GPS maluco!

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Tatanka
Mensagens: 35
Registrado em: 10 Abr 2008, 22:48

Re: GPS maluco!

#21 Mensagem por Tatanka »

Valeu pelo teste.

não confundi os campos como pode ver nas img que mandei anteriormente.
Sim, já tenho a última Versão do firmware.
A única coisa que fica incorreta é a distância ao destino. Mesmo o tempo total de percurso quando ele muda para 36Km permanece correto uma loucura.
Sim aparentemente um erro do GPS. Entretanto passeio o dia hoje fazendo rotas (uma centena pelo menos) usando o City Navigator North America V8 que veio junto com o GPS e não consegui nenhum erro!

Certamente algum bug do Quest que com os mapas Garmin não acontece mas com os do Tracksource sim.

Uma pena porque sem Tracksource = sem GPS pra mim.

Terei que conviver com isso ou adquirir outro modelo da Garmin.

Aliás pergunto...

Uso o Quest na moto e pra isso ser possível Além de ser a prova da a¡gua tem que ter alguma forma de escutar os comandos de navegação (no Quest adaptei um fone no capacete).

O 60Cx envia comandos de navegação audíveis?

Abraços e novamente obrigado.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: GPS maluco!

#22 Mensagem por nqnnospam »

O 60CSx só faz "beep-beep" :). As instruções só aparecem na tela.

Existe o Zumo, mas não sei se tem instruções de voz.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Tatanka
Mensagens: 35
Registrado em: 10 Abr 2008, 22:48

Re: GPS maluco!

#23 Mensagem por Tatanka »

O Zumo envia a voz via bluetooth para o bluetooth do capacete. Muito chique. Muito caro :)
Abraços.



Avatar do usuário
Tatanka
Mensagens: 35
Registrado em: 10 Abr 2008, 22:48

Re: GPS maluco!

#24 Mensagem por Tatanka »

Um desenvolverdor do projeto me enviou por e-mail...
Este é um problema que já tem sido abordado algumas vezes, mas o pessoal que programa as ferramentas ainda não encontrou soluça£o. Deve ser alguma coisa ainda não desvendada no algoritmo da Garmin. Isto também ocorre no meu 60C e no 276 de um amigo.

O curioso é que o tempo estimado de chegada ao destino é bem compatível e só varia se ocorrerem paradas ou a viagem for mais rápida ou mais lenta que a média da estrada, mas a distância é muito louca, algumas vezes aumenta outras diminui.

Acho que ainda vamos ter que conviver com este problema até que os programadores do projeto consigam descobrir a causa. :-(

Um abraço.
Gostaria de saber se este problema ainda eta na pauta do "pessoal que programa as ferramentas" para que eu possa ter uma esperança para o futuro hehe.

Abraços.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: GPS maluco!

#25 Mensagem por nqnnospam »

Para resolver o problema é preciso que se possa reproduzi-lo, para depois tentar entendê-lo.

Tenho um amigo que também tem um 276C, e outro que tem um 60C, e eles nunca relataram nada do tipo. Vou pedir a  eles que dêem uma olhada aqui, e tentem reproduzir o problema, mas não garanto nada.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Tatanka
Mensagens: 35
Registrado em: 10 Abr 2008, 22:48

Re: GPS maluco!

#26 Mensagem por Tatanka »

Como analista de sistemas e programador a mais de 30 anos sei disso muito bem :)
Mas sem esse primeiro passo os demais não ocorrerão.
Por isso espero que mais pessoas façam o teste até mesmo no Quest pra confirmar que não é apenas a minha unidade que deu zebra.

Abraços.



dxmelo
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Abr 2008, 19:35

Re: GPS maluco!

#27 Mensagem por dxmelo »

Oi, não sei se ajuda mas uso um Zumo 550 na moto e no carro, uso os mapas do Tracksource e os originais da Garmin (S.Paulo) e nunca tive nenhum problema, já passei varias vezes por Passo Fundo, Soledade, Serra, Praia e Fronteira (alem de SC e PR)e usei o proyeto mapear para Uruguai e Argentina. O único problema que eu tenho é que as vezes tem um trecho "cortado" da rodovia, principalmente nas RS, e dai ele calcula uma rota mais longa, (por exemplo entre Santa Cruz e Garibaldi). aliás o meu único problema é que nao consegui o alerta de proximidade nos POIs com o Meu Zumo. De resto tudo compatível.
Daniel Melo



Avatar do usuário
Tatanka
Mensagens: 35
Registrado em: 10 Abr 2008, 22:48

Re: GPS maluco!

#28 Mensagem por Tatanka »

Zumo!! Puxa que inveja hehehe.

