Como selecionar municípios dentro do TRC para transferência?

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Alexandre Fortes
Mensagens: 24
Registrado em: 11 Set 2006, 18:34

Como selecionar municípios dentro do TRC para transferência?

#1 Mensagem por Alexandre Fortes »

Olá a todos.

Acompanho a lista e o Fórum há um razoável tempo, e desde então aprendi muito sobre muitas coisas, incluindo GPS.

Embora possa dizer que hoje já domine meu GPS (60 CSx) e o manuseio (do Mapsource) e carregamento dos mapas do Projeto Tracksource com um certo grau de desenvoltura, às vezes surgem questões que ainda não consigo solucionar com o meu conhecimento atual, como a presente.

Confesso que até hoje não entendi muito bem qual era a diferença dos conjuntos TRC e TRI, mesmo tendo lido os diferentes tópicos e mensagens da lista a respeito. De qualquer forma, na dúvida, vinha usando o TRI, que já possuía os municípios integrados ao mapa estadual.

Diante de sua descontinuação, achei que era hora de finalmente entender como usar o TRC.

A dúvida sempre foi a seguinte: como selecionar, dentro do conjunto estadual do TRC (no meu caso, o de São Paulo), apenas um ou alguns municípios para a transferência ao GPS?

Semana passada resolvi fazer um teste: moro em SP (Capital) e iria a Itu (SP), a um determinado restaurante (o famoso Steiner). Sem saber como carregar apenas o município de Itu para o roteamento, carreguei o TRC de São Paulo (estadual) e tentei achar, no GPS, o restaurante nos POIs e no menu "alimentação" para ver se conseguia fazer o auto-roteamento. Nada.

Tentei então pelo endereço. Nada também: não havia ruas cadastradas para a cidade de Itu.

Diante do que sempre li sobre o TRC:

"Mas o TRC se destacou pela independência entre os mapas que proporciona, tanto para os trabalhos de desenvolvimento/compilação, quanto para a utilização do conjunto no Mapsource ou GPS. Com ele, os usuários podem transferir para o GPS apenas um município, alguns deles ou então todo o conjunto de municípios e complementos estaduais para formar mapas completos, que mesclam dados urbanos com rodoviários."

achei que o problema era comigo, já que simplesmente não sei como selecionar um, alguns ou o conjunto todo de municípios para transferência. No Mapsource, a ferramenta de seleção de mapa só "seleciona" o Estado e não o(s) município(s).

Ainda buscando localizar a origem do problema, selecionei no Mapsource o conjunto do Tracksource Municipal e vi que a cidade de Itu não possui ruas cadastradas, o que me fez pensar que, independentemente da dúvida acima, talvez Itu ainda não tenha sido mapeada.

Agradeço desde já por qualquer dica.

Alexandre



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Como selecionar municípios dentro do TRC para transferência?

#2 Mensagem por Wallace »

Realmente Itu tem pouca coisa da cidade mapeada.
Eu estou como desenvolvedor de Itu, mas só peguei recentemente para termos uma versão no TRU.
Pode me enviar qualquer contribuição que tenha.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Alexandre Fortes
Mensagens: 24
Registrado em: 11 Set 2006, 18:34

Re: Como selecionar municípios dentro do TRC para transferência?

#3 Mensagem por Alexandre Fortes »

Olá Wallace.

Grato pela resposta.

Infelizmente, ao perceber que não iria conseguir usar o GPS com as ruas de Itu, acabei desistindo de levá-lo nesse dia. Conclusão: não tenho tracklog para enviar.

De qualquer forma, continuo com a dúvida sobre como selecionar mapas municipais dentro do TRC para envio ao GPS.
Qualquer luz será bem-vinda.

Abs,

Alexandre



Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

Re: Como selecionar municípios dentro do TRC para transferência?

#4 Mensagem por Ruy Lerac »

Use a ferramenta de seleção de mapas e clique sobre a área do município incluso no TRC. Cada município selecionado desta forma irá para a lista de mapas a ser transferida para o gps.


[ ]'s Ruy Lerac

Alexandre Fortes
Mensagens: 24
Registrado em: 11 Set 2006, 18:34

Re: Como selecionar municípios dentro do TRC para transferência?

#5 Mensagem por Alexandre Fortes »

Caro Ruy,

A não ser que esteja fazendo algo de muito errado, quando carrego o TRC (Sudeste ou Brasil, por exemplo) no Mapsource e uso a ferramenta de seleção de mapas, só consigo selecionar o estado respectivo e não o(s) município(s).

Alguma idéia do que pode estar acontecendo?

Obrigado.

Alexandre



Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

Re: Como selecionar municípios dentro do TRC para transferência?

#6 Mensagem por Ruy Lerac »

Vc deve estar com um zoom muito afastado ou com baixo nível de detalhe de modo que as divisas municipais não apareçam. Se vc apontar para um local sem município, vai selecionar o estado todo. Tem que apontar para o município ou selecionar desenhando um retângulo grande, que abranja toda a área desejada, que todos os mapas dentro de retângulo serão selecionados. Como o mapa estadual e os municipais ficam rosas quando selecionados, as vezes parece que só o estado foi selecionado. Veja na lista da aba MAPS do mapsource quais foram realmente selecionados.

