TOMTOM GO 730 sem sinal

Mensagem
Autor
Edher

TOMTOM GO 730 sem sinal

#1 Mensagem por Edher »

Bom dia à todos.

Tenho um GPS GO 730, e nunca tive problema com esse GPS, até que fiquei um tempo sem usar (cerca de 1 mês). Quando voltei a usá-lo, o GPS simplesmente não encontra mais nenhum satélite e fica sem sinal. Já re-instalei mapas e até paguei os 180,00 pra baixar o mapa mais atual da TOMTOM. Após instalar o mapa que comprei da TOMTOM, ele até melhorou e passou a conectar, mas demora MUITO tempo, e só conecta quando o carro está parado (sei disso pq sempre que paro o carro em algum lugar sem desligar o GPS, qnd retorno e ligo o GPS ele inicia do ponto onde parei, indicando que antes de desligar sozinho ele atualizou).

A bateria do GPS está muito ruim, tô achando que pode ser esse o problema, pois a cada vez que o GPS desliga ele não consegue guardar as informações de satélite, e qnd ligo novamente é como se tivesse ligando ele pela primeira vez. Pelo que li, quando ligado pela primeira vez ele pode demorar algumas dezenas de minutos pra conectar. Pode ser isso mesmo??? Há alguma coisa que posso fazer??

Robin Hood

Re: TOMTOM GO 730 sem sinal

#2 Mensagem por Robin Hood »

O Tomtom Home não disponibilizou o arquivo QuickGPSfix (satélites) p/ baixar?. Entra na memória do GPS e na pasta "ephen" é p/ constar 3 arquivos, se estiver faltando um, não vai conectar, ou, se estiver os 3, é óbvio que, pelo tempo de inatividade que ele ficou, esses arquivos estão obsoletos. Deleta eles, atualiza o aparelho e veja se o arquivo de satélite é disponibilizado.

Outro modo é ir em:

Gerenciar meu (nome do seu GPS)=>Instalar item do computador=>Se aparecer um arquivo chamado QuickGPSfix, clica em "adicioná-lo"=> Vai em "Atualizar meu (nome do GPS)"...um novo arquivo de satélite lhe será disponibilizado.

Sobre a bateria, mto tempo sem usá-la, dá nisso mesmo. Deixa o GPS conectado no carregado do carro por 2 horas (sem usá-lo), porém, ela não tem nada haver com "guardar" informações de satélites...aonde viu isso?!.

Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

Edher

#3 Mensagem por Edher »

Fala Robin Hood!

Acabei de ver aqui e tem 3 arquivos sim… Entrei no TOMTOM e ele pediu pra atualizar o QuickGPSFix, vamos ver no que vai dar!!

Vou fazer isso… Eu vi no site da TOMTOM que toda primeiro conexão pode durar até 45 minutos… aí deduzi que pela bateria estar ruim, pode ser que ele está conectando sempre como se fosse a primeira vez… mas pelo visto não deve ser né?!!

Robin Hood

#4 Mensagem por Robin Hood »

1º conexão durar 45 minutos?!....nunca!.

Tomtom GO 920

Edher

#5 Mensagem por Edher »

Robin Hood, tirei isso do site do própria TOMTOM:

Certifique-se de que está a utilizar o equipamento da melhor forma possível
Para que o equipamento de navegação detete a sua localização, necessita do seguinte:

Antes de iniciar a viagem, o equipamento de navegação necessita de alguns momentos para ligar aos satélites de GPS e calcular a sua localização.
Importante: se iniciar a viagem antes de o equipamento de navegação conseguir obter um GPS fix, a sua localização irá mudar constantemente, o que torna mais difícil calcular a sua localização.

O equipamento tem de estar no exterior, num espaço aberto sem edifícios altos ou árvores altas próximos da sua localização.
O equipamento tem de ter uma visão desobstruída do céu
O equipamento deve detetar um mínimo de quatro satélites.
Assim que o equipamento de navegação tiver obtido a sua localização, a Vista de condução mostra-lhe, a cores, o local onde se encontra.

Pode demorar mais algum tempo nos seguintes casos:

Pode demorar até 45 minutos para detetar a sua localização nas seguintes situações:

Está a utilizar o seu equipamento de navegação pela primeira vez.
Já não utiliza o seu equipamento de navegação há vários dias.
O equipamento de navegação foi desligado numa localização e ligado noutra completamente diferente.

Porém, eu tbm nunca tive esse problema. Só começou mesmo depois que fiquei um bom tempo sem usar. Atualizei o QuickGPSFix, agora vou tentar e se não funcionar vou esperar chegar a bateria pra ver se funciona.

Valeu!!

Robin Hood

#6 Mensagem por Robin Hood »

Um aparelho em boas condições e atualizado, demorar 45 minutos p/ detectar sinal de satélite, pode jogar no lixo, não vai detectar sinal nunca. Até 4 minutos é compreensível, principalmente se: acabou de atualizá-lo, passou sob túnel, viadutos e arranha-céus (em SP capital acontece muito disso), em 45 minutos é sinal que o problema está no receptor interno.

Imagine, desligar GPS num lugar e em outro vc ligá-lo e tem que aguardar 45 minutos?!...melhor perguntar no posto Ipiranga então!.

Se vc vai usá-lo pela 1º vez, ou, não usa o GPS à vários dias, tem mais que obrigação atualizá-lo antes, não vai ficar 45 minutos esperando o sinal sabendo que faz décadas que está engavetado, aí é demais!.

Deve ter sido estagiário que postou essa informação no site!.

Tomtom GO 920

Edher

#7 Mensagem por Edher »

Robin Hood, descobri qual é o problema… O GPS perde o sinal quando coloco ele no para-brisa… Quando tiro ele do para-brisa e coloco ele no banco, ou no porta-treco central, ou até mesmo quando seguro na mão, o sinal pega perfeitamente… mas se torno a colocá-lo no para-brisa, o sinal cai… as vezes pega, mas logo cai em seguida… o que pode ser?? já viu isso??

Robin Hood

#8 Mensagem por Robin Hood »

Nunca ví. Isso acontece só no pára-brisa do seu carro?.

Tomtom GO 920

Edher

#9 Mensagem por Edher »

Sim, somente no para-brisa… se eu colocar no banco, ou entre os bancos, ou segurar na mão, ou até no meu colo, funciona normalmente… tô puto com esse GPS!! rs

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geral”