Mas to dando um jeito por aqui. Abri o TRR do RS no MapEdit e recompilei com cGpsMapper. só fazer isso e o erro SUMIU!!!

To brincando com o troço depois conto a todos.

Sinal que tem um jeito pra concertar isso. :)

Abraços.



dxmelo
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Abr 2008, 19:35

Re: GPS maluco!

#29 Mensagem por dxmelo »

Oi Tatanka,

Conquanto o Zumo não tenha algumas propriedade, como rota inversa, e outras mais usadas para desenvolvedores ele é muito bom na moto ou no carrro. NO carro uso o Bluetooth com o celular e o fone de ouvido, dai falo no telefone normal através dele. Se eu não uso o fone de ouvido bluetooth ele opera como viva voz, muito bom mesmo. Na moto uso com fones de ouvido ao invés do bluetooth, posso escutar mp3, mas o microfone em velocidades acima de 100 fica sempre com ruido (acho que vou trocar de capacete, rssss.
UM PROBLEMA é que não estou conseguindo ativar os alarmes de proximidades, mesmo ele reconhecendo e até aparecendo no menu.
Amanhã vou para Camboriu de moto e vou testar os alarmes, aqui em Santa Maria nos que existem (3) ele não funcionou.
Tenho uma 750F o meu grupo estão em www.gauderiosdoasfalto.com.br
Um abraço
Daniel Melo



Avatar do usuário
Tatanka
Mensagens: 35
Registrado em: 10 Abr 2008, 22:48

Re: GPS maluco!

#30 Mensagem por Tatanka »

Pois é o Zumo é coisa chique. No futuro quero ver se compro um também.
No meu Quest fiz algumas adpatações pra tornar mais confortável o uso. Instalei um fone fixo e uma fêma no capacete pra ligar o fio de voz do GPS. Ficou perfeito exceto quando desco de moto e esqueço de desconectar antes :). Além do GPS também uso um Talkabout (adaptado pra funcionar no vento) para passar as infos de distância, tempo de viagem, etc, ao resto do grupo.

Quanto ao erro da distância no Quest, como eu disse, já resolvi recompilando os Imgs do TRC.
To montando umas batchs pra recompilar tudo de novo a cada nova Versão do Tracksource porque manualmente dá um trabalhão.

Nosso grupo é o Donos do Tempo.

Abraços.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: GPS maluco!

#31 Mensagem por nqnnospam »

Explique como você estão fazendo a recompilaça£o. Que Versão do cgpsmapper estão usando? você tem certeza de que o roteamento estão funcionando no mapa recompilado?

a‰ muito estranho isso, porque os mapas Tracksource São compilados com o cgpsmapper.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Tatanka
Mensagens: 35
Registrado em: 10 Abr 2008, 22:48

Re: GPS maluco!

#32 Mensagem por Tatanka »

Simples... Entretanto trabalhoso...

Editado

Pra refazer o TRC RS levei umas 2 horas.

Note que não "consertei" NADA apenas recompilei e o erro da distância desapareceu.

Fiz a prova dos nove...

Com o Sendmap enviei os img originais... (Erro)
Com o Sendmap enviei os img re-compilados (Sem erro)

Abraços.



Avatar do usuário
Tatanka
Mensagens: 35
Registrado em: 10 Abr 2008, 22:48

Re: GPS maluco!

#33 Mensagem por Tatanka »

Continuando...

A idéia original era conseguir fazer todo esse processo e dai começar a procurar a causa o erro mas quando consegui/aprendi a fazer todo o caminho descobri que não precisava procurar erro nenhum porque só recompilar já funcionou.

Estranho? Sim. Mas o mundo dos bits tem destas coisas :)

Se estão roteando corretamente? não testei todas as rotas possíveis, óbvio, mas testei algumas bem complexas em várias partes do mapa incluíndo rotas entre TRCs municipais do RS e estão funcionando.

Abraços.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: GPS maluco!

#34 Mensagem por nqnnospam »

A única possibilidade que me ocorre é alguma diferença na forma como os nós de roteamento São gerados ("Generate routing nodes"), diferença essa que só tem efeitos colaterais em alguns modelos de GPS (sinistro!).

Vou colocar aqui no meu "To do", mas não prometo resultados para breve. Este tipo de análise é muito demorada, e meu pouco tempo livre já estão quase todo tomado...


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Tatanka
Mensagens: 35
Registrado em: 10 Abr 2008, 22:48

Re: GPS maluco!

#35 Mensagem por Tatanka »

Bom tem ai um feriadão... E vai chover por aqui...
Se quizer ajuda... só preciso dos originais do TRC RS antes da compilaça£o.
Imagino que as outras ferramentas se baixa ou do Tracksource ou da internet.