Tem um vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=qjCq6HFlMns


[ ]'s Ruy Lerac

Alexandre Fortes
Mensagens: 24
Registrado em: 11 Set 2006, 18:34

Re: Como selecionar municípios dentro do TRC para transferência?

#7 Mensagem por Alexandre Fortes »

Olá Ruy.

Assisti o vídeo. A princípio, nada de novo. Sei selecionar os mapas municipais no TM e os estaduais no TRR.

Quando carrego apenas o TRC (5.06), não vi como selecionar as áreas de municípios. Tais áreas só aparecem quando carrego o TM no Mapsource. Detalhe: estou usando um zoom significativo e detalhes máximos.

Fica a questão: para que possa incluir no TRC os municípios já compilados ao roteamento, devo selecioná-los em outro conjunto de mapas, como por exemplo, no TM? Ou tais municípios (e suas respectivas áreas) já deveriam aparecer para seleção no próprio TRC?

Obrigado mais uma vez.

Alexandre



Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

Re: Como selecionar municípios dentro do TRC para transferência?

#8 Mensagem por Ruy Lerac »

O TRC contém os mapas estaduais e municipais roteáveis selecionáveis separadamente.

ATENÇÃO: Nem todos os estados já foram vazados para incluir os municípios no TRC, ou seja, existe, no TRC, estados com somente o mapa rodoviário (estadual). Nestes casos, os mapas municipais roteáveis devem ser buscados no TRU, que só contém municípios roteáveis, a maioria em teste, e é disponibilizado para download por estado. Os mapas do TM não são roteáveis.


[ ]'s Ruy Lerac

Alexandre Fortes
Mensagens: 24
Registrado em: 11 Set 2006, 18:34

Re: Como selecionar municípios dentro do TRC para transferência?

#9 Mensagem por Alexandre Fortes »

Agora as coisas começam a clarear.

Pelo que percebi, o TRC do Estado de São Paulo ainda não foi vazado para a inclusão dos municípios. Por isso é que não conseguia selecionar nada. Fui checar no do Rio de Janeiro e lá a seleção funciona.

Questão esclarecida.

A título de sugestão para desavisados como eu, talvez a advertência de que alguns estados ainda não foram vazados para a inserção dos municípios roteáveis pudesse constar da página principal de download e das FAQs.

Valeu.

Um abraço,

Alexandre



Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

Re: Como selecionar municípios dentro do TRC para transferência?

#10 Mensagem por Ruy Lerac »

Isso mesmo. O mapa rodoviário de São Paulo, que eu desenvolvo, assim como mais alguns, ainda não foi vazado para incluir os mapas urbanos roteáveis.

Se vc tivesse dito, desde o começo, que não conseguia selecionar municípios no TRC-SP, nossa conversa teria sido bem mais curta. :D :D :D

Na realidade vc disse. Eu é que não prestei a devida atenção às mensagens anteriores. :D :D :D


[ ]'s Ruy Lerac

fgaiao
Mensagens: 14
Registrado em: 21 Jun 2008, 18:37

Re: Como selecionar municípios dentro do TRC para transferência?

#11 Mensagem por fgaiao »

Pessoal. estou com uma dúvida cruel, mas primeiro devo avisar que sou leigo. Quando seleciono o TRC-BRASIL, TRC-sudeste, TRC-centro oeste, TRC-BA, TRC-MG e etc no mapsource. suponhamos que eu selecione todos os mapas TRC. Obviamente vira um monte de repetições. Pelo que entendi tenho que tirar os mapas repetidos. Mas acho que por isso meu n95 não consegue traçar a rota de BSB para o RJ. Exemplo pratico:
Tenho o mapa de Planaltina no TRC-DF, mas não tenho no TRC-BRASIL. Suponhamos que eu queira traçar um rota de Planaltina-DF para Goiania-GO. Para isso os mapas tem que interagir. O TRC-Brasil com o TRC-GO e o TRC-DF para a rota sair completinha.
No meu caso de BSB para o RJ o n95 não consegue traçar a rota.. dá a mng “impossível traçar rota”. Alguém pode me ajudar a colocar os mapas do Brasil todo da forma correta que o meu n95 possa traçar qualquer rota?

Essa é a diferença que vejo da track source para o Google. O Google tem um mapa consolidado do mundo todo. E a tracksource tem os mapas divididos e não sei como fazer para eles ficarem juntos....
Não sei se deu para entender mas é isso!!!
Aguardo!!
MSN fgaiao @ Yahoo . com . br me add ai pessoal..... me ajudem com minhas dúvidas!! Até mais!



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Como selecionar municípios dentro do TRC para transferência?

#12 Mensagem por nqnnospam »

Crie a rota no Mapsource.

Depois, clique com o botão direito na rota, e você vai ver que há uma opção para selecionar todos os mapas por onde passa a rota. Daí é só enviar os mapas selecionados para o GPS.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”