Como visualizar TOPO e TRC juntos - Nuvi3760

Mensagem
Autor
jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Como visualizar TOPO e TRC juntos - Nuvi3760

#1 Mensagem por jasgrafica »

Como visualizar TOPO e TRC juntos?

Gostaria de ajuda para mesclar mapa topografico com mapa roteavel no Nuvi3760. Já pesquisei e nao encontrei explicaçao clara e completa aqui no forum nem na
internet. Tentei juntar submapas da MoGeo com submapas TRC Brasil 11.03 no MapSource, mas nao funciona. Só aparece o TRC.
Estou pesquisando em todos os manuais do Projeto TrackSource, mas ainda nao achei nada objetivo.

Parabenizo os desenvolvedores pelo excelente trabalho que vem sendo feito para nós brasileiros. :wink:
Ao adquirir mais experiencia, certamente vou contribuir. :!:

Aguardo uma boa dica dos amigos para enfim ver meu mapa com curvas de nível ao fundo, pois subo algumas serras.

(Nuvi3760, 2 semanas de uso)


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

fujita
Mensagens: 202
Registrado em: 16 Jul 2009, 11:30

Re: Como visualizar TOPO e TRC juntos - Nuvi3760

#2 Mensagem por fujita »

jasgrafica,

onde voce pretende visualizar os mapas? Se for só no GPS, no seu modelo 3760, basta copiar o img do mapa topografico para a pasta /Map no cartão SD e deixar ambos habilitados. Nos modelos mais antigos basta juntar os mapas com o Gmaptool e copiar para a pasta /Garmin do SD e deixá-lo ativo junto com o outro mapa roteável. Eu uso desta forma no Nuvi 205W e funciona a contento. Os mapas topográficos da Mogeo são transparentes e não interferem na navegação. Só que os mapas topográficos são bastante grandes...

[ ]s



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Como visualizar TOPO e TRC juntos - Nuvi3760

#3 Mensagem por jasgrafica »

fujita,

Obrigado pela dica. Realmente só preciso usar no GPS. O que já fiz - e infelizmente nao deu certo foi:
1 - No Mapsource selecionei somente as regioes que me interessavam (CE, RN, PB, PE e parte da BA) tanto do TRC como do ToPo20 da MoGeo;
2 - No cartao SD criei a pasta /Map e transferi o arquivo gmapsupp.img resultante (bem menor) nesta pasta. Observe que na pasta /Garmin já tem o TRC2011;
3 - Ao ligar o GPS para navegar, só disponho do mapa TRC da pasta /Garmin, o outro nao aparece...
4 - Usando outro SD para testes, transferi todo o backup do SD original (antes formatei FAT32, incluindo o identificador do SD, aquele numero que aparece no
drive data storage);
5 - Substitui o gmapsupp.img da pasta /Garmin pelo gmapsupp.img da região que havia feito antes, e deletei a pasta /Map com a região.
6 - Ao ligar o GPS, continuou o mesmo mapa TRC2011 e em determinados niveis de zoom aparecem uma listras verticais coloridas que interferem na visualização.

E nada das linhas de nível topografico...
Meu amigo, desisti de tentar, já li de tudo. Vou ficar mesmo só com o TRC2011 que por sinal está 'perfeito'. Quando eu estiver mais experiente com essa serie Nuvi,
talvez tente novamente. Este modelo parece ser totalmente diferente dos 205W, etc, no que tange à estrutura interna de memoria, mapas, etc. Vou aguardar mais
informaçoes no forum para esses novos modelos Nuvi (séries 14xx, 37xx) pois acho que são muito recentes pra galera. Valeu e muito obrigado. :P


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

fujita
Mensagens: 202
Registrado em: 16 Jul 2009, 11:30

Re: Como visualizar TOPO e TRC juntos - Nuvi3760

#4 Mensagem por fujita »

Realmente a estrutura de arquivos é diferente dos Nuvi mais antigos, mas deveria funcionar da mesma forma. Eu acho que o problema é voce tentar ter dois mapas do TRC no GPS, mesmo sendo um deles parcial, vâo existir FIDs de mapas iguais em arquivos distintos e isto gera conflito. Eu tentaria o seguinte: apague qualquer arquivo gmapsupp.img que voce encontrar no seu GPS/cartão, apague a pasta Garmin, seu modelo não precisa dela e é mais vantajoso usar somente a pasta Map, que aceita vários mapas com liberdade de escolha de nomes. Baixe do site do projeto a versão para SD do TRC-BR e copie-o na pasta Map do SD com o nome TRC1103.img por exemplo; escolha as regiões que deseja do Mogeo no Mapsource e envie para uma pasta de seu computador, renomeie-o para Topo.img e copie-o para a pasta Map do SD. Devem aparececer como mapas selecionáveis o TRC e o Mogeo no seu aparelho.

