cidade em zigue-zague, promovendo por si só uma economia de tempo de trajeto, desta forma restando mais tempo para que vc aproveitasse cada um dos pontos por onde passou. Ao final do dia, bastaria vc entrar com os dados do endereço onde estava hospedado e o próprio GPS o levaria até o local correto.
Só para efeitos de comparação, de como os mapas do Brasil para este software são defasados, necessitando e muito de atualização, para os EUA, de onde tenho todos os mapas para o iGO, temops um mapa para cada Estado americano em separado, sendo que a média do tamenho de cada mapa é de 60Mb, para o Brasil temos até hj um único mapa para abranger todo o território nacional, com 114Mb na versão 7.1 e 100 Mb na versão 8.0 de Março de 2008, este último menor não em termos de abrangencia, mas em quantidade de POIs cadastrados, pois no 7.1 de Agosto de 2007, constavam muitos POI que não existiam e outros que estavam duplicados. Mas veja bem a disparidade, um país inteiro com as proporçoes do nosso, tem um mapa de 100Mb enquanto apenas o estado da California, nos EUA, temos um mapa atualizado de 140Mb, juntando todos os estados dos EUA, os mapas soman um total de 1,62Gb, lembrando que estamos falando em mapas para o software iGO, portanto, seguem o mesmo padrão de construção e tem o mesmo formato dos mapas Brasileiros, onde está a diferença? Basicamente na quantidade de Ruas e Cidades devidamente cadastradas e auditadas para navegação pelo GPS. Cabe lembrar, que nós que temos GPS no brasil, ainda somos uma minoria e que este tipo de navegação é bastante incipiente no Brasil, enquanto em paises como EUA e em outros da Europa, começaram ainda na década de 80, estando atualmente, muito mais avançados que aqui.
wagnerpk escreveu:2 - Alugamos um carro e eu tive que dirigir de Torino (Itália) até Grenoble (França). Criei a rota automática pelo Google Earth até o endereço na França, salvei em *.kmz e enviei ao GPS como trilha. Colocando o e-Trex no painel como navegador, ativei a facilidade Garmin "track back", e segui o caminho até o ap em que eu ficaria hospedado. Com um V7 na mesma situação, o que vc faria?
Basicamente o trajeto feito, é parecido com o que uma colega de trabalho, que também possui o V7, está fazendo atualmente, com a diferença que ela está seguindo da Itália até a cidade de Porto em Portugal, para tanto, como ela não entende nd de computadores, muito menos como configurar o GPS, antes de embracar, ela veio me pedir ajuda, instalei então para ela um SD de 4Gb, e o MIOMAP (conforme procedimento descrito anteriormente aqui mesmo neste tópico) com a diferença de que removi o mapa Brazil_8.0 e coloquei na pasta MAPS os seguintes mapas, conseguidos pela net (mas quem preferir, pode ser legalmente adquiridos no site da NavNGo - iGO):
Austria_2007.01_070209.fbl (23,2Mb);
France_2007.01_070221.fbl (182Mb);
Germany_20077.01_070209.fbl (152Mb);
Italy_2007.01_070209.fbl (127Mb);
SanMarino_2007.01_070209.fbl (88Kb);
Spain_2007.01_070209.fbl (90,7Mb) e
portugalia.fbl (13Mb)
Além de instalar o Destinator 7 com os mapas Iberia (península Iberica, por via das dúvidas, caso houvessem falhas nos mapas do MIOMAP que coloquei, afinal ainda não tive oportunidade de usar o GPS fora do Brasil.
Recebi no início da semana um e-mail dela relatando a experiencia fantastica que ela está tendo com o aparelho e com os POI que estão cadastrados, experiencia que segundo palavras dela mesmo, jamais tinha tido em viagens para o interior do Brasil com os devidos mapas. Portanto, verifica-se que para fora do Brasil, não é necessário ficarmos reinventando a roda, uma vez que já temos modelos comerciais prontos para uso.
wagnerpk escreveu:3 - No ano que vem, vou ao Chile de moto. Coloquei um suporte na moto e vou com meu atual Colorado me guiando até lá, passando, antes, pela Argentina. Pode ser que pegarei chuva no caminho, mas não há problema, pois o Colorado é à prova d'água. Vou usar mapas roteáveis e não pagar por nenhum deles. Como fazer isso com um V7?
Não posso responder com relação à existencia ou não de mapas roteaveis para esta região, afinal nunca pesquisei a respeito, quanto ao GPS ser à prova d'agua, garanto que o NAV realmente não é, afinal a função dele é diversa da utilização em embarcações ou motos, uma alternativa, para tal seria, coloca-lo, em uma capa plastica, no estilo daquelas vendidas em lojas de fotografia para câmeras, o inconveniente, que acredito que seja o mesmo para qualquer modelo anexado em uma moto (não conheço o Garmin citado mas acho que o funcionamento é parecido) é com relação aos comandos de voz do aparelho, que não seriam ouvidos exceto com o uso de um fone de ouvido. Mas aí já estou especulando a respeito e peço que me corrija se estiver errado.
wagnerpk escreveu:Acredito que quem entra neste fórum e pergunta "qual GPS é melhor?" é, no mínimo curioso, e gostaria de obter mais do GPS, exceto quando fala explicitamente o fim. Portanto, devido ao registro de trilhas, facilidade de manipulação das mesmas e dos POIs pelos softwares Mapsource, Trackmaker e Google Earth (o GE "conversa" com os GPSs Garmin), muitos aqui dão a dica de GPSs Garmin, pelo 'a mais' que oferecem.
Desculpe mais uma vez, mas quem entra com este tipo de pergunta, na minha opinião esta querendo saber o que é um GPS e como funciona, e sim concordo plenamente com a resposta que vc postou justamente agora, vc falou de todos os benefícios do Garmin, sobre o Projeto, sobre o Trackmaker e sobre o GE (o qual uso muito para editar e tranmsferir poi para o NAV através do software iGO POIExplorer - mas isto é outro assunto, ainda não vasculhei como editar rotas para envio diretamente para os mapas do iGO, MIOMAP ou Destinator através do GE, coisa que talvez seja possível) e em nehum momento vc falou mal de outros aparelhos... é justamente isto que eu e muitos outros esperamos, nada além...
[]s Dionisio