Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

Mensagem
Autor
Gusmaze
Mensagens: 11
Registrado em: 16 Abr 2013, 16:51
Localização: Brasília

Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#1 Mensagem por Gusmaze »

Amigos

Qual o melhor esquema para traçar uma rota longa, no caso irei sair de Brasília para Foz, depois passando pela Argentina, Chile, Bolívia, Peru e retornando pelo Acre para Brasília.

Minha dúvida é se devo criar uma rota para cada dia de viagem, e no dia a dia ir importando os trechos no gps, ou se crio uma rota única, e importar apenas uma vez.


No momento criei uma rota para cada País, uma vez que quando trocamos a visualização no mapa de um pais no mapsource ele não permite traçar uma rota contínua entre os países.


Outra dúvida que tenho é:

Caso eu coloque por exemplo um posto de gasolina depois da cidade, e passe minha rota por lá, mas ai na hora eu mude de idéia e entre por dentro da cidade, e saia dela sem passar pelo posto. O GPS vai ficar mandando eu retornar para aquele ponto a viagem inteira correto? como fazer para que isso não ocorra caso eu mude o trajeto, tenha algum imprevisto como um bloqueio na pista?

Meu gps é um garmin nuvi 850, estou usando o mapa tracksource, mais o projeto mapear, mais o Bloirut e Perurut.


Obrigado aos colegas!

Gustavo



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#2 Mensagem por jpgon »

Guismaze,
boa noite.

O ideal seria voce traçar trechos mais curtos (500 a 600 km) objetivando o reabastecimento do seu veículo. Trace estes trechos e vá numerando cada ponto.
Etapa 1; depois 2; 3 e seguintes até a fronteira do Brasil com o primeiro país confrontante no seu percurso.
Faça o mesmo para os trechos a serem percorridos com os mapas dos países por onde pretenda percorrer.
Vai facilitar a sua navegaçao.
Se voce marcar um posto de combustível após a cidade, e decidir entrar na cidade, o dispositivo logicamente tentará reconduzí-lo para o ponto. Poderá neste caso parar a navegação, e deixar somente na visualizaçao do mapa, ou colocar um ponto com nominaçao alfabetica para indicar o centro da cidade, ou um ponto turistico.
Após, poderá pedir para o dispositivo calcular uma rota para levá-lo até o posto de combustível do planejamento anterior.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Gusmaze
Mensagens: 11
Registrado em: 16 Abr 2013, 16:51
Localização: Brasília

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#3 Mensagem por Gusmaze »

Obrigado Julio!


Eu tracei a rota, de modo que a cada 300km aproximadamente minha parada coincida com um posto de combustível. Uma vez que a viagem será de moto, e quilometragem maior que isso o corpo reclama muito.

Eu exportarei a rota criada no mapsource para o gps, e lá no gps importarei a rota para seguir caminho. Não pretendo pedir dia a dia para o gps traçar a rota entre uma cidade e outra. Não quero mandar o gps traçar uma rota, pq ai ele vai ignorar os trechos de terra que quero passar, cujo selecionei no mapsource....

Agora vamos supor que tracei a rota da cidade A passando pela cidade B chegando na cidade C. Exportei a rota pelo mapsource para o gps e a importei dentro do aparelho. Como fazer para o GPS ignorar o ponto B? Acho que terei que esquecer a rota criada e mandar o gps criar uma rota nova entre o ponto A e C correto?

Teria como eu ir do ponto A até o ponto C, igonorando o ponto B, porém fazendo este caminho pela rota que tracei anteriormente no mapsource?

Abraço

Gustavo



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#4 Mensagem por jasgrafica »

Gusmaze,

Só tentando ajudar...
Algumas vezes precisei percorrer várias cidades, utilizei o 'Planif. Viagem' - [seu modelo deve ter algo semelhante] - e planifiquei a viagem normalmente, escolhendo
cada cidade como um ponto de destino e acrescentando outra, até o final do ciclo da planificação.
Depois, iniciei para a primeira cidade. De lá havia a liberdade de escolher o próximo destino, que não seria obrigatório ser o próximo ponto da planificação. Desse modo
fiquei com as escolhas independentes para onde ir. Podia 'pular' algum trecho, retornar para outro, etc.

Pode ser que pra vc ajude ao fazer dessa maneira. O que entendi nisso é que fica tudo independente.

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#5 Mensagem por jpgon »

Guzmaze,
Boa noite.

A opção descrita pelo Jasgrafica também é muito boa de ser implementada.
Curiosidade a parte, qual o seu dispositivo GPS que estará usando em sua moto???
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Gusmaze
Mensagens: 11
Registrado em: 16 Abr 2013, 16:51
Localização: Brasília

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#6 Mensagem por Gusmaze »

Pessoal obrigado pela ajuda


Meu gps é um modesto nuvi 850. Comprei uma dessas "bolsa porta gps" a prova de água, veremos se vai funcionar!


Segue uma foto de como ficou meu roteiro. Realmente dividir a rota é bem melhor!


abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



kallasg
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Jun 2012, 07:58

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#7 Mensagem por kallasg »

Bom dia, pessoal!
Adquiri meu primeiro gps, apenas recentemente, para realizar uma viagem bem parecida com a que o Gusmaze irá fazer. As condições de uso do gps (rotas, etc...) serão, praticamente, as mesmas e as minhas dúvidas idênticas às dele.

Vi que, da maneira como tratado aqui, o problema foi resolvido. Dessa forma, por gentileza, se algum de vocês puder me ajudar da seguinte maneira (explico abaixo), eu conseguiria aplicar a mesma solução que o Gusmaze.

Já tenho o MapSource instalado e funcionando em minha máquina e os mapas tracksource e internacionais (projeto mapear, etc) instalados e reconhecidos no programa. Se alguém puder traçar um conjunto de passos que eu tenha que seguir para traçar as rotas da mesma maneira que o Gusmaze fez, me ajudaria bastante. Não precisa ser um negócio muito detalhado não. Bastaria, apenas, me fornecerem um roteiro sobre quais recursos utilizar na ferramenta mapsource e como gerar os arquivos para copiar para o gps e em que pastas colocar... apenas para me ajudar com um rumo, pois, estou sem nenhum .

Sou formado em Computação e tenho bastante facilidade para me virar sozinho, assim, como disse, eu só precisaria de um roteirozinho de que recursos usar e onde eles estão localizados na ferramenta. A dificuldade é maior nesse momento apenas por ser a primeira vez que utilizarei um gps e o programa mapsource.

Desde já, agradeço qualquer ajuda!
Kallás.



Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#8 Mensagem por Ivan »

Bom dia Kallasg.

Comece informando que GPS é o seu, para o pessoal tentar ajudar.

Em todo caso use a ferramentas de traçar rotas do Mapsource: ferramentas, rotas, tecla de atalho R. O cursor muda.
Clique para marcar o primeiro ponto, depois vá clicando em cada ponto de sua rota sucessivamente. Lembre-se que ainda não se pode fazer rotas de um país ao outro. Portanto vá até a fronteira com uma rota, depois mude de mapa e inicie a nova rota, tambem na fronteira do outro país.



kallasg
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Jun 2012, 07:58

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#9 Mensagem por kallasg »

Ahh legal, Ivan! Bom saber.
Desculpe, vou completar as informações: meu GPS é um Garmin Nuvi 1300.
Percebi que, por esse método, eu teria que constuir a rota inteira novamente. Porém, eu tenho uma rota traçada no google maps/earth. Eu poderia aproveitá-la (utilizando os arquivos kml gerados pelo maps/earth)? Claro, levando em consideração as limitações que vocês comentaram sobre as fronteiras. É viável?

Ps. Até já fiz um teste importando um arquivo kml do google maps/earth para o mapsource e ele foi carregado corretamente e mostrou a rota correta que eu havia traçcado naqueles programas. Eu precisaria, apenas, dividir a rota completa em pequenas partes como o gusmaze fez.

Se precisar de mais informações é só comunicar.

Muito obrigado!
Kallás



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#10 Mensagem por jpgon »

kallasg,
Bom dia.
Entrando na conversa: o dispositivo GPS Garmin nüvi 1300 não aceita importação de rotas.
Tenho um a alguns anos, e traço as minhas viagens dividindo o percurso por pontos a serem atingidos.
Ponto A, B; C em sequencia.
Assim sendo, estimo as paradas que precisarei fazer para abastecimento, refeiçoes, etc...
E sigo ponto a ponto (cadastro cada um em Meus Favoritos no dispostivo, usando as coordenadas como referencia pontual).


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

kallasg
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Jun 2012, 07:58

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#11 Mensagem por kallasg »

Olá jpgon!
Acho que percebi isso também quando fiz a exportação de uma parte da minha rota para o gps. Ou seja, tracei a rota no maps, colocando vários pontos de interseção entre duas cidades e quando exportei para o gps ela apareceu no favoritos mostrando um nome de identificação (que era o nome da cidade ou da localização) para cada um desses pontos de interseção.

Em outras palavras, construi um trajeto de BH a SP, com vários pontos de interseção interlingando as duas cidades; quando exportei para o
gps, apareceu o trajeto no favoritos com os nomes de todas as cidades respectivas aos pontos de interseção que havia colocado no google maps.

Não sei se me fiz entender... mas, entendi o que você quis dizer. Porém, fica a dúvida: eu posso colocar quantos "pontos a serem atingidos"
no favoritos do gps? Há uma limitação, pois, como será uma viagem internacional (em torno de 10.000km), haverá inúmeros favoritos, pelo menos, um para cada cidade ao longo do percurso, a fim de que se mantenha coerente ao caminho que desejo percorrer?

Se entendi bem, e para que o trajeto do gps fique o mais fiel à minha rota planejada, eu terei que cadastrar muitos "pontos a serem atingidos" no favoritos do gps... É isso mesmo? Sendo assim, então, infelizmente, terei que me adaptar e conviver com essas limitações.

Obrigado pelas informações! Está sendo bastante proveitoso.
Kallás.

Ps. Já ia esquecendo de perguntar: Por menor que seja a distância entre os favoritos, a rota definida será a que o prórpio gps calcular, não é verdade? Consequentemente, como disse acima, se o gps calcular uma rota, entre dois favoritos, um pouco diferente da que desejo, então, bastaria criar novos favoritos entre esses dois pontos a fim de aumentar a precisão do caminho... concluo corretamente?



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#12 Mensagem por jpgon »

kallasg,

Neste modelo Garmin nüvi 1300 é assim mesmo.
Mas voce tem espaço para colocar em Meus Favoritos uma quantidade muito grande de pontos.
E muitas vezes, dependendo da km dos trechos que irá percorrer, o numero de pontos não será tão grande.
Minha experiencia reporta para trechos de 300 a 500 km em uso com automóvel.
Traço muitas vezes no Google Maps e estudo os deslocamentos.
Depois traço no BaseCamp para saber como o GPS deverá se comportar.
Se ocorrerem discrepancias, eu marco pontos intermediários para forçar o GPS a percorrer a rota que eu quero.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

kallasg
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Jun 2012, 07:58

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#13 Mensagem por kallasg »

jpgon, dei uma olhada e parece que o BaseCamp é um Mapsource avançado...
E me diz uma coisa: esses favoritos que eu traçar e carregar no BaseCamp ele exporta facilmente para o GPS? Há como criar vários deles (como um projeto) e só depois enviar para o GPS? Ou devo fazê-los de um em um e exportar os arquivos para serem copiados?

Obrigado!

Assim que chegar em casa hoje, vou baixá-lo e testar tbm, para ter uma idéia melhor.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#14 Mensagem por jpgon »

Kallasg,
Boa tarde.

Como já lhe informei anteriormente, o dispositivo Garmin GPS nüvi 1300 não aceitas receber rotas.
Veja neste link sobre o equipamento, em specs (especificações).
https://buy.garmin.com/en-US/US/on-the- ... 30950.html
Não aceita rotas com multiplos destinos

Voce poderá estudar as rotas no BaseCamp e os pontos de parada. Colher as coordenadas dos pontos, lançar no dispositivo e nomear cada uma delas.
Exemplos:
Parada A Chapada Diamantina
Parada B Chapada dos Guimaraes
Parada C Chapada dos Veadeiros
etc


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

kallasg
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Jun 2012, 07:58

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#15 Mensagem por kallasg »

Boa tarde, pessoal!
Após algum tempo fazendo testes pude perceber o real comportamento do meu GPS (Garmin nuvi 1300).
jpgon, como você comentou, instalei o BaseCamp, tracei um trajeto no google maps e o importei no Basecamp que exibiu como "pontos de interesse/parada" os vários marcadores de lugar que havia adicionado ao trajeto no google maps. Dessa forma, exportei para o gps e, quando liguei, observei que o favoritos continha, exatamente, aqueles pontos que eu havia adicionado como "marcador de lugar" no google maps.