[ ]s



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: Como visualizar TOPO e TRC juntos - Nuvi3760

#5 Mensagem por jasgrafica »

Caro fujita,

Voce tem toda a razão. Mesmo sem apagar a pasta /Garmin do SD, somente criando + a /Map e lá colocando o Topo com a região de meu interesse, apareceu tudo
certinho. Meu lapso foi nao desligar totalmente o GPS (um click e ele apaga em standby - tem que segurar o botão pra ele desligar...) e colocar o SD com as alteraçoes,
deu tudo certo. Se não fizer isso ela embaralha o que tem na memoria... e nao mostra mapas para ativar.
Agora fico muuuuuuiiiito satisfeito em navegar [e procurar] os locais mais altos [mais frescos na regiao NE] e viajar pra lá, passar fim de semana. Legaaaal, cara.
Valeu pra caramba tuas dicas. Deixo ativo o TRC 11.03 + TopoNE e vou pra galera. :lol:

Vou te explorar mais um pouco...
Estou querendo gravar uns tracks em estradas de terra onde acesso um terreno que possuo, pois o local não está ainda completo, e fuçar [aprender mais a fundo] como
transferir para o mapa e tornar navegável. Tenho lido bastante os manuais [trackmaker, gmaptool, mapsource, dicas internet, forum] mas como sou um curioso/precavido
fico hesitando em finalizar a modificaçao. Bem, acho que voce tem muito, mas muito mais experiencia nesse assunto, e se já tiver feito algo assim e puder dar dicas valiosas
eu agradeço e vou em frente, inclusive, dando certo, envio as modificaçoes para o Desenvolvedor [tadeuleal] da área.

Abração / jasgrafica.


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

brunobiazotti
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Abr 2013, 15:26

Re: Como visualizar TOPO e TRC juntos - Nuvi3760

#6 Mensagem por brunobiazotti »

Olá. Tenho um Oregon 550.

Gostaria de visualizar os mapa MoGeo topo e TRC ao mesmo tempo no Basecamp, porém sem uni-los com gmaptool.
Eu não consigo, porque no basecamp devo escolher sempre um mapa de cada vez para ver na tela do PC.

Help!



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Como visualizar TOPO e TRC juntos - Nuvi3760

#7 Mensagem por Angelone »

Nao é necessário, nem recomendável, uni-los. Eles podem ser colocados diretamente na pasta Garmin do cartao ou memória interna, com qualquer nome, mas sempre no formato correto (descompactado) e com terminaçao img. Basta selecionar os dois ao mesmo tempo na configuraçao dos mapas.



brunobiazotti
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Abr 2013, 15:26

Re: Como visualizar TOPO e TRC juntos - Nuvi3760

#8 Mensagem por brunobiazotti »

Está tudo conforme vc instruiu acima, porém não consigo achar esta opção de configuração de exibição de multiplos mapas no basecamp, o tipo de escolha do mapa é na barra de ferramentas, logo acima, lá só é possivel escolher um mapa de cada vez, você pode ser mais especifico.
Atenciosamente.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Como visualizar TOPO e TRC juntos - Nuvi3760

#9 Mensagem por Angelone »

Ah sim, nao havia entendido a questão. Infelizmente, que eu saiba, o Basecamp mostra somente um mapa por vez. O Gmaptool serve para "unir" (juntar é mais correto) mapas em um unico arquivo, em geral no gmapsupp.img, util para modelos antigos da Garmin, mas nao "funde" mapas, eles continuam operando individualmente, dependendo ou nao de estar selecionados na Configuraçao. Entretanto voce pode ver os mapas ao mesmo tempo no gps. Que eu conheça, somente editores de mapas como gpsmapedit, global mapper e outros tem a habilidade de mostrar mais de um mapa ao mesmo tempo..



contento
Mensagens: 32
Registrado em: 13 Abr 2013, 11:31

Re: Como visualizar TOPO e TRC juntos - Nuvi3760

#10 Mensagem por contento »

Gostaria de visualizar os mapa MoGeo topo e TRC ao mesmo tempo no Basecamp, porém sem uni-los com gmaptool. Imagem



brunobiazotti
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Abr 2013, 15:26

Re: Como visualizar TOPO e TRC juntos - Nuvi3760

#11 Mensagem por brunobiazotti »

Sem uni-los eu não consegui Contento.
Eu consegui algo parecido colocando o mapa UNIDOS.img (Mogeo topo + TRC) pelo GmapTool, junto com o arquivo garmindevice na pasta garmin de um pendrive comum.
Quando vc ligar o basecamp com o pendrive e seu GPS previamente conectados ao pc o basecamp agora te dá a opção de escolher o mapa UNIDOS, dae vc poderá trabalhar neste mapa misto gravando seus tracks, waypoints, rotas, etc no cartão sd que esta no seu garmin.
Atenciosamente.