A propósito a Versão do cGpsmapper é a Personal cGPSmapper version 0095a for Windows Trial.
E o windows aqui é o Vista.

Quanto antes isso ficar resolvido melhor... Imagina todo esse trabalhão que to tendo mais uma vez quando chegar a nova Versão hehe :)

Terminei agora a de SC vou fazer só a do PR e deu... Dificilmente viajo fora destes 3 estados.

Abraços.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: GPS maluco!

#36 Mensagem por nqnnospam »

Existem algumas coisas importantes que eu esqueci de mencionar.

O primeiro, é que houve várias mudanças nas versões do cgpsmapper e em aplicativos do Projeto recentemente, e nem todos os mapas do foram ainda reprocessados utilizando as últimas versões de todos os aplicativos. Talvez na próxima recompilaça£o dos mapas do Projeto este problema desapareça. Assim, antes de começar uma bateria de testes, melhor aguardar a próxima Versão do Projeto.

O segundo é que os mapas fonte do Projeto não podem ser publicados/distribuídos, por diversas razões.

O terceiro é que de acordo com a Licença do Projeto, estão proibidas obras derivadas, e a recompilaça£o é uma obra derivada.

Recentemente tivemos problemas com uma empresa que estava recompilando os mapas do Projeto. A recompilaça£o não era bem feita, e começamos a receber reclamações de seus usuários. Esta foi uma das razões que levou a  mudança da Licença para proibir obras derivadas.

Entendo que o objetivo agora não é comercial, entendo também a vontade de fazer as coisas funcionarem, mas eu devo lembrar que estas recompilações São danosas ao Projeto, e portanto não podem ser endossadas nem incentivadas pelo Projeto.

não há como impedir que você faça suas experiências pessoais, mas não podemos permitir este assunto (como recompilar obras derivadas) aqui no fórum. Julgamos que seria mais produtivo contar com seu conhecimento para nos auxiliar a identificar/eliminar o problema, mas pelas vias tradicionais.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Tatanka
Mensagens: 35
Registrado em: 10 Abr 2008, 22:48

Re: GPS maluco!

#37 Mensagem por Tatanka »

Primeiro:
Vou testar todo o mapa do Brasil com o TRC original e verificar se este erro se limita ao mapas do sul ou se extende as outras regiões. Assim agiliza na definiça£o da causa do problema (versões de compiladores ou não).

Segundo:
Imaginei que os mapas fontes não poderiam ser fornecidos. Eu mesmo não o faria.

Terceiro:
Entendo sua preocupaça£o quanto aos direitos da obra. E sim, não é minha intença£o nenhum objetivo comercial/não comercial ou qualquer outro que possa lesar de qualquer forma o projeto Tracksource o qual, óbvio, sou usuário. Mas, se eu que cantar uma melodia dos Beatles com uma letra inventada (obra derivada segundo exemplo da Creative Commons) no meu banheiro, qualquer objetivo legal de obra derivada cai por terra. Na dúvida consultei meu advogado e é isso mesmo. O uso pessoal não constitui crime de qualquer espécie por não haver leso ao autor da obra. a‰ necessário que ocorra uma distribuiça£o, comercial ou não, da obra alterada, para que possa legalmente ser incluída no conceito de obra derivada.

Quarto:
Concordo que a discussão deste assunto pode semear "idéias" indesejáveis. Sinta-se a vontade para apagar as mensagens em que, a seu pedido, descrevo o processo.

Quinto:
Voltando ao que interessa...
O problema não é novo... http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... =13&t=3274
E pergunto, qual a Versão do cGPSmapper estão sendo usada pelo projeto?

Abraços.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: GPS maluco!

#38 Mensagem por nqnnospam »

Usamos sempre a última Versão "full" (o Projeto comprou a Licença).


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: GPS maluco!

#39 Mensagem por nqnnospam »

Temos novidades neste assunto.

Nas últimas versões do cgpsmapper foram corrigidos alguns bugs que talvez tenham relação com esse problema:

Fix: Single roads which had in the final map more than 850.000 parts (e.g. due to small TreSize) had incorrect routing. Actual limit is several millions (limited by IMG format).
Fix: Potential routing problem on a very long roads (above 80km) represented by a single object - route could sometimes go 'up and down' on such road causing much longer trip than in reality

A última versão do TRC-Brasil (6.06) foi totalmente recompilada com a última versão do cgpsmapper, logo, se o problema era causado pelos bugs acima, então deve estar corrigido.

Como o problema não aparecia nos meus aparelhos, não tenho como verificar isso.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Kathying
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Set 2012, 05:32

Re: GPS maluco!

#40 Mensagem por Kathying »

O senhor tem os arquivos para o menu original com fundo preto e mais ícones :D



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”