Até aí, tudo bem, contudo, quando fui fazer meu primeiro teste (pelo menos dentro da cidade) para chegar ao ponto destino 01, aconteceu exatamente como você disse: como o GPS não aceita rotas, ele apenas calculou, de forma independente, o caminho a ser seguido... que foi diferente do que eu havia traçado no google. Justificado pela distância que coloquei do início até o ponto destino 01 (propositadamente, tracei um caminho maior no maps, justamente, para observar o comportamento do GPS).

Disso, tiro a conclusão de que, usando esse gps, terei que inserir um ponto de destino/parada em cada bifurcação que eu encontrar no meu trajeto de estrada, pois, dessa forma, poderei evitar que o gps calcule uma rota pela qual não desejo passar, assim como fez na cidade. Assim, indicarei um marcador no local onde eu achar uma bifurcação e, em seguida, outro para seguir daí até o próximo ponto. Bem como você falou, de ponto em ponto.

De qualquer maneira, deixo a pergunta: sabe me indicar um GPS, mais simples, que aceite a indicação de rotas e siga fielmente o trajeto que tracei previamente? Qual modelo da Garmin me indicaria?

Obrigado! Foram muito úteis as informações que recebi aqui...
Kallas



kallasg
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Jun 2012, 07:58

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#16 Mensagem por kallasg »

Pesquisei no site da Garmin e vi que há um atributo, na especificação de cada aparelho, chamado Rotas e que acredito indicar o número de rotas simultâneas que o respectivo aparelho suporta.

Dei uma olhada nos gps automotivos (com tela maior) e vi que a maioria possui duração em torno de 2/2.5 hs. Por outro lado, pesquisei os portáteis e vi que há algumas boas especificações. Acho que pode ser uma boa opção. Qual é a opinião de vocês!

Kallás.



r3g1naldo
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Nov 2012, 19:33

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#17 Mensagem por r3g1naldo »

Ola pessoal! Gostaria de uma ajuda com meu Garmin Oregon 450.
Semana que vem irei fazer uma viagem de 2 mil km, saindo de Rio Verde-GO até Prado-BA. Fiz a rota usando o Mapsource colocando no primeiro ponto minha cidade( Rio Verde ) e depois Goiania, Brasilia...Prado-BA. Passei a rota para o GPS e visualizo a mesma no GPS, porém quando seleciono ela pra segui-la, minha posição está distante cerca de 1 km do ponto inicial( aquele ponto que fica salvo como referencia da cidade ) e não aparece uma rota até chegar neste ponto ou entao começar de onde estou.
Alguém poderia me auxiliar?



Eduardo1310
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Out 2016, 20:09

Re: Ajuda para traçar rota muito longa Mapsource

#18 Mensagem por Eduardo1310 »

Olá pessoal! Gostaria de uma ajuda tenho um Garmin nuvi 2580, fiz um planejamento de viagem de SP a natal, utilizei o Google maps do tipo da um clik com direito em determinado ponto da rodovia e em o que há aqui pega as coordenadas Latitude e Longitude coloquei no Garmin, só que mesmo passando na rodovia se não passo exatamente no ponto ex. peguei o ponto na faixa 2 e passei na faixa 3 o gps manda voltar todo o tempo; Não sei como evitar isso. Ao retornar de natal coloquei no GPS. ponto de saída Natal ponto de chegada São Paulo e dai sempre que parava para reabastecer colocava novamente São Paulo e perguntava fazer nova rota colocava sim e vei muito bem, só uma coisa o GPS te leva por rodovia em que ele acha que é correto e não por onde você quer passar; a saber o GPS me fez passar pela BR 381 entre a BR 116 a BH uma estrada em péssimas condições gostaria de saber como fazer em trajeto no google maps e passar para o GPS?

Se aguem poder me ajudar agradeço imensamente.
Obrigado.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MapSource”