Oregon 550



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Como visualizar TOPO e TRC juntos - Nuvi3760

#12 Mensagem por Angelone »

Bruno, voce encontrou uma boa soluçao para o seu problema, sem dúvida poderá ser util para outros usuários também. O Basecamp identifica como gps qualquer drive (pen drive, cd, drive virtual, etc..) que tenha o arquivo garmindevice.xml, arquivo criado pelo aparelho no momento em que é inicializado. Assim, o mesmo mapa (unidos.img) deveria ser igualmente lido a partir do gps. Voce tentou essa possibilidade? A desvantagem de unir com o gmaptools é a perda de roteamento no mapa, caso vc queira traçar rotas rodoviárias. Uma forma bem prática também é criar um disco virtual no PC com o garmindevice e deixar lá os mapas para serem lidos pelo Base. Se voce quiser trabalhar com um carta transparente diretamente em cima do Google Earth também é possivel, mas esta tem que ser georeferenciada ou no proprio GE ou em outros programas GIS que facilitam o trabalho.



brunobiazotti
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Abr 2013, 15:26

Re: Como visualizar TOPO e TRC juntos - Nuvi3760

#13 Mensagem por brunobiazotti »

Não posso utilizar os mapas unidos no meu GPS porque meu oregon 550 tem pobres 850MB de memória interna, se eu unir os mapas o arquivo resultante terá 1,1...MB e só caberá no cartão sd, porém, eu gostaria de utilizar a memória interna do oregon para que me sobre mais memória externa. Sendo assim escolhi o "Mogeo Topo SP 5 metros" para alocar na memória interna, porque tem aproximadamente 730Mb e também pq ele não é atualizado constantemente como o TRC. Em consequência disso tenho que driblar o basecamp com o GPS virtual device.
Eu tentei alocar no meu PC uma pasta GARMIN com o virtual GPS device e o mapa unido, mas o basecamp não reconheceu. Como vc faz funcionar pelo pc? Isso seria uma solução pra mim, porque eu liberaria meu pendrive comum deste mapa unidos de 1,1MB.

Quando vc fala de carta transparente é arquivo KMZ? Estou estudando para conseguir isso, ainda não tive sucesso, vc poderia me dar mais algum norte deste assunto?
Gostaria de aproveitar a deixa, existe possibilidade de utilizar JNX transparentes?

Atenciosamente.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Como visualizar TOPO e TRC juntos - Nuvi3760

#14 Mensagem por Angelone »

Quanto ao limite da memoria interna do seu Oregon, isso não é problema! Basta utilizar um cartão micro SD (fica em baixo das pilhas) que resolve.
O Basecamp só reconhece disco, virtual ou físico, como unidade de armazenamento do gps, pasta isolada não! Para criar um disco virtual no pc existem vários programas, eu uso o ImDisk Virtual Disk Driver, mas existem muitos outros. Esse que eu uso nao permanece qdo reinicio o sistema, mas como nao tenho usado nao tenho me preocupado com isso. Procure na net algum que mantenha, já tive um mas nao me lembro o nome. Poste aqui quando encontrar um desse tipo.
A carta transparente (nível a escolha do usuário) é a partir de imagens digitalizadas, em geral, jpg (salvas depois em kmz) que podem ser georefenciadas no proprio google earth, algo meio trabalhoso mais muito util. Muito melhor é georefenciar essas imagens (mapas) em programas mais especializados.
No Basecamp voce pode visualizar o g.earth, mas para ver juntamente com mapas uma boa alternativa é o gpsmapedit, que permite sobreposiçao com mapas vetoriais no formato img, uma grande vantagem. Jnx transparentes (para serem ou se sobreporem) eu nunca experimentei, mas se nao tiver a opçao, configure o mapa img para ser transparente (por exemplo, no gpsmapedit) q dará certo.
Nesse tutorial da garmin é mostrado o procedimento para criar mapas customizados, q além de poderem ser utilizados no gps, podem ser também trabalhados no google earth.
http://www8.garmin.com/outdoor/custommaps_instruct.pdf